Compasso de calibre vernier: tipos, dispositivo, erro e escolha
Paquímetro Vernier é uma ferramenta de medição universal e é muito procurada por controladores, tecnólogos, designers, torneiros, fresas, serralheiros, mecânicos de automóveis e carpinteiros. A grande popularidade do dispositivo se deve à sua facilidade de uso, grande faixa de medição e maior precisão.
O que é isso?
O paquímetro deve sua aparência principalmente à revolução industrial dos séculos XVIII e XIX., durante o qual começou uma transição maciça para a mecanização do trabalho manual e industrialização. No entanto, o protótipo de um moderno instrumento de medição, amplamente utilizado na engenharia mecânica da época, surgiu dois séculos antes, nomeadamente em meados do século XVI. Naquela época, começaram a surgir réguas de madeira equipadas com mandíbulas móveis nas oficinas de torneamento de máquinas de corte.
Um pouco mais tarde, a saber em 1631, pelo matemático P. Vernier, o instrumento foi modificado e equipado com uma escala de medição adicionalpermitindo que você execute medições mais precisas com o mínimo de erro. O paquímetro criado por ele sobreviveu até hoje praticamente inalterado e nos círculos profissionais recebeu o nome popular de "Columbic".
O termo surgiu na época soviética, quando Colombo era o principal fabricante e fornecedor de equipamentos de medição para o mercado nacional.
Hoje, o objetivo principal de um paquímetro é realizar medições de alta precisão que podem ser feitas tanto dentro quanto fora dos objetos medidos. Além disso, é usado para medir a profundidade de furos, degraus e elementos curvos. A ferramenta é simplesmente necessária para medir os diâmetros externo e interno de objetos de formas redondas e cilíndricas., como parafusos e porcas, e para determinar os parâmetros internos de valas, reentrâncias e fendas. O princípio de funcionamento do Columbus é determinar o tamanho pelo método de movimento de uma moldura de medição especial, movendo-se livremente ao longo da barra, com uma escala aplicada a ela.
Em que consiste?
O calibrador tem um dispositivo simples, parece bastante despretensioso e consiste em vários componentes.
- Barra da régua com escala aplicada é o principal elemento estrutural e determina o valor máximo de medição. Quanto mais longa for a haste, mais ampla será a faixa de medição.
- O quadro de medição é representado pela parte móvel da ferramenta e é capaz de se mover facilmente ao longo da lança principal. A presença de uma escala especial - vernier com passo de 0,1 mm - e a utilização da técnica de alinhamento de divisões permitem obter medidas com precisão de uma fração de milímetro. Um parafuso de fixação e uma mola estão localizados no interior da moldura, graças aos quais a moldura é firmemente pressionada contra a barra e não se inclina ao se mover ao longo de uma régua fixa. Em alguns modelos, o nônio é substituído por um mostrador ou pequeno display digital, dependendo do modelo do paquímetro.
- As mandíbulas são partes importantes do dispositivo, que são móveis e fixas. Os primeiros estão incluídos no desenho da estrutura móvel ou são rigidamente fixados sobre ela, os segundos fazem parte da barra e são absolutamente estáticos. As mandíbulas móveis e fixas estão localizadas uma em frente à outra e quando a estrutura de medição é movida, elas estão em contato próximo.Nesse caso, as marcas zero da barra e da escala de nônio coincidem. De acordo com a sua finalidade funcional, as esponjas são divididas em unilaterais (permitindo medições apenas de fora) e bilateral (também destinadas a medições internas).
- Barra extraível é uma parte estrutural da estrutura de medição e é projetada para medir a profundidade de orifícios e ranhuras.
A descrição de um compasso seria incompleta sem considerar os materiais de que é feito.
Na maioria dos casos, para a produção de instrumentos de medição particularmente precisos, são usados graus de aço carbono e inoxidável, bem como seus graus de ferramenta de baixa liga 9ХС e ХВГ.
Para facilitar o projeto de paquímetros modernos, composições compostas à base de fibras de carbono e resinas poliméricas passaram a ser utilizadas como materiais de fabricação, além de incluir elementos plásticos no projeto.
Visualizações
No momento, existem três variedades de design de calibradores, diferindo na magnitude do erro, dispositivo e técnica de medição. Independentemente do tipo, as ferramentas fazem um excelente trabalho de medição interna e externa das peças., mas diferem apenas na facilidade de uso, velocidade de medições e preço.
Vernier (analógico)
Este tipo de Columbus é uma versão clássica do instrumento. É constituído por uma barra e uma moldura móvel com vernier. O dispositivo se distingue por sua simplicidade de design e custo bastante acessível. Então, O modelo vernier mais simples com mandíbulas unilaterais e um medidor de profundidade pode ser adquirido por 400 rublos.
Dial (ponteiro)
Em compassos deste tipo, o vernier é substituído por um mostrador, no qual uma mão móvel exibe instantaneamente os resultados da medição. Ao usar esses dispositivos, nenhum cálculo é necessário, o que torna sua operação conveniente e simples.
Os modelos de seta são um pouco mais caros do que os analógicos: por exemplo, o modelo mais simples custará pelo menos 1.700 rublos.
Digital
Os calibradores deste tipo são equipados com telas digitais de cristal líquido, o que permite medições de alta precisão. Esses modelos são equipados adicionalmente com uma bateria recarregável, possuem um botão liga / desliga e podem medir não apenas em milímetros, mas também em polegadas. O instrumento digital mais barato pode ser adquirido em 1000 rublos.
Compassos de todos os tipos são produzidos em estrita conformidade com GOST 166-89 e são marcados de acordo.
- SHTs-1 é uma ferramenta que se caracteriza pela colocação de mandíbulas nos dois lados e se destina a medições lineares externas e internas. O dispositivo também é equipado com um medidor de profundidade e é considerado o modelo de paquímetro mais popular.
- SHTs-2 também possui posicionamento frente e verso de mandíbulas e, além de medidas lineares internas e externas, pode ser utilizado para marcação. Para isso, o dispositivo é equipado com um quadro de alimentação do micrômetro, que permite marcar superfícies de maneira uniforme e precisa.
- SHTs-3 é uma ferramenta com colocação de mandíbula unilateral e destina-se a medições lineares internas e externas.
- ShTsK - paquímetro de vernier, possui escala circular e permite medições com alta precisão e velocidade.
- ШЦТ-1 representado por uma ferramenta com colocação de mandíbula unilateral e é caracterizada por maior resistência ao desgaste. O dispositivo é feito de ligas duras e é capaz de medir não apenas dimensões lineares, mas também profundidade.
- SCC - modelo digital eletrônico, que se distingue pela alta precisão de medição e aparência moderna.
Além dos modelos fabricados de acordo com GOST 166-89, existem instrumentos no mercado nacional de equipamentos de medição feitos de acordo com as condições técnicas 3933-145-00221072-2003.
Essas amostras incluem:
- compassos de calibre ShTsS-200feito de aço resistente à corrosão e capaz de medir superfícies escalonadas, profundidades e saliências;
- modelo ShTSSU-200, que é uma variação da versão anterior, feita em aço estrutural e ferramenta;
- utensílio ШЦГ-200, também um tipo de ShTsS-200, equipado com medidor de profundidade e feito de aço anticorrosivo;
- modelo SCCS, que é um mecanismo digital moderno, que tem a capacidade de alterar o valor das medições de milímetros para polegadas e exibir os resultados das medições para dispositivos externos localizados a uma distância de até 70 m do dispositivo;
- compassos de calibre SCR, projetado para marcar trabalhos em vários objetos e superfícies, e a presença de mandíbulas de metal duro afiadas permite que você contorne a marcação diretamente em superfícies duras.
Além dos modelos considerados típicos destinados a medições lineares internas e externas, bem como à determinação da profundidade, existem vários dispositivos no mercado que apresentam uma especialização mais estreita.
Eles são usados para resolver problemas que um instrumento convencional é incapaz de lidar e são classificados como equipamentos de medição profissional:
- o modelo SCCT é projetado para medir os diâmetros interno e externo de tubos, razão pela qual é freqüentemente chamado de modelo de tubo;
- o dispositivo ShTSTsD é capaz de medir a espessura de várias peças com numerosas saliências;
- pinça vernier ШЦЦП é usada para determinar a profundidade da banda de rodagem dos pneus e é freqüentemente usada em oficinas de pneus;
- A ferramenta ShTSTsM foi projetada para medir distâncias de centro a centro entre partes adjacentes de mecanismos complexos;
- o dispositivo de trilhos PShV é projetado para medir trilhos de trem, pertence à categoria de ferramentas altamente especializadas e custa mais de 20.000 rublos;
- Pinças para determinar a espessura dos discos de freio permitem determinar o grau de desgaste sem remover as rodas.
Especificações
Apesar da grande variedade de variedades no mercado, as principais características técnicas da ferramenta são comuns a todos os seus tipos e são representadas por parâmetros como o limite máximo de medição, o curso das mandíbulas, o erro admissível e as dimensões do produtos.
Limites de medição
Este parâmetro mostra o tamanho máximo da medida e está sempre indicado na marcação do caliper. Por exemplo, dispositivo ШЦ-1 125 é capaz de medir distâncias de 0 a 125 mm, e para modelos maiores, como ШЦ-3 630, o limite de medição começa não de zero, mas de 250 mm e termina em 630 mm.
A ferramenta marcada com ШЦ-3 4000 é capaz de trabalhar com objetos grandes e tem uma faixa de medição de 2.000 a 4.000 mm.
Extensão das mandíbulas ao medir dimensões
Este parâmetro também depende do modelo do caliper. Por exemplo, para o modelo ШЦ-1, deve ser de pelo menos 40 mm para medidas externas (mandíbulas inferiores) e pelo menos 17 mm para medidas internas (mandíbulas superiores)... Neste caso, no dispositivo ShTs-3 4000, destinado exclusivamente para medições externas, a extensão das mandíbulas não pode ser inferior a 150 mm.
Erro permitido
A classe de precisão dos instrumentos com nônio é limitada a uma divisão de 0,05 mm, uma vez que uma gradação mais fina praticamente não é percebida pela visão humana e pode levar a um erro de cálculo. Dispositivos eletrônicos digitais são equipados com uma escala de divisão de 0,01 mm e são mecanismos mais precisos... As taxas de erro dependem da classe de precisão do dispositivo. Por exemplo, um modelo de classe 2 é capaz de medir um diâmetro de broca de 5,7 ou 5,8 mm, e um produto de primeira classe pode facilmente determinar um tamanho de 5,75 mm.
As razões para até mesmo um ligeiro aumento no erro de medição podem ser o erro da própria ferramenta, má qualidade da peça medida, a presença de rebarbas, processamento de metal de baixa qualidade, desvios do medidor de profundidade de uma posição estritamente vertical, solta prensagem das mandíbulas ao objeto e má fixação do carro com parafuso.
O peso
Este parâmetro depende inteiramente do tipo de paquímetro e varia de 125 ga 9 kg. No entanto, esse peso é típico para modelos domésticos e pequenos profissionais.
Dispositivos com uma faixa de medição de até 5000 mm geralmente pesam mais de 35 kg.
Dimensões (editar)
O tamanho do instrumento depende de seu tipo, finalidade, faixa de medição e varia de 12,5 cm a vários metros.
Método de verificação
A calibração de instrumentos de medição, bem como sua produção, é realizada de acordo com os padrões de GOST 8.113-85. As manipulações de controle e medição são realizadas em laboratórios especiais e realizadas em máquinas ultraprecisas. No entanto, você pode realizar a calibração mais simples do calibrador em casa. Para fazer isso, a ferramenta é totalmente limpa de sujeira, poeira, serragem aderida, aparas de metal e lubrificantes e, em seguida, seca com um pano limpo. Em seguida, as mandíbulas do calibrador são trazidas para baixo e observam a posição dos golpes zero.
Se o dispositivo for ajustado corretamente, os riscos devem corresponder. Caso contrário, é necessário entrar em contato com um centro especializado, onde serão calibrados e ajustados o dispositivo, com base no qual será emitido um certificado da forma estabelecida. Com o uso regular de um paquímetro, a verificação é realizada pelo menos uma vez por ano. Se o metal das mandíbulas de trabalho estiver gasto, a ferramenta torna-se inutilizável e deve ser substituída por uma nova. Para aumentar a vida útil do dispositivo, é necessário mantê-lo limpo e guardá-lo apenas em uma caixa ou estojo.
Esses requisitos se devem ao fato de que mesmo amassados e arranhões pouco visíveis afetam negativamente a precisão da medição e aumentam o erro.
Visão geral dos fabricantes
O mercado moderno de instrumentos de medição apresenta uma ampla gama de calibradores. Abaixo estão os melhores fabricantes de acordo com a versão das lojas online, cujos produtos são altamente precisos e atendem a todos os requisitos modernos.
- Empresa japonesa Mitutoyo vem produzindo calibradores e outros equipamentos de medição desde 1934 até os dias atuais. O sortimento da empresa inclui modelos simples de Vernier e amostras digitais de alta tecnologia alimentadas por painéis solares.
- Não menos conhecida empresa Shahe também é um líder reconhecido na produção de equipamentos de medição. Os produtos da empresa são representados por modelos de todos os tipos, incluindo modelos eletrônicos digitais e versões mecânicas com escala vernier.
- Compassos da marca alemã Matrixmade in China também estão em alta demanda entre amadores e profissionais. Os produtos da empresa são de alta qualidade, ampla variedade e preços razoáveis. Por exemplo, você pode comprar um modelo eletrônico ultrapreciso com medidor de profundidade por apenas 1.600 rublos.
- Instrumentos da marca russa "Kolibron", fabricados em uma fábrica na China, são diferenciados por uma ampla faixa de preço e disponibilidade para o consumidor. O modelo mais simples da 1ª classe de precisão do tipo nônio pode ser adquirido por apenas 800 rublos. Os produtos estão em conformidade com o padrão estadual 166-89 e atendem totalmente aos requisitos modernos de qualidade e confiabilidade.
- Intertool da China fornece ferramentas precisas e duráveis para o mercado. A empresa se dedica à produção de dispositivos analógicos, discados e digitais a preços muito inferiores aos dos concorrentes. Isso permite que você compre um instrumento forte e preciso por pouco dinheiro, que funcionará com segurança por mais de um ano.
- Jovem empresa russa "Zubr" começou a se dedicar à produção de instrumentos de medição recentemente, mas em pouco tempo atraiu a atenção de amadores e profissionais. A empresa possui um escritório de projetos próprio, que conta com especialistas altamente qualificados, e os testes dos dispositivos fabricados são realizados em laboratório próprio. O compasso de calibre mais barato com 12,5 cm de comprimento e pesando apenas 140 g pode ser comprado por 700 rublos, enquanto um modelo digital eletrônico custará 4.300 rublos.
Dicas de Seleção
A aquisição de qualquer instrumento de medição é um negócio muito importante e responsável, portanto, sua escolha deve ser feita com cuidado especial. A primeira coisa a se observar ao comprar um instrumento é a classe de precisão e as condições em que o instrumento deve ser usado.
Portanto, se um paquímetro for necessário para medir peças de até 300 mm de tamanho para fins domésticos, a melhor opção seria um modelo analógico simples ШЦ-1 com um limite de medição apropriado.
Ao comprar um paquímetro projetado para joalheria fina, é melhor se concentrar em amostras pequenas em miniatura de 12-15 cm de comprimento. É muito mais conveniente para eles medir pequenos objetos sem medo de danificar suas superfícies.
Se em primeiro lugar está a comodidade do trabalho realizado, bem como a velocidade das medições, então é melhor optar pelo modelo eletrônico-digital ou dial-pointer. Quanto à classe de precisão, para uso doméstico, um dispositivo com uma leitura de 0,1 mm é suficiente, e para amostras profissionais uma precisão muito maior é necessária: a escala de leitura em tais dispositivos deve ter um passo de 0,05, 0,02 e até 0,01 milímetros.
O próximo critério importante será a escolha do fabricante. Os especialistas recomendam a compra de produtos de marcas bem conhecidas, que atuarão como garantia da confiabilidade, precisão e alta qualidade dos instrumentos de medição. Se as medições forem planejadas para serem feitas em condições externas difíceis, é melhor comprar um dispositivo no qual a escala será gravada no metal, e não pintada com tinta. Os melhores modelos profissionais são os modelos alemães, japoneses e suíços, que, em princípio, não podem ser baratos. Mas esse compasso durará mais de doze anos e será herdado pelos netos.
No momento da compra, você deve verificar a disponibilidade da documentação que indica a classe de precisão e o tipo do aço, e também se certificar de que não há jogo entre as partes fixas e móveis. Além do mais, as marcas zero de ambas as escalas com mandíbulas firmemente pressionadas devem necessariamente coincidir... Em caso de operação incorreta da ferramenta, muito apertada ou, ao contrário, fácil movimentação da moldura de medição e das mandíbulas, bem como na presença de defeitos e danos, a compra do dispositivo deve ser abandonada.
Como usar um paquímetro, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.