Gesso de fachada: tipos e características
Uma das formas mais simples e duradouras de dar uma aparência atraente às fachadas dos edifícios é usar gesso para exteriores. Com a ajuda desse material, é possível não só conferir um apelo estético à estrutura, mas também protegê-la dos efeitos adversos do ambiente externo.
Desde a escolha correta do reboco e aderência à técnica de trabalho, também será possível nivelar a superfície, ocultar cantos irregulares e aumentar as características de isolamento térmico do edifício.
Gesso na tradução do italiano significa "cal, gesso, alabastro". Foram esses materiais que formaram a base das primeiras soluções. Hoje, o material é uma mistura sintética, que dependendo do tipo contém cimento, areia, silicone, acrílico etc.
Peculiaridades
O gesso da fachada é destinado ao uso externo e deve atender aos seguintes requisitos:
- bons indicadores de permeabilidade ao vapor (caso contrário, não se pode evitar o efeito de estufa entre a camada de material e as paredes do edifício, o que significa a destruição destas, o aparecimento de manchas de mofo no exterior e no interior do edifício);
- resistência a fatores naturais negativos, mudanças de temperatura;
- resistência ao estresse mecânico e estático;
- facilidade de aplicação.
A mistura pode ter uma composição diferente, o que afeta muito as suas características técnicas, em particular a durabilidade do revestimento. Em média, os reparos serão necessários em 7 a 10 anos para opções de mistura mais baratas e em 15 a 20 anos para materiais premium.
O material tem vantagens como respeito ao meio ambiente, segurança contra incêndio, a capacidade de obter uma variedade de efeitos estéticos, peso leve, resistência à umidade e permeabilidade ao vapor. No entanto, se compararmos sua resistência com a resistência dos azulejos de cerâmica ou revestimento e uma série de outros materiais para decoração de casa, então o gesso é significativamente inferior a eles. É por isso que o gesso é ativamente usado para decorar uma casa particular e, com menos frequência, instituições públicas.
É importante lembrar que o gesso de acabamento deve ser aplicado na maioria das vezes por profissionais, e os trabalhos podem ser realizados em temperaturas acima de 5ºC.
Area de aplicação
O reboco de fachada destina-se ao acabamento de paredes.
A composição é usada ao realizar os seguintes tipos de trabalho:
- serve para nivelar superfícies, eliminar juntas, fissuras, fendas;
- permite que você crie um revestimento homogêneo sem costura;
- a função de isolamento térmico permite reduzir o número de resistências utilizadas, eliminar “pontes frias” e aumentar a eficiência térmica do edifício;
- proteção de materiais combustíveis do fogo;
- proteção contra radiação, exposição atmosférica;
- dando ao edifício apelo estético e exclusividade.
Visualizações
Dependendo da composição e da presença de propriedades adicionais, distinguem-se os seguintes tipos de gesso para fachadas:
Cimento
É considerado o mais comum (é mais usado gesso), contém cimento, areia de uma fração adequada, cal. As misturas de cimento podem ser aplicadas a bases de trabalho feitas de concreto, concreto aerado, tijolo.
A demanda por gesso de cimento se deve às boas taxas de adesão - não requer compostos adicionais para melhorar a adesão à superfície. A solução aplicada mantém-se bem sem lascas por muito tempo.
Líder entre os materiais de acabamento, o gesso à base de cimento é feito por sua maior resistência e pela possibilidade de uso mesmo em climas úmidos. Para a argamassa, utiliza-se cimento de maior resistência à marca (M400), e sua proporção com a areia é de 1: 3 (compare - para interiores é de 1: 4).
Pela naturalidade e baixo custo dos componentes do gesso, tem um preço acessível. Em média, isso é 250-400 rublos para 25 kg de mistura seca.
Se falamos sobre as "desvantagens" do revestimento, então vale a pena notar um tempo bastante longo de solidificação da composição (além disso, uma preparação preliminar a longo prazo das superfícies de trabalho será necessária) e seu peso considerável, o que implica uma carga na estrutura do edifício.
O reboco de cimento é indicado se sua prioridade for a durabilidade e disponibilidade do revestimento sem lisura perfeita. A superfície endurecida pode ser pintada com tintas acrílicas.
Silicato
Sua base é o “vidro líquido”, ou seja, uma solução de ligas de potássio e sódio, devido ao qual são alcançadas as características de alta permeabilidade ao vapor e segurança contra incêndio. Este último, aliás, permite aplicar gesso em superfícies isoladas com poliestireno expandido.
Além disso, as superfícies cobertas com gesso de silicato não atraem poeira. (devido à eletrostaticidade neutra do material), resistente às influências ambientais.
Graças à variedade de texturas e cores, é possível implementar vários projetos de design, para atingir a singularidade da estrutura.
Após a secagem, a composição não deforma, porém o processo de sua aplicação é bastante trabalhoso e, via de regra, requer o envolvimento de profissionais. As superfícies são pré-preparadas. O material pode ser aplicado em superfícies de concreto e gesso cartonado. Mas no isolamento de polímero, superfícies envernizadas e pintadas a óleo, a composição à base de silicato não se ajusta.
Vale ressaltar o longo - até 15 anos, o período de operação. Ao mesmo tempo, o preço do material é bastante alto - de 2.500 rublos para uma solução pronta com um volume de 25 kg.
Acrílico
O gesso decorativo à base de acrílico é caracterizado por uma grande seleção de texturas e cores. Além disso, possui elasticidade e resistência ao meio externo e à umidade. Esse é o mérito dos modificadores e plastificantes presentes na composição. Devido ao aumento da elasticidade do material, é bem adequado para preencher fissuras, fechando fendas na parede. Componentes bactericidas também são obrigatórios na composição, os quais protegem a camada contra o aparecimento de bolores e fungos.
Como outros tipos, a composição acrílica é caracterizada pela permeabilidade ao vapor. Além disso, a sua utilização permite obter bons resultados de isolamento acústico e térmico. É bastante durável, sua vida útil é de 15-20 anos. O custo médio do gesso acrílico é de 1.700-3.000 rublos para um balde de 25 kg de mistura. Deve-se entender que os custos também estarão associados ao envolvimento de profissionais para a aplicação da composição. O trabalho preparatório requer habilidades especiais e o próprio gesso endurece rapidamente - deve ser aplicado o mais rápido possível.
Entre as desvantagens do revestimento está sua alta eletrostaticidade e, portanto, a superfície é rapidamente contaminada. No entanto, não será difícil limpá-lo regando-o com uma mangueira. Infelizmente, a composição não tem as características de resistência aos raios ultravioleta mais altas.
O gesso acrílico é geralmente branco. A cor necessária é obtida com a ajuda de um esquema de cores, que é adicionado à solução acabada. A composição à base de acrílico não é adequada para aplicação em placas de lã mineral e seu uso sobre concreto aerado requer testes preliminares.
Silicone
A solução é baseada em silicone (mais precisamente, resinas de silicone), então esse gesso é mais elástico que o acrílico. Graças a isso, é possível obter superfícies perfeitamente lisas. Os fabricantes também se deleitam com uma variedade de opções de cores - há mais de 200 delas.
Entre as principais vantagens do material está a sua hidrofobicidade (ou seja, evitar o contato com a água, repelindo o revestimento das moléculas desta). O gesso é caracterizado pela permeabilidade ao vapor, boa adesão e resistência à vibração.
Não requer cuidados especiais e é bastante despretensioso em operação. Porém, a aplicação da solução de silicone deve ser feita por um profissional, visto que são necessários trabalhos preparatórios específicos, em especial a aplicação de um primer à base de silicone. Na aplicação, podem ser utilizadas técnicas manuais e de pulverização.
Deve ser lembrado que a composição não é adequada para aplicação em isolamento externo. Para resolver este problema, uma camada de gesso decorativo é colocada sobre a base e a malha de reforço.
É importante notar o alto custo do material - você terá que pagar de 2.500 a 5.000 rublos por um balde de 25 litros.
Mineral
A sua base é cimento e cal apagada, bem como enchimento de grão fino (argila colorida, lascas de pedra). Para criar uma argamassa de gesso mineral, utiliza-se cimento com resistência M500 e superior. Isso fornece maior resistência do material, resistência a extremos de temperatura (o índice de congelamento permitido é de até -50C) e a duração da operação (em média 15 anos). O gesso é caracterizado pela não combustibilidade, boas propriedades de isolamento térmico e acústico.
A presença de preenchimento permite obter certos efeitos estilísticos do revestimento. No entanto, a variedade de cores está fora de questão. É possível dar tonalidade à mistura de minerais somente após sua aplicação e endurecimento (após 2 dias) por meio de tintas especiais.
Deve-se ter em mente que uma superfície rebocada com uma mistura de minerais não tolera bem as vibrações e, portanto, não é adequada para uso em edificações próximas a rodovias, em áreas com atividade sísmica.
Terrazítico
É uma espécie de gesso decorativo para fachada à base de cimento, areia, componente cal com adição de lascas de mármore e mica. Isso fornece um efeito visual interessante e garante a durabilidade da superfície.
Entre as principais vantagens do revestimento está a resistência às influências ambientais, versatilidade de uso (também adequado para decoração de interiores), longa vida útil. Vale destacar a laboriosidade do processo de aplicação e o longo tempo de pega e secagem do material.
Cortiça
O gesso decorativo desse tipo está se tornando cada vez mais popular entre os conhecedores do estilo ecológico. Devido à presença na composição da casca natural do carvalho, que está “imersa” em modificadores e aglutinantes, o material apresenta as características da cortiça natural. Em primeiro lugar, é uma aparência única, bem como suavidade, anti-estática, elasticidade, amigo do ambiente. Adequado para aplicação em concreto aerado, bloco de argila expandida, madeira, superfícies plásticas rebocadas e não rebocadas.
Se falamos sobre as características funcionais das soluções, então o gesso pode ser dos seguintes tipos:
Isolante térmico
Adequado para edifícios onde o isolamento existente não é compatível com suas funções e a estrutura do edifício não resiste às camadas adicionais.
O gesso "quente" contém serragem, poliestireno expandido, verkulite, perlite ou espuma de vidro. Vermiculita e gesso de perlita semelhantes são muito eficientes em termos de calor - 3 cm de espessura desse gesso substituirão uma camada de 15 cm de alvenaria.
À prova de som
Esse gesso é usado como material auxiliar em combinação com lã mineral e placas de espuma.Juntos, eles reduzem significativamente os níveis de ruído e são usados para edifícios localizados perto de rodovias, instalações industriais, aeroportos e estações ferroviárias, trilhos.
Para que o gesso absorva o som, ele deve ser à base de cimento., adicionalmente contêm pedra-pomes, shpak, magnesita. Isso dá a porosidade da superfície, que é a chave para a absorção do som.
Design e textura
A estrutura do gesso afeta a durabilidade da superfície. Portanto, o gesso liso é mais sujeito a rachaduras do que o estrutural. Superfícies ásperas como "cordeiro" ou "besouro da casca estriada" são mais resistentes ao estresse ambiental e rachaduras.
A superfície texturizada é alcançada devido à presença de cargas na composição ou ao uso de ferramentas especiais. Por exemplo, "cordeiro" implica o uso de rolos e meias almofadas especiais, com a ajuda dos quais se formam protuberâncias em intervalos regulares. O "besouro da casca" contém pequenos seixos que formam sulcos durante o rejuntamento.
Entre as texturas populares:
- "Kameshkovaya" é uma composição com pequenas inclusões. Seu diâmetro é de 1-3 mm. O efeito de aspereza é conseguido esfregando com uma talocha de plástico ou com uma espátula, pincéis.
- "Besouro de latido" é uma textura com numerosos sulcos - horizontal, vertical, ondulado. A textura é criada com os mesmos materiais da textura "seixo".
- mosaico, que é baseado em uma mistura de silicato ou silicone. Lascas de pedra de uma grande fração de vários tons são adicionadas a ele. Como resultado, a superfície solidificada lembra rochas caras e os grânulos multicoloridos criam um padrão bizarro.
- "Cordeiro" é uma camada macia de outeirinho, que é obtida devido aos grãos de pedra de várias frações na composição. Uma espécie de textura de "seixo".
Gesso veneziano, superfícies que imitam shagreen, materiais de acabamento naturais (granito, mármore) são muito populares.
O gesso colorido pode ser obtido de 2 formas: devido à presença de pigmento na solução e pela coloração das superfícies estucadas. No primeiro caso, as superfícies apresentam tonalidades belas, multifacetadas e ricas, caracterizadas pela durabilidade de longo prazo.
A coloração do material pode ser feita na fábrica (ou seja, adquire-se gesso de determinada cor) ou com esquema de cores (acrescenta-se à composição branca uma cor de cor adequada na concentração desejada).
Sutilezas de aplicação
A aplicação da composição é diferente para cada tipo.
No entanto, ainda existem regras universais:
- Em primeiro lugar, é realizado o trabalho preparatório - a superfície é limpa e nivelada, se necessário, são aplicados primers. A tarefa deste último é melhorar a aderência das bases de trabalho e do gesso. Beacons são usados para nivelar superfícies.
- Quando se utilizam algumas misturas, por exemplo, gesso texturizado com efeito "escaravelho", procede-se ao isolamento preliminar das paredes.
- Como o gesso desliza para baixo, deve ser aplicado de baixo para cima.
- A última etapa é a criação de textura, a formação de saliências, etc.
É necessário aplicar o gesso sem interrupções no trabalho, e no momento da instalação e endurecimento da solução, proteger as superfícies das influências externas (principalmente, precipitação, altas ou baixas temperaturas).
Isolamento
Ao rebocar sobre o material isolante térmico, uma malha de reforço é colada preliminarmente a este último. Deve ser sobrescrito sem falha. Isso só pode ser feito se a cola de malha estiver completamente seca.
A próxima etapa é aplicar um composto de nivelamento., que se tornará a base para a próxima camada. Depois de secar, limpe a camada. Então você pode começar a rebocar, aplicando um primer se necessário.
Na alvenaria
Ao aplicar o gesso na alvenaria, esta está sujeita a aplicação e instalação de balizas. Em seguida, o gesso é pulverizado sobre a superfície pré-umedecida, que é então nivelada com uma espátula de baixo para cima.
Depois de rebocada a área volumétrica, a camada resultante é nivelada com uma régua e, em seguida, as ranhuras são riscadas. Eles ajudarão a aumentar a adesão seguido de uma camada de gesso. Conforme a primeira camada seca, o método de acabamento é executado.
A técnica de gesso pode ser diferente dependendo do tipo de material. Assim, por exemplo, as composições minerais podem ser aplicadas tanto manual quanto automaticamente.
A mistura de silicato é pulverizada na superfície. Ao mesmo tempo, não pode ser usado em edifícios recém-construídos, pois a superfície irá rachar durante o processo de seu encolhimento. Espessura de aplicação - não superior a 20 mm. O rejuntamento é realizado 48 horas após a aplicação com talocha.
A peculiaridade do gesso acrílico é o alto grau de aderência, por isso deve ser aplicado rapidamente. Isso geralmente é feito com uma espátula, às vezes um frasco de spray é usado. Lembre-se que, quando seco, a cor da superfície é mais escura do que a tonalidade da mistura líquida.
No enchimento, recomenda-se trabalhar não por metros quadrados, mas por áreas. Se for esperada a presença de costuras e cantos de conexão, primeiro é aplicada fita adesiva a eles. Isso permitirá que você obtenha uniformidade e invisibilidade das transições.
"Molhado"
O chamado método de gesso "úmido" tornou-se bastante difundido. O valor deste método é obter um microclima ideal no edifício, uma vez que o ponto de coleta de orvalho é removido para fora da estrutura. Este método envolve a fixação de isolamento, malha para reforço e gesso às paredes externas usando adesivos líquidos e semilíquidos.
Essa fachada é um "sanduíche" de várias camadas, cujos componentes são isolantes térmicos, camadas básicas e decorativas. Isolamento (em regra, versão em lã mineral, poliestireno expandido ou painéis OSB), fixa-se à base com massas de cimento.
Além disso, para proteger o isolamento, uma camada de base é colocada. Normalmente, são soluções de cimento polimerizado. Malha de reforço às vezes é usada. O tipo de gesso decorativo necessário, que é aplicado manual ou mecanicamente, atua como acabamento.
Como escolher?
Ao escolher um gesso, deve-se levar em consideração as condições climáticas da edificação e sua finalidade, o tipo de base de trabalho.
Para fornecer calor adicional ao edifício, preste atenção às composições contendo espuma de vidro, perlita, vermiculita. Em regiões com alta umidade, o desempenho de resistência à umidade do gesso deve ser maximizado. A versão chamada "inverno" ou resistente ao gelo é ideal para as regiões do norte. Para aqueles que desejam reparar a fachada o mais raramente possível, compostos de silicone e silicato de acrílico (vida útil - até 25 anos) (servir 15-20 anos) são adequados. As composições de cimento se distinguem pela menor durabilidade, sua vida útil é de 10 anos.
A preservação a longo prazo da funcionalidade e do apelo estético está associada à textura do gesso. Superfícies lisas e lisas são mais suscetíveis a fissuras, enquanto as rugosas não só são mais resistentes, mas também escondem pequenas imperfeições na superfície.Ao comprar gesso, é importante entender como ele combina com o tipo de parede. Caso contrário, mesmo uma composição cara e de alta qualidade não cumprirá suas funções. Portanto, para o tijolo, é melhor usar cimento ou compostos de silicone, e para concreto aerado - silicato ou silicone. Para o enquadramento, escolha uma mistura acrílica elástica. A árvore aceita bem o gesso de silicato, sendo recomendado aplicar gesso acrílico por cima da malha de reforço nas placas de isolamento.
Além disso, ao rebocar uma construção de madeira, será necessário cuidar da presença de uma tela especial com células grandes ou uma moldura de telha. As argamassas de cimento são universais - adequadas para todos os tipos de paredes, incluindo porões frios e úmidos. Se o assentamento for feito na superfície do isolamento, uma malha de reforço é pré-instalada.
Todos os gessos são divididos em 2 tipos:
- camada espessa - argamassas de silicato e cimento;
- camada fina - incluem misturas contendo acrílico e silicone.
O uso do último tipo de solução envolve a preparação cuidadosa das bases de trabalho - limpeza, nivelamento.
A mistura pronta é mais conveniente para transporte e uso (não há necessidade de calcular a proporção das partes da composição e água, para amassar a solução), mas custa mais do que misturas secas. Além disso, esta forma não é possível para todos os tipos de gesso.
Lembre-se que o gesso aplicado de fora deve ter valores máximos de adesão. Também é importante prestar atenção à resistência à compressão e ao coeficiente de permeabilidade ao vapor. O primeiro deve ser menor que o mesmo indicador da superfície de trabalho. Quanto ao coeficiente, quanto maior for, melhor as paredes vão "respirar".
O reboco pode ser um prazer caro, portanto, sempre considere o consumo de material por metro quadrado. m. Isso ajudará não só a ter uma ideia do custo total da mistura, mas também a calcular corretamente o volume necessário.
Em geral, o consumo depende de fatores como o tipo de enchimento e aglutinante e o tipo e uniformidade do substrato de trabalho.
Em média, para diferentes tipos de gesso, o consumo é o seguinte:
- formulações à base de acrílico - 1,5-3 kg / m2;
- compostos de silicone - 2,5-3,9 kg / m2;
- gessos minerais - 2,5-4 kg / m2.
Calculado o volume de material necessário para o trabalho, acrescente mais 5% a ele. Essas são as chamadas perdas de trabalho. Na falta desse aumento, você corre o risco de se encontrar em uma situação em que a mistura não é suficiente e terá que comprá-la adicionalmente, escolhendo a tonalidade desejada. Neste caso, a construção será suspensa.
Na hora de escolher um material, não apenas suas características funcionais, mas também estéticas são importantes. É lógico que os usuários desejam que a cor dure o máximo possível.
A durabilidade de um revestimento colorido é devido a vários fatores:
- a tinta é aplicada sobre o gesso ou os pigmentos de cor são dissolvidos na composição (a segunda opção é preferível);
- indicadores antiestáticos de gesso, dos quais depende o grau de contaminação da superfície;
- resistência do pigmento colorido à precipitação e aos raios ultravioleta.
O melhor resultado, com base nos parâmetros acima, é demonstrado pelo gesso de silicone. Não atrai poeira, não desbota e, além disso, é caracterizada por uma rica paleta de cores. Um pouco inferior a ela é o gesso de silicato, que não pode se orgulhar de tamanha variedade de tonalidades. A solução acrílica tende a desbotar, além disso, fica suja rapidamente. Os revestimentos minerais e cimentícios, que requerem pintura quase anual, apresentam os piores indicadores de durabilidade da cor.
Fabricantes
Entre os fabricantes populares de misturas de gesso hoje, pode-se notar o alemão Marca Ceresit... Os aditivos usados na composição fornecem elasticidade (não deforma quando o edifício encolhe, preenche e esconde rachaduras na superfície), permeabilidade ao vapor (torna as paredes "respiráveis") e durabilidade (vida útil da superfície - até 20 anos).
A gama da empresa inclui 3 tipos de soluções para uso ao ar livre:
- misturas poliméricas à base de cimento, caracterizadas por acessibilidade;
- misturas baseadas em propriedades poliméricas com características técnicas mais impressionantes;
- rebocos de polímero-cimento, que, além do cimento e da areia, contêm aditivos sintéticos de origem polimérica, plastificantes. Essas composições são de alto custo.
As composições à base de polímeros podem ser acrílicas (recomendado em áreas com alta pluviosidade e umidade), silicone (também adequado para áreas com influências ambientais agressivas) e silicato (com maior resistência à deformação e exposição aos raios ultravioleta).
A gama de cores dos emplastros Ceresit é bastante diversificada. Ao escolher, lembre-se de que cores muito claras desbotam e desbotam rapidamente, enquanto as cores escuras saturadas atraem mais os raios do sol e, conseqüentemente, racham.
O gesso Knauf se caracteriza pela alta qualidade e por uma extensa linha de produtos:
- Knauf "Unterputz" tem uma composição areia-cimento e é usado para eliminar juntas técnicas, preencher juntas. Também é usado em superfícies expostas a alta umidade.
- Knauf "Grunband" é um gesso versátil com propriedades de isolamento térmico.
- Knauf "Diamant" é de base mineral e é considerado um dos melhores revestimentos decorativos. Combina apelo estético e resistência às influências ambientais, danos mecânicos.
- Knauf "Sockelputz" é especialmente projetado para aplicação na área de pedestal de construção e é caracterizado por uma resistência aumentada.
- Knauf universal corresponde totalmente ao seu nome e é adequado para rebocar a maioria das superfícies, atuando como uma camada de base.
- Knauf "Start 339" é uma espécie de cartilha. Este tipo de gesso é aplicado em superfícies não absorventes e serve como preparação para os tipos de misturas subsequentes.
- Knauf MP 75 foi concebido para aplicação à máquina, ideal para rebocar grandes superfícies.
- Knauf "Adgesiv" é um gesso projetado para pulverizar camadas de base a fim de aumentar suas características de adesão e alcançar a higroscopicidade.
- Knauf "Sevener" é outro composto multifuncional. É utilizado como adesivo para fixação de isolamento a paredes, mistura para reparar superfícies previamente rebocadas e para nivelamento de bases.
"Garimpeiros" de gesso - um produto de fabricantes nacionais, feito de acordo com uma receita europeia. Os especialistas observam a higroscopicidade, melhores taxas de adesão e viscosidade ideal da solução. A vantagem é a disponibilidade de misturas secas e prontas no sortimento.
O gesso externo está disponível em várias variações:
- Fachada assente em cimento.
- Acabamento, utilizado para trabalhos externos e internos. A finalidade de sua aplicação é completar o acabamento, dar-lhe a textura desejada, ou, ao contrário, maciez.
- Acrílico, caracterizado por um alto coeficiente de plasticidade e contendo aditivos anti-sépticos. Este último torna-o adequado para aplicação em superfícies úmidas e propensas a mofo.
Neste vídeo você aprenderá mais sobre o gesso para fachadas Terracoat.
O comentário foi enviado com sucesso.