Gesso de acabamento: finalidade e tipos
No processo de construção ou reparação, para criar uma superfície lisa das paredes para pintar ou colar qualquer tipo de papel de parede, é aconselhável a utilização de reboco de acabamento. Este tipo de material de construção, em contraste com os materiais usados na fase inicial, é especialmente granulado. É esta propriedade que permite, no final, obter uma superfície perfeitamente plana, sobre a qual será posteriormente muito fácil colocar quaisquer materiais decorativos e de revestimento.
Area de aplicação
Todos os tipos de massas de acabamento, dependendo da área de aplicação, pode ser dividido em dois tipos principais:
- para trabalho ao ar livre;
- para trabalho interior.
Esta divisão é realmente condicional, uma vez que em todos os tipos de trabalhos de acabamento se utilizam misturas idênticas, cujas composições diferem apenas na adição de componentes de melhoramento, que na maioria dos casos são necessários para os trabalhos de acabamento ao ar livre. Para argamassas de fachada, é necessário aumentar a resistência ao gelo e a hidrofobicidade da massa.
As principais diferenças funcionais dos gessos de acabamento podem ser descritas como:
- criando uma superfície ideal para decorar paredes para decoração de interiores;
- proteção do vento e da umidade, funções de isolamento e uma camada de acabamento decorativo para acabamento externo de edifícios.
Para o trabalho de fachada externa, você pode usar compostos à base de cimento ou misturas de polímero-acrílico.
A escolha final dependerá de qual será o principal requisito para a solução de acabamento em cada caso individual. Assim, para o isolamento de paredes, é aconselhável utilizar uma mistura de areia-cimento com adição de componentes especiais que melhorem a plasticidade, e para proteção da umidade e do vento, a melhor opção seria uma mistura de polímeros com base acrílica.
Tipos de misturas
Existem vários tipos de massas de acabamento:
- Gesso de cimento. Este tipo de mistura de construção pode ser de dois tipos, a saber: mistura de cimento-areia ou mistura de cimento-cal. Essas argamassas podem ser utilizadas em ambientes com alta umidade e locais de maior estresse mecânico. A principal e extremamente desagradável desvantagem da massa de acabamento à base de cimento é o aparecimento de fissuras ao longo do tempo. Portanto, você não deve usá-lo como base para pintura.
- Gesso gesso. Este tipo de argamassa de acabamento é uma excelente opção para trabalhos em interiores, ao contrário dos rebocos de cimento, não é susceptível a fissuras e também é bastante resistente aos esforços mecânicos. A principal desvantagem deste material é que não é resistente à umidade, portanto, é absolutamente impossível utilizá-lo em trabalhos externos, bem como em ambientes com alta umidade.
- Gesso de polímero. Este tipo de mistura de acabamento de construção tem propriedades únicas que podem lidar com qualquer tarefa. Com a ajuda de vários aditivos, é possível ajustar os parâmetros da mistura de acabamento. O mais popular de todos os tipos de misturas de polímeros é o gesso acrílico.
Acabamento decorativo
O gesso de acabamento comum pode ser substituído por gesso decorativo, criando uma decoração excepcionalmente eficaz nas paredes da sala.Existem tipos de rebocos decorativos que, após a aplicação, podem conferir à superfície um aspecto estético acabado. Seu uso permitirá que você crie efeitos de textura originais com uma variedade de padrões.
Os tipos de tais massas incluem os seguintes tipos:
- Mistura estrutural, que inclui uma variedade de partículas adicionais, por exemplo, pequenas pedras, mica ou quartzo;
- Mistura de alívio contém partículas de lascas de mármore, que, quando secas, criam o efeito de vidro quebrado, brilhando ao sol com todas as cores do arco-íris. Este tipo de acabamento combina perfeitamente com outros materiais de acabamento;
- Massa texturizada - uma mistura construtiva de estrutura heterogênea, contendo diversos aditivos em sua composição. Um dos tipos mais populares deste tipo é a massa de acabamento "Bark beetle";
- Mistura de terrazita - este tipo de material de acabamento é à base de cimento branco com adição de finas partículas de areia, mica, cal, vidro e outros componentes adicionais;
- Massa "Floki" - um acabamento fosco feito de flocos de acrílico de vários tamanhos e tonalidades, este tipo de acabamento requer revestimento adicional com verniz acrílico.
Dicas de Seleção
O resultado final dependerá da escolha correta da massa de acabamento, de sua estrutura e consistência, bem como da estrita aderência ao processo tecnológico - ou seja, a superfície perfeitamente lisa das paredes, piso ou teto.
Para o acabamento de interiores, um dos melhores compostos de construção é o reboco de acabamento "Prospector" sobre base de gesso. Este tipo de massa é ideal para o nivelamento de paredes de concreto e tijolo, podendo também ser aplicado em drywall em ambientes com umidade moderada. Além do gesso “Prospector” ser ideal para eliminar fissuras em quaisquer superfícies e preencher juntas entre lajes de betão, é muito utilizado como material de acabamento de paredes.
A massa deve sua extraordinária popularidade à excelente qualidade do produto, bem como ao preço disponível para o comprador em qualquer nível de orçamento.
O gesso à base de gesso contém vários aditivos modificados e componentes em sua impureza, que lhe conferem uma plasticidade especial.
A solução pronta "Prospectors" tem muitas propriedades notáveis:
- a mistura acabada é aplicada à superfície de maneira fácil e uniforme;
- a capacidade de aplicar uma camada de cinco a cinquenta milímetros em uma passagem;
- a capacidade de aumentar a espessura da camada até oitenta milímetros em pequenas áreas separadas;
- a alta elasticidade do material evita a formação de fissuras quando o gesso seca;
- um bom nível de permeabilidade ao vapor garantirá a penetração de umidade suficiente na sala de ar seco. E em ambientes com alta umidade, a mistura de construção, ao contrário, reterá o excesso de vapores, proporcionando um clima interno perfeitamente confortável durante todo o tempo.
Ferramentas de acabamento
Para processar as paredes com massa de acabamento, você precisa estocar as ferramentas necessárias para o processo.
Isso inclui o seguinte conjunto:
- um misturador industrial ou uma furadeira de construção comum com um acessório especial - esta ferramenta é necessária para misturar completamente a mistura seca com água em certas proporções;
- um recipiente de plástico, de volume adequado, para diluir a quantidade necessária de massa de acabamento;
- uma espátula de tamanho adequado para aplicação direta da mistura preparada à superfície. É melhor adquirir um kit de construção composto por espátulas de diferentes tamanhos. Em grandes superfícies abertas é conveniente trabalhar com uma espátula grande, mas em locais de difícil acesso você certamente precisará de uma ferramenta menor;
- escovas largas ou rolos para primer de superfície.Este procedimento é necessário para cobrir as paredes com uma camada protetora. O primer tem ainda um efeito benéfico na resistência e na adesão ao trabalhar com qualquer material de revestimento;
- A lixa e a espátula são necessárias para nivelar as irregularidades, remover pequenas partículas da mistura endurecida. Ao trabalhar com massa de acabamento, é aconselhável utilizar lixa fina;
- será necessário um nível de construção para verificar se a superfície está perfeitamente nivelada.
Veja no vídeo a seguir o processo de aplicação do gesso de acabamento.
O comentário foi enviado com sucesso.