Características da mistura de gesso para uso externo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. dicas e truques
  5. Fabricantes famosos e análises

Quando se trata de revestimento de fachadas, muitas pessoas preferem misturas de gesso para uso externo. Esses compostos são agora apresentados no mercado de construção em uma ampla gama. Considere as características deste material de revestimento, estude as nuances das variedades e as sutilezas da escolha de matérias-primas de alta qualidade.

Peculiaridades

O gesso para exteriores é um material de acabamento especial aplicado em superfícies duras como uma camada final. É um excelente isolamento térmico do sistema de fachada, visto que na maioria das variedades apresenta elevados índices de proteção térmica. Dependendo do tipo de material liberado, ele pode absorver o som e, em alguns casos, até bloquear a radiação. Esta matéria-prima de revestimento difere em permeabilidade ao vapor e custo diferente.

As vantagens de tal material incluem muitas possibilidades decorativas: o gesso permite fazer diferentes padrões na superfície tratada, dependendo da ferramenta utilizada ou do inventário improvisado. Se desejar, você pode sempre decorar a fachada da casa com um padrão com um efeito diferente (por exemplo, um padrão de escaravelho, um casaco de pele, escamas, tijolo ou alvenaria). Quase qualquer composição da mistura permite a adição de cor, devido ao qual a superfície pode receber qualquer tom. Ao mesmo tempo, você não pode se preocupar que com o tempo o tom ficará desbotado: a composição é resistente à radiação ultravioleta, então o tom ficará saturado por um longo tempo, independente da temperatura e do fundo climático nas diferentes épocas do ano .

Este material protege as paredes da umidade e é adequado para uma variedade de substratos, incluindo concreto e tijolo. Às vezes, as superfícies isoladas com lã mineral e espuma são tratadas com esse gesso. Algumas variedades desses materiais, devido à sua especial resistência à umidade, são utilizadas para decoração de interiores. Na coleção, você pode encontrar materiais com várias propriedades adicionais (por exemplo, gesso refratário, resistente a ácidos).

Cada tipo de material de gesso se encaixa no GOST. Possui as características técnicas necessárias, podendo diferir no consumo por 1 m2. A compra do material é realizada com base no cálculo da quantidade necessária. Ao mesmo tempo, leve em consideração o fato de que para uma superfície lisa, a taxa de consumo para 1 m2 é duas vezes menor do que para uma aplicação de alívio. Na prática, o consumo de material raramente coincide com o observado no GOST e indicado pelo fabricante na embalagem das mercadorias. Isso se deve à absorção das paredes e ao seu preparo. Com uma espessura de camada de 2 mm de gesso decorativo, 4 - 6 kg por 1 sq. m.

Visualizações

Este material de acabamento pode ser classificado de acordo com dois critérios: quanto à forma de liberação e composição. Dependendo da forma de liberação, duas categorias de gesso de fachada são distinguidas:

  • mistura de gesso seco;
  • composição pronta.

No primeiro caso, a composição é mistura de gesso seco branco ou cinza claro, que é acondicionado em sacos de 25 a 30 kg. Este volume é ótimo: é necessário muito material para o acabamento da fachada, embalagens com peso padrão são convenientes para o transporte. Nesse caso, quase sempre é preciso comprar várias sacolas. Este material é diluído com água em temperatura ambiente até a consistência de creme de leite espesso e a superfície é tratada.

A segunda variedade é massa acabada, que é vendido em recipientes hermeticamente fechados com um volume de 9 a 25 kg. Não precisa ser regulado com água: após a abertura do recipiente, deve ser utilizado imediatamente, distribuindo a composição sobre a superfície preparada. A desvantagem dessa composição é o preço, que é significativamente mais alto do que o custo do análogo em pó. Hoje essas misturas apresentam-se com diversos efeitos, podendo ser utilizadas como camada decorativa.

Todos os tipos existentes de gesso de fachada podem ser divididos em várias variedades:

  • polímero;
  • mineral;
  • silicato;
  • silicone.

Cada categoria tem suas próprias características, vantagens e desvantagens. Uma ampla seleção permite ao comprador escolher a opção mais adequada para o acabamento da fachada de sua própria casa.

  • Variedades de polímero os emplastros para exteriores são feitos à base de acrílico. Eles são flexíveis o suficiente, portanto, não dependem das condições meteorológicas. Como regra, esse material tem uma paleta de cores brilhantes. É vendido pronto, o que elimina a diferença de tonalidade do material da mesma série. A base da composição é uma dispersão aquosa de resinas sintéticas, que exclui a formação de fungos e bolor nas paredes.
  • Gesso mineral produzido em uma base de cal. Por outro lado, tais composições são chamadas de cimento-cal. Essas variedades de camada fina são comercializadas como uma formulação de pó seco com várias inclusões que reduzem a absorção de umidade. A cor desse gesso é predominantemente branca, mas a composição pode ser pintada com tinta de silicato.
    • Silicato As misturas de acabamento são um produto à base de potássio em vidro de água. A forma de liberação dessas variedades adesivas é um composto de reparo pronto para uso. De acordo com suas características, eles se assemelham a contrapartes de acrílico, embora a permeabilidade ao vapor dessas composições seja melhor. Devido a essa característica, podem ser utilizados para processar bases soltas e celulares.
    • Silicone tipos de gesso são especialmente bons para renovar o exterior de edifícios antigos. Essas variedades podem ser aplicadas em qualquer tipo de superfície, enquanto o material é flexível o suficiente para resistir a rachaduras. Uma pequena nuance da mistura é a necessidade de utilizar o grupo silicone junto com os materiais preparatórios.

    Além disso, o gesso pode ser inicial (áspero) e acabamento (decorativo). A diferença de material é óbvia: composições ásperas são mais granulares, sua textura é mais grosseira. O gesso decorativo para fachadas tem consistência mais macia, as partículas em sua composição são menores, seja um material pronto ou uma variedade de argamassa. Por design, a categoria de rascunho é usada para preparar a base para o acabamento. A mistura decorativa pode ser tanto um componente da base quanto uma camada de acabamento.

    Como escolher?

    Na hora de escolher um material para o acabamento das paredes da fachada, vale a pena considerar uma série de fatores, que vão desde a escolha de uma marca específica até a finalização com uma sombra.

    Para facilitar a escolha, você pode prestar atenção a várias nuances:

    • Se for planejada uma grande quantidade de trabalho, faz sentido comprar dois tipos de gesso para uso ao ar livre: nivelar a base com um acabamento pode ser caro. A versão aproximada dará conta dessa tarefa, economizando o orçamento para a escolha de um material decorativo de qualidade.
    • Baseie-se no preço: o material bom e de alto desempenho não sai barato.
    • Se você precisar nivelar uma parede de tijolo ou bloco de concreto, deve comprar uma mistura de cimento e areia. É versátil e resistente ao gelo.
    • Ao comprar um material de acabamento de acabamento, preste atenção à disponibilidade de uma ferramenta com a qual você possa decorar facilmente a superfície. Pense no design com antecedência.
    • Se você precisa de um gesso durável e resistente a rachaduras e lascas, compre o acrílico: ele servirá para o acabamento da fachada por cerca de 25 anos, mantendo a saturação da sombra e dos indicadores externos.
    • Para minimizar a quantidade de poeira depositada nas superfícies externas do padrão em relevo, você pode comprar gesso de silicato: ele tem propriedades antiestáticas.
    • É melhor comprar uma composição de gesso em uma loja de ferragens com boa reputação: isso excluirá a possibilidade de comprar uma falsificação. Para não duvidar da qualidade da mercadoria, solicite ao vendedor um certificado de qualidade e cumprimento das normas de segurança.

    dicas e truques

    Conhecendo o gesso de acabamento, cada um escolhe por si a variedade com a qual é mais fácil trabalhar. No entanto, existem vários requisitos GOST que são adequados para a maioria das variedades:

    • Não se esqueça das condições de operação: nas condições das latitudes russas, é mais conveniente levar o material marcado como "resistente à umidade".
    • Na hora de comprar um gesso para decoração de fachadas, preste atenção a um solo com alta capacidade de penetração: isso vai economizar custos, tornar a base homogênea e aumentar a aderência da mistura.
    • Para que o revestimento dure muito tempo sem necessidade de ajustes, retire inicialmente das paredes tudo o que pode esfarelar (tinta velha, cal, revestimento velho).
    • Qualquer base para gesso deve ser mais durável do que ela. Para substratos soltos e celulares, uma solução com menor concentração deve ser usada.
    • Se a base estiver solta, use uma tela de gesso após remover a poeira e sujeira da superfície.
    • A base do gesso deve ser áspera para aumentar a adesão. Neste caso, a rugosidade deve ser idêntica em toda a área da superfície tratada.
    • O reboco de uma camada é possível no caso de uma superfície plana sem defeitos visíveis.
    • Se o material da fachada está sujeito a deformações (encolhimento do concreto, alvenaria com alta umidade), a aplicação de uma composição de gesso é excluída. É necessário esperar até que ocorra o encolhimento e só então as superfícies podem ser tratadas com gesso de fachada.

    Fabricantes famosos e análises

    No mercado de materiais de acabamento, o gesso para uso externo é oferecido por diversas empresas. Considere vários fabricantes cujos produtos são ativamente discutidos na rede:

    • Volma - gesso à base de gesso para trabalhos exteriores e interiores. O material é fácil de aplicar, altamente elástico, resistente ao gelo, adequado para vários tipos de superfícies. A desvantagem é a heterogeneidade da massa, a necessidade de um primer preliminar.
    • Vetonit TT - gesso impermeabilizante cimento-cal para concreto e tijolo, material universal para aplicação em camada delgada. Os compradores consideram uma desvantagem lenta na secagem e no derramamento ao nivelar a camada.
    • Ceresit - material de revestimento de fachada em uma ampla gama e a mais rica paleta de cores, durável, resistente à sujeira, quedas de temperatura. O único inconveniente, segundo os compradores, é o preço alto, mas justifica os indicadores de qualidade das composições.
    • "Russo" - mistura de argamassa de acabamento para utilização no exterior, destinada a vários suportes, permitindo uma camada de aplicação de 5 mm. Material com altas taxas de isolamento térmico e acústico, taxa de retenção de água - 98%. A desvantagem é o menor percentual de força em comparação com outras empresas.
    • "Rotband" - um acabamento à base de polímero que uniformiza a superfície a ser pintada. A espessura da camada de aplicação permitida é de 5 - 15 mm. Os compradores chamam essa composição de plástico, resistente ao gelo e permeável ao vapor, mas inferior em resistência a um análogo de cimento.
    • Termopal CP 44 - gesso higienizante de base mineral, capaz de reter sais nocivos. Segundo os compradores, é econômico e fácil de aplicar.

      Os produtos de cada marca também possuem uma abreviatura e números adicionais, graças aos quais você pode escolher o material com mais precisão. Por exemplo, Vetonit LR é uma massa fina de acabamento, Ceresit CT 85 É uma mistura de gesso e adesivo para placas de poliestireno expandido, Birss RSM 350 2 é uma mistura de reparo de gesso tixotrópico que não encolhe, endurece rapidamente.

      Antes de comprar, estude as características da variedade de que você gosta e relacione-a a uma base específica.

      Para mais informações sobre misturas de gesso, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário