Como usar um paquímetro corretamente?
Durante os reparos ou trabalhos de torneamento e encanamento, você precisa fazer todos os tipos de medições. Eles devem ser o mais precisos possível para que tudo funcione de acordo com o plano preparado. Existem muitas ferramentas para medições: nível, régua, fita métrica. Mas entre eles existe um dos mais versáteis e úteis - este é um paquímetro.
Com ele, você pode saber a altura, profundidade, largura, diâmetro, raio e muito mais. Pode parecer uma ferramenta complicada no início, mas na verdade é muito simples usar um paquímetro, apesar de suas muitas funções.
Termos básicos de uso
Para que o dispositivo sempre funcione corretamente e faça medições precisas, você precisa cumprir todas as condições de armazenamento necessárias. Lubrifique a parte móvel com óleo de máquina para que as mandíbulas se movam suavemente e sem grande esforço. Observe as precauções de segurança durante o trabalho, pois as pontas das esponjas são afiadas - uma pessoa inexperiente pode se machucar com elas. Eles são feitos especialmente para fazer a marcação.
Guarde a pinça em um local sem excesso de poeira, detritos, aparas e outros elementos que possam entupir o mecanismo. Recentemente, os fabricantes têm vendido esses instrumentos junto com caixas. Eles protegem os dispositivos contra umidade, sujeira e poeira.
Se sujeira ou umidade entrarem no compasso de calibre, ele deverá ser limpo.
Como as medições podem ser realizadas em locais diferentes com condições diferentes e alguns símbolos ou números podem simplesmente desaparecer sob uma camada de poeira ou sujeira, limpe a frente do dispositivo antes e depois do trabalho, onde você pode ver os números e onde a medição é realizada coloque com a ajuda de esponjas. Durante o trabalho, certifique-se de que todas as esponjas estão bem apertadas e não afrouxadas. A principal vantagem de um paquímetro é que ele pode fornecer leituras com uma precisão de um milésimo de milímetro, de modo que a inclinação das mandíbulas pode afetar a exatidão das medições.
Se as mandíbulas estiverem soltas devido ao método de medição, e não por causa do dispositivo em si, elas podem ser apertadas com o parafuso de travamento. Ele fica no topo de um compasso de calibre e tem o formato de uma pequena roda. Deve ser desparafusado de modo que as mandíbulas fiquem em contato com a parte ou superfície medida o mais firmemente possível.
Como trabalhar?
Para funcionar corretamente com um paquímetro, você precisa entender como ler as leituras. Tudo aqui é um pouco mais complicado do que com uma simples régua. O fato é que o instrumento tem duas escalas... O primeiro (principal) é milímetro. Ele fornece os dados de medição iniciais. O segundo (também conhecido como vernier) o ajudará a medir peças com alta precisão. Até mesmo frações de milímetro podem ser reconhecidas nele.
Vernier é 0,1 mm, portanto, a medição correta pode fornecer um resultado muito preciso. Mas cada modelo de compasso pode ter uma etapa diferente (uma divisão). Como regra, o comprimento da passada é indicado ligeiramente à esquerda da própria escala.
Além disso, a escala de nônio pode ter comprimentos diferentes. Em alguns modelos, chega a 2 cm (20 mm) da escala de medição principal, enquanto em outros pode chegar a cerca de 4 cm. Quanto maior o comprimento, mais precisa a escala secundária fornecerá as leituras. Basicamente, os compassos de calibre modernos são medidos com uma precisão de 5 centésimos de milímetro (0,05 mm), os instrumentos mais antigos têm uma precisão de apenas um décimo de milímetro (0,1 mm), que é a metade.
O compasso possui dois pares de mandíbulas: uma superior e outra inferior. Alguns têm apenas um, mas esses já são tipos de dispositivos altamente especializados. A largura e a altura externas são medidas com o par superior de mandíbulas. O inferior é medido para o diâmetro e largura interna da peça. As ranhuras internas devem ser pressionadas firmemente contra o interior do elemento para que não haja folga e a medição do diâmetro seja muito precisa.
Essas mandíbulas podem se mover por uma distância razoavelmente grande, portanto, podem ser usadas para medir o diâmetro, comprimento, largura e altura de um tubo, um rolamento grande, peças grandes e outros tipos de peças sobressalentes. Mas a principal vantagem do paquímetro é que ele pode determinar os parâmetros de objetos muito pequenos ou finos. Por exemplo, eles podem medir a seção transversal do cabo, determinar a largura do fio, prego, porca, passo da rosca do parafuso e muito mais.
Sempre durante uma grande quantidade de trabalho de torneamento ou encanamento, eles usam um paquímetro por causa de sua conveniência e versatilidade. Mas esse dispositivo também pode ser usado em um canteiro de obras.
Se você deseja medir o diâmetro de reforço, tijolo, bloco de concreto, um compasso de calibre vernier também ajudará aqui.
Além disso, além de um par de esponjas, alguns modelos também possuem um medidor de profundidade. Permite medir facilmente a profundidade, mesmo em peças pequenas. Este dispositivo desliza para fora junto com uma escala de medição e nônio. A linha do medidor de profundidade é muito fina e se encaixa confortavelmente na parte de trás do compasso. Para medir a profundidade, basta descer este dispositivo até ao fundo da peça (colocando-o de forma a que a própria peça fique apoiada) e fixá-lo por cima com um parafuso de aperto. Depois disso, usando a escala de medição, você pode calcular a profundidade da mesma forma que mede comprimento, altura e outras quantidades.
Se você não sabe qual broca usou para fazer um furo específico, basta medir o diâmetro. Em geral, um paquímetro pode responder a muitas perguntas e, depois de algum trabalho com a peça a ser medida, você pode estudá-la completamente. Um manual de instruções pode ser incluído com o calibrador, para que você possa se familiarizar com ele antes do primeiro trabalho.
Se o compasso de calibre vernier estiver corroído, trate-o com um agente antiferrugem especial. Apenas certifique-se de que esta ferramenta não corroa o metal, pois isso pode fazer com que as divisões e degraus nas escalas de medição e nônio não fiquem visíveis.
Existem tipos eletrônicos de calibradores, mas eles precisam ser manuseados com mais cuidado. Evite o contato com água ou outros líquidos em primeiro lugar. Pode ocorrer um curto-circuito no placar eletrônico, e você não será capaz de descobrir os dados exatos.
Também não vale a pena medir nada movido a eletricidade. Isso pode derrubar o placar e os resultados após a medição serão incorretos. Antes de iniciar o trabalho, verifique o dispositivo e pressione o botão ON para ligar o compasso de calibre. Depois de fazer as leituras e precisar medir novamente, pressione o botão de configuração da posição zero. O princípio de ligar é aproximadamente o mesmo de uma calculadora não programável: após cada operação, o valor deve ser zerado.
Também na versão eletrônica do paquímetro, é necessário alterar a potência... Para fazer isso, abra a tampa protetora e substitua a bateria. Também não se esqueça da polaridade. Se a bateria estiver funcionando, mas a tela ainda não funcionar, verifique se a bateria está inserida corretamente.
Como ler as leituras?
Realize a medição inicial na escala principal. Selecione um número inteiro de milímetros. Para encontrar leituras mais precisas, procure os riscos no nônio (segunda escala). Você precisará descobrir onde os riscos da segunda escala coincidem com os da primeira. Se você puder determinar a olho nu na escala principal que a leitura está mais próxima do final de um milímetro, então também é melhor procurar entalhes no final da escala de nônio. São os riscos que devem mostrar as leituras mais precisas.
No caso em que você tem vários riscos coincidentes, então é melhor não trabalhar com tal paquímetro e nem mesmo tentar ajustar, pois ele está com defeito. Apenas as divisões de zeros podem corresponder, mas elas correspondem devido ao fato de serem os mesmos números.
Se você deseja descobrir aproximadamente o significado, não é necessário examinar a escala de nônio. O valor básico também pode ser determinado pela medição. Também acontece que os valores da balança são apagados ou ficam invisíveis. Para uma melhor conservação desengordure estas superfícies e limpe com um pano, pois assim verá todas as divisões.
Existem outros tipos de calibradores à venda, por exemplo: discado e eletrônico. O mostrador é feito em forma de círculo, onde a seta indica uma determinada medida. Esta operação substitui o cálculo dos indicadores no nônio. As opções eletrônicas são muito mais fáceis de trabalhar, mas mais caras. Você só precisa fazer uma medição (qualquer, pode ser profundidade, diâmetro, comprimento), e um número será exibido no quadro eletrônico. Este será o valor desejado. Ele também pode ter uma precisão de 0,05, 0,02 ou 0,01 mm.
Realizando operações de marcação
O caliper tem muitas funções, portanto, também pode ser usado para marcar. Este processo depende do tipo de dispositivo do dispositivo. O fato é que as mandíbulas inferiores (com as quais marcam) podem ser não apenas retangulares com dobras internas, mas também redondas. Em qualquer caso, a borda interna é especialmente cortada para que as marcações possam ser feitas com a mandíbula inferior.
Para isso, faça uma medição e pressione um pouco com a esponja inferior sobre o material onde vai fazer a marca. Devido ao fato de a borda ser ligeiramente afiada, ela arranhará e marcará de maneira peculiar. Você também pode pular o método de arranhar e apenas deixar o caliper no lugar e marcar com um marcador, lápis ou outro objeto.
Se você fizer a marcação de acordo com o plano da peça, não se esqueça da escala, pois nem sempre é 1 para 1.
Possíveis erros
Os iniciantes começam a cometer muitos erros durante as primeiras medições e o trabalho subsequente. Exemplos podem ser dados quando os novatos começam a medir o diâmetro interno com os lábios superiores, que são projetados para medir as superfícies da peça. Além disso, os iniciantes nem sempre seguem o parafuso de bloqueio: ele se move livremente com eles. Mas é essa parte do dispositivo que fixa de forma confiável a parte em um torno, que fornece as medições mais precisas.
Tudo vem com a experiência, e não há como descobrir todas as sutilezas de um paquímetro sem usá-lo, então a prevenção contra erros mais importante é a prática.
Para obter informações sobre como usar um calibrador corretamente, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.