Painéis folheados no interior
Painéis folheados são um material de acabamento acessível que pode embelezar qualquer design de interiores. Eles parecem sólidos e elegantes, rápidos e fáceis de instalar, resistentes a influências externas. Tendo em consideração as inúmeras vantagens destes produtos modernos e o seu preço acessível, podemos afirmar que esta é uma das melhores soluções na escolha de acabamentos, tanto a nível de design como de funcionamento.
Descrição
O folheado é um corte de folha de madeira com uma espessura mínima... Além disso, o material possui propriedades da madeira natural como estrutura e um belo padrão natural. Este é um acabamento muito procurado para tectos e paredes e, graças à variedade de tipos, existe uma escolha dos mais variados estilos para a decoração de uma sala.
O revestimento folheado ajuda a tornar o interior extraordinário, embora ao preço seja um material acessível. O custo dos painéis também se deve ao fato de serem utilizados como base placas de aglomerado, placas de gesso ou placas de MDF.
Os painéis folheados também têm outras vantagens:
- características de alta economia de calor e à prova de som;
- resistência à alta umidade;
- possibilidade de reparação em caso de avaria - o produto pode ser simplesmente substituído;
- limpeza fácil da sujeira - você pode removê-los com um pano úmido e um detergente simples, sem recorrer a produtos químicos domésticos agressivos;
- instalação rápida e fácil, embora o alinhamento perfeito das paredes não seja necessário;
- variedade de cores e texturas;
- aparência atraente e apresentável;
- em comparação com o material de madeira maciça, os painéis folheados são mais leves, o que facilita o processo de instalação;
- os painéis são perfeitos não apenas para as superfícies principais - teto e paredes, mas também para decorar pisos, móveis e criar ornamentos decorativos.
Painéis folheados podem ser usados com sucesso para decorar hall, sala de estar, escritório - e esta é também uma vantagem indiscutível sobre outros materiais de acabamento. Os tamanhos dos painéis são diferentes, o que permite utilizá-los como revestimento ou elementos de design, e diferentes texturas permitem que sejam combinados no mesmo interior.
Se desejar, os painéis podem ser instalados sozinhos, pois o processo de instalação não é complicado. Por exemplo, se a parede ou o teto estiverem bem alinhados, os painéis podem ser simplesmente colados neles.
As desvantagens incluem a necessidade de cuidado adequado e aplicação de verniz protetor em produtos revestidos com madeiras macias baratas.
O que eles são?
Para a fabricação do material, são utilizados tipos de madeira comuns e valiosos, como bétula, amieiro, carvalho, mas também pode ser uma imitação da madeira verdadeira.
As propriedades do folheado natural são semelhantes às das matérias-primas naturais; o material não requer processamento adicional. Em contraste, um folheado substituto (linha fina) é feito com base em madeira barata, colando várias camadas, pressionando e conferindo uma certa textura, cor e ornamento. Isso permite criar painéis de excepcional beleza e originalidade, embora sua aparência às vezes esteja longe de ser natural.
Os produtos folheados, como também são chamados os painéis folheados, adaptam-se a diferentes substratos, mas, via de regra, são painéis à base de madeira, cuja matéria-prima para o fabrico são os resíduos das empresas madeireiras.
Os materiais de base mais comuns para folhas folheadas são MDF e aglomerado.
- MDF - material de fibra de madeira, especialmente durável devido à sua alta densidade. Esses painéis são resistentes à umidade, seguros para a saúde humana e duráveis de usar.
- A base do painel pode ser aglomerado. Esse tipo de material parece bonito e tem preço baixo, mas é menos resistente à umidade e requer cuidados mais cuidadosos - pode rachar se não secar bem.
Painéis decorativos 3D folheados feitos com tecnologias modernas são muito populares. Basicamente, trata-se de painéis de parede em MDF, adicionalmente protegidos com um revestimento especial. O filme de polímero em sua superfície é resistente a temperaturas extremas e umidade, mas também tal pele é virtualmente insensível a tensões mecânicas e deformação.
Os painéis volumétricos são o produto mais procurado, o que implica elevada qualidade e design elegante. Quando viradas para paredes, podem ser pintadas, dando a textura desejada, coladas com papel alumínio, envernizadas de várias maneiras, ou estruturadas o folheado por colagem.
Graças ao conteúdo de componentes orgânicos naturais, os painéis folheados em relevo permitem que as paredes respirem, e o método de junção com tiras decorativas (materiais rústicos) ajuda a tornar as juntas invisíveis.
No entanto, este produto também tem suas desvantagens: Os painéis 3D requerem manutenção cuidadosa, acumulam poeira e estão sujeitos a agressivas influências ambientais. E também é indesejável obter luz solar sobre eles. Além disso, são mais caros do que o revestimento convencional.
By the way, tal acabamento pode ser baseado não só em placas de madeira, mas também na base de drywall. Os materiais de linha fina têm baixa inflamabilidade e resistência à umidade.
Apesar de não possuírem elementos característicos da madeira natural, como buracos de minhoca e nós, reproduzem perfeitamente quaisquer padrões naturais de diferentes tipos de árvores.
Muitas vezes você pode encontrar produtos folheados com uma base de PVC. Suas principais vantagens são leveza, plasticidade, qualquer combinação de tonalidades, durabilidade, sem contar derretimento com forte superaquecimento.
Onde eles são usados?
Painéis folheados são a escolha tradicional dos designers. Eles são muito procurados para a decoração de instalações públicas e residenciais.
Este acabamento possui uma ampla gama de aplicações:
- os painéis são usados para tetos e paredes com uma transição suave do padrão;
- para criar partições entre diferentes áreas funcionais;
- em uma casa de madeira, o revestimento servirá para decorar com eficácia a área ao redor da lareira;
- o material de acabamento pode ser usado para emoldurar as colunas;
- MDF, folheados a faia e carvalho, são utilizados para decorar fachadas de móveis, cômodas e guarda-roupas, portas de interior e demais artigos de interior;
- devido à não exposição à umidade, os painéis podem ser ladrilhados no banheiro;
- na sala ou no corredor, a decoração ficará apresentável, indicando agradavelmente o alto status do proprietário.
Os painéis, folheados a finas lâminas de madeira, são perfeitos para realçar locais especiais da casa, podendo ser utilizados em qualquer lugar. Além disso, os produtos de parede e teto não são apenas decoração - seu uso permite proteger o ambiente de ruídos estranhos e isolá-lo significativamente.
Lindos exemplos no interior
Um material versátil com uma textura folheada natural será adequado em qualquer interior.
- Quarto em cores suaves com a utilização combinada de painéis de parede, teto e piso de diferentes texturas. O tom suave e nobre das superfícies folheadas combina perfeitamente com o preto, branco e quaisquer tons de cinza usados em estofados de móveis. Plantas de casa servirão como um ótimo complemento.
- O material é adequado para decorar a superfície de uma parede na área onde a TV está localizada. Neste caso, é importante escolher a iluminação certa, complementando o interior da sala com peças de mobiliário com revestimento em madeira semelhante.
- Painéis folheados criarão uma atmosfera aconchegante em sala de estar, especialmente se forem usados para decorar a área da lareira. Vários detalhes decorativos em estilo ecológico irão completar o look.
- Painéis de ripas leves ajudarão a fazer um pequeno cozinha... Um acabamento semelhante também é apropriado para o corredor e banheiro. Tons claros combinam bem com móveis de madeira escura e azulejos pastéis.
O amor dos designers por este material, é claro, com uma superfície acabada de alta qualidade, é fácil de explicar.
O painel folheado é mais durável e tem um aspecto muito melhor do que a madeira natural, pelo facto de não apresentar as imperfeições típicas da madeira verdadeira.
Veja abaixo a aparência dos painéis folheados na análise de um apartamento de três quartos.
O comentário foi enviado com sucesso.