Tipos e seleção de cerca de estacas de metal

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Cor e design
  4. Fabricantes
  5. Como escolher?

A cerca ao redor da área suburbana serve como uma função protetora e decorativa, e também fornece privacidade, se for muito alta e densa. Se antes as barreiras eram feitas de madeira, agora muitas pessoas preferem usar uma cerca de estacas de metal. É mais prático e durável, além disso, existem diferentes tipos de materiais - você pode escolher o que mais se adapta aos seus objetivos e orçamento.

Peculiaridades

A cerca de estacas é feita de chapa de aço. Uma cerca é construída ao redor do local com as tábuas acabadas. Para a montagem, eles também usam racks e trilhos transversais para proteger todos os elementos. Na aparência, a estrutura lembra uma cerca de madeira familiar.

A espessura da cerca de estacas de metal geralmente varia entre 0,4-1,5 mm, embora outros parâmetros sejam possíveis quando feitos sob medida. Para proteção contra ferrugem, os produtos são galvanizados ou revestidos com um revestimento especial. E também a estrutura da cerca pode ser pintada se você decidir mudar a cor.

Existem várias razões pelas quais você deve escolher uma cerca de piquete como sua cerca.

  • Durabilidade. A vida útil média é de cerca de 30 anos, mas com os devidos cuidados, a cerca durará mais. Alguns fabricantes oferecem uma garantia de até 50 anos.
  • Força. As tiras de metal são cobertas com um composto protetor, para que não tenham medo dos fatores climáticos. E também os produtos são resistentes ao estresse mecânico - isso é facilitado pelo endurecimento das nervuras.
  • Instalação simples. O próprio dono do terreno pode instalar a cerca, sem recorrer aos serviços dos trabalhadores. Além disso, não é necessário lançar a fundação para esta estrutura, o que também facilita a instalação.
  • Possibilidade de combinar. Pode ser combinado com chapa ondulada, tijolo ou madeira se desejar criar uma cerca original.

A cerca de piquete é despretensiosa na manutenção, não precisa ser constantemente coberta com equipamentos de proteção, não apodrece e não desbota ao sol. Em alguns anos, se você quiser renovar a cerca, poderá pintá-la de qualquer cor. O material é à prova de fogo, não queima e não contribui para a propagação do fogo. O transporte de produtos é bastante lucrativo - eles não ocupam muito espaço no corpo, então você pode trazer um lote grande para o local de uma vez.

O custo de uma cerca de estacas é maior do que o de um perfil de metal, mas a qualidade também é consistente. Além disso, os preços variam dependendo da espessura do material, método de processamento e outros parâmetros. Você pode, por exemplo, fazer uma cerca combinada para atender ao seu orçamento.

Os líderes de produção são Alemanha, Bélgica, Finlândia, portanto o material também é conhecido como euro shtaketnik. Não se trata de algum tipo de variedade separada, mas apenas uma das variantes do nome das mesmas tiras de metal.

Visualizações

As tiras do Euro shtaketnik podem diferir significativamente umas das outras em espessura, peso, dimensões e tipo de revestimento. Eles vêm em diferentes formas, o que permite criar soluções de design interessantes. O aço em bobinas é usado para a produção, mas as matérias-primas também têm suas próprias diferenças.

Por material

Uma tira de aço pode ser usada como peça bruta. Este é um rolo mais estreito do que os rolos padrão. É passado por um laminador para a obtenção das venezianas. Dependendo do número de rolos e da configuração do mecanismo, a cerca de estacas pode diferir em forma, número de reforços e, como consequência, resistência.

A segunda opção é fabricar a partir de um perfil de metal. Este é um método mais barato em que a chapa de aço é cortada em pedaços sem processamento em máquinas especiais. Usando este método, você pode fazer sua própria cerca de piquete, mas acabará sendo menos durável e com bordas afiadas. E também o trabalho é realizado com uma dobradeira manual de chapas, mas neste caso é difícil obter tiras com o mesmo perfil, o que afeta a estabilidade e as características estéticas da cerca de ferro.

As cercas de estacas também podem variar na qualidade do aço, dependendo de qual tipo foi usado para obter a peça de trabalho. Normalmente, as folhas laminadas a frio atuam como matérias-primas - são mais duráveis, mas o metal laminado a quente também é encontrado em produtos mais baratos. Independentemente do tipo de aço, as tiras precisam de processamento adicional para aumentar sua vida útil.

Por tipo de cobertura

Para proteção contra ferrugem e fatores climáticos, os produtos são galvanizados. Além disso, é aplicado um revestimento adicional, que é de dois tipos.

  • Polimérico. Melhor e mais confiável, dependendo do fabricante, o período de garantia varia de 10 a 20 anos. Se a tecnologia for observada, este revestimento protege contra corrosão, temperaturas extremas e estresse mecânico. Mesmo se a cerca estiver arranhada, o aço não enferruja.
  • Pó. A vida útil chega a 10 anos. Esta opção é mais acessível, mas se a tinta for aplicada diretamente no metal sem um revestimento anticorrosivo adicional, então, quando arranhões aparecerem, a cerca enferrujará. Parece impossível determinar se a tecnologia foi totalmente seguida, portanto, se possível, faz sentido pensar no revestimento polimérico para não duvidar da qualidade.

A cerca de estacas galvanizada pode ser pintada de uma ou duas faces. No primeiro caso, um solo protetor é aplicado no verso cinza. Você pode deixar como está ou pintar você mesmo usando um spray. Os fabricantes também oferecem opções interessantes para tingir a madeira, aplicando padrões e texturas.

Por tamanho e forma

A parte superior da prancha pode ser plana, semicircular ou ondulada. E também as bordas podem ser com ou sem enrolamento. A primeira opção é preferível, uma vez que seções não tratadas são uma fonte de ferimentos - elas podem ser cortadas ou presas pelas roupas durante a instalação.

A forma do perfil também é diferente.

  • Em forma de U Este é um perfil retangular longitudinal. O número de reforços pode ser diferente, mas é desejável que haja pelo menos 3 deles para resistência suficiente. É considerado o tipo mais comum.
  • Em forma de M. A forma com perfil longitudinal no centro, em corte, assemelha-se a dois trapézios conectados. É considerado o mais estável porque permite criar mais costelas. Além disso, essa cerca de estacas parece mais interessante do que uma em forma de U.
  • Em forma de C. Perfil semicircular, raramente encontrado devido ao método de fabricação mais complexo. A resistência das ripas é dada por ranhuras especiais, que desempenham o papel de reforçadores.

A altura das faixas pode variar de 0,5 a 3 metros. A largura é geralmente na faixa de 8-12 cm. A espessura média do metal é de 0,4 a 1,5 mm. As tábuas grossas serão mais fortes, mas mais pesadas, precisarão de um suporte estável, podem ter que preencher a fundação para evitar que a cerca desmorone. Os fabricantes costumam oferecer lâminas feitas sob medida com quaisquer dimensões, portanto, não haverá problemas para encontrar os materiais adequados.

Cor e design

As tecnologias modernas permitem dar ao produto acabado qualquer tonalidade. Alguns tons são especialmente populares.

  • Verde. Essa cor agrada aos olhos, e também combina com arbustos, árvores e outras vegetações, se houver no local.
  • Branco. Parece impressionante, especialmente se o estilo provençal ou campestre for escolhido para a decoração do território. No entanto, você terá que lavar a cerca regularmente, porque toda a sujeira é visível no branco.
  • Marrom. É considerado semelhante a madeira. Esta cor combina bem com outras tonalidades e também não se suja facilmente.
  • Cinza. Um tom versátil que se adapta a qualquer estilo de decoração. Freqüentemente, os proprietários deixam a parte de trás da cerca cinza se comprarem uma cerca de piquete unilateral.

Além do mais, você pode escolher uma cor que simula uma textura específica. Por exemplo, carvalho dourado, nogueira ou cereja. A aplicação de padrões ou desenhos é possível. Além disso, você pode alternar cores em um padrão xadrez, usar tons diferentes para projetar os suportes e as próprias pranchas.

O desenho da estrutura pode ser diferente dependendo do método de colocação e conexão das pranchas. Antes da instalação, você pode revisar os métodos de fixação e escolher a opção apropriada.

  • Vertical. A versão clássica com cerca de estacas, fácil de instalar e familiar para todos. A distância entre as réguas pode ser escolhida ao seu critério, ou você pode fixá-las próximas umas das outras, sem lacunas.
  • Horizontal. É menos comum que a vertical, pois requer mais tempo de instalação e aumenta o consumo de material. Se isso não for crítico, essa construção pode parecer bastante interessante.
  • Xadrez. As pranchas são montadas verticalmente em duas filas de modo que se sobreponham e não deixem lacunas. Essa é uma opção para quem deseja disponibilizar uma área privativa em seu site. Nesse caso, o material será necessário o dobro.

Você pode abordar criativamente o desenho da parte superior e fazer uma escada, onda, arco ou espinha, alternando pranchas de diferentes alturas para que tenham a forma desejada.

Fabricantes

A cerca de estacas de metal está em alta, por isso existem muitas empresas que produzem esses produtos. Existem várias marcas populares que conquistaram uma boa reputação entre os clientes.

  • Grand Line. Produz telhas metálicas, papelão ondulado, cercas de estacas, tapume e também fabrica outros tipos de materiais de construção. A empresa atua não só na Rússia, mas também no mercado europeu. O catálogo contém faixas em forma de U, M e C com diferentes dimensões.
  • "Eugene ST". Produz uma cerca de estacas com sua própria marca Barrera. É feito de aço com espessura de 0,5 mm. Os produtos são revestidos com uma composição protetora à base de zinco, silício e alumínio. O topo pode ser cortado em ângulo reto ou em forma semicircular. A largura dos painéis é de 80 a 128 mm.
  • TPK Metallokrovli Center. A empresa é especializada em vários materiais de construção, incluindo uma cerca de estacas. O aço de 0,5 mm é usado como base, matéria-prima de fábricas líderes - Severstal, NLMK, MMK. Pranchas acabadas têm bordas emendadas, cada produto é embalado em uma folha separada no momento da entrega. O fabricante dá uma garantia de até 50 anos.
  • Kronex. Associação de produção da Bielo-Rússia com uma rede de escritórios nos países da CEI. Há mais de 15 anos produzindo materiais de construção sob sua própria marca. Entre os produtos estão uma linha de orçamento, além de uma cerca de piquete de alta resistência com grande número de reforços.
  • Planta de materiais para telhados de Ural. A empresa é especializada na produção de sistemas de fachada, papelão ondulado, telhas de metal e materiais de construção relacionados, em operação desde 2002. A cerca de piquete também está disponível no sortimento, você pode encomendar qualquer forma e tamanho das tábuas, escolher uma cor em um ou dois lados, madeira ou outra textura.

Como escolher?

Em primeiro lugar, você precisa calcular a quantidade de material para saber exatamente quanto pedir. Depende do tipo de construção escolhido - por exemplo, se decidir montar as faixas em duas filas, escalonadas, então o consumo aumentará. Portanto, o design deve ser pensado com antecedência.

E também decida a altura. Deve-se ter em mente que o Código de Planejamento Urbano da Federação Russa proíbe sombrear a área dos vizinhos de acordo com SNIP 30/02/97.

Esta disposição permite o uso de uma cerca de estacas com até um metro e meio de altura. Se você quiser colocar uma cerca mais impressionante, vale a pena negociar com os vizinhos com antecedência e obter seu consentimento por escrito para que não haja reclamações no futuro.

A cerca pode ser sólida ou com vãos. A primeira opção é escolhida por quem valoriza a privacidade. Se você não quiser que vizinhos e transeuntes apareçam em você, essa cerca resolverá o problema, mas o consumo de material será maior. O design com vãos permite que a luz do sol e o ar penetrem, para que você possa plantar flores, arbustos ou quebrar canteiros em todo o perímetro. Jardineiros e jardineiros vão gostar desta opção, também será possível economizar dinheiro, pois menos cerca de estacas é necessária.

É aconselhável poder ir à base ou ao armazém e ver o lote de mercadorias ao vivo. O fato é que durante a inspeção, surpresas desagradáveis ​​podem ser encontradas - tiras, cujas bordas podem ser facilmente dobradas até mesmo com os dedos, bem como um descompasso na espessura do metal com os parâmetros declarados. Ao mesmo tempo, o mesmo fabricante pode ter outros lotes sem qualquer reclamação. Tudo isso porque a qualidade das matérias-primas nem sempre é estável, principalmente empresas pouco conhecidas que buscam economizar na produção. As grandes empresas tendem a impor a conformidade com a tecnologia.

Preste atenção nas bordas das tábuas. É melhor escolher uma cerca de estacas rolante. Este processamento tem várias vantagens:

  • a cerca fica mais rígida e mais forte, sua resistência às influências físicas aumenta;
  • o risco de ferimentos é reduzido - durante a instalação, você pode se cortar em arestas vivas, mas isso não acontecerá com as laminadas;
  • a cerca no local parecerá mais esteticamente agradável.

Claro que a laminação aumenta o custo total da estrutura, pois é um processo bastante trabalhoso e complexo. Mas o preço se justifica, porque uma cerca de piquete de alta qualidade irá atendê-lo por várias décadas.

A espessura dos perfis é um dos parâmetros principais. Os fabricantes são obrigados a indicá-lo, embora na prática nem sempre isso aconteça, por isso não hesite em obter as informações necessárias junto do vendedor. Indicadores de 0,4-0,5 mm são considerados ótimos. Algumas empresas oferecem lâminas de até 1,5 mm, elas serão mais resistentes e estáveis, mas lembre-se que o peso total da estrutura aumentará e será necessário um suporte adicional.

A forma do perfil não é tão importante, as tiras padrão em forma de U fazem um excelente trabalho se a instalação for feita corretamente. Mas o número de reforços deve ser levado em consideração - eles determinam a resistência da estrutura. Você deve ter pelo menos 3 peças, e melhor - de 6 a 12. E também as tiras em forma de M são consideradas mais estáveis, então se a confiabilidade máxima é importante para você, preste atenção a esta forma.

Quanto ao esquema de cores, concentre-se em suas próprias preferências e no design de seu site. Você pode usar tons do mesmo espectro para decoração, combinando tons mais claros e mais escuros, ou fazer uma cerca brilhante que se tornará um sotaque interessante.

Muitas empresas oferecem cercas de piquete prontas para usar. Esta é uma boa opção se você não tem experiência em construção ou não quer perder tempo. Nesse caso, os trabalhadores farão a instalação no local e você receberá uma cerca pronta. E você também pode fazer a instalação. Isso não requer um grande número de ferramentas e você pode até mesmo lidar com a tarefa em uma pessoa.

Se quiser economizar dinheiro, você pode comprar um perfil de metal de espessura adequada e cortar tiras dele para uma cerca de estacas. Isso deve ser feito com uma tesoura especial para metal, mas não com um amolador, pois queima a camada protetora. O problema é que é muito difícil fazer uma borda uniforme com a mão; você também terá que processar adicionalmente os cortes para protegê-los da ferrugem.Como resultado, o trabalho levará muito tempo - talvez seja mais conveniente comprar uma cerca de piquete pronta.

Para uma pequena visão geral dos tipos e qualidade da cerca de piquete, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário