Gesso decorativo em design de interiores
O gesso decorativo é um material muito interessante com o qual pode criar um design de interiores que se distingue pela sua singularidade e beleza incomparável.
Após a leitura deste artigo, você conhecerá as vantagens dessa cobertura, bem como a quais nuances você deve prestar atenção ao escolher a opção certa.
Peculiaridades
Em seu núcleo, o gesso decorativo, como o gesso comum, é uma massa fluida. No entanto, ele difere de outras composições por incluir inclusões adicionais: pequenas fibras de madeira, lascas de pedra e assim por diante. Graças a estes ingredientes, os gessos decorativos podem ser usados como acabamentos, porque têm um aspecto muito bonito e invulgar.
Se feito corretamente, a superfície parece absolutamente completa.
Inclusões adicionais são unidas por um fichário (independentemente do tipo de elementos). Em estuques decorativos, muitas vezes também estão presentes tintas, por isso não é necessário dar a tonalidade desejada.
Vantagens
Os rebocos decorativos são muito populares entre os consumidores devido às suas inúmeras vantagens.
As principais vantagens de tais materiais:
- A capacidade de usá-los tanto para o básico quanto para o acabamento... Esse revestimento pode preencher rachaduras, fendas. Distingue-se pela maior plasticidade, portanto, eliminará com sucesso todas as deficiências na superfície. Por este motivo, não há necessidade de preparação minuciosa do suporte antes da aplicação do gesso. Na maioria das vezes, basta preparar a base antes de aplicar o gesso.
- Sem restrições quanto ao uso do revestimento... É perfeito para superfícies de madeira, tijolo, pedra, concreto, gesso cartonado.
- Incapacidade de absorver odores... Graças a esta vantagem, os estuques decorativos são adequados também para cozinhas.
- A capacidade de fornecer bom isolamento acústico.
- Variedade de padrões... A imagem na superfície dependerá não apenas do material em si, mas também de como exatamente ele é aplicado.
- Resistência a várias influências atmosféricas... Este plus atrai muitos consumidores, apesar do gesso decorativo ser normalmente usado para decoração de interiores.
- A capacidade de dar às superfícies "respirar"... O clima interno será ótimo.
- Componentes ecológicos, segurança para a saúde humana.
- Resistência a danos mecânicos, longa vida útil.
Visualizações
Nas lojas, o gesso decorativo para interiores é vendido pronto e a seco. O material seco deve ser diluído em água, observando as proporções exigidas. Se você for desatento, parte da mistura terá de ser jogada fora. Será impossível não usá-lo por muito tempo, senão ele vai endurecer. É muito mais fácil trabalhar com materiais em baldes. Também deve ser destacado que os gessos decorativos são divididos em vários tipos (dependendo da composição).
Acrílico
Esses materiais incluem resina acrílica.Eles são muito resistentes a várias deformações superficiais, pois são caracterizados por uma elasticidade aumentada.
Esses revestimentos não devem ser usados com isolamento amassado porque não são resistentes ao fogo.
Mineral
Esses revestimentos são criados à base de cimento, por isso são à prova de umidade e duráveis. Normalmente esse gesso está seco, tem que ser diluído com água. Além disso, não pode ser colorido, portanto, o tom necessário deve ser fornecido adicionalmente.
As principais vantagens desses materiais são a versatilidade e o custo acessível. Eles podem ser usados não só para trabalhos de decoração de interiores, mas também fora das instalações.... No entanto, esses revestimentos desenvolvem rachaduras com o tempo, porque eles não diferem em elasticidade.
Silicato
Ao criar essas composições, os fabricantes usam vidro de potássio, o que é bastante perigoso para a saúde humana. É por isso que os gessos de silicato mais frequentemente usado para decoração de exteriores.
Esse material seca muito rapidamente, então pode haver problemas com a correção de erros que surgiram durante a operação.
Silicone
A base da composição é a resina de silicone. Os rebocos decorativos de silicone são especialmente populares devido à sua estética e excelente desempenho. Esses revestimentos podem ser usados tanto em interiores como em exteriores: são muito resistentes a várias influências atmosféricas.
A única desvantagem de tais materiais é o preço bastante alto, mas é justificado pela qualidade notável.
Projeto
As pessoas que escolhem o material de acabamento certo se esforçam para tornar o ambiente único. Hoje em dia, é muito difícil encontrar amostras que não podem ser vistas em nenhum outro lugar - existem revestimentos padrão mais convencionais no mercado hoje. Para alguns, o uso do gesso decorativo torna-se uma verdadeira salvação, pois com a ajuda desse material qualquer cômodo pode se tornar único, tanto no estilo moderno quanto no clássico. Os fabricantes oferecem uma variedade de texturas.
Usando rebocos decorativos, você pode obter:
- base, ideal para pintura;
- imitação de madeira, couro, pedra, tecido, concreto, superfícies de papel;
- uma variedade de padrões, relevos;
- o efeito de uma superfície envelhecida.
Algumas pessoas preferem materiais brancos, mas muitos escolhem acabamentos com cores ricas. Rebocos decorativos azuis, verdes, pretos e outras opções semelhantes são escolhas ideais para interiores modernos. Com a ajuda de tais revestimentos, o ambiente adquire brilho e individualidade.
Ao escolher um revestimento que deve se tornar um destaque em um interior elegante, você precisa se concentrar no efeito que deseja obter.
Existem vários grupos principais de estuques decorativos.
Estrutural
Esse gesso pode ser bastante áspero, porque tais revestimentos são caracterizados pela presença de grandes inclusões adicionais na composição. Tijolo moído, madeira, lascas de mármore, partículas de pedra-pomes e assim por diante são usados como tais ingredientes. Uma estrutura incomum é criada com a ajuda de tais elementos. A superfície é irregular, pitoresca, muito texturizada.
"Besouro de latido" - tipo acessível e comum de tais emplastros. Esta é uma imitação de uma árvore com linhas que parecem ter sido comidas por besouros da casca.
Texturizado
Esses gessos podem imitar uma ampla variedade de superfícies. Com a ajuda de tais revestimentos nas paredes, você pode criar padrões de pedra, superfície de tijolo, couro, eles até imitam materiais de seda e veludo.
Características distintivas de tais revestimentos:
- Eles podem ser usados em vez de papel de parede;
- Esses materiais podem ocultar uma variedade de defeitos de superfície;
- As composições texturizadas quase sempre têm uma certa tonalidade.
Rebanho
Esses emplastros também são chamados de emplastros de seda. Suas características:
- A capacidade de proteger as instalações do frio e do ruído.
- Resistente a mofo e bolor. Esses materiais podem ser adquiridos para uso em banheiros.
- A capacidade de respirar de forma notável.
- A presença de fibras de seda na composição. Isso torna o revestimento muito agradável ao toque.
Esse revestimento não é muito gofrado e volumoso. Parece muito decorativo e gracioso.
Mármore
Este material é o mais durável de todos os listados anteriormente. As inclusões adicionais podem ser pequenas e grandes - você pode escolher a opção certa para qualquer interior. As sombras também são diferentes. Esse revestimento é muito gofrado e volumoso.
Veneziano
Esses revestimentos são os mais caros, mas sempre apresentam uma aparência muito estética. Os fabricantes oferecem emplastros venezianos em uma variedade de cores.
Como escolher?
Ao escolher um gesso decorativo adequado para uma casa ou apartamento, você precisa se concentrar no cômodo exato em que será usado. Certas nuances devem ser levadas em consideração.
Na cozinha
Deve-se ter em mente que as salas da cozinha são caracterizadas por vários odores, alta umidade, mudanças de temperatura. Por esta razão vale a pena escolher materiais que sejam resistentes a todos os itens acima.
Para a cozinha, você não deve escolher tons muito brilhantes, eles vão tornar o interior muito "pesado" e irritante. Cores muito claras podem se perder... É melhor optar por algo intermediário para que uma certa harmonia seja sentida no ambiente.
Você pode usar gesso decorativo para zonear uma sala, mas não deve usá-lo para decorar um backsplash de cozinha. Para esta zona, é melhor escolher fibra de vidro, telhas.
Para a sala de estar
A sala de estar é a "cara" da casa, por isso esse cômodo precisa ser decorado com bom gosto. Você pode optar por superfícies brilhantes e peroladas, "seda úmida". Para os conhecedores de luxo, grandes padrões ou desenhos são adequados, para os amantes do minimalismo - imitação do concreto.
No corredor
O corredor define o clima quando as pessoas entram na casa. Para o corredor, você pode escolher um revestimento de relevo discreto, pérolas, superfícies de madrepérola, mármore veneziano. Um "besouro da casca" também é adequado para tal sala.
Para quarto
Uma variedade de tons e texturas ficam bem nessas salas. Para um quarto, superfícies como veludo e seda são ótimas. Você pode destacar os acentos usando o "besouro da casca".
Se as janelas do quarto estiverem voltadas para o lado norte, é melhor escolher tons quentes e pastéis. Para o lado sul, cores discretas e frias são adequadas..
Lembre-se da regra básica: quanto menor a sala, mais claros os tons.
Banheiro
O revestimento para banheiro deve ser resistente à abrasão, líquidos, fungos. Graças ao uso de tal gesso decorativo, não apenas um design maravilhoso é obtido, mas também um microclima ideal na sala é criado.
Sacada
O material para a varanda deve proporcionar um bom isolamento acústico e manter-se aquecido. Você pode escolher o gesso texturizado, mas não deve comprar o gesso veneziano - ele não é resistente a várias influências atmosféricas (o que é especialmente importante se a varanda não for envidraçada).
dicas e truques
Ao trabalhar com gesso decorativo, você pode adicionar componentes adicionais a ele: por exemplo, pérolas, prata, partículas de ouro. Eles são derramados para obter vários efeitos interessantes.
Algumas pessoas misturam gessos de diferentes fabricantes, mas deve-se ter em mente que isso só pode ser feito com o máximo cuidado. Primeiro você precisa verificar se os materiais são compatíveis... Para fazer isso, pegue uma pequena quantidade de compostos diferentes e tente misturá-los. Em seguida, avalie o resultado.
Alguns estuques decorativos são fornecidos com uma camada protetora adicional. Os revestimentos venezianos, por exemplo, são protegidos com uma cera especial. Pode ser aquoso ou acrílico. O primeiro é natural, barato, mas pode mudar a cor do revestimento; o segundo é melhor polido, é absolutamente transparente.
O novo revestimento parece ótimo, é resistente a várias influências e durabilidade. No entanto, isso não significa que você não terá que cuidar dele. A superfície deverá ser limpa com detergentes de base neutra.
Recomenda-se o uso de esponjas e panos macios. Pedras-pomes, escovas com cerdas duras e raspadores de metal podem danificar a superfície.
Você pode aprender a fazer gesso decorativo com o vídeo a seguir.
Lindos exemplos no interior
O gesso de tijolo decorativo branco é uma opção muito boa para uma sala de estilo escandinavo.
Um exemplo de uma combinação maravilhosa de design geral com revestimento decorativo.
A cor azul confere ao quarto um ambiente fresco, tornando o ambiente mais claro.
Esses revestimentos interessantes podem ser um excelente substituto para o papel de parede.
O efeito da superfície envelhecida confere ao quarto um chique único.
O gesso veneziano é hipnotizante, torna o interior mais "caro".
O comentário foi enviado com sucesso.