Processo de remoção de gesso
O gesso é um material de acabamento razoavelmente durável que pode durar mais de 12 anos, mas somente se todos os requisitos tecnológicos para o gesso forem atendidos. Existem vários fatores que levam a uma violação da camada deste tipo de acabamento. Em tais situações, ele precisa ser completamente substituído.
O processo de desmontagem do gesso, à primeira vista, não requer habilidades especiais. No entanto, para remover a massa, você terá que se armar com certos conhecimentos.
Peculiaridades
Muitas vezes, durante o processo de reforma, as pessoas pensam em como remover a velha camada de gesso das paredes e se vale a pena fazê-lo. Para realizar adequadamente o trabalho necessário, você deve se familiarizar com algumas das nuances deste processo.
Com base na natureza das deformações, todos os danos do gesso são convencionalmente divididos em dois tipos principais:
- Defeitos tecnológicos são aqueles que surgem devido à não conformidade com a tecnologia de preparação do lote ou quando aplicada incorretamente.
- Os defeitos operacionais surgem durante o período de operação. A razão é, via de regra, condições desfavoráveis, várias influências mecânicas ou um longo período de uso.
Dependendo da situação, a desmontagem do gesso danificado pode ser total ou parcial. A desmontagem completa é realizada se o acabamento se tornar inutilizável devido ao uso prolongado, sua aparência se deteriorar e uma camada de gesso começar a se desfazer em toda a superfície. A substituição parcial é feita apenas em alguns lugares onde a camada se desintegrou ligeiramente, se a massa permanecer intacta.
Descobrir quais áreas precisam ser substituídas é bastante fácil - a superfície previamente rebocada deve ser batida com um cabo de martelo ou outro objeto pontiagudo. Em locais onde um som abafado é claramente audível (existem lacunas), são necessários reparos. Mofo ou bolor também é um sinal óbvio de uma mudança no acabamento.
Se a composição do revestimento incluir cimento, com o tempo a superfície pode rachar, mas isso não significa que a camada precisa ser substituída. Se, ao bater, o acabamento não começar a esfarelar e desmoronar, não há necessidade de substituir o gesso.
Se mais de 70% da superfície descascar e se esfarelar, é mais aconselhável bater totalmente a camada do reboco antigo. A camada de revestimento antiga deve necessariamente ser mais forte e mais pesada do que a nova, caso contrário, o acabamento não será capaz de se fixar com segurança e desaparecerá com o tempo.
Tipos de misturas
Tendo decidido a necessidade de remover a camada de acabamento antiga, o próximo passo é estudar quais métodos de desmontagem podem ser usados. Estas últimas dependem do tipo de mistura previamente aplicada. Em qualquer caso, remova primeiro as áreas fracas do gesso em toda a superfície com uma ferramenta manual. Após essas manipulações, métodos mecanizados podem ser aplicados.
O gesso é especialmente fácil de remover. Esse revestimento é bastante frouxo, não muito forte e instável à umidade. Antes de retirar o reboco, é necessário molhar bem as paredes (20 minutos antes de iniciar o trabalho). Para tornar o material macio e friável, é aconselhável adicionar uma pequena quantidade de ácido acético à água. O mesmo método é usado para desmontar o gesso sobre uma base de argila ou cal.
O gesso decorativo do gesso é removido de maneira bastante simples, o que não se pode dizer dos compostos de polímero (acrílico) ou de silicato. Estes últimos são altamente duráveis e pode ser muito problemático removê-los. No entanto, a vantagem de tais revestimentos é que podem permanecer intactos, pois são uma base confiável para uma nova camada, independente de sua composição.
Na desmontagem de acabamentos decorativos ou venezianos, o uso de perfurador é inaceitável, pois este revestimento tem uma camada muito fina e, se aplicado de forma incorreta, a base da parede pode ser danificada.
É indesejável derrubar tal gesso, portanto é melhor removê-lo com uma espátula comum ou limpar com uma lixadeira e desbastadora.
Com a última ferramenta, o processo é muito mais rápido., e até a remoção do gesso texturizado se torna fácil e demora um pouco. Basta "caminhar" várias vezes com a sola da máquina ligada na superfície da parede com uma certa força de pressão. A desvantagem deste método é apenas a necessidade de adquirir uma ferramenta bastante cara.
Remover gesso de concreto das paredes não é fácil. Em alguns casos, é difícil fazer isso mesmo com uma broca de martelo, pois o revestimento é espesso e durável. Em tais situações, é necessário usar uma esmerilhadeira para cortar o revestimento em quadrados de meio metro de tamanho. Depois disso, o processo de desmontagem fica mais fácil.
Ferramentas e equipamentos
Independentemente do método de desmontagem, você precisa "armar" com um certo conjunto de ferramentas:
- um respirador ou protetor facial para proteger o trato respiratório e óculos de proteção bem ajustados para proteger os olhos;
- Luvas de construção;
- uma escova larga e um recipiente para água ou um pulverizador de jardim;
- cinzel para facilidade de uso (de preferência com uma alça estendida);
- com machado, martelo, marreta ou picareta;
- espátula, raspador, ciclos;
- escova manual de metal;
- um martelo perfurador com bicos largos ou um berbequim com batente;
- moedor com discos correspondentes;
- uma máquina para limpar gesso grosseiramente abrasivo;
- colher, vassoura ou vassoura, sacos de lixo.
Processo de remoção
O processo de remoção do gesso é, em princípio, simples. Mesmo quem não tem experiência em construção pode fazê-lo com as próprias mãos.
Nesse caso, é melhor seguir as instruções passo a passo:
- O requisito geral para todos os tipos de gesso é que você não deve começar a desmontar em uma superfície seca, o acabamento deve ser bem umedecido. Isso ajudará a suavizar a camada e reduzir significativamente a formação de grandes quantidades de sujeira e poeira.
- Antes de limpar a camada antiga, deve-se analisar cuidadosamente o estado do gesso na superfície. Se a substituição do revestimento não for necessária, então não é necessário remover toda a camada; a desmontagem parcial dos fragmentos fracos é suficiente.
- Para determinar a adesão do gesso à base da parede ou do teto, bata na superfície com um martelo ou algum outro objeto de metal não pontiagudo. Em locais com boa aderência, o som do impacto será mais rico.
- O primeiro passo é quebrar a integridade do revestimento existente. Isso é feito em áreas fracas da superfície, que são removidas em pequenas partes. Os fragmentos limpos permitem que você alcance o final da camada.
- Sob esta camada é necessário acionar uma bicicleta, espátula de aço ou raspador e tentar remover o revestimento. Cada movimento do gesso sob a ação da ferramenta é um sinal de má aderência ao substrato. Esses fragmentos requerem exclusão obrigatória.
- Se o acabamento estiver firme o suficiente e não puder ser desmontado, você pode usar um cinzel ou cinzel e continuar batendo, batendo levemente nas ferramentas com um martelo. É necessário segurar a ferramenta em um ângulo agudo, isso protegerá a base da parede da destruição.
- Compostos mais fortes que não podem ser derrubados com um martelo requerem o uso de uma broca de percussão ou de uma broca de percussão. Esteja preparado para barulho e muita poeira. Para superfícies de concreto, um esmeril deve ser usado primeiro.
- Uma lixadeira é usada para remover pequenos pedaços de argamassa.
- Se houver uma parede de tijolos sob o gesso, então após a retirada do revestimento, é necessário arrancar os restos do acabamento do tijolo e “caminhar” ao longo das costuras com um cinzel.
dicas e truques
Tendo se familiarizado com as etapas da remoção do gesso, você pode entender o quão importante, mas ao mesmo tempo, desagradável esse processo é.
Os construtores que enfrentam tais situações diariamente dão aos iniciantes algumas dicas úteis:
- Para começar, você deve primeiro determinar a localização da fiação e, se necessário, desligar a fonte de alimentação. Prepare com antecedência todas as ferramentas e materiais, bem como os meios necessários à segurança pessoal.
- Trabalhar com um perfurador deve ter cuidado para não danificar a base da parede. É melhor remover a camada de gesso um pouco mais do que reparar a base danificada novamente.
- Uma lixadeira é usada em uma pequena camada de revestimento. Se a camada for superior a 3 mm, uma lixadeira vibratória é usada. Sua característica distintiva é um princípio diferente de movimento do elemento de trabalho.
- Se a camada de acabamento antiga permanecer parcialmente na superfície, a próxima camada deve ser necessariamente um pouco mais fraca. Por exemplo, qualquer composição pode ser aplicada a um revestimento de cimento-areia ou polímero. A argamassa de gesso ou argila se adapta bem à camada de cal. O gesso não resiste à camada de cimento, por ser mais pesado. E nada pode ser aplicado em cima do gesso de argila, esta composição só pode resistir à sua própria espécie. Mas a argamassa de areia e argila adere a qualquer superfície.
- Se a camada de gesso for em drywall ou em cima de telhas, a desmontagem deve ser feita com cuidado, evitando impactos fortes. É melhor remover o revestimento manualmente com uma espátula ou raspador.
- Ao aplicar uma nova camada de revestimento, os especialistas aconselham o uso de uma composição mais cara. A espessura principal da camada anterior pode ser “pega” com a mesma composição e aplicada por cima com uma camada fina mais cara.
- No processo de desmontagem, surge o problema de destinação do gesso removido. Em edifícios de vários andares, é necessário organizar de imediato o processo de remoção dos resíduos de construção, uma vez que normalmente não há onde armazená-los. Em edifícios privados, os resíduos de construção devem ser colocados sob uma cobertura antes de serem removidos (esconder da precipitação atmosférica), pois durante a chuva, os resíduos podem aumentar de peso, o que complicará o carregamento dos resíduos.
Deve-se entender que o peso do gesso em um quadrado. metro com uma espessura de revestimento de cerca de 2 cm é cerca de 20-30 kg, dependendo da composição do acabamento.
- No processo de desmontagem, não se esqueça de umedecer a superfície a ser tratada. Essas manipulações não só ajudarão a soltar a camada antiga, como também permitirão que você trabalhe nas condições mais limpas possíveis, sem a formação de poeira.
- É melhor raspar o gesso do teto com um ciclo ou uma espátula de cabo longo. Com esses dispositivos, você pode remover o revestimento com as duas mãos.
Veja abaixo os possíveis erros ao desmontar o gesso.
O comentário foi enviado com sucesso.