Como e como rebocar concreto aerado?
Qualquer estrutura residencial deve reter bem o calor dentro de certos cômodos. Mas alguns materiais, ao contrário, passam rapidamente devido à sua estrutura porosa. Isso inclui blocos de concreto aerados, a partir dos quais pequenos edifícios são construídos. Este material de construção é muito popular devido ao seu baixo peso, preço razoável e ampla disponibilidade no mercado. Para obter uma casa boa e durável, as paredes de concreto aerado devem ser devidamente rebocadas. Portanto, a escolha dos materiais para tal processamento deve ser feita com a maior seriedade e responsabilidade.
Características do material
O concreto aerado é um material de construção poroso que consiste em espuma de concreto. Uma característica desses blocos é a presença de poros abertos, capazes de fazer passar bem o ar e a água. Essa característica não é uma vantagem, pois muito líquido se acumulará no interior das paredes de concreto aerado com alta umidade. Tal fenômeno não só piorará as características do isolamento térmico, mas também levará à formação de gelo na estação fria.
No entanto, os blocos de concreto aerado apresentam algumas vantagens.
- Os principais componentes do concreto aerado são cimento, cal, areia de quartzo, pó de alumínio e água. Todos estes produtos são totalmente seguros para os seres humanos, portanto os blocos deste tipo são totalmente ecológicos.
- Equilíbrio ideal de peso leve e força. O concreto aerado é capaz de suportar cargas significativas, mas não é recomendado seu uso para a construção de casas com mais de 3 andares.
- O material não conduz bem o calor. Isso permite que você mantenha a temperatura dentro do edifício no mesmo nível predeterminado.
- A composição dos blocos de concreto aerado não contribui para o crescimento de mofo ou bolor. Este produto é a solução ideal para a construção de pequenas moradias privadas.
O concreto aerado é um material de construção único, que deve ser protegido de forma adequada e oportuna contra a penetração de umidade.
Tipos de gesso
O reboco de paredes de concreto aerado é uma etapa obrigatória em qualquer obra. Mas, para esses produtos, apenas soluções especiais devem ser usadas que permitam a passagem do ar e retenha a umidade.
Portanto, cada vez com mais frequência para o reboco de estruturas de concreto aerado, vários tipos de misturas são utilizados.
- Argamassas de cimento-cal. Este tipo de mistura em camada delgada foi desenvolvido especificamente para este material. Após a solidificação, a solução passa muito bem pelo vapor. O coeficiente de adesão à superfície é um dos melhores entre todos os tipos de gesso. Das propriedades positivas, pode-se notar a resistência a temperaturas negativas.
- Rebocos acrílicos. Esta mistura respirável é prática e sustentável. Mas a composição passa bem a umidade, portanto, antes de aplicá-la, as paredes de concreto aerado devem ser revestidas adicionalmente com uma camada impermeabilizante.
- Compostos de silicone. Este tipo de produto destina-se ao uso interno. Após a aplicação, a camada praticamente não trinca, o que permite proteger as paredes de forma rápida e confiável. O único inconveniente do material pode ser considerado o alto custo do mercado.
- Soluções de silicato. Eles são obtidos com base em vários silicatos que resistem bem a vários esforços físicos e químicos.Este tipo de gesso é da mais alta qualidade para uso ao ar livre.
- Misturas de gesso. A estrutura do gesso é homogênea, o que permite obter superfícies muito uniformes. Mas o gesso não tolera ambientes úmidos, por isso só pode ser usado dentro de edifícios onde o nível de umidade é mínimo. Para aumentar a adesão com concreto aerado, as paredes devem primeiro ser impregnadas com primários especiais.
Observe que não é recomendado o uso de rebocos de cimento para concreto aerado.
Após o endurecimento, as composições formam uma estrutura densa que não permite a passagem do vapor. Portanto, com o tempo, ele se acumulará dentro dos blocos, afetando-os negativamente.
Como escolher?
O mercado moderno oferece diversos tipos de gesso. Todos esses compostos diferem na estrutura química e nas propriedades físicas. Deve-se entender que cada uma dessas soluções visa resolver apenas problemas específicos - não existem rebocos universais para concreto aerado.
Ao escolher tais composições, várias de suas características devem ser avaliadas.
- Coeficiente de permeabilidade ao vapor. Este indicador deve ultrapassar o mesmo valor do concreto aerado. Esta solução permitirá que a estrutura respire.
- As misturas devem ser preparadas com o mínimo de água. Isso inclui compostos de silicato ou silicone. O gesso, por outro lado, contém uma quantidade significativa de líquido, por isso nem sempre é uma opção alternativa.
- Espessura mínima e máxima da camada aplicada. Com a ajuda de algumas misturas, diferenças significativas sob os ladrilhos podem ser suavizadas, enquanto outras permitem a criação de uma camada fina e uniforme decorativa.
- Condições de funcionamento. Freqüentemente, essa etapa envolve a avaliação da temperatura, umidade e outras características que o gesso pode suportar. Algumas variedades podem ser usadas no banheiro, enquanto outras são adequadas para uso ao ar livre, onde ocorrem mudanças bruscas de temperatura.
- Características físicas da mistura. É importante selecionar formulações que não sequem rapidamente. Isso é necessário para distribuí-los qualitativamente e uniformemente sobre a superfície do concreto aerado. Preste atenção também se a composição irá rachar após a aplicação em certas condições microclimáticas.
- Comentários do fabricante e do cliente. Essas características estão entre as mais importantes. Não se deve economizar em gesso para concreto aerado, pois a durabilidade desse material depende disso. Os especialistas recomendam dar preferência aos produtos de empresas renomadas e já comprovadas no mercado.
Qual é a melhor hora para engessar?
A estrutura porosa do concreto aerado assume rápida absorção de umidade nos blocos. Se aí a água congela, isso pode levar à ruptura dos poros e diminuição dos parâmetros técnicos do material. Portanto, os especialistas recomendam o reboco de paredes de concreto aerado apenas na estação quente. É importante que à noite, durante este período, a temperatura não desça abaixo de 0 graus. O período de tempo ideal é considerado os meses: de março a setembro. Mas um horário específico deve ser selecionado, focando apenas na temperatura do ar e no clima de sua região.
Não é recomendado começar a rebocar as paredes imediatamente após a sua construção - é necessário deixar solidificar a argamassa de junta nas juntas.
Observe que as misturas de cimento secam por muito mais tempo do que os adesivos especiais para concreto aerado.
Tecnologia de aplicação
O reboco de paredes em blocos de gás é uma etapa obrigatória para melhorar suas características de isolamento térmico. Mas muitos estão se perguntando de que lado é melhor começar a trabalhar.
Deve-se notar que tais operações são realizadas usando várias abordagens.
- Processamento interno. Muitos especialistas recomendam começar a aplicar massa e gesso no bloco de gás pelo lado de dentro da casa - isso fechará completamente todos os poros e excluirá a penetração de umidade externa no interior.
- Acabamento externo. Também ocorre, mas não tão frequentemente como interno. Esta opção é preferível quando o edifício está localizado próximo a um lago ou rio. Esses fatores afetam a umidade do ar e contribuem para o rápido acúmulo de água no interior das paredes. Portanto, neste caso, é necessário prevenir tal fenômeno. Atenção: nem sempre é adequado para outras condições, uma vez que as paredes absorvem o líquido do ar no interior da divisão. Isso, por sua vez, aumentará o tempo de secagem.
Dentro de casa
A decoração interior de paredes de concreto aerado envolve a aplicação de uma mistura para obter não só uma superfície lisa, mas também durável.
É executado de acordo com o seguinte algoritmo.
- Em primeiro lugar, é necessário limpar qualitativamente a superfície dos blocos de gás de poeira, saliências endurecidas de cola, etc. Depois disso, umedeça a parede com um rolo úmido. Quando a superfície é preparada, ela é revestida com primers. Muitos especialistas recomendam o uso de misturas de penetração profunda para banheiros. Por sua vez, o corredor ou banheiro é tratado com compostos convencionais e baratos.
- Para simplificar o procedimento de alinhamento, beacons devem ser instalados. Você pode comprá-los na quantidade certa em lojas especializadas. Observe que será difícil nivelar a parede sem faróis e alguma experiência. Fixe essas estruturas à base com a mesma argamassa que será utilizada como gesso. É importante aqui alinhar todas as balizas no mesmo plano vertical.
- O gesso é aplicado por aspersão. Se tiver oportunidade, você pode usar uma máquina especial para pulverizar a solução. É importante aqui distribuir a mistura em uma camada de aproximadamente a mesma espessura. Se a espessura do gesso for significativa, o correto é aplicá-lo em várias camadas. Antes de cada operação subsequente, a camada aplicada anteriormente deve ser deixada secar. Observe que após o alinhamento, você precisa remover os beacons e preencher corretamente seus lugares com uma solução.
- Massa de acabamento. Esta etapa é opcional, pois muitas paredes são simplesmente cobertas com papel de parede ou outros materiais decorativos. Para tal acabamento, já pode utilizar soluções decorativas especiais, que permitem obter não só uma superfície lisa, mas também ondulada.
Lado de fora
A tecnologia de decoração exterior praticamente não difere do algoritmo anteriormente descrito.
O reboco externo possui várias características distintivas.
- As paredes são adicionalmente reforçadas com malha. Para fazer isso, use produtos de metal feitos de arame de 0,1 mm de espessura. Você precisa prender a malha diretamente na argamassa. Portanto, a composição é primeiro aplicada à base e, em seguida, o material é pressionado nela.
- Você precisa aplicar o gesso em várias camadas. Após cada acabamento, a solução deve ser deixada secar completamente, para que a superfície não seja tocada por 3-4 dias. Se houver previsão de chuvas neste momento, é necessário proteger as paredes com filme plástico. A primeira camada pode ser simplesmente esboçada sem nivelamento. A camada final é usada para nivelar o avião.
Todos os outros processos são totalmente semelhantes aos que se realizam para a decoração de interiores: aplicação de primário, nivelamento e acabamento.
Após o endurecimento total, as paredes externas podem ser pintadas, recobertas com gesso decorativo ou simplesmente recobertas com ripas de vinil.
Dicas úteis
A durabilidade das paredes de concreto aerado depende principalmente de seu acabamento de alta qualidade.
Para obter uma superfície durável e de alta qualidade, você deve ser orientado por vários conselhos de especialistas.
- Use somente produtos de qualidade para formar o gesso. A mistura preparada com suas próprias mãos não adere firmemente ao bloco de gás.
- Para salas secas, as folhas de drywall comuns podem ser uma alternativa à massa. Devem ser fixados a uma parede pré-alinhada e depois decorados.
- A adesão da mistura também depende da qualidade do próprio concreto aerado. Portanto, é importante controlar este indicador ainda na fase de projeto da casa.
- Preste atenção nos cantos das paredes. Para fortalecê-los, use cantos de metal especiais que podem aumentar as características de resistência da estrutura.
O concreto aerado é um material de construção único que necessita de acabamento e proteção de alta qualidade. Portanto, o reboco deve ser realizado de acordo com todas as tecnologias modernas, utilizando apenas materiais comprovados e seguros para a saúde humana.
Para obter informações sobre como rebocar concreto aerado adequadamente, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.