Gesso decorativo "mapa do mundo"

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Preparação de ferramentas e superfícies
  3. Primeira e segunda camadas
  4. Acabamento final
  5. Outros métodos
  6. Fazer faça você mesmo

O gesso decorativo "mapa do mundo" é hoje utilizado com sucesso na decoração de instalações. É atraente porque sua base texturizada permite obter um efeito muito interessante. A combinação de tipos individuais de misturas de cal fornece uma base, através da qual aparecem contornos na parede, semelhantes a continentes e ilhas. Daí o nome deste tipo de gesso decorativo.

Peculiaridades

Existem várias empresas que fabricam esses produtos. Para comprá-lo, é preciso atentar para o fato de que na embalagem está escrito "mapa-múndi". Com esta inscrição, você não terá dúvidas de que obterá exatamente essa imagem. Existe outra opção que produzirá o mesmo efeito. O revestimento imitando pedra travertino também parece muito original e natural.

Na fabricação desse tipo de revestimento, são utilizados materiais ecologicamente corretos. A solução contém cal apagada, pó de mármore e óleos de linhaça. Devido a esta textura, um padrão único é obtido em cada parede. Parece elegante e luxuoso.

Uma das principais vantagens do gesso de qualidade é que ele "respira". Isso significa que as paredes estão protegidas de mofo e bolor. A segurança dos materiais torna possível projetar até mesmo uma creche neste estilo. É quase certo que as crianças vão adorar o acabamento original.

As vantagens incluem o fato de que o gesso seca rapidamente. Após um dia, será possível avaliar os resultados dos esforços despendidos.

A gama de cores é muito diversificada. Você pode escolher um tom para qualquer interior e para todos os gostos.

Se a tecnologia de aplicação for violada, podem aparecer rachaduras no gesso com o tempo. Eles podem ser removidos com um novo lote de gesso diluído.

Preparação de ferramentas e superfícies

Para aplicar corretamente o gesso decorativo, você precisará preparar o seguinte:

  • Master OK;
  • omoplata;
  • esponjas de espuma;
  • rolos macios;
  • pincéis e tintas;
  • lixa.

Uma parede espetacular em forma de ilhas pode ser obtida se você primeiro nivelá-la muito bem e aplicá-la com massa. A superfície deve estar perfeitamente limpa.

Em uma sala onde o nível de umidade é bastante alto, é melhor tratar adicionalmente com uma composição antifúngica. Isso será uma garantia contra os efeitos negativos da umidade. Para evitar o aparecimento de ferrugem em uma parede branca como a neve, você precisa usar uma ferramenta de aço inoxidável.

Primeira e segunda camadas

Toda a superfície a ser tratada é preparada duas vezes. A primeira camada é aplicada com espátula. Em alguns casos, é necessário processar a parede com um rolo de lã. Então você pode obter o chamado efeito de casaco de pele.

Quando a primeira camada estiver seca, será necessário repassá-la com uma lixa. A primeira camada é apenas a base. A segunda demão pode ser aplicada de diferentes maneiras. O efeito mais interessante pode ser obtido da seguinte maneira.

O gesso decorativo é aplicado à superfície em fragmentos separados. As ilhas irregulares criarão o desenho original.

Condições importantes são exigidas: a espátula deve estar sempre limpa e a solução é aplicada em quantidade mínima. Ao esfregá-lo imediatamente, você obterá um desenho. Se você usar uma quantidade diferente de solução a cada vez, as ilhas serão pequenas, médias e grandes.É assim que um mapa bonito e original é criado.

Na superfície seca, depois com esforço realiza-se com talocha. Este processo é denominado glosagem. A ferramenta deve ser feita de liga de aço para que nenhuma marca preta permaneça. Às vezes, esse procedimento é realizado duas vezes, com um período de cinco minutos.

Os rebocos decorativos são diferentes. Os revestimentos podem imitar superfícies de pedra, couro e tecido. Isso é conseguido usando várias ferramentas - por exemplo, uma espátula com dentes ou uma escova macia. Para criar qualquer desenho específico, você pode usar um modelo (aplicá-lo à superfície). O selo deve ser limpo de gesso todas as vezes, umedecido com água.

Há uma nuance que é muito importante considerar ao aplicar este gesso. É necessário aplicar e fazer desenhos rapidamente para que o gesso não tenha tempo de secar. Por esse motivo, é mais conveniente realizar esse trabalho juntos. Se você tiver que lidar sozinho, precisará fazer tudo gradualmente, de uma área para outra, e não processar toda a superfície de uma vez.

Acabamento final

Após a aplicação do gesso, fica visível a primeira camada branca na parede, onde se localizam os padrões salientes. Agora chega o momento em que você deve começar a pintar a superfície. Ao pintar, uma camada será mais escura e a outra mais clara, então você obtém duas tonalidades. Para o acabamento final, utiliza-se tinta metalizada, verniz, cera, tinta madrepérola.

Aplique a cera com uma esponja úmida em movimentos circulares. Isso ajudará a obter uniformidade no tratamento de superfície. Trabalhar com verniz tem a mesma aparência.

Quando a cera estiver seca, você pode pintar ainda mais essas áreas. Isso lhes dará ainda mais expressividade. Esta opção não é das mais fáceis, mas o resultado vale a pena.

Existe outra tecnologia que é considerada a mais difícil, mas dá um efeito incrível. Com este método, várias camadas de gesso são aplicadas sequencialmente, mas cada uma delas tem sua própria cor. O desenho é aplicado apenas na última camada (usando um estêncil): o efeito de sombra projetada é obtido. Em caso de dúvida, você pode usar as opções mais simples.

Outros métodos

A solução pode ser espalhada em toda a área da espátula. Em seguida, você precisará encostá-lo na parede, pressionar levemente e remover. É assim que toda a parede é processada e, em seguida, a superfície é alisada.

O gesso pode ser aplicado com um pincel comum. Em seguida, você precisará processar as áreas com uma espátula. Em alguns casos, a escova pode até ser substituída por um pano, o que também terá um efeito incomum. Quanto mais variados os designs, melhor. A segunda camada é aplicada com uma esponja.

O uso de uma pistola especial é aceitável. Porém, neste caso, deve-se ter em mente que o desenho será pequeno. Você não terá a oportunidade de criar grandes ilhas.

Fazer faça você mesmo

Normalmente, o gesso decorativo é vendido pronto: em embalagem especial ou na forma de pó, que deve ser diluído, observando as recomendações indicadas nas instruções. No entanto, esse material pode ser feito com as suas próprias mãos. Nota do especialista: se você fizer tudo certo, a qualidade do revestimento não será pior e terá a mesma durabilidade.

Diferentes componentes são usados ​​na produção de gesso decorativo. Uma grande quantidade de cal produzirá uma superfície muito limpa, mas há potencial para rachaduras. Quando o gesso é adicionado, a composição torna-se mais resistente, e a adição em forma de cimento permite que o revestimento seja utilizado em ambientes com alta umidade.

Gesso decorativo "mapa do mundo" é usado em diferentes salas e pode ser facilmente combinado com outros materiais: tinta, papel de parede, azulejos. Isso torna possível decorar qualquer ambiente, torná-lo único. Com a ajuda desse gesso, você pode incorporar uma variedade de idéias de design em realidade.

Como aplicar o gesso decorativo "mapa-múndi", veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário