O que é folheado de linha fina e onde é usado?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Tecnologia de produção
  4. Espectro de cores
  5. Como distinguir do natural?
  6. Onde é usado?

Um dos mais recentes desenvolvimentos na indústria de portas e móveis de interiores é uma variação do acabamento natural - folheado de linhas finas. Embora o processo tecnológico de criação de um produto em si seja muito mais trabalhoso e indireto, é muito procurado devido ao seu baixo preço e excelentes características estéticas. O revestimento tem sido usado com sucesso para cobrir portas, conjuntos de móveis e outros itens de decoração de interiores.

O que é isso?

A maioria dos especialistas afirma que o folheado de linhas finas é uma boa alternativa ao folheado comum, com uma boa imitação de espécies de madeira valiosas. Embora o relevo da superfície deste folheado é semelhante ao plástico, pela sua natureza é um material natural e não sintético que apresenta muitas vantagens e um preço mais acessível, se você comparar, por exemplo, com o preço do folheado de espécies caras. O nome do material vem da combinação em inglês de duas palavras fine-line, que significa “linha fina (excelente)”.

Uma das vantagens deste material é a paleta de cores mais ampla, a linha fina se adapta perfeitamente ao processamento decorativo e artístico. Os métodos de acabamento geralmente aceitos são excelentes para a aplicação do material. Em todos os aspectos, a linha fina deve ser considerada um verniz reconstruído (ou projetado) feito de espécies de madeira de baixo custo.

O processo tecnológico de confecção do folheado determina sua coloração, o que, como resultado, dá ao produto acabado a aparência de uma estilização de primeira classe em espécies de madeira caras.

Vantagens e desvantagens

Se você colocar linhas finas na mesma placa com filmes de PVC ou outros materiais de revestimento semelhantes, ela superará significativamente esses materiais. Já aprendemos o que é o verniz de linha fina, agora precisamos considerar seus prós e contras para nos certificarmos especificamente da necessidade desse produto.

As vantagens incluem vários pontos importantes.

  • Ecologicamente limpo. Pelo fato de mais de 92% da textura ser destinada à madeira natural, o material é classificado como ecologicamente correto. Além disso, sua produção não causa nenhum dano especial à natureza, uma vez que o material é produzido a partir de espécies arbóreas de rápido crescimento.
  • Desempenho estético bastante bom. Como mencionado acima, as telas têm uma superfície semelhante a plástico, pois não apresentam rugas ou nós. Após o processamento, as superfícies parecem elegantes e caras.
  • Plástico. Devido à estrutura de curvatura e aos parâmetros de alta plasticidade, as folhas são capazes de assumir diferentes configurações geométricas e restaurar seu tamanho e forma originais após a deformação. As folhas são usadas para refinar quase todas as superfícies (revestimento de portas, colunas, tampos de mesa, elementos decorativos).
  • Preço. Em comparação com o verniz natural clássico, a linha fina é relativamente barata.
  • Estabilidade e período operacional. O material é altamente resistente às oscilações de temperatura. Além disso, o acabamento funciona bem em locais com alto índice de umidade.
  • Uma variedade impressionante. Existe no mercado uma grande variedade de texturas, ornamentos e cores variadas.Isso torna possível selecionar as folhas com o design ideal, correspondendo ao estilo geral do interior do interior.

Porém, apesar da massa de qualidades positivas, o material também apresenta erros.

  • Força. Devido ao fato de que a maior parte da estrutura do material é madeira macia, ele não pode ser chamado de durável. Portanto, obtém-se um revestimento bastante frágil e com baixa resistência ao estresse mecânico. Para consertar isso de alguma forma, várias camadas de verniz resistente ao desgaste são aplicadas na superfície do material.
  • Inomogeneidade. Mesmo quando a tela é feita do mesmo tipo de madeira, sua estrutura e cor podem variar. Nesse sentido, ao comprar no atacado, é aconselhável solicitar uma linha fina de um lote.

Neste ponto, as propriedades negativas do verniz projetado terminaram. Mas ao acima, deve-se acrescentar que a linha fina pressupõe a conformidade com a tecnologia de colagem estabelecida e o uso de adesivos especializados.

Tecnologia de produção

O procedimento para fazer um verniz projetado inclui uma série de pontos-chave.

  • Corte longitudinal (descascamento) de toras em lâminas - o log é dissolvido em uma fita de certa espessura. A fita resultante é cortada em folhas de um determinado tamanho.
  • Secagem de folhas folheadas e sua distribuição dependendo da cor.
  • Coloração profunda - o verniz é mergulhado em um recipiente especializado preenchido com corante.
  • Colagem. As placas folheadas pré-impregnadas com tinta são empilhadas e cobertas com um adesivo especializado com um corante de forma que o folheado tenha camadas intermediárias de um ligante. Ao colar, uma adesão bastante forte é formada entre as placas de folheado individuais e, devido à adição de um corante à composição adesiva, o folheado de linhas finas acabado tem um efeito visual especial.
  • Pressionando. Nesta fase, o fardo de folheado colado é prensado a alta pressão.
  • Planing. A partir do bloco resultante, folhas de verniz de engenharia de linhas finas com um padrão e cor específicos são feitas.

A estrutura do folheado produzido de acordo com o método acima:

  • madeira natural - 92-94%;
  • composição adesiva - 7-8%;
  • matéria corante - 0-2%;
  • a quantidade de líquido no material produzido é de 8-12%;
  • a gravidade específica do material (tudo depende do tipo) varia de 450 a 600 kg / m3, a espessura é de 0,35 a 5 milímetros.

Espectro de cores

A estética é o principal critério segundo o qual os consumidores preferem o folheado de linhas finas. Este material de revestimento é capaz de assumir a aparência de absolutamente qualquer tipo de madeira, mesmo seus tipos mais valiosos - sem brilho de plástico, cores não naturais e cheiro de química.

As tecnologias modernas permitem pintar o verniz na cor desejada e aplicar padrões originais que transmitem a textura da pedra natural, pele de crocodilo, tecido e assim por diante. A superfície do material é extremamente lisa, sem irregularidades e nós, característicos da madeira maciça natural e do folheado.

Como distinguir do natural?

O verniz reconstruído com linhas finas tem uma textura sólida e sólida. É feito de madeira macia menos valiosa, por exemplo, ayos africano, choupo. No verniz natural, o padrão natural é preservado.

Este é um material mais caro. É produzido principalmente a partir de tipos valiosos de madeira, como carvalho, bordo, nogueira, wengué.

Onde é usado?

O folheado de linha fina é usado principalmente para o acabamento final de vários itens, incluindo portas internas. Na indústria de fabricação de portas de interior, é a que mais procura, por apresentar atrativas características externas, variedade de cores, texturas e preço acessível.

Assim, durante a produção das portas, é criada uma moldura maciça de madeira maciça, revestida com uma placa de MDF e, em seguida, a porta é revestida com folheado de linhas finas. As vantagens de tais portas sobre feitas inteiramente de madeira:

  • praticidade;
  • menos peso;
  • estabilidade às mudanças de temperatura;
  • preço pequeno.

Freqüentemente, esse material é utilizado para a decoração de produtos de design ou na fabricação de revestimentos para pisos. Seu uso para fachadas confere aos objetos uma aparência requintada e nobre. Um interior extraordinário com o uso de folheado de engenharia pode ser obtido por folheamento de superfície.

No próximo vídeo, você verá o processo de produção do folheado fino da Alpi.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário