Características do verniz natural
Os consumidores modernos muitas vezes desejam decorar seus interiores com móveis, portas e outros utensílios domésticos feitos de madeira natural. Como as matérias-primas naturais são bastante caras e também possuem grande massa, o acabamento costuma ser feito com folheado.
O que é isso?
É considerado um equívoco profundo que o folheado seja um tipo de material de acabamento artificial. O folheado natural é uma folha de madeira decorada que foi cortada da madeira maciça e manteve o padrão da raça. É realizado na forma de chapas com espessura de até 1 a 2 cm, este material de acabamento é produzido utilizando tecnologias especiais e modernas.
A principal diferença entre o folheado natural e o folheado restaurado é a textura pronunciada do padrão de madeira. Além disso, o material natural pode ser reconhecido por sensações táteis. O filme de PVC geralmente lembra a todos o plástico usual.
Este tipo de revestimento é realizado na forma seca e lixada com uma camada protetora já aplicada.
Vantagens e desvantagens
O folheado de madeira natural tem muitas características vantajosas que o tornam uma escolha frequente para os consumidores. Este revestimento raramente se deteriora devido à influência de fatores ambientais negativos, não é propenso a rachaduras. As vantagens de um material com textura contínua são:
- lucratividade;
- aparência atraente e estética;
- segurança ambiental (o folheado contém cerca de 75% de madeira natural, pelo que pode ser utilizado com segurança na decoração de interiores de qualquer uma das divisões, em particular do viveiro);
- uma ampla gama de tons;
- alta resistência e confiabilidade;
- longa vida útil.
Se o verniz foi usado por muito tempo, ele pode ser restaurado. Móveis e estruturas de portas com acabamento com este revestimento são mais baratos, mas ao mesmo tempo caracterizam-se por uma praticidade especial. Este tipo de revestimento praticamente não tem inconvenientes. As desvantagens do material podem ser consideradas que podem se deteriorar sob a influência da umidade.
Além disso, os especialistas dizem que o verniz natural é propenso a arranhões, por isso deve ser protegido de animais.
Variedades
Vários tipos de madeira podem ser usados para fazer folheados de diferentes texturas. Após o processo de fabricação, o fabricante recebe as folhas branca, cremosa, marrom-clara, chocolate, dourada, caramelo, roxa e rosa choque.
Dependendo da tecnologia que o fabricante usa, as variedades de verniz natural se destacam.
- Descascado. Os produtos em folha são vendidos na forma de um material fino com espessura não superior a 5 mm. O folheado barato é feito de bétula, álamo tremedor e espécies de amieiro. Uma folha de faia é muito procurada, frequentemente usada durante a fabricação de materiais combinados.
- O visual aplainado é produzido com até 1 cm de espessura. É obtido processando o material preparado com facas. As placas folheadas podem ter diferentes texturas e padrões. Neste caso, a produção está ativamente usando cedro, abeto, faia, carpa.
- O material serrado é um dos mais caros. Sua fabricação se dá por meio de serras especiais. Durante o processo, apenas coníferas são usadas. A espessura da folha serrada é de 5 a 12 mm.Além do fato de que todos os produtos acima podem ser encontrados no mercado, os consumidores geralmente preferem lamela folheada, nodular e linha fina. Este último é freqüentemente confundido com plástico. No entanto, é produzido pressionando flocos descascados em grandes blocos.
Do que eles são feitos?
O folheado natural é feito de diferentes tipos de madeira.
- Carvalho. Normalmente cresce na Europa e na América, bem como em zonas húmidas. O carvalho é caracterizado pela resistência e durabilidade. O material de acabamento desta raça vai caber bem no interior, pois, com a sua ajuda, é feito o parquet, as portas e as estruturas dos móveis são faceadas. O folheado de carvalho pode ser de cor branca a marrom.
- Porca. O folheado de nogueira natural é feito de raças americanas, californianas e europeias. A cor das folhas de acabamento geralmente é marrom.
- Bordo pode ser dobrado, encaracolado e tipo europeu. O folheado de bordo é caracterizado por uma madeira quase branca, mas às vezes também pode ser encontrado em tons de marrom.
- Cereja. As cerejas americanas e europeias podem ser reconhecidas por sua cor marrom avermelhada. Normalmente é utilizado para a fabricação de modelos luxuosos de projetos de móveis.
- Wenge é a madeira das árvores africanas. O revestimento decorativo de alta qualidade é produzido a partir de espécies exóticas. O material wenge é marrom escuro.
Freqüentemente, para a fabricação de folheados naturais, o fabricante usa amieiro, larício, pinho, cedro. Além disso, este revestimento de alta qualidade pode ser feito de mogno e ébano valioso. A fim de fazer um material de qualidade decente, a madeira é selecionada em que o número mínimo de nós e golpes com resina, mas também não há casca encravada e grandes rachaduras. As toras são preparadas eliminando a casca, limpando a superfície superior danificada e cortando-a em grandes sulcos.
Dependendo de qual será o próximo processo de processamento, os logs podem ser divididos em pequenas frações. Para amaciar e ajustar a sombra, a madeira é cozida no vapor por vários dias, após os quais é embebida em um líquido quente. Esse processamento é inaceitável para o bordo, por ser considerado uma raça caprichosa. Para a fabricação de lonas, a árvore é acionada por meio da máquina. As folhas frescas são secas, classificadas, dispostas em maços e cortadas.
Onde é usado?
Como o folheado é um material natural leve com as características de uma madeira verdadeira, ele encontrou sua aplicação em muitos setores da vida e da indústria. O tecido pelado fino encontrou sua aplicação na fabricação de caixas de fósforos e outros recipientes, tipos de madeira compensada. Painéis folheados são praticamente indispensáveis para o revestimento de base de MDF, aglomerado, drywall e divisórias.
Folhas folheadas são usadas durante a restauração de móveis antigos e outras superfícies. Freqüentemente, o folheado aplainado apara a fachada do móvel, folha da porta, piso, elementos decorativos, esportes e equipamentos domésticos. O folheado serrado encontrou sua aplicação na produção de vários objetos de arte, tipos caros de móveis, ferramentas, arcos, lembranças e até caixões.
O padrão único de verniz natural é usado ao criar incrustações usando a técnica de marchetaria. Também pode ser encontrado em uma fachada de madeira. Não será suficiente fazer o acabamento superficial com folheado natural, pois ainda precisa de cuidados. Para aumentar a vida útil do material, vale a pena seguir as seguintes regras.
- não limpe a superfície com substâncias abrasivas, escova de metal duro, solução alcalina ou ácida;
- não molhe o folheado com água em abundância, não pressione com objetos pontiagudos, não limpe com lâmina;
- se a prateleira ou bancada for forrada com folheado, não é recomendável colocar pratos muito quentes, neste caso vale a pena usar um substrato;
- manchas e sujeira devem ser removidas com uma esponja, um pedaço de pano de camurça ou uma escova de cerdas macias;
- recomenda-se limpar a superfície pintada ou envernizada com polonês;
- você pode usar um produto à base de álcool para remover a graxa da superfície;
- a tinta deve ser removida com um elástico.
Se a superfície folheada perdeu o brilho, a situação pode ser corrigida pintando-a com uma tinta ou verniz especial. O folheado natural é um tipo moderno de material de qualidade que pode ser uma alternativa valiosa à madeira. Atualmente é bastante procurado, pois possui características de bom desempenho e não cria dificuldades na manutenção.
A segurança deste material foi comprovada por especialistas, podendo ser utilizado em salas para qualquer finalidade, exceto banheiros e saunas.
No próximo vídeo, você verá como fazer com as próprias mãos um tampo de mesa real de verniz natural.
O comentário foi enviado com sucesso.