Restauração e reparo de folheado
O que torna os móveis antigos visualmente? Com o tempo, você pode ver que a camada superior de sua mesa soviética favorita se afastou da superfície principal, amassados e lascas apareceram, a tinta desbotou, o verniz rachou. Uma superfície de mesa completamente descascada ou áreas inchadas indicarão claramente que o móvel precisa ser substituído por um novo. Ao mesmo tempo, a situação é diferente para todos - nem todos podem pagar para comprar um novo conjunto, talvez este produto seja caro como uma lembrança, ou é apenas uma pena jogar fora algo que serviu por muitos anos. Os hábitos de conforto também podem desempenhar um grande papel.
É possível reparar a superfície sem substituir a madeira? Acontece que é perfeitamente possível fazer isso. Portanto, considere as opções de revestimento em casa.
Como substituir?
Primeiramente é necessário retirar a camada que se desprendeu, os desníveis deverão ser recobertos com uma massa própria para madeira (madeira maciça, aglomerado e superfícies de MDF), lixar e desengordurar a superfície, deixar secar.
O trabalho preparatório antes da estratificação deve ser feito de forma clara para não prejudicar o resultado.
Se você precisar folhear a borda da mobília, pode sobreviver com uma opção mais simples - comprar uma borda de melamina. Isso facilitará muito a tarefa de acabamento. Para colar a borda estreita do folheado à borda da superfície, primeiro você precisará aplicar e secar várias camadas de adesivo para garantir a adesão máxima.
Mas estamos considerando essas opções quando a área da superfície danificada é bastante extensa. Na verdade, ao colar grandes superfícies, você terá que fazer mais esforço. Depois de preparar a madeira, você precisará fazer medições, adquirir materiais.
Para restauração, precisamos:
- folheado;
- composição adesiva (o PVA é adequado para colagem térmica) na ausência de uma base adesiva sob o filme;
- cola térmica de ferro (você pode usar um martelo de lapidação, se tiver);
- escova e rolo;
- lixa;
- faca de madeira compensada (ou serra elétrica);
- pequeno bloco.
Para colagem em cartão, a superfície deve ser preparada inicialmente - o que é fácil de fazer aplicando o primer com a mesma cola.
A cola PVA pode ser usada para colar. Pode ser qualquer cola de madeira - suas composições são bastante semelhantes. A cola à base de borracha também dará bons resultados. Compostos de epóxi e poliuretano também podem colar o verniz. A resina de ureia também é adequada.
O folheado é geralmente vendido em rolo, por isso deve ser achatado primeiro. Para fazer isso, o material deve ser ligeiramente borrifado com água de um pulverizador ou ensopado com uma esponja úmida e, em seguida, pressionado adicionalmente com uma folha de drywall - isso irá acelerar o processo de alisamento.
O corte do folheado deve ser feito com uma margem de 3-5 cm ao redor do perímetro - isso ajudará a evitar cortes vazios nas bordas ao colar obliquamente. Uma faca de madeira compensada fará o trabalho perfeitamente. No produto acabado, o excesso também é cortado e o corte levemente esfolado.
O uso de tesouras não é recomendado - provavelmente, isso causará rachaduras na tela.
Existem várias maneiras de colar verniz:
- método de contato frio;
- colagem a quente;
- colagem por prensagem sem aquecimento.
Com o método a quente, o processo de colagem de superfícies ocorre no momento do aquecimento da cola, usualmente se usa um ferro para isso em casa.Uma vez que a superfície da camada de madeira vai aquecer, é conveniente usar um bloco de madeira para esfregar o folheado contra a madeira e "soprar o ar" pela borda, para não queimar as mãos.
A camada folheada é recoberta com cola, também será necessário molhar a superfície da madeira e, em seguida, secar cada uma.
A aplicação do folheado deve ser feita com cuidado, verificando as bordas para evitar vazios. Ao fazer isso, pressione levemente a camada de verniz para evitar bolhas de ar entre as superfícies.
Se houver, será necessário retirá-los imediatamente, para isso é melhor usar uma barra e não as palmas das mãos.
Depois de aplicar e remover vazios de ar, eles começam a passar a ferro a superfície com um ferro. É melhor separar o ferro da superfície folheada com uma folha de papel branco limpo ou um pano de algodão fino e limpo. Os movimentos devem ser claros, rápidos e com o uso da força. Não vale a pena aquecer a superfície com um ferro por muito tempo, para não estragar a cola. O aquecimento com ferro deve ser feito do centro até as bordas.
Depois de passar o verniz com um ferro, deixe a superfície esfriar. Ao esfriar, você pode cobrir ou pressionar para baixo a superfície a ser folheada com um peso plano e uniforme.
O método de contato a frio requer mais habilidade - é mais difícil para um iniciante do que a colagem a quente.
O adesivo de contato seca rapidamente, o que significa que levará muito menos tempo para corrigir as irregularidades. A cola também é aplicada em duas superfícies. Após a aplicação da cola, as superfícies devem ser secas. Ao colar grandes áreas, uma barreira entre as superfícies de trabalho pode ser usada para evitar a adesão prematura. Use palitos de plástico ou grossos.
Inicialmente, será necessário fixar uma das bordas das superfícies a serem coladas, esfregar uma na outra com uma barra, só então mover gradativamente a barreira, adicionando uma nova área para colagem. Nesse caso, a suavização ocorre sem uma barra do centro para as bordas. Depois de unir as superfícies umas às outras, o processo de fricção começa em toda a superfície. Se ao mesmo tempo a colagem vai com as juntas, então é com elas que se deve começar. Este método não é recomendado para grandes superfícies.
O método de prensagem de cola fria requer grampos de fixação ou grampos fortes em toda a superfície, que são removidos quando a cola seca.
Reparação de folheado
Às vezes acontece que a borda de uma mesa folheada que já serve há muito tempo fica inchada, sai um pedacinho de folheada e essa parte precisa ser atualizada ou arranhões precisam ser removidos. Como esse defeito pode ser reparado?
A restauração é simples - faça você mesmo. A parte destacada pode ser colada. Neste caso, não há necessidade de reparar o verniz de toda a porta do armário ou superfície da mesa. Você pode restaurar uma área separada. Este local precisa ser vedado - a superfície é simplesmente untada com cola e esfregada com um pano limpo e macio.
Se a superfície contiver acessórios para móveis, ela deve ser inicialmente removida da superfície a ser restaurada e a superfície deve ser lixada.
Quando uma grande área de folheado é removida, o processo de reparo ocorre na mesma ordem, mas no futuro será complementado com tingimento e envernizamento.
Recomendações
Antes de iniciar o trabalho, é melhor cobrir o carpete ou carpete com papel alumínio, se houver.
Apenas cola nova é necessária para esse propósito; você não deve comprar uma cuja vida útil acabe em alguns meses.
O lixamento começa com uma lixa grossa e termina com "zero".
Ao colar superfícies ornamentadas, é melhor usar não PVA, mas cola para madeira. Para tanto, você pode usar os produtos da Kleiberit ou Duditerm, e essa já será uma abordagem mais profissional e cara. E também os adesivos Contact Kraft e Kraft Transparent irão perfeitamente lidar com essa tarefa.
Em tais adesivos, eles geralmente escrevem as condições que são mais adequadas para este modelo - se é a umidade do ar ou a presença de água corrente na superfície, temperatura ambiente e muito mais.
Ao colar cantos e bordas, será conveniente usar um ferro de solda.
Não aqueça o ferro, pois isso fará com que a cola grude - é melhor usar uma temperatura média. Você também não deve vaporizar o verniz.
Após a conclusão do aquecimento, você pode bater na superfície - um som de toque emitirá os locais que precisam ser passados a ferro adicionalmente.
Ao colar a quente, o verniz não deve secar muito rapidamente, isso ajustará levemente o processo. Para evitar que a cola seque muito rapidamente, será necessário umedecer levemente o verniz com água.
Se, durante a colagem a quente, aparecerem bolhas de ar que não podem ser liberadas, pode-se fazer uma pequena incisão ou punção na superfície.
E mais algumas dicas de especialistas.
- Para colagem a quente, uma cola espessa é necessária, enquanto para outros métodos, uma mais líquida é adequada.
- Se houver marcas de queimadura, elas podem ser removidas com uma faca afiada.
- O esmerilhamento de uma nova superfície é necessário de acordo com a localização das fibras de madeira.
- Após a secagem, será necessário aplicar uma camada de verniz ou cobrir a superfície com um filme especial. Isso ajudará a prevenir a absorção de umidade.
- A cor do folheado em si pode diferir na tonalidade, mas na maioria das vezes as “espécies de madeira” devem ser as mesmas.
- O processo de corte da própria folha com uma faca deve ocorrer nas próprias fibras. Essa abordagem minimiza a possibilidade de danos à folha.
- A fita gomada ajudará a fixar o verniz nas juntas antes de colar.
- Após a colagem e secagem completa, pode-se pintar o folheado na cor desejada. Para fazer isso, use qualquer tinta na madeira.
Todas essas técnicas são adequadas para restaurar seus móveis favoritos com protuberâncias, lascas e rachaduras em casa sem investimentos caros e transporte para especialistas. A restauração pode ser feita em casa com a ajuda das ferramentas disponíveis.
O principal é comparar corretamente o grau de avaria e os materiais necessários, para decidir sobre a escolha do próprio método de acordo com as competências existentes em construção e reparação.
Para obter informações sobre como reparar o verniz, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.