Gesso decorativo "areia": efeitos e opções de composição

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Que efeitos você pode criar?
  4. Regras de aplicação
  5. Exemplos interessantes no interior

Recentemente, tornou-se bastante popular usar gesso decorativo em vez de papel de parede para a decoração de paredes em instalações residenciais e não residenciais. Um dos tipos de revestimento é o material de acabamento "areia". Vamos ver o que é e quais são seus recursos.

Peculiaridades

O gesso decorativo é um acabamento com o qual vários relevos e outros efeitos visuais são criados nas superfícies.

Graças a este material, você pode simular materiais de acabamento caros, enquanto reduz custos significativamente.

O gesso decorativo "areia" é amplamente utilizado em design de interiores e isso não é sem razão, porque o material tem uma série de vantagens:

  • A composição do gesso inclui quartzo ou areia de rio, o que ajuda a criar uma variedade de revestimentos na superfície das paredes.
  • O material tolera bem a alta umidade. A tampa pode ser limpa com um pano úmido. Para aumentar as propriedades de resistência à umidade, o gesso "areia" pode ser revestido com cera, após o que o uso de tal acabamento é permitido também no banheiro.
  • A composição é totalmente ecológica, não causa alergias.
  • O material tem uma alta permeabilidade ao vapor, ou seja, as paredes sob ele "respiram". A superfície pode absorver e depois liberar a umidade de volta, mantendo um clima interno ideal.
  • O gesso "areia" tem uma vida útil bastante longa, que chega a mais de 10 anos. Ao mesmo tempo, a textura e o brilho das cores são preservados em sua forma original.
  • A composição tem maior resistência a mofo e bolor.
  • Uma vasta gama de cores irá ajudá-lo a escolher este revestimento para quase todos os interiores.
  • Devido às suas propriedades, esse revestimento também pode ser usado no exterior de edifícios.

As desvantagens do material incluem seu custo., mas ainda é muito inferior ao de um bom papel de parede. Além disso, as desvantagens incluem o fato de que este revestimento absorve bem os odores, por isso não é recomendado o seu uso na cozinha.

Visualizações

Os fabricantes produzem diversos tipos de gesso decorativo "areia".

Em primeiro lugar, pode ser classificado de acordo com sua composição:

  • Quartzo. A composição do material inclui areia de quartzo, o que aumenta as propriedades antimicrobianas desse material. O relevo da composição é insignificante.
  • Com areia de rio. Este gesso cria uma textura bastante profunda na superfície, mas esta composição praticamente não tem brilho.

Além disso, o gesso decorativo pode criar um acabamento fosco ou perolado. Este último dá às paredes um aspecto aveludado, podendo imitar a impressão serigráfica. O efeito perolado é obtido pela introdução na composição de pequenas partículas de conchas, uma variedade de brilhos.

Que efeitos você pode criar?

Com a ajuda do reboco arenoso, é possível criar vários efeitos nas paredes - são obtidos através da utilização de diferentes técnicas de aplicação da composição na parede.

  • Efeito de dunas de areia. Com esta aplicação, uma delicada imagem cintilante é formada na superfície. Uma técnica semelhante é usada em estilos étnicos com motivos do Marrocos e de países orientais. A principal característica aqui é o brilho pronunciado.O efeito é obtido pelo uso de toners adicionais e pastas peroladas especiais, que aumentam a cintilação das partículas de quartzo.
  • Efeito do vento arenoso. Esta técnica também é frequentemente referida como "redemoinhos de areia" ou "tempestades de areia". Este revestimento é aplicado em grandes pinceladas em duas camadas. Cada movimento se cruza com o próximo. Pastas adicionais também podem ser usadas aqui para aumentar o brilho e a textura. Depois que a superfície está completamente seca, ela é submetida a um esmerilhamento - isso adiciona brilho à composição aplicada.
  • Efeito de pele de seixos. Aqui, a segunda camada de revestimento deve ser aplicada com um estêncil especial. Para que o relevo seja mais perceptível, a superfície também deve ser lixada após a secagem completa.
  • Efeito de serapilheira. Este método usa uma escova dura. Dependendo da direção do movimento, a textura e o padrão resultante mudam.

Regras de aplicação

Em seu cerne, a aplicação de gesso "areia" praticamente não apresenta dificuldades.

A preparação de uma parede nua e o reboco subsequente são realizados em várias etapas:

  • Remova todos os tipos de manchas e sujeira da superfície. Aspire a parede para remover as menores partículas de poeira.
  • Verifique todos os tipos de fissuras e irregularidades na superfície - nessas imperfeições, o gesso "areia" não adere bem e pode esfarelar. Se houver, é necessário realizar o nivelamento inicial da parede. Para isso, utiliza-se gesso à base de gesso.
  • Após a secagem da superfície, é necessário aplicar uma camada de gesso à base de acrílico. Em seguida, a superfície é limpa novamente com um aspirador de pó.
  • Em seguida, você deve tratar a superfície com um primer de penetração profunda.
  • O próximo passo é preparar o próprio gesso. A composição do revestimento "areia" é de dois tipos. Basta mexer a primeira, retirando do fundo as partículas de quartzo, areia de rio, madrepérola, enquanto a segunda deve ser diluída em água. Para determinar que tipo de gesso, você deve olhar as instruções do fabricante.
  • A composição é aplicada à superfície usando um rolo com uma capa de pele ou tecido.
  • Depois que a primeira camada for aplicada, você deve esperar alguns minutos e, em seguida, usar um rolo de espuma para adicionar textura ao revestimento.
  • Na etapa seguinte, com a ajuda de uma espátula, a camada é ligeiramente esmagada. O desenho resultante depende dos movimentos desta ferramenta.
  • Em seguida, deve-se esperar até que a superfície esteja completamente seca e, se necessário, tratá-la com toners, pastas ou ceras especiais.

O revestimento com gesso decorativo "areia" está pronto para uso.

Exemplos interessantes no interior

  • Os designers costumam usar gesso decorativo de "areia" em seus projetos. Na primeira foto, a área da lareira é acabada com este revestimento. O gesso aqui utilizado é de cor terracota. O calor do fogo se espalha por toda a altura da parede, brilhando na textura do acabamento. Este elemento torna-se imediatamente o foco principal de toda a sala.
  • O gesso de arenito pode ser usado até mesmo em acabamentos de banheiras. O resultado são interiores bastante interessantes em estilo clássico.
  • O tom dourado das paredes, combinado com os elementos da escada em ferro forjado, tornam o ambiente requintado e luxuoso. Essa sala não requer acentos brilhantes adicionais.
  • Uma parede de areia fosca será apropriada no interior de uma sala decorada em estilo ecológico.
  • E as paredes decoradas com gesso "areia" com imitação de alvenaria de blocos de pedra ficarão bem em uma sala de estilo country.
  • Uma parede forrada com gesso “areia” também pode servir de fundo no interior. Para isso, você deve usar um material de tons pastel. Neste caso, o destaque no interior deve ser destacado com o auxílio de acessórios ou têxteis.

Veja o vídeo a seguir para saber como aplicar corretamente o gesso decorativo com o efeito de "vento de areia" na parede.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário