Reparação e restauração de portas folheadas
Com o tempo, até mesmo portas luxuosas perdem sua aparência original: o revestimento descasca, aparecem microfissuras, áreas com madeira lascada e semelhantes. No entanto, tal destruição da folha da porta não é motivo para substituir a estrutura antiga por uma nova: essa porta ainda pode ser reparada. Deve-se notar que é possível restaurar qualquer tela com as próprias mãos, e as portas folheadas não são exceção. Restauração de produtos folheados é uma verdadeira arte, portanto, você não deve ser imprudente sobre este evento. O mais importante é lembrar que um descuido só piorará o problema.
Ferramentas e materiais
Para reparar ou restaurar uma porta velha, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:
- chave de fenda universal ou chave de fenda - para remover e montar a folha da porta na abertura, para instalar e ajustar puxadores e toldos;
- espátula de construção, faca de escritório - para limpar a superfície do revestimento antigo (verniz, tinta);
- Serrote ou quebra-cabeças - para o corte de aberturas na folha da porta, se o trabalho envolver a inserção de vidro ou chapa de compensado;
- ferro;
- Cola PVA;
- lápis;
- tinta em dispersão aquosa à base de poliacrilato;
- cera;
- lixa (ou melhor moedor) - para processar bordas e superfícies;
- escovas (planas), rolos (veludo, com uma pequena penugem ou espuma de borracha), esponjas, trapos - para impregnação e tingimento;
- papel de parede pregos, parafusos;
- ripas e contas de vidro em madeira - caso seja necessário fixar contraplacado ou pastilhas de vidro na folha da porta.
O material para o trabalho de restauração é selecionado individualmente para uma situação específica.
Problemas e sua eliminação
Antes de proceder ao restauro de uma entrada ou porta interior revestida com folheado obtido de vários tipos de madeira: carvalho, bétula, bordo, cereja, faia, nogueira, wengué e assim por diante, é necessário examiná-la cuidadosamente e verificar todos os defeitos . Já que a tecnologia de reparo, as ferramentas e os materiais necessários dependem de seu tipo. Nesse sentido, ao examinar uma caixa ou tela, eles observam riscos, inchaços, rachaduras e o nível de depreciação do revestimento.
Danos graves precisarão ser reparados com uma tinta especial para verniz. É mais cómodo reparar a folha da porta depois de a desmontar dos telheiros. Danos não muito graves podem ser removidos sem remover a porta.
Material protuberante
O inchaço das portas folheadas ocorre porque as folhas do material de revestimento foram coladas de forma insatisfatória e analfabeta.
Além disso, isso pode acontecer quando a estrutura é utilizada em condições de alta umidade, a folha da porta foi lavada com um pano muito úmido, como resultado de uma “inundação” no apartamento, o folheado se desprendeu e inchou.
Existem 2 maneiras produtivas de remover essa falha.
- Passar roupa. Antes de iniciar a restauração de uma porta folheada desta forma, é necessário umedecer um pedaço de material, espremê-lo bem e colocá-lo sobre a área inchada por cerca de 10-15 minutos. A umidade tornará a camada de verniz mais flexível. Depois disso, o ferro deve ser aquecido, mas não muito (temperatura mínima ou média). Resta passar a ferro a tela inchada.
- Colagem... Quando o primeiro método não ajudou, você precisará colar a camada de revestimento. Para consertar uma porta folheada usando um método semelhante, você precisa de cola PVA e uma seringa médica comum, através da qual é mais fácil injetar uma composição adesiva sob o revestimento. Depois que a quantidade necessária de adesivo é introduzida sob a camada de verniz, é necessário pressionar bem o revestimento e passá-lo por cima com um pano seco para que o adesivo seja igualmente disperso. A área a ser colada deve ser pressionada com uma carga pelo menos por várias horas e, de preferência, durante toda a noite ou dia. Além disso, as bolhas são eliminadas nas extremidades do produto. Posteriormente, a porta pode ser montada no lugar.
As folhas folheadas não são muito grossas, porque colado com cola PVA sem problemas.
É adequado para restaurar revestimentos naturais e não naturais.
Quando o folheado começa a inchar e descascar nas áreas onde as folhas são unidas, deve ser fixado imediatamente com um ferro ou um adesivo, caso contrário a “bolha” ficará posteriormente ainda maior.
Pequenos defeitos
Se você notar pequenos danos em sua própria porta, você realmente não deve ficar chateado. A restauração de folheados com defeitos menores como arranhões e lascas é realizada usando esses métodos.
Para aplicar uma camada especial de revestimento de cera pequenos danos devem ser limpos. Trabalhar apenas com ferramentas e materiais é necessário com extremo cuidado. No processo de eliminação de pequenas rachaduras e abrasões, podem ocorrer danos à tela. Acontece que os proprietários são excessivamente diligentes no uso de lixa e a superfície envernizada fica inacessível.
Depois disso, limpe completamente a porta de sujeira e poeira. Cada secção de toda a folha da porta deve ser totalmente desengordurada. Isso permitirá que a cera seja aplicada no nível adequado e durará muito tempo. É necessário aquecer a cera e consertar cuidadosamente os arranhões com ela.
E quando tudo for feito corretamente, o resultado final será incrível. Os danos irão desaparecer sem deixar vestígios.
Um bastão de cera de enchimento também é adequado para regeneração de superfície. Será possível atualizar portas folheadas com um lápis especializado apenas se você usar muito pouco material. Você precisa pegar um pedacinho de cera e amassar um pouco. Com o aquecimento, ele adquire a textura necessária e você pode forçá-lo a ser absorvido pela superfície do revestimento esfregando. Retire o excesso com um pano.
Em uma nota! Se o restauro da porta folheada foi feito com cera (não importa, com lápis ou com líquido), esta superfície não pode ser pintada nem envernizada.
Como a cera mais cedo ou mais tarde começa a se esfarelar, o produto fica com uma aparência nojenta.
Dano serio
O restauro de portas folheadas, na presença de aparas fortes, furos e zonas quebradas, envolve uma intervenção mais ampla e por vezes necessária a substituição total do revestimento. Para não fazer uma substituição completa da tampa da folha da porta, você pode fazer um remendo de um material de cor semelhante. Para restaurar portas com amassados fortes, as seguintes medidas devem ser tomadas.
- Meça a área defeituosa... Marque-o com um retângulo regular. Registre as informações recebidas.
- Corte o revestimento da folha da porta, limpe a base e trate-a com um composto especial. Preencha a ranhura com massa para madeira, lixe e imprima a superfície.
- Alinhe o remendo com o orifício... Após um ajuste preciso, espalhe os dois componentes com adesivo e conecte com precisão. Preencha as rachaduras com cola extrudada e remova o excesso.
- Irregularidades nas bordas devem ser alisadas com lixa de grão fino.... Para evitar vestígios visíveis de processamento, é necessário cobrir as bordas com uma tinta em dispersão aquosa à base de poliacrilato. Segure alguns centímetros de 2 lados das juntas para que a camada de verniz fique absolutamente uniforme.
Trabalhos finais
Uma porta folheada auto-restaurada é freqüentemente coberta com uma solução de álcool a 10-20% de goma-laca para adicionar brilho ou verniz incolor. Não há diferença significativa entre esses fundos. Além disso, apenas um especialista experiente é capaz de estabelecer corretamente qual revestimento foi tratado com verniz preparado a partir de goma laca e qual era incolor.
No entanto, às vezes os artesãos domésticos decidem pintar a folha da porta. Antes de atualizar o produto desta forma, elimine todos os danos em sua superfície.
Em seguida, a tela é submetida a um processamento com uma impregnação especializada e somente após o término dessas medidas é que é pintada. Para que a tinta fique uniformemente depositada e não deixe manchas, é aconselhável colocar a tela deitada.
Para a pintura de portas folheadas, as seguintes tintas podem ser praticadas:
- esmaltes GF (tintas glifais);
- à base de poliuretano;
- dispersivo em água.
O esmalte NTs-132 (nitro-tinta é um nome popular) não é usado para tais trabalhos: graças a ele, a superfície coberta com verniz pode ficar coberta de manchas terríveis. Depois de esperar que a tinta seque completamente (em regra demora de um a dois dias), a folha da porta é colocada nos toldos. Recomenda-se também reconstruir a caixa, caso contrário irá desfigurar o aspecto da estrutura.
Dicas de cuidados
Para que uma folha de porta forrada a verniz tenha a maior durabilidade possível e tenha o aspecto de nova, deve ser devidamente cuidada. É proibido limpar o folheado com materiais abrasivos, caso contrário, ficarão pequenos riscos no revestimento, que perderá rapidamente o brilho. É indesejável instalar portas, fachadas a folheado, de forma que a luz solar direta esteja sempre incidindo sobre elas. A partir disso, o revestimento começará a desbotar, você terá que atualizar as portas folheadas com bastante frequência: aplique verniz ou tinta.
É permitido limpar o verniz com um pano úmido, apenas deve ser torcido com cuidado. Lavando no sentido literal da palavra com água, é proibido o uso da estrutura em níveis elevados de umidade. Você também precisa ter cuidado ao lavar o chão, pois a parte inferior da moldura da porta e do caixilho sofrerá com isso.
De vez em quando, para dar brilho, vale a pena polir cuidadosamente a estrutura (por exemplo, com um polidor) sobre uma base de cera. Ele repele a poeira e esconde pequenos danos.
Com os devidos cuidados, as portas folheadas servirão por mais de uma dúzia de anos. Somente neste caso, eles não podem se proteger de pequenos arranhões e defeitos. Portanto, é necessário ter uma noção de como reconstruir uma porta folheada com as próprias mãos. Isso pode ser feito simplesmente por meio dos materiais disponíveis e ferramentas básicas.
Para a restauração de portas folheadas, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.