Gesso de fachada: características de escolha e sutilezas do trabalho
Grande atenção é dada à decoração das fachadas. Contra o pano de fundo de materiais de acabamento usados ativamente, o gesso especial é freqüentemente percebido com ceticismo. Mas tal atitude é completamente irracional - este material é capaz de se mostrar do melhor lado e decorar a aparência da casa.
O sucesso é alcançado desde que seja selecionado o melhor tipo de gesso. Além disso, deve ser aplicado de acordo com os requisitos tecnológicos. Isso pode ser visto claramente quando as especificidades do gesso decorativo são compreendidas.
Peculiaridades
O gesso simples e decorativo é sempre aplicado diretamente sobre a superfície, não sendo necessária a confecção de ripa ou moldura. Para finalizadores, este material é atraente porque não há necessidade de fechar pequenas fissuras, derrubar saliências. Tudo o que é necessário - tornar a camada mais espessa, e os defeitos irão desaparecer por si próprios.
Você pode decorar a fachada da casa em uma parede livre (não coberta por nada) e em cima de um isolamento térmico. Os especialistas identificam vários tipos de gesso decorativo. Você não poderá escolher o tipo certo de cobertura se não souber quais são as diferenças.
Tipos de misturas
No mercado moderno de materiais de acabamento, existe uma vasta gama de gesso para fachadas para diferentes gostos e orçamentos. Da seleção mais rica, notamos vários tipos principais de cobertura que estão em maior demanda entre os compradores.
Acrílico
A composição acrílica é feita à base de resinas acrílicas - as mesmas que são utilizadas na produção da famosa cola PVA. Essas misturas são fornecidas prontas para uso, não sendo necessário misturá-las com outros materiais. Mais frequentemente, a decoração à base de acrílico é usada em superfícies isoladas com espuma ou poliestireno expandido.
Os aspectos positivos dessa cobertura são:
- permeabilidade ao vapor;
- alta elasticidade;
- autofechamento de pequenos defeitos;
- a presença de componentes antibacterianos e fungicidas;
- a capacidade de usar em diferentes temperaturas;
- propriedades de superfície hidrofóbicas;
- a capacidade de lavar a parede.
A desvantagem do gesso acrílico é o acúmulo de eletricidade estática sobre ele. Não atinge com descargas, mas atrai e retém sujeira, assim como poeira.
Mineral
A variedade mineral de gesso decorativo contém cimento, seu preço é relativamente baixo. Esse revestimento é particularmente bom para deixar passar o vapor e não permite o desenvolvimento de microorganismos prejudiciais. Não queima. As composições minerais não encolhem ou racham, mesmo após a secagem completa. Elas:
- resistente à geada;
- tolera bem o contato com a água;
- ambientalmente amigável;
- lave bem.
- As dificuldades começam durante a instalação:
- é necessário diluir a matéria seca;
- se as proporções forem violadas, a mistura ficará inutilizável;
- sem treinamento especial, resta apenas fazer inúmeros testes ou entrar em contato com profissionais.
O gesso mineral tem uma gama limitada de cores. É facilmente destruído por vibração e mesmo em condições ideais dura no máximo 10 anos.
Silicone
O gesso de silicone é mais elástico do que o acrílico. É capaz de remendar fissuras de fachada que já apareceram e que surgem posteriormente.Sua resistência a fatores biológicos prejudiciais, água, hipotermia é bastante alta. Exclui-se o aparecimento de odores desagradáveis, o período de garantia para o funcionamento desse tipo de acabamento é de um quarto de século.
O uso de tal composição é limitado por seu custo significativo. Os graus de silicato baseiam-se em vidro "líquido", a finalidade da sua utilização é a cobertura de fachadas, anteriormente isoladas com placas de lã mineral, poliestireno expandido.
Este material:
- não capta eletricidade estática;
- elástico;
- permite a passagem do vapor e repele a água;
- não requer cuidados sofisticados.
Somente especialistas treinados podem aplicar a composição de silicato: seca muito rapidamente (quase não há tempo para correção de erros).
Terrazítico
O gesso de terrazita é uma substância complexa composta de cimento branco, penugem, lascas de mármore, areia branca, mica, vidro e vários outros materiais. Essas misturas endurecem rapidamente, por isso é inaceitável cozinhá-las em grandes porções.
A preparação do gesso terrazita para uso é reduzida apenas à diluição de misturas secas com componentes de água.
Area de aplicação
As áreas de utilização dos estuques decorativos são bastante diversas. Com a ajuda deles, é possível proteger partes das fundações elevadas acima do nível do solo, para evitar rachaduras e enfraquecimento da estrutura. Usando misturas secas prontas, é possível atenuar o efeito da geada e da água. Alguns dos aditivos em tais composições aumentam sua plasticidade.
Se o acabamento implicar economia máxima, a solução é preparada de forma independente à base de cimento e areia com adição de cola PVA.
Se você precisar terminar uma camada de isolamento, os compostos de gesso acabam sendo uma solução totalmente eficaz para o problema. Eles podem ser aplicados em espuma, lã mineral... Os construtores podem criar uma camada lisa e texturizada para criar uma solução personalizada. O trabalho na tecnologia é realizado a uma temperatura não inferior a +5 e não superior a +30 graus (quando está seco e não há vento forte).
O reboco sobre espuma de poliestireno, espuma de poliestireno e espuma de poliestireno é realizado com composições destinadas ao revestimento de isoladores térmicos sintéticos. Algumas fábricas produzem apenas misturas de revestimento, outras tentam dar qualidades universais aos seus produtos. Se for preciso terminar a fachada, seria mais correto comprar uma marca de gesso. O reboco em paredes de concreto aerado também é possível.... Tal revestimento permite evitar o problema típico de qualquer bloco de concreto aerado - destruição em contato com a umidade.
Segundo os profissionais, o acabamento interno deve ser feito antes do externo, e a folga deve ser de 3 ou 4 meses. Uma exceção é feita apenas para edifícios que estão localizados nas margens de reservatórios ou em locais especialmente úmidos.
Após a construção das casas de concreto aerado, eles esperam cerca de seis meses, então na próxima estação quente eles terminam a fachada... Para isso, é preciso escolher uma composição que ultrapasse a camada base em permeabilidade ao vapor.
Neste caso, o gesso deve ser:
- resistente à geada;
- elástico;
- bem aderido à superfície.
Na maioria das vezes, os construtores profissionais usam gesso mineral. Misturas acrílicas não são adequadas para uso ao ar livre.
A aplicação de gesso permite imitar a pedra natural mesmo nas superfícies mais desbotadas e inexpressivas. A aparência de rochas naturais com sua aspereza criará composições de granulação grossa.
Uma textura menos expressiva, mas com boa aparência, é criada com gessos de grau médio.
Para garantir a máxima lisura das paredes, é aconselhável a utilização de misturas de gesso. A aparência é variada devido às diferentes bases. Isso pode ser, por exemplo, lascas de mármore, uma combinação de granito e quartzo.
Muitas vezes surge a pergunta: é permitido rebocar lajes OSB. Afinal, o gesso absorve facilmente a umidade atmosférica e a transfere para a base.Como resultado, a vida útil do painel é reduzida. Portanto, os profissionais trabalham assim:
- fixação do revestimento (cartão betuminoso, papel kraft ou papel para telhados);
- montar malha de reforço;
- despeje uma cola especial no bloco acabado para que a malha penetre completamente nele;
- preparou a base.
Cada um destes trabalhos preparatórios é executado apenas com uma ligação rígida das lajes entre si e com os pisos. Na maioria das vezes, misturas de minerais ou silicatos permeáveis ao vapor são usadas para a camada principal de gesso. Para o trabalho externo de acabamento de uma casa particular, o uso de placas DSP tornou-se generalizado. Uma alternativa para isso é o gesso multicamadas sobre tela de aço.
O método DSP é bastante rápido, mas a vida útil de tal revestimento é de apenas 5 ou 6 anos (rachaduras começam a aparecer mais tarde). Escolhendo o segundo esquema, os construtores gastarão mais esforço e dinheiro, mas o resultado durará de 10 a 15 anos.
O painel de partículas de cimento é liso, tem excelente adesão e é difícil de distinguir de uma superfície de pedra. Para reduzir os efeitos da expansão térmica e rachaduras, seções de gesso verticais ou horizontais podem ser usadas (separados por faixas decorativas). É permitido o uso de gesso elástico moderno à base de acrílico, que pode suportar temperaturas extremas de -60 a +650 graus.
Os rebocos multicamadas só podem ser aplicados se os cavacos nas lajes forem orientados horizontalmente (garantido por instalação especial).
O reboco de fachada em tijolo pode ser aplicado numa camada de no máximo 5 cm de espessura, ainda que seja realizado reforço. O método úmido de aplicação da composição uniformizará superfícies extremamente irregulares e evitará um aumento significativo na espessura da parede.
Paredes de tijolos recém-construídas não podem ser rebocadas... É necessário esperar até que esteja completamente compactado e seco para evitar rachaduras ou descascamento de toda a camada aplicada.
Como calcular a despesa?
Depois de selecionar um determinado tipo de gesso, é necessário saber quanto da mistura será utilizada. Mesmo em casas recém-construídas que atendem totalmente aos padrões exigidos, a diferença entre as paredes reais e ideais pode ser de cerca de 2,5 cm.
O uso do nível do edifício ajudará a descobrir com precisão este indicador. O cálculo é realizado para cada metro quadrado separadamente, colocando balizas e avaliando com sua ajuda a espessura necessária do revestimento.
Os fabricantes responsáveis invariavelmente indicam o consumo supondo que a espessura da camada seja de 1 cm. Não aplique muito gesso, ignorando a taxa média., caso contrário, há um alto risco de rachaduras e derramamento.
Os rebocos decorativos para fachadas são consumidos em uma quantidade de até 9 kg por 1 m². m., no caso das misturas de cimento, este número duplica. Nas paredes de alvenaria é aplicado um mínimo de 5 mm de gesso, a espessura máxima pode ser de 50 mm (em malha reforçada, sem ela este parâmetro é de 25 mm).
O concreto é recoberto com uma camada de 2 a 5 mm, se for muito irregular, use uma tela de reforço e até 70 mm de gesso. É necessário cobrir o concreto aerado com uma camada decorativa de no máximo 15 mm. Além disso, leve em consideração como a composição aplicada reagirá com a base. É aconselhável deixar uma reserva de 5 - 7%: ela cobrirá possíveis erros no cálculo e na execução do próprio trabalho.
Trabalho preparatório
Quando o material é selecionado, comprado e trazido, você precisa se preparar para o gesso. A preparação começa com o nivelamento da superfície para evitar desperdício de material. Se a diferença com os planos vertical e horizontal ultrapassar 4 cm, é necessário compensar os defeitos por meio de uma tela de aço, que é presa em pregos ou parafusos autorroscantes. A parede precisa ser limpa da mais leve sujeira e graxa.
A adesão da camada aplicada à base é assegurada por:
- criando incisões no concreto ou cobrindo-o com uma rede metálica;
- estofamento de madeira com telhas;
- colocar paredes de tijolos em um terreno baldio ou processar costuras de alvenaria.
Onde se verifica expansão de temperatura ou umidade do material, diferente em termos de encolhimento, são utilizadas tiras de aço formadas por células de 1x1 cm, cuja largura não pode ser inferior a 200 mm. Como opção, às vezes criam juntas de dilatação (quebra na camada de gesso). Como balizas na superfície da fachada, quando o gesso é criado pela primeira vez, são usadas marcações de estoque de metal ou tiras de ripas de 40-50 mm de largura.
Para o dispositivo da camada de gesso, você precisa adquirir rolos de alta qualidade e outras ferramentas necessárias.
Não importa se são utilizadas tiras de farol de madeira ou metal, elas são desmontadas antes da aplicação do revestimento final. Isso é importante porque com métodos normais de trabalho o contato com o líquido é inevitável, assim como a exposição à precipitação atmosférica.
Ao nivelar, parte da camada protetora, se houver, será removida. Se a parede for especialmente seca ou feita de material higroscópico, deve-se aplicar o primer duas ou três vezes..
Processo de aplicação
A tecnologia de reboco úmido não permite quase nenhum aumento na espessura da parede e minimiza a carga sobre os elementos de suporte. Ao mesmo tempo, a condutividade térmica e a proteção contra sons estranhos são aprimoradas. Embora a construção seja leve, o perfil do pedestal é montado com muito cuidado. Caso contrário, o revestimento será frágil e rapidamente destruído.
A instalação dos perfis começa 3 - 4 cm acima do nível do solo. A distância entre os pontos de fixação não deve ser superior a 20 cm e as juntas dos cantos devem ser fixadas com um perfil de canto especialmente projetado. As bordas das esteiras ou lajes não são cobertas com cola, é feito um recuo de pelo menos 30 mm.
Rebocar uma parede com as próprias mãos não é tão fácil, uma técnica de máquina ajuda a simplificar o trabalho. Mesmo os estucadores mais treinados e responsáveis não podem garantir exatamente a mesma composição da mistura em todas as porções. Se o mesmo gesso for aplicado mecanicamente, será muito mais fácil manter as características estáveis.... Isso significa que a casa do lado de fora será mais atraente. Durante a operação, a máquina introduz ar na mistura, de modo que o consumo da composição diminui.
dicas e truques
Recomenda-se selecionar cuidadosamente uma tonalidade que se combine harmoniosamente com o espaço circundante. Os tons claros retêm sua cor original por mais tempo do que os tons escuros. Para manter a superfície bonita por mais tempo é necessário eliminar pequenas fissuras em tempo hábil, sem esperar que cresçam.
Certos tipos de gesso podem ser usados para isolamento adicional (haunklif). Não espere que sejam tão eficazes no inverno quanto lã de rocha e espuma. Mas, para aumentar a proteção térmica, essa solução é bastante aceitável.
Para mais informações sobre como escolher uma fachada de gesso, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.