Gesso decorativo "imitação de madeira": materiais e métodos de criação de diferentes efeitos

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Composição
  3. Aplicação e variedades
  4. Tecnologia de aplicação

Tendo em conta todas as vantagens e vantagens tecnológicas de um material tão popular como o gesso decorativo, qualquer especialista na área da decoração de interiores de espaços pensa imediatamente na amplitude de escolha e na variedade de efeitos que podem ser obtidos com este composto. De indiscutível interesse nesta série são os rebocos decorativos "semelhantes a madeira".

Peculiaridades

O acabamento de alta durabilidade, imitando material natural, reproduz a aparência natural da madeira de forma tão convincente que é difícil distingui-la da madeira verdadeira. Naturalmente, esse efeito ocorre se todo o trabalho for feito por um mestre no nível profissional adequado. Quanto ao preço, esse gesso é muito mais barato que os painéis de madeira.

Isso pode ser feito para criar um efeito de casca. por imitação de uma superfície com danos naturais ou sob a forma de efeito de tábuas voltadas para trás. Também é possível um padrão transversal em forma de corte ou painel com reprodução de textura de madeira.

Cada um desses casos requer o uso de técnicas, ferramentas e gesso decorativo diferentes, portanto, você deve fazer uma escolha a favor da opção que você gosta com antecedência. Além de trabalhar diretamente com a solução, para obter a cor desejada, você também deve escolher o esquema de cores correto.

O gel ou corante do balde pode ter a tonalidade desejada, mas após ser aplicado nas paredes, a cor pode perder a saturação desejada, apresentando um resultado completamente diferente.

Composição

Os rebocos decorativos estão entre os materiais de acabamento seguros feitos de matérias-primas naturais. Na sua composição existe uma base ligante, devido à qual o revestimento endurece. A base de polímeros acrílicos permite obter uma superfície texturizada ou brilhante.

Isso é seguido por um enchimento projetado para formar uma ilusão decorativa de "madeira". Especialmente populares entre os consumidores são essas misturas à base de cal, gesso e areia de quartzo.

A composição de tais emplastros também inclui aditivos, dos quais dependem a cor, a qualidade e a consistência da solução acabada. Quanto ao solvente, é água comum.

As propriedades versáteis e uma vasta gama de variedades de gesso, estilizados como a madeira, tornam possível utilizá-lo em design de interiores em qualquer direção estilística.

Aplicação e variedades

Com este tipo de material, pode-se cobrir as superfícies das paredes internas da casa, bem como durante as obras de fachadas externas. Ao mesmo tempo, o aspecto do revestimento acabado com imitação de madeira de várias espécies é tão natural que à primeira vista pode ser difícil distinguir imediatamente entre superfícies rebocadas e paredes de madeira verdadeira. Portanto, a reprodução de material natural devido a imitações de tecnologias de acabamento no interior de uma casa ou apartamento é tão atraente para as pessoas.

Para obter uma superfície indistinguível de um corte de madeira, é necessária uma grande competência profissional. É preciso usar as espátulas corretamente, bem como conhecer o desenho da estrutura da madeira - sem isso, o trabalho independente simplesmente não faz sentido.No entanto, se você quiser fazer a decoração sozinho, o dono da casa pode tirar algumas lições de um artesão profissional e lidar com a tarefa com sucesso.

Para dar naturalismo ao desenho, você deve dominar as habilidades:

  • imagens de casca de árvore;
  • imagens de imitação de um calçadão;
  • ser capaz de reproduzir o corte transversal de um tronco de árvore;
  • dominar a demonstração de vestígios do “trabalho” de insetos-praga, bem como a criação de secções da parede em forma de painel.

    Cada uma dessas técnicas exigirá o uso de uma ferramenta especial. Tendo preparado sozinho a solução de trabalho, deve realizar um teste de reboco de um pequeno fragmento da parede.

    A descoberta de algumas deficiências exigirá o ajuste da proporção dos ingredientes da mistura de trabalho, e a obtenção de uma solução com a viscosidade exigida não requer uma certa experiência profissional.

    O processo é bastante simplificado com a compra de uma mistura pronta em uma loja de materiais de construção.

    O gesso contém componentes sólidos, dos quais permanecem ranhuras características durante o processo de fricção. É comercializado em baldes plásticos com rótulos nas embalagens mostrando a cor da superfície após a aplicação. Os graus de gesso estrutural e texturizado são os dois tipos principais de revestimento para madeira de imitação.

    Estrutural

    A variedade estrutural do gesso em sua composição apresenta pequenas inclusões de consistência sólida. Quando tal solução é esfregada com um flutuador, pequenas ranhuras permanecem nos compostos sólidos. Graças a essas ranhuras, surge a ilusão de madeira natural, danificada por várias pragas. Quando o gesso seca ligeiramente, para imitar a aparência de casca de árvore, são cravados vertical ou horizontalmente com espátula.

    Texturizado

    A técnica de obtenção de uma superfície gessada texturizada é um pouco mais complicada, mas os desenhos feitos de acordo com este princípio têm uma aparência mais brilhante e bonita. Uma solução texturizada é aplicada a uma superfície de parede absolutamente plana, para a qual é utilizada uma ferramenta especial, projetada especificamente para este tipo de trabalho.

    Vários flutuadores e espátulas, hastes curvas e muitas outras ferramentas para obter uma estrutura de madeira podem ser adquiridos em qualquer loja de perfis de construção.

    Tecnologia de aplicação

    Primeiro, a parede é preparada sem atenção a pequenas rachaduras e lascas, uma vez que esses pequenos defeitos serão ocultados pelo revestimento decorativo. Além disso, o compósito de gesso viscoso é espalhado com uma camada uniforme e limpa com uma espátula sobre toda a superfície da parede, de modo que, como resultado, uma superfície lisa é obtida sem cavidades e saliências perceptíveis.

    Uma espessura de cerca de 4-5 mm para este tipo de gesso deve ser considerada suficiente.

    Em seguida, com um flutuador macio especial, as linhas são desenhadas suavemente (com algumas curvas) na direção vertical ou horizontal. O grau de naturalidade do padrão do revestimento de gesso com imitação de madeira depende da imaginação e habilidade profissional do executor. Alguns especialistas atribuem o papel de um ralador a uma simples escova de roupas.

    A camada de gesso seco é esfregada com uma espátula. Em última análise, a textura do desenho deve ter uma aparência lisa e brilhante. A superfície seca é recoberta com uma camada de gel colorido no sentido das ranhuras com auxílio de pincel, cotonete ou rolo. O alisamento final do folheado é feito com uma espátula.

    Devido ao uso de vários aditivos e um alto nível de qualidade, revestimentos de gesso modernos para madeira não precisam de processamento complexo após sua aplicação... Normalmente, o acabamento é feito com cera ou verniz. Se, por uma questão de economia, foi adquirido um compósito sem pigmento, basta pintar o gesso após o endurecimento com acrilato à base de água.

    O gesso decorativo "imitação de madeira" é utilizado onde existe a necessidade de criar um ambiente acolhedor na forma de um ambiente natural a partir de materiais modernos.

    Para informações sobre como fazer uma textura de gesso para madeira, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário