Shtangenreismas: o que é, tipos e dispositivo

Contente
  1. O que é isso?
  2. Dispositivo
  3. Para que é necessário?
  4. Classificação
  5. Como usar?

Dentre os instrumentos de serralheria de alta precisão, destaca-se o chamado grupo de ferramentas de nônio. Junto com a alta precisão de medição, eles também se distinguem por seu dispositivo simples e facilidade de uso. Essas ferramentas incluem, por exemplo, o calibrador bem conhecido, bem como um medidor de profundidade e um medidor de altura. Contaremos mais sobre a última dessas ferramentas neste artigo.

O que é isso?

Em primeiro lugar vale a pena fornecer informações gerais sobre esta ferramenta de chaveiro.

  1. Ele também tem outro nome - medidor de altura.
  2. Parece um paquímetro, mas é instalado para determinar as dimensões em um plano horizontal em uma posição vertical.
  3. O princípio de funcionamento do compasso de calibre não é diferente do princípio de funcionamento do compasso de calibre.
  4. Seu objetivo é medir a altura das peças, a profundidade dos orifícios e a posição relativa das superfícies de várias partes do corpo. Além disso, é usado para operações de marcação.
  5. Visto que o instrumento é, na verdade, um dispositivo de medição, ele possui um certo método de verificação e medição.
  6. Regula as condições técnicas deste instrumento GOST 164-90, que é seu principal padrão.

    A precisão das medidas e marcação do medidor de altura chega a 0,05 mm mesmo para trabalhadores que não possuem habilidades especiais para trabalhar com ele.

    Dispositivo

    A construção de um medidor de altura convencional é bastante simples. Suas principais partes são:

    • base massiva;
    • uma barra vertical sobre a qual é aplicada uma escala principal milimétrica (às vezes é chamada de régua, pois na aparência se assemelha a esse mesmo instrumento conhecido dos anos de escola);
    • quadro principal;
    • vernier (escala micrométrica adicional no quadro principal);
    • perna de medição.

    Todas as outras partes são auxiliares: fixadores, ajustes. Isto:

    • parafuso e porca para movimentação da estrutura principal;
    • quadro de alimentação micrométrico;
    • parafusos de fixação do quadro;
    • suporte para pontas substituíveis da perna de medição;
    • escriba.

      A haste com a escala de medição principal é pressionada na base da ferramenta estritamente em um ângulo reto (perpendicular) ao seu plano de referência. A haste possui quadro móvel com escala de nônio e projeção lateral. A saliência está equipada com um suporte com parafuso, onde é colocado um pé de medição ou marcação, dependendo da operação seguinte: medição ou marcação.

      Vernier é uma escala auxiliar que determina dimensões lineares exatamente em uma fração de milímetro.

      Para que é necessário?

      Você pode usar este tipo de ferramentas de marcação e medição em serralheiros e oficinas de torneamento para determinar as dimensões geométricas lineares de várias peças, a profundidade das ranhuras e orifícios, bem como ao marcar peças de trabalho e peças durante o trabalho de montagem e reparo nas indústrias relevantes ( engenharia mecânica, metalomecânica, automotiva). Além disso, o medidor de altura é projetado para medir com precisão a altura das peças colocadas em uma área de marcação. Ao mesmo tempo, as características metrológicas do instrumento são submetidas a verificações periódicas, cujo método é determinado pela norma estadual.

      Eles podem fazer medições verticais, horizontais e até oblíquas. Verdade, para o último, um nó adicional é necessário.

      Classificação

      Os medidores de altura são classificados de acordo com vários critérios. Por design, os seguintes tipos de dispositivo são diferenciados:

      • vernier (SR) - são os que já foram descritos acima, ou seja, se assemelham a um paquímetro;
      • com escala circular (ШРК) - dispositivos com escala circular de referência;
      • digital (ШРЦ) - com indicadores de leitura eletrônicos.

      Além disso, essas ferramentas são diferenciadas dependendo do comprimento máximo medido (altura) das peças. Este parâmetro (em milímetros) está incluído no nome do modelo da ferramenta.

      Existem dispositivos portáteis marcados com SHR-250, o que significa que o comprimento ou altura máxima de uma peça que pode ser medida com esta ferramenta não deve ser superior a 250 mm.

      E também existem modelos de medidores de altura com marcações ShR-400, ShR-630 e mais. O modelo máximo conhecido é SHR-2500.

        Todas as ferramentas são classificadas de acordo com a classe de precisão. Também está incluído nas marcações do modelo. Por exemplo, a marcação ШР 250-0,05 significa que este modelo de medidor de altura manual tem uma precisão de medição de 0,05 mm, conforme indicado pela última figura (0,05). Este parâmetro corresponde à primeira classe de precisão do instrumento de acordo com GOST 164-90. O intervalo desta classe é de 0,05-0,09 mm. A partir de 0,1 e superior - a segunda classe de precisão.

        Para dispositivos digitais, há uma separação de acordo com a chamada etapa de discreto - de 0,03 a 0,09 mm (por exemplo, ShRTs-600-0,03).

        Como usar?

        Para começar a usar a ferramenta, primeiro você precisa verificar se ela mede com precisão e se apresenta algum defeito. A técnica deve estar de acordo com o documento normativo MI 2190-92, destinado especificamente para medidores de altura.

        Verificar a leitura zero no local de trabalho pode ser feito de 3 maneiras:

        • o dispositivo deve ser instalado em uma superfície plana;
        • a estrutura principal desce até que o pé de medição toque a plataforma;
        • as escalas na régua principal e no nônio são verificadas - elas devem coincidir com suas marcas zero.

        Se tudo estiver bem, você pode usar essa ferramenta com segurança.

          O algoritmo de medição consiste em várias etapas.

          1. Coloque a peça a ser medida em uma superfície plana e lisa.
          2. Combine o produto e o medidor de altura.
          3. Mova para baixo o quadro da escala principal até tocar o item a ser medido.
          4. Em seguida, já por meio do mecanismo de par micrométrico, consegue-se o contato total da perna de medição com o produto.
          5. Os parafusos irão fixar a posição das armações do dispositivo.
          6. Avalie o resultado obtido: o número de milímetros cheios - de acordo com a escala da barra, a fração de um milímetro incompleto - de acordo com a escala auxiliar. Na escala de nônio auxiliar, você precisa encontrar a divisão que coincidiu com a divisão da escala no trilho e, em seguida, calcular quantas pinceladas do zero da escala de nônio até ele - esta será a fração micrométrica da altura medida do produto.

          Se a operação consiste em marcar, então uma perna de marcação é inserida na ferramenta, e então o tamanho desejado é definido na balança, que deve ser marcada na peça. A marcação é feita com a ponta da perna movendo a ferramenta em relação à peça.

          Como usar os stengenreismas, veja abaixo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário