Pinças eletrônicas: características, como escolher e usar?
Junto com um micrômetro, medidor de furo e outros instrumentos para medições mais precisas, um paquímetro também é usado. Esta não é apenas uma régua, mas uma ferramenta mais precisa do que ela, medindo as distâncias entre as arestas das peças com uma precisão de 0,1 mm.
Características e propósito
Um paquímetro permite determinar com mais precisão os diâmetros externo e interno de fendas e orifícios, o comprimento e a profundidade das peças em várias projeções. Um calibrador de uso especial também permite medir a distância em ranhuras, furos de pequeno diâmetro, a distância na peça usinada de uma determinada maneira, a distância entre os eixos, a espessura das paredes do tubo, etc.
O paquímetro clássico pode ser modificado e aprimorado com a ajuda de escalas adicionais e elementos de seu design, permitindo ampliar o escopo e o escopo de sua aplicação.
Em sua forma mais simples, o corpo principal consiste em uma base fixa com uma mandíbula esquerda. O direito se move junto com uma guia móvel - uma haste, e está rigidamente conectada a ela. Este par de mandíbulas é usado para medições externas. O segundo par tem incisivos girados 180 graus e se move de forma semelhante ao primeiro par e serve para medir diâmetros internos e distâncias. Existe uma segunda escala na barra, que ajuda a medir com mais precisão a distância desejada. No final da régua existe um medidor de profundidade que permite ler a distância para a profundidade dos furos. Para fixar as leituras da peça ou orifício, de forma que a haste não se mova, é fornecido um parafuso de fixação com alça.
Mas um atributo obrigatório de um paquímetro digital é um módulo digital com display.
O sensor de rotação do rolo de rolamento ao longo da barra está localizado no interior - conta com ele o quanto a parte móvel se moveu e é guiado pela escala principal.
A precisão do paquímetro digital é de até 0,01 mm, o que o aproxima de um micrômetro analógico. Um micrômetro mecânico também tem uma precisão de até 10 mícrons, mas em que a faixa de medição é limitada a 2,5-10 cm, e para um calibrador, essa distância limite é muito maior - 15-130 cm. Um calibrador eletrônico é, em na verdade, o microcomputador mais simples com processador, ADC, RAM.
Se um calibrador puramente mecânico (analógico) não tem requisitos especiais para erro ("tanto quanto eu vi, eu notei tanto"), então em um digital, de acordo com GOST e padrões internacionais, o erro não deve ser maior que 10% do preço da graduação.
Se você encontrar um calibrador de alta precisão, cuja exatidão é próxima a micrométrica (0,01 mm), seu erro deve ser de um mícron. Se houver um desvio significativo deste indicador, o calibrador após o produto sair da esteira é dado para nova verificação ou rejeitado.
O escopo do paquímetro é a produção de metalurgia, indústria automóvel e serviço automóvel, reparação de todos os tipos de equipamentos e produtos, construção.
Princípio da Operação
O princípio de operação de qualquer calibrador é baseado na coincidência das marcas de escala necessárias nas partes estacionárias e retráteis. Mas um dispositivo digital tem suas próprias características. Ele usa uma matriz capacitiva com um codificador. Simplificando, um par de capacitores simples funciona no circuito, conectados um ao outro, e a placa superior de cada um deles é um terminal comum. Para criar uma combinação capacitiva, várias placas de capacitor são usadas.
Esse sistema tem uma resposta sensível ao movimento do sensor. A parte giratória neste sistema é o controle deslizante. A parte fixa é colocada em uma régua de aço. O bloco digital com controle deslizante é fixado na parte móvel do compasso. Ao afastar as mandíbulas do calibrador, não apenas a parte móvel é deslocada, mas o controle deslizante gira, puxando-o na direção certa.
Um chip de memória de longo prazo, ou ROM, contém um microprograma que é carregado no processador toda vez que o módulo digital é ligado e organiza sua operação. Ele interpreta os dados recebidos do sensor do calibrador por meio do ADC em leituras e as exibe no visor.
Vantagens e desvantagens
Os benefícios de um paquímetro digital.
- Maior precisão e baixo erro, o que é extremamente importante para medições precisas, onde a menor discrepância em uma determinada parte causará imediatamente operação instável em todo o mecanismo ou instalação.
- Verificação simplificada (ou calibração) - quando é necessário verificar o funcionamento de vários calibradores ao mesmo tempo.
- A velocidade de percepção e transmissão dos dados recebidos. Isso é extremamente importante na produção, onde o transportador tem um inspetor que determina a exatidão e exatidão de certas dimensões das peças produzidas e identifica os defeitos de fabricação. As leituras do dispositivo são fornecidas instantaneamente - o cálculo nas escalas não é necessário aqui.
- Os iniciantes não precisam aprender como as medições são feitas - o sensor e o módulo digital farão tudo por eles.
- A capacidade de alternar de um tipo de medição para outro - em peças com vários perfis que têm diferentes abordagens para medir uma lacuna específica.
- A capacidade de converter facilmente polegadas em centímetros e vice-versa, bem como transferir dados usando a interface integrada para comunicação externa com PCs e dispositivos móveis.
Desvantagens de um dispositivo eletrônico.
- A presença de uma bateria - esquecendo-se de substituí-la a tempo, você se deparará com a necessidade de fazer medições "à moda antiga".
- Sensibilidade a alta umidade, tremor, choque e vibração - isso pode facilmente danificar o módulo eletrônico.
- Falhas de software devido a forte interferência próxima e sensibilidade estática. Conseqüentemente, a inoperância de ambas as funções individuais e de todo o dispositivo como um todo. A indicação pode desaparecer - a maioria dos cursores não tem luz de fundo e é impossível adivinhar se o dispositivo ainda pode ser reparado e funcional (quando o visor está desligado).
Avaliação das melhores modelos
Fabricantes conhecidos são as seguintes empresas:
- Microtech (Ucrânia);
- Intertool, Miol, UKC, Vemer e Wenzhou Sanhe Measuring Instrument (China);
- Came To, Digital (Coreia do Sul).
No entanto, os melhores modelos hoje estão alinhados da seguinte forma (começando com os mais versáteis).
- Holex 412805 150 - Paquímetro vernier com curso de 150 mm e interface microUSB para transferência de dados para um PC, smartphone ou tablet.
- Yato hoje detém o recorde de vendas de tais dispositivos. Eles têm um acabamento de alta qualidade, a precisão da medição é de 25 mícrons. A garantia é de seis meses. Em 1,5 milissegundos, ele fará a medição. Adequado para pessoas com necessidade de medições de alta precisão. Este modelo polonês é confiável, o melhor em termos de tarefas do dia a dia, que incluem tais medidas.
- Calibre digital adequado - dispositivos com uma qualidade de construção e módulo eletrônico insuperáveis, extrema clareza e rapidez de trabalho em peças pequenas. O ponto fraco é a carcaça de plástico da parte eletrônica. Mede tão rapidamente quanto o modelo anterior, mas a precisão já chega a 10 mícrons. O produto canadense combina perfeitamente qualidade com seu valor e é adequado para a produção em pequena escala ou em casa.
- IP67 Filetta 907 series - o dispositivo fornece uma precisão consistentemente alta. É possível fazer medições embaixo d'água, pois é projetado para imersão por até 20 minutos. Tem 300 mm de curso.
- CRIN SHTSTs-1-125 / 150 0,01 tem comprimento de até 250 mm, precisão de até 10 mícrons.
- MATRIX 31611 - faixa de medição até 200 mm, precisão - como no anterior. Equipado com medidor de profundidade. Desempenho aprimorado (até 1,5 ms). Funciona a uma temperatura de 5-40 graus.
- Modelos ШЦЦ-1/2/3 também contêm um dispositivo de leitura digital - seu comprimento varia de 15 cm a 1 m, são dispositivos profissionais.
- "Ermak" MT-027 - faixa de medição até 150 mm, a mesma precisão - 0,01 mm.
- Qstexpress 150 - um aparelho preciso, mas de qualidade média, justificada apenas em termos de preço. Uma ligeira discrepância entre as escalas na parte portadora e as leituras na tela. Protegido da umidade, fácil de usar.
- Qstexpress 008 - relacionado ao modelo anterior, mas com desenho próprio. Caixa de plástico do módulo eletrônico, precisão - apenas 0,1 mm, mas adequado para uso não frequente. Não há parafuso de travamento. O desempenho ainda é o mesmo - 1,5 ms.
A estrutura de suporte de todas essas pinças é feita de aço inoxidável, há suporte para ambas as medidas, desligamento automático quando o usuário está inativo (após um minuto).
Como escolher?
Ao comprar um paquímetro, verifique a precisão, a faixa de medição (em comprimento), a presença de um medidor digital, um pino medidor de profundidade e um parafuso de travamento, a integridade das garras e toda a estrutura de suporte como um todo.
Não é recomendável comprar um compasso de calibre com um invólucro do módulo digital enfraquecido ou de baixa qualidade - ele se quebrará facilmente e, na melhor das hipóteses, apenas o componente analógico (marcações de escala) permanecerá do compasso.
Na pior das hipóteses, o dispositivo pode falhar completamente.
O corpo do módulo digital deve ser feito de liga de alumínio ou um composto de alta qualidade. Não deve tocar e ranger. A escala brilhante pode ser impressionante se você deixou o instrumento em algum lugar, mas este é apenas um bom bônus para ele. O calibrador deve ser feito por si só, pelo menos, de alumínio ou uma liga baseada nele. Mas a melhor escolha é justamente o instrumento feito de aço inoxidável.
Exame
Verificar um paquímetro é um aspecto importante antes de comprar um. É extremamente difícil obter tecnologias de calibração próximas às de fábrica em casa. Leia os dados da folha de dados.
Não deve conter imprecisões ou omissões na descrição do dispositivo.
- Durante um exame externo, a integridade e a limpeza do mecanismo de "barra" são verificadas. A falta de clareza na notação, marcação e movimento é um sinal de baixa qualidade de desempenho, não perca seu tempo e dinheiro neste caso.
- Verifique se a estrutura móvel "senta" em zero na posição inicial (antes das medições).
- Certifique-se de que ao medir a espessura, por exemplo, em uma placa plana ou smartphone, a luz não passe pela linha de contato. Caso contrário, o instrumento deve estar livre de poeira e grãos de areia, partículas estranhas (se encontradas). Ao mesmo tempo, seus lábios devem se tocar claramente, novamente, não deixando a luz passar pela linha de fechamento.
Se o modelo selecionado passou no teste e se adequa a você em todos os aspectos, você pode parar por aí.
Como usar?
De acordo com as instruções de operação, antes de iniciar o trabalho, limpe as mandíbulas da ferramenta de partículas estranhas. Cabelo preso acidentalmente entre eles, fiapos de móveis estofados, etc. podem levar a um excesso das leituras em mais do que o valor que é igual ao erro declarado do dispositivo.
O uso de cursores digitais difere de cursores analógicos em alguns recursos adicionais.
- Use o botão "polegadas e milímetros" para selecionar a unidade a ser medida.
- Se as leituras no início do trabalho não forem zero, pressione o botão "Redefinir para zero". Afrouxe o parafuso de travamento que prende a parte móvel da ferramenta.
- Abra as mandíbulas, cujas bordas pontiagudas são direcionadas para dentro.
- Coloque a peça ou tubo a ser medido entre as mandíbulas.
- Junte-os para que se encaixem perfeitamente na peça e aperte levemente o parafuso de retenção.
- Verifique, ao lado de qual divisão o ponteiro (linha) está localizado. O instrumento mostrará imediatamente o valor desejado no display.
- Se precisar calcular a diferença entre duas peças na mesma projeção, clique no botão "Zerar", solte o parafuso de travamento e meça a mesma área em outra peça semelhante. O caliper mostrará a diferença do valor obtido anteriormente.
O valor resultante será o tamanho da peça. Se você quiser medir as dimensões internas, insira outro par de mandíbulas, cujas bordas se espalham para fora, no orifício ou ranhura, afaste-as e, em seguida, fixe o parafuso. Eles são posicionados de forma que os valores medidos externamente e internamente sejam iguais.
Se não for esse o caso, o dispositivo é considerado um compasso de calibre falso.
No vídeo a seguir, você aprenderá as principais diferenças entre compassos de calibre eletrônicos baratos e caros.
O comentário foi enviado com sucesso.