Tudo sobre American Walnut Veneer
Móveis e produtos de madeira natural são itens de interior muito procurados, com design individual e textura única. Apesar da alta faixa de preços e da complexidade da produção, a demanda por esse tipo de mercadoria nunca cai. Em salões especializados, é possível conhecer produtos de diferentes tipos de madeira, que se diferenciam em textura, cor e preço. Recentemente, os produtos feitos de nogueira americana, que se caracterizam por um maior nível de resistência e flexibilidade, tornaram-se cada vez mais populares.
Descrição
A nogueira americana é um cerne que possui um centro marrom escuro com veios roxos profundos. A sombra clareia significativamente próximo às bordas. Uma característica distintiva da raça é a capacidade de fabricar produtos não só a partir do tronco, mas também a partir do sistema radicular, que é muito difícil.
O folheado de nogueira americana (Black Walnut) é um material único, fácil de processar e mantém a sua forma ao longo dos anos. A estrutura do material é muito semelhante à do carvalho e do freixo. A madeira tem uma textura fibrosa única e uma tonalidade escura e profunda. E também é preciso atentar para o fato de que a superfície do material é recoberta por pequenas manchas pretas de não mais que 10 mm de tamanho, que apresentam reentrâncias no meio.
Apesar do apelo estético externo, a qualidade do material é significativamente reduzida devido a esta característica.
Devido ao alto nível de elasticidade, a espécie de madeira pode ser processada não apenas por máquina, mas também manualmente. Uma alta porcentagem de umidade força os fabricantes a aplicar o máximo de esforço para secar as matérias-primas de madeira. O mau desempenho dessa etapa pode provocar rachaduras e deformações do produto fabricado.
Para melhorar a qualidade do material poroso, os fabricantes tratam a madeira com soluções especiais que aumentam significativamente sua resistência à umidade, oscilações de temperatura, danos mecânicos, bem como às condições climáticas desfavoráveis. Um pré-requisito é o polimento antes de aplicar os compostos.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer material de construção, o folheado americano tem uma série de características positivas e negativas que devem ser consideradas na escolha dos produtos. Vantagens:
- a possibilidade de fixação com vários elementos de fixação (adesivos, parafusos, pregos);
- durabilidade;
- preservação a longo prazo de uma determinada forma;
- confiabilidade;
- resistência à umidade e flutuações de temperatura;
- superfície plana e lisa;
- bela textura texturizada;
- facilidade de processamento e polimento;
- a possibilidade de limpeza com produtos químicos;
- alto nível de compatibilidade com materiais de acabamento;
- a capacidade de criar a tonalidade de cor desejada usando tintas especiais.
Desvantagens:
- o aparecimento de vestígios na superfície dos produtos de elementos de fixação metálicos;
- dificuldade em remover manchas de adesivos alcalinos;
- baixo nível de resistência ao desgaste;
- a presença de um padrão heterogêneo;
- baixa resistência ao desbotamento.
Variedades
Os fabricantes produzem os seguintes tipos de folheado americano natural, que diferem em aparência, tecnologia de fabricação, faixa de preço e escopo:
- planejado;
- descascado;
- serrado.
Folheado fatiado - um material de acabamento popular que é usado na fabricação de móveis e itens decorativos. Este produto é produzido a partir do processamento da madeira com plaina. Somente matéria-prima de alta qualidade é usada. Vantagens - bela textura, resistência à umidade e oscilações de temperatura, longo período de armazenamento, baixo percentual de resíduos.
Folheado de corte rotativo - um material de construção com baixas propriedades decorativas e não utilizado para o fabrico de caixilhos de móveis e revestimentos de pavimentos. Para melhorar o desempenho estético, os fabricantes também usam a impressão a quente e outros métodos de criação de um padrão texturizado. Peculiaridades:
- espessura pequena;
- a presença de lacunas entre as camadas iniciais e finais;
Para a produção de folheados de corte rotativo, os especialistas utilizam equipamentos especializados que cortam as camadas do tamanho necessário. Etapas de produção:
- preparação térmica e hidrotérmica de matérias-primas;
- separar as matérias-primas por tamanho;
- classificando a base de matéria-prima por qualidade.
Contras deste material:
- textura irregular e veios largos;
- grandes perdas de matéria-prima;
- a presença de um lado irregular.
A matéria-prima para folheados serrados são grandes pedaços de madeira que são cortados na direção desejada. Esse material tem custo elevado e é utilizado na fabricação de móveis premium. Processos de fabricação:
- seleção de matérias-primas de alta qualidade sem defeitos, nós e manchas de resina;
- remoção da camada superior da casca;
- serrar uma barra em placas do tamanho necessário;
- raspar a peça de trabalho;
- secagem final.
Onde e como é usado?
O material texturizado e confiável encontrou sua aplicação em muitas indústrias. O folheado de nogueira americana é usado para as seguintes categorias de produtos:
- Painéis de MDF;
- portas;
- laminados, parquetes e outros tipos de soalhos;
- móveis e artigos de interior;
- coronhas de armas;
- interiores de automóveis;
- hélices para transporte aéreo;
- armações de instrumentos musicais de madeira;
- prateleiras de console.
Esta lista está longe de ser completa e pode ser expandida a critério do fabricante. Devido à sua aparência cara, este material é usado por designers na decoração de instalações de elite, e a textura única combina com diferentes direções estilísticas.
A combinação de tons claros e escuros parece especialmente impressionante.
No próximo vídeo, você pode dar uma olhada na tecnologia de produção de folheado.
O comentário foi enviado com sucesso.