Cercas de piquete de metal: dispositivo, tipos e regras de instalação

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Cor e design
  5. Como escolher?
  6. Instalação
  7. Belos exemplos

Cerca de estacas de metal - uma alternativa prática, confiável e bonita à contraparte de madeira. A estrutura é menos suscetível a cargas de vento e outras influências ambientais agressivas. A variedade de tipos e designs torna o produto atraente para a massa de consumidores. Essas estruturas funcionam com sucesso por até 50 anos.

Peculiaridades

Uma cerca de estacas é um tipo de cerca, composta por placas separadas, em uma determinada seqüência distribuída ao longo da borda do local... O nome tem sua raiz na palavra alemã "estaca". Na Rússia, uma cerca de estacas de madeira é mais comum, em que as tiras se alternam em um intervalo definido.

A cerca de estacas de metal (cerca do euro) é produzida aço galvanizado... Primeiro, um relevo é formado em uma folha de metal, em seguida, tiras (shtaketin) são cortadas, posteriormente cobertas com compostos de proteção especiais e tinta. A altura típica das cercas de estacas é de 1,5 a 1,8 m. O conjunto completo de cercas também inclui pilares de suporte medindo 60x60x2 mm, 2 a 3 barras transversais (cordas de arco) localizadas entre os postes e fechos.

Uma cerca de estacas de metal é um excelente dispositivo de proteção e beleza. A sua instalação é semelhante à madeira e não causa dificuldades particulares, e os diferentes métodos de fixação das cercas de estacas permitem alguma criatividade para dar ao dispositivo um aspecto único.

A cerca acabada parece um sujeito de madeira à distância, mas parece muito mais organizada, mais vantajosa, mais fácil de pintar e lavar. O parâmetro real do Euroshtaketnik é a espessura do material... Quanto maior for, mais forte será a cerca. O valor padrão é 0,4-0,55 mm.

O principal material da cerca de piquete é aço, coberto por uma película protetora de zinco, sobre a qual é aplicado poliéster, que cria uma proteção do ambiente externo. Os líderes na produção desses produtos são a Bélgica e a Alemanha. O mercado oferece uma seleção significativa de designs, diferindo em forma, cor, qualidade do metal e largura do perfil.

A folha perfilada e o cartão canelado em termos de qualidades operacionais são claramente inferiores aos euroshtaketnik de ferro.

Vantagens e desvantagens

Das vantagens do Euroshtaketnik, notamos:

  • longa vida útil - até 50 anos;
  • resistência à umidade, anticorrosão e resistência em relação a flutuações bruscas de temperatura;
  • não necessita de cuidados especiais, exceto para a lavagem elementar com água de mangueira;
  • a cerca de piquete feita na fábrica não precisa de pintura;
  • uma seleção significativa de cores que não desbotam ao sol;
  • bela aparência;
  • alta resistência a danos mecânicos;
  • o nível de custo é inferior ao dos análogos de madeira;
  • A relação ideal de preço e qualidade;
  • o produto não precisa de processamento preliminar, corte, moagem;
  • em comparação com o papelão ondulado, contribui para a efetiva troca de ar e iluminação do local;
  • cercas de madeira requerem tratamento regular com anti-sépticos e produtos de metal podem funcionar adequadamente por um longo tempo sem o uso de compostos de proteção especiais;
  • uma vasta gama de modelos e uma variedade de cores, possibilidade de repintura de vedações;
  • facilidade de instalação e operação;
  • segurança contra incêndios;
  • os reparos são mínimos.

Desvantagens:

  • requisitos aumentados para a precisão dos fechos de estaca;
  • o material com bordas não enroladas é traumático.

Visualizações

Os tipos de cercas de metal são diferenciados por uma série de características diferentes.

  1. Baseado em materiais de fabricação. Para obter a qualidade exigida nas cercas de estacas, as chapas de aço são laminadas com uma prensa especial, que forma o perfil do produto. Em seguida, as peças do mesmo tamanho são cortadas. Além disso, os espaços em branco resultantes são cobertos com uma camada de polímero especial e pintados. As pranchas diferem na forma, perfil, revestimento e espessura do metal.
  2. Na forma de shtaketin. As pranchas podem ter topo plano ou ondulado. Ao escolher os produtos, você deve verificar se suas bordas estão enroladas.
  3. Por perfil, existem:
    • - Perfilamento em forma de U ou longitudinal (retangular) com um número diferente de nervuras de reforço (pelo menos 3), o que é considerado uma opção bastante rígida;
    • - Em forma de M, perfilado longitudinalmente ao centro, uma das opções robustas, com topo arredondado e bordos laminados largos;
    • - perfilamento semicircular - difícil de fabricar e caro em termos de custo.
  4. Por espessura do metal - 0,4-1,5 mm. A espessura ideal é considerada 0,5 mm com um comprimento de cerca de 2 m.

Quanto mais rígida a prancha tem, mais resistente à flexão é o material... Versões melhoradas e reforçadas de ripas com 6, 12, 16 nervuras também estão disponíveis. A altura típica das cercas de estacas é de 0,5-3 m, e a largura é de 8-12 cm.

Para cercas de dupla face, é recomendável escolher um perfil em forma de M com bordas laminadas.

No revestimento, telas galvanizadas podem ficar assim.

  1. Com uma camada de polímero, que é aplicada na fábrica em equipamentos especiais. Esse material é capaz de suportar cargas elevadas e diferenças significativas de temperatura. Se a barra estiver danificada, eles não corroem e servem por muito tempo (período de garantia - até 20 anos). Disponível em uma ampla gama de cores.
  2. As cercas de estacas com revestimento em pó são mais baratas porque a qualidade de sua pulverização é inferior - elas podem durar até 10 anos.

Por método de instalação

Distinguir fila unica e fila dupla (dupla face, "tabuleiro de xadrez") métodos de instalação de cercas de estacas. No segundo caso, as pranchas são colocadas em ambos os lados das travessas com uma sobreposição de cerca de 1 cm. Além disso, a distância entre as pranchas é mantida um pouco menor do que a largura da cerca de estacas. O comprimento da cerca neste caso é cerca de 60% maior do que na versão unilateral, mas a cerca praticamente não é visível, embora não seja contínua.

A opção de uma carreira de fixação das venezianas é mais econômica. Aqui, a distância entre as pranchas é normalmente mantida em? de sua largura. A etapa entre os elementos é um valor arbitrário. Devido a essas lacunas, o território do site pode ser visualizado.

Desvantagem do segundo método A instalação é que se torna necessário adquirir pilares adicionais para garantir os parâmetros de resistência adequados da estrutura.

As pranchas são geralmente montadas verticalmente. Menos popular é o método de instalação horizontal, que também pode ser feito em uma ou duas filas. A cerca horizontal parece original e, com a instalação de duas fileiras de faixas, a área cercada, neste caso, não é absolutamente visível. Com o método vertical, para aumentar a rigidez da cerca, muitas vezes é você tem que consertar vigas transversais adicionais... Neste caso, as tiras são fixadas às toras com parafusos ou rebites auto-roscantes.

Uma opção moderna e conveniente para proteger o território ao redor da casa é cercas-cortinas. Eles são confiáveis ​​e duráveis, fornecem aos proprietários proteção abrangente e, na maioria das vezes, são executados em uma versão vertical.

A instalação de piquetes horizontalmente é um pouco mais difícil, pois você terá que instalar pilares adicionais, sem o qual as tiras irão ceder, o que causará a deformação da estrutura.

Por tamanho e distância

Com a instalação de uma fileira, a distância entre as tiras é diferente, pois esse parâmetro geralmente é escolhido arbitrariamente. A distância entre eles, recomendada pelos fabricantes, é de 35-50% de sua largura.

No "xadrez»As réguas podem se sobrepor em até 50% de sua largura e às vezes mais. Tudo depende do grau de "visibilidade" desejado da cerca.

A altura da estrutura também é livremente selecionável... Se você está perseguindo o objetivo de maior fechamento do território, então a altura escolhida é de até 180 cm ou mais. Noutros casos, utilizam-se ripas com altura de 1,25 ou 1,5 M. No primeiro caso (sem alicerce), a vedação fica a cerca da altura do peito, no segundo - à altura da cabeça.

Vão típico de cercas de metal (na versão vertical) - 200-250 cm. Para cercas de estacas de até 1,5 m de altura, 2 cordas de arco são suficientes, e para estruturas mais altas, 3 serão mais confiáveis.

Por tipo de recheio

Spans pode ser preenchido em diferentes estilos. A mais simples delas é reta, com estacas do mesmo comprimento. Além deste design, você pode adaptar um especial Barra em forma de U, que irá cobrir os cortes de metal, aumentando assim sua vida útil, e ao mesmo tempo desempenhar uma função estética.

As opções de preenchimento do topo das estruturas são diferentes:

  • “Ladder” - quando os piquetes (encurtados e longos) se alternam de localização um após o outro;
  • forma ondulada;
  • na forma de um trapézio;
  • As pranchas de espinha são colocadas em um cone;
  • na forma de um arco convexo ou côncavo;
  • pelo tipo de formato do desfiladeiro - estacas longas estão localizadas nas bordas do vão, e no meio - de tamanho menor;
  • em forma de lança, com um ou mais picos na extensão;
  • combinado.

Os formulários podem ser muito diversos - este é um tópico para criatividade. Os acréscimos com pedestais de tijolo ou pedra serão uma boa decoração para vãos originalmente projetados.

Cor e design

As cercas de estacas modernas de baixo custo podem ser pintadas em um, dois lados ou produzidas sem pintura alguma. Quadro É uma forma de torná-los bonitos e protegê-los de ambientes agressivos. O principal problema é a corrosão, que se manifesta principalmente nas bordas das tiras e nos locais de fixação nas vigas. Por este motivo, os parafusos auto-roscantes utilizados devem ser galvanizados.

As opções de cores, como o design de estruturas, podem ser muito diferentes. As cercas são pintadas com pilares de uma ou duas faces. Neste caso, apenas uma camada de solo é aplicada no lado impreciso. Este tipo de coloração é bom para chalés de verão, adequado para fãs e amantes de tons calmos.

Se você está inclinado a opções brilhantes, então estamos falando sobre revestimento frente e verso. A cerca é pintada com polímero ou tinta em pó de acordo com uma tecnologia especial. Uma cerca com essa proteção é capaz de resistir a fortes esforços mecânicos e, com a aparência de arranhões, o metal não enferruja. As críticas sobre este método de coloração são as mais positivas.

Os revestimentos em pó são mais baratos e devem ser feitos com uma tecnologia especial. A primeira camada é protetora, a segunda é em pó. As camadas são cozidas em câmaras especiais.

Você pode pintar as tiras e por conta própria... Para fazer isso, você precisa se armar com tinta para telhados e uma pistola de pulverização. Se houver desejo de obter uma cerca de cor e textura exclusivas, você terá que comprar material de fábrica. Uma cerca moderna interessante pode ser pintada e imitação de madeira. Existem opções de tonalidades:

  • sob a noz;
  • sob cereja ou choupo;
  • sob pântano de carvalho ou cedro e outros.

O revestimento de alta qualidade torna possível reconhecer o metal apenas de perto.

Os elementos de design são variados, são escolhidos de forma arbitrária e na maioria das vezes limitam-se à escolha do perfil e à forma de preenchimento dos vãos - “espinha”, “pico”, “desfiladeiro” e outros.

Como escolher?

Escolher uma cerca é melhor inspecionar ele em espécie. A espessura do material declarada pelo fabricante nem sempre é estritamente observada. Às vezes, as bordas das pranchas se dobram com facilidade de maneira suspeita. Na fábrica, a qualidade dos produtos pode variar de lote para lote. As bordas das estacas devem ser enroladas ordenadamente. Isso afeta sua aparência e rigidez.A única desvantagem das cercas de piquete com laminação é seu alto custo, uma vez que a laminação requer equipamentos especiais e tempo de processamento adicional.

Além da espessura do material e da laminação, você deve preste atenção aos tipos de perfil de prancha, o que afeta diretamente suas características de resistência. Quanto mais reforços houver no perfil, maior será a resistência à flexão da barra, mas você tem que pagar por tudo, inclusive pela resistência do produto. Uma cerca de metal deve resistir a tentativas de dobrá-la com as mãos.

O esquema de cores das estruturas também é importante. - os produtos pintados dos dois lados ficam mais harmoniosos.

Após um exame mais detalhado do produto por suas características externas, é difícil determinar o lado da qualidade do revestimento em pó, portanto, recomendamos que você compre imediatamente uma cerca de estacas com uma camada protetora de polímero.

Material de piquete universal, portanto sua instalação é bastante simples. Normalmente, os produtos são oferecidos em duas versões:

  • euro shtaketnik com instalação chave na mão (incluindo versões ventiladas em vários graus);
  • materiais para auto-instalação.

Na compra de uma cerca com instalação, seu custo é indicado para 1 metro corrido (aproximadamente 1900 rublos). A própria cerca de estacas é vendida a um custo por 1 m². Nesse caso, você pode comprar elementos adicionais para o design original do produto.

Se você deseja montar uma cerca de metal para uma residência de verão de maneira econômica, recomendamos que você resolva o problema com suas próprias mãos. Os preços dos materiais oscilam na faixa de 45-400 rublos por 1 m².

Entre os fabricantes mais populares estão Grand Line, Barrera Grande, FinFold, UNIX, Nova e TPK Center Metallokrovli.

Instalação

Não é absolutamente difícil construir uma cerca de metal perto da casa. Ao realizar o trabalho de instalação, por exemplo, um produto de metal cottage de verão com suas próprias mãos, o processo pode ser dividido em 3 etapas:

  • a fase de cálculos e desenho de esquemas de esgrima;
  • compra de materiais;
  • instalação do produto.

Os cálculos são feitos na fase de projeto... Em uma folha de papel, esboçamos o desenho desejado. Determinamos o seu comprimento, o número de apoios e travessas. Determinamos o número de estacas depois de estabelecer a altura da cerca e o tamanho da etapa de instalação. Pela quantidade de material, determinamos o número de fixadores.

Cercas de metal são fixadas em suportes especiais, que são instalados de várias maneiras:

  • concretagem (o método mais confiável, especialmente para solos instáveis ​​e com altura de apoio superior a 1 m);
  • por cavaco (pedra triturada ou tijolo lascado) - produzido em solos mais densos;
  • cravação no solo (para solos pesados, os apoios são aprofundados no solo até 1 m);
  • opções combinadas.

Durante o processo de instalação, geralmente recomenda-se o uso de postes feitos de tubos perfilados 60x60 mm ou 60x40 mm, e para uma corda de arco - com uma seção de 40x20 mm... Essa cerca irá suportar totalmente as cargas climáticas da Rússia central. A inclinação dos postes costuma ser mantida em 2 m.

Existem duas maneiras de prender as tiras - com parafusos auto-roscantes e rebites, que são fixados em ambos os lados da faixa na barra transversal. Ou seja, com duas travessas, 4 fechos irão para uma estaca, se houver três, então 6 fechos.

Um parafuso auto-roscante localizado no meio da barra não será suficiente, uma vez que as estacas podem ser facilmente afastadas com as mãos e o grau de rigidez de tal fixação será claramente insatisfatório.

Ao escolher o tipo de fixador, levamos em consideração que os parafusos auto-roscantes são mais fáceis de instalar, mas também são mais fáceis e desparafusáveis. Instalação de rebites - processo mais demorado, mas também muito mais difícil de removê-los. Ao mesmo tempo, a cerca só pode ser desmontada por dentro do território, e a parte externa da cerca permanecerá protegida. Portanto, se o território vai ficar muito tempo sem vigilância, é melhor parar nos rebites. As faixas de vedação nas fronteiras entre os vizinhos podem ser facilmente fixadas com parafusos auto-roscantes.

Para instalar cercas com pilares feitos de tubos moldados em uma fundação de faixa, você precisará de certos equipamentos:

  • dispositivo de soldagem e equipamentos adicionais relacionados;
  • parafusos auto-roscantes especiais, melhor galvanizados (não galvanizados logo corroem);
  • pá;
  • tubos perfilados com seção transversal de 60x60 cm;
  • tubos para travessas (lags) - 20x40 mm;
  • roleta;
  • encanamento;
  • cofragem;
  • areia, cimento e brita;
  • misturador de construção;
  • corda;
  • Chave de fenda;
  • chaves de fenda.

É perfeitamente possível fazer todo o trabalho corretamente, mas é muito mais rápido e fácil trabalhar em conjunto.

No final da fase de preparação fazer marcação, realizada usando estacas e corda ou fita. As estacas devem ser colocadas no solo nos pontos de apoio e, em seguida, conectadas com um cordão. Fundações sob tais cercas, eles são instalados principalmente com fita, uma vez que são confiáveis ​​e resistem totalmente a estruturas maciças.

Necessidade de suportes de metal proteção anticorrosiva... Além disso, antes de instalá-los para beleza, deve ser pintado em um tom com as placas.

Tubos de seção transversal retangular são geralmente usados ​​como travessas, que são soldadas aos suportes. Muitas vezes, são vendidos em lojas com orifícios já feitos para as toras. Neste caso, os fixadores são feitos por meio de parafusos.

Para cercas de até 1,5 m de altura, duas travessas são suficientes. As opções mais altas requerem 3 barras transversais para permitir que a cerca resista às cargas do vento com mais facilidade. Os topos dos pilares e as bordas das travessas são cobertos por tampões especiais para que a água não entre nos canos.

Para fixar a cerca de estacas, recomendamos o uso de parafusos especiais para telhados com cabeça sextavada (8 mm) e uma arruela de borracha. Claro, eles se destacam um pouco contra o fundo das tiras, mas em grande parte eles salvam a cerca de estacas durante a torção final de danos pela cabeça do parafuso. Além disso, a arruela de borracha atua como uma arruela grover, protegendo o parafuso auto-roscante de se soltar automaticamente quando a cerca vibra sob a influência do vento.

Se você escolheu a opção "onda" como recheio, as placas de estacas deverão ser cortadas. É melhor realizar esta operação com tesouras metálicas (manuais ou elétricas), para isso também são utilizadas brocas especiais para trabalhar chapas de aço finas. Antes da operação, o local de corte deve ser tratado com um composto anticorrosivo resistente à umidade.

A tecnologia de produção de chapas metálicas para cercas prevê o seu corte por punção com punção especial. canivetes... Ao mesmo tempo, o enrolamento da camada de zinco ocorre ao mesmo tempo. Portanto, nenhuma proteção adicional é necessária.

Belos exemplos

Cerca inglesa (amostra), combinando todas as vantagens de uma cerca ideal: excelente estabilidade, instalação simples, espaço projetado.

Branco cerca ondulante.

Cerca de estacas de metal - simples, adequado para uma residência de verão.

Elemento cerca de piquete debaixo de uma árvore.

Cerca de estacas de metal retangular.

O vídeo a seguir descreve o processo de instalação de uma cerca de piquete.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário