Gesso de cimento-areia: composição e escopo
A aplicação do gesso universal é uma das etapas do acabamento e realiza uma série de tarefas. O gesso mascara os defeitos externos da parede e nivela a superfície para um acabamento de "acabamento". Serve como base sólida para os posteriores trabalhos de acabamento, além de reduzir custos, permitindo diminuir a quantidade de trabalho e limitar-se aos acabamentos mínimos: reboco e pintura. O gesso melhora a impermeabilização da superfície e aumenta o isolamento térmico e acústico da parede.
Area de aplicação
Gesso de cimento-areia é usado para tais trabalhos:
- decoração da fachada do edifício;
- nivelamento das paredes internas das instalações para posterior decoração (ambientes com alta umidade ou sem aquecimento);
- ocultação de betonilhas e fissuras no interior e na parte frontal;
- eliminação de falhas superficiais significativas.
Vantagens e desvantagens
As qualidades positivas do gesso incluem as seguintes características:
- força elevada;
- imunidade às mudanças de temperatura;
- excelente resistência à umidade;
- durabilidade;
- boa resistência à geada;
- boa adesão (capacidade de grudar) em certos tipos de superfícies: concreto, tijolo, pedra, bloco de concreto;
- a fórmula simples da solução permite que você encontre todos os componentes necessários em qualquer loja de ferragens;
- acessibilidade, especialmente ao preparar a solução por conta própria.
Os aspectos negativos de trabalhar com gesso de cimento-areia incluem o seguinte:
- trabalhar com a solução é fisicamente difícil e cansativo, é difícil nivelar a camada aplicada;
- a camada endurecida é muito rugosa, não é adequada para pintura direta ou colagem de papel de parede fino sem acabamento adicional;
- a superfície seca é difícil de moer;
- aumenta a massa das paredes e, como resultado, torna a estrutura como um todo mais pesada, o que é especialmente importante para pequenos edifícios onde não há suportes de sustentação poderosos e uma fundação maciça;
- má adesão à madeira e superfícies pintadas;
- forte retração da camada requer pelo menos duas camadas de acabamento e não pode ser aplicada em uma camada mais fina do que 5 e mais espessa do que 30 milímetros.
Composição e recursos
Uma solução padrão consiste nos seguintes componentes:
- cimento, dependendo da marca cuja resistência da composição varia;
- areia - você pode usar apenas rio ou pedreira peneirada grosseira (0,5-2 mm);
- agua.
Ao misturar a solução, é importante observar as proporções, bem como utilizar os tipos corretos de componentes. Se houver pouca areia, a mistura endurece rapidamente e sua resistência diminui. Se a areia não for usada, então essa composição pode cobrir apenas pequenas irregularidades, embora seja completamente inadequada para trabalhos em grande escala.
Ao usar areia de granulação fina, a chance de rachaduras aumenta. A presença de impurezas na forma de argila ou terra reduz a resistência da camada endurecida e aumenta as chances de rachaduras. Se o tamanho do grão for maior que 2 mm, a superfície da camada solidificada será muito áspera. Uma fração de areia de 2,5 mm ou mais é usada apenas para alvenaria e não é adequada para trabalho de estuque.
Especificações
A mistura cimento-areia possui vários parâmetros básicos que determinam suas propriedades.
- Densidade. Uma das principais características determina a resistência e condutividade térmica da solução. A composição padrão do gesso, sem a presença de impurezas e aditivos, tem uma densidade em torno de 1700 kg / m3. Essa mistura tem resistência suficiente para uso em fachadas e trabalhos de interiores, bem como para a criação de uma mesa de piso.
- Condutividade térmica. A composição de base tem uma alta condutividade térmica de cerca de 0,9 W. Para comparação: uma solução de gesso tem três vezes menos condutividade térmica - 0,3 W.
- Permeabilidade ao vapor de água. Este indicador afeta a capacidade da camada de acabamento de passar a mistura de ar. A permeabilidade ao vapor permite que a umidade retida no material sob a camada de gesso evapore, de forma que não umedeça. A argamassa de cimento-areia é caracterizada pela permeabilidade ao vapor de 0,11 a 0,14 mg / mhPa.
- Velocidade de secagem da mistura. O tempo gasto no acabamento depende deste parâmetro, que é especialmente importante para o reboco cimento-areia, que apresenta forte retração e, portanto, é aplicado várias vezes. A uma temperatura do ar de +15 a + 25 ° C, a secagem completa de uma camada de dois milímetros levará de 12 a 14 horas. Com o aumento da espessura da camada, o tempo de endurecimento também aumenta.
Recomenda-se aguardar um dia após a aplicação da demão final para só então prosseguir com o novo acabamento superficial.
Consumo de mistura
O consumo normal de uma argamassa de cimento-areia com composição padrão em camada de 10 milímetros é de aproximadamente 17 kg / m2. Se uma mistura pronta for comprada, este indicador é indicado na embalagem.
Ao criar manualmente uma argamassa com um consumo de mistura de 17 kg / m2 com uma camada de 1 cm, deve-se levar em consideração um consumo de água de 0,16 litros por 1 kg de componentes secos e uma proporção de cimento para areia 1: 4. Portanto , para terminar 1 m2 de superfície, serão necessários os seguintes ingredientes: água - 2,4 litros; cimento - 2,9 kg; areia - 11,7 kg.
Preparação da superfície de trabalho
Para garantir uma base confiável para o trabalho de estuque, a parede deve primeiro ser preparada. Dependendo da espessura da camada aplicada, o tipo de superfície de trabalho, reforço adicional de gesso e outras condições para obter um resultado de qualidade, as seguintes ações são realizadas:
- Uma cola especial é aplicada na parede em camada fina, tem excelente aderência (aderência ao material de revestimento), resistência e servirá de base para o gesso. No topo da camada aplicada, uma malha de gesso é aplicada - de forma que as bordas dos fragmentos adjacentes se sobreponham 100 milímetros. Em seguida, com a ajuda de uma espátula dentada, a tela é nivelada e pressionada contra o adesivo aplicado. A camada seca será uma base sólida para a argamassa de gesso cimento-areia.
- Para reforço adicional do gesso, é utilizada uma malha reforçada. Fixa-se à parede com parafusos auto-roscantes, criando uma base sólida para rebocos espessos ou proporcionando um acabamento de reboco de qualidade em superfícies de madeira e argila. Alternativamente, o fio pode ser usado. Ele é enrolado entre pregos ou parafusos cravados na parede. Este método é mais barato, mas uma grande quantidade de trabalho manual custa tempo e esforço. O revestimento é mais frequentemente usado em áreas pequenas, onde sua capacidade de cobrir qualquer área sem cortar a malha tem suas vantagens.
- Um primer adesivo é usado para fortalecer a ligação à parede de concreto. Antes de aplicá-lo, entalhes e pequenos cavacos são arrancados da superfície de trabalho por meio de uma perfuradora ou machado.
- Ao aplicar novas camadas de gesso sobre as existentes, as mais antigas devem ser verificadas quanto à confiabilidade batendo-as cuidadosamente com um martelo. Os fragmentos esfoliados são retirados, e as cavidades formadas são limpas com pincel de pequenos pedaços.
- Ao trabalhar com materiais de concreto poroso, a superfície é tratada com um primer hidrofóbico antes do gesso.Isso é feito para reduzir a absorção de umidade na superfície de trabalho da solução de gesso, o que leva à sua desidratação, endurecimento rápido e diminuição da resistência.
Preparação da solução
A mistura pronta é mais fácil de usar, é aconselhável comprá-la para trabalhos de pequeno volume. Mas se for necessário cobrir grandes áreas, a diferença de preço cresce em um valor significativo. Para que a solução atenda a todos os padrões e dê o resultado desejado, é necessário selecionar corretamente as proporções dos ingredientes. O principal indicador aqui é a marca do cimento.
Existem opções para argamassa de reboco:
- "200" - cimento M300 é misturado com areia na proporção de 1: 1, M400 - 1: 2, M500 - 1: 3;
- "150" - cimento M300 é misturado com areia na proporção de 1: 2,5, M400 - 1: 3, M500 - 1: 4;
- "100" - cimento M300 é misturado com areia na proporção de 1: 3,5, M400 - 1: 4,5, M500 - 1: 5,5;
- "75" - cimento M 300 é misturado com areia na proporção de 1: 4, M400 - 1: 5.5, M500 - 1: 7.
Para misturar a argamassa de cimento e areia, você precisa realizar uma série de tarefas:
- Peneire a areia mesmo que pareça limpa.
- Se o cimento estiver endurecido, não é recomendável usá-lo, mas também é possível peneirar para remover o caroço. Em tal mistura, o conteúdo de areia é reduzido em 25%.
- Primeiro, o cimento e a areia são combinados a seco e, em seguida, são misturados até que uma mistura seca relativamente homogênea seja alcançada.
- A água é adicionada em pequenas porções; entre elas, a solução é bem misturada.
- Em seguida, são adicionados aditivos - por exemplo, plastificantes.
Um indicador de uma solução bem misturada é sua capacidade de se manter na forma de uma lâmina sem espalhar. Ele também deve se espalhar sobre a superfície de trabalho sem dificuldade.
Técnica de aplicação de parede
A aplicação correta da massa de acordo com todas as recomendações é um dos componentes de um trabalho de acabamento de alta qualidade.
Para fazer isso, você precisa fazer o seguinte:
- Antes de aplicar o gesso, a superfície é tratada com um primer - isso proporcionará uma maior aderência à argamassa. Em seguida, a parede pode secar.
- Faróis guias são colocados na superfície, ao longo dos quais, no processo, você pode determinar os limites do plano que está sendo criado. A sua altura é regulada de acordo com o nível, em áreas rasas são substituídas por pastilhas de massa. O material para os faróis é geralmente um perfil de metal, fixado a uma solução ou ripas, ou barras de madeira em parafusos auto-roscantes. O espaçamento entre as balizas é o comprimento da regra de nivelamento menos 10-20 cm.
- Para a aplicação de uma camada padrão (10 mm) de gesso, utiliza-se uma espátula grossa - uma concha ou outra ferramenta volumétrica.
- Uma nova camada é aplicada 1,5-2 horas após a conclusão da anterior. É aplicado de baixo para cima, sobrepondo-se completamente ao anterior. É mais conveniente trabalhar quebrando a parede em seções de um metro e meio. Além disso, o gesso é esticado e nivelado pela regra. Isso é feito pressionando a ferramenta com força contra os faróis, com uma subida e um ligeiro deslocamento para a esquerda e para a direita. O excesso de gesso é removido com espátula.
- Quando a argamassa endureceu, mas ainda não endureceu, é hora de fazer o rejuntamento. Realiza-se em movimentos circulares com flutuação em locais com irregularidades, sulcos ou saliências.
- Para o trabalho interior, o endurecimento final ocorre dentro de 4-7 dias após a aplicação em condições normais de umidade. Para trabalhos ao ar livre, esse intervalo aumenta e pode chegar a 2 semanas.
Dicas Gerais
Para melhorar o trabalho de reboco, vale a pena mergulhar em várias sutilezas, por exemplo, a aplicação da máquina. Para evitar rachaduras durante o endurecimento rápido, a camada é umedecida de vez em quando com água de um borrifador ou coberta com um filme. Além disso, não deve haver correntes de ar, a temperatura não deve ser elevada ou flutuar. Quando aparecem pequenas fissuras, é realizada a cimentação adicional das áreas problemáticas.
É inconveniente usar em locais curvos, reentrâncias ou na presença de vários objetos obstrutivos, por exemplo, tubos.Para tal, é feito um gabarito adequado e as balizas são definidas de acordo com as suas dimensões no intervalo necessário. Um canto é usado para trabalhar com cantos, pode ser de fábrica ou manual.
No próximo vídeo, você pode ver claramente como preparar uma solução para rebocar paredes.
O comentário foi enviado com sucesso.