Como e como colar o verniz?

Contente
  1. Seleção de adesivo
  2. Visualizações
  3. Fabricantes populares
  4. Como preparar a superfície e o material?
  5. Métodos de colagem
  6. Possíveis erros
  7. Recomendações

O folheado de madeira natural preserva o grão da madeira e permite actualizar ou decorar superfícies de móveis, folhas de portas, bancadas, cornijas, painéis de parede.

Você pode estender a vida útil de um produto folheado se colar novamente o folheado em sua superfície com suas próprias mãos.

Seleção de adesivo

Para folhear superfícies de madeira, é necessário selecionar uma composição adesiva. O sucesso do trabalho depende da escolha correta da cola. Os especialistas acreditam que é melhor para folheados escolher composições cujo princípio de ação é que os solventes orgânicos evaporam durante o processo de polimerização, e o componente de polímero que faz parte da cola garante a adesão confiável do material à superfície a ser revestida.

Visualizações

Os seguintes tipos de cola são usados ​​para colar folheado.

  • Cola de acetato de polivinila (PVA). É uma emulsão aquosa de um componente de acetato de polivinila com adição de componentes plastificantes. Em PVA, o verniz é colado para facear superfícies idealmente alinhadas na estrutura. Para realizar a colagem, utilize o método de lapidação a quente, realizado com ferro aquecido. A composição do adesivo PVA não tem componentes prejudiciais e não representa uma ameaça à saúde humana. A massa adesiva é fácil de aplicar e espalhar sobre a superfície do material e garante uma boa aderência.
  • Cola de marceneiro. Pode ser gato ou carne, à venda encontra-se na forma de pó ou granulado, que deve ser cozido no vapor com água a ferver. A colagem de madeira é feita com cola quente. Quando adicionada à composição da glicerina, a massa adesiva aumenta sua resistência a altas temperaturas. A cola para madeira tem uma capacidade adesiva muito forte e é usada para colar grandes folhas de madeira.
  • Cola de poliuretano. Pertence à classe dos compostos sintéticos poliméricos, que se caracterizam pela formação de filmes. Possui alto grau de resistência a ácidos, óleos, álcalis, gasolina e etc. Pode ser utilizado para colar folheado de madeira, pois possui um alto grau de aderência se o adesivo for utilizado corretamente.
  • Cola de madeira. É um adesivo pronto para a colagem de materiais derivados de madeira. Cada fabricante possui sua própria fórmula patenteada, que possui um determinado conjunto de características.
  • Resina epóxi. Em alguns casos, uma resina de dois componentes pode ser usada para colar o verniz. Esta composição possui um alto grau de viscosidade e excelentes propriedades adesivas, polimeriza rapidamente e forma uma ligação monolítica de dois materiais.

Antes de usar este ou aquele tipo de cola, você deve se familiarizar com sua composição e levar em consideração as especificidades de sua aplicação. Para folheados de madeira porosa, é necessário escolher composições adesivas viscosas e espessas com boa aderência.

Fabricantes populares

A escolha da marca de cola depende da espessura do folheado e da área da superfície de trabalho a ser folheado. Peças pequenas podem ser coladas com uma composição de PVA espessa. Para um trabalho mais volumoso, você precisará escolher ferramentas profissionais especializadas.

  • Cola Moment Classic do produtor Henkel. Este é um tipo universal de adesivo que cola de forma rápida e confiável qualquer textura de superfície, incluindo madeira. A cola contém formaldeídos, borracha, resina de breu, acetona, aditivos de polímero e outros componentes. A cola desta marca possui rápida capacidade adesiva, resistência à umidade e condições de alta temperatura, além de alto grau de plasticidade.
  • Adesivo Kleiberit de KLEBCHEMIE M. G. Becker GmbH & Co. KG. As marcas de cola possuem diferentes variações. A cola 300.0 contém dispersão de PVA. É adequado para trabalhar com materiais à base de madeira, enquanto forma uma camada adesiva transparente. A adesão da cola é realizada à temperatura ambiente durante 10 minutos. A cola 332.0 também possui em sua composição uma dispersão aquosa de PVA, possui viscosidade média e permite trabalhar com ela em temperatura ambiente. O tempo de adesão é de 20 minutos. A cola 501.0 é um composto espumoso de poliuretano de um componente projetado para trabalhar madeira. Pode ser usado para trabalhar com produtos de perfis curvos. O tempo de cura é de 60 minutos à temperatura ambiente.
  • Adesivo DUDITERM de Durante & Vivan S. p. UMA. O grau 715 é uma formulação de polímero de baixa viscosidade com um longo tempo de cura antes da adesão. Concebido para o recobrimento de superfícies de madeira e para a colagem de arestas. O grau 848 é uma cola em pó contendo formaldeído e ureia. É usado para colar compensado e folheado de camada única em placas de aglomerado. Para polimerização, é necessário usar prensagem a quente.
  • Cola UHU HOLZ do fabricante GmbH, Bul (Baden), Alemanha. O adesivo possui uma estrutura viscosa de cor branca, que se torna transparente após a polimerização. A adesão ocorre devido ao inchaço das fibras da madeira. A ligação adesiva é altamente durável, resistente a esforços mecânicos e à ação de componentes químicos. Dissolve-se com acetona e nitro-solvente.

Atualmente, a escolha de adesivos de vários fabricantes é muito diversificada. Você pode comprar cola para trabalhar madeira em qualquer loja de ferragens.

Como preparar a superfície e o material?

Para realizar a estratificação, é necessário preparar o material para a obra. O verniz comprado precisará ser alinhado. Para isso, o rolo é desenrolado sobre uma superfície horizontal, umedecido com pincel e colocado sob uma prensa por vários dias até que seque completamente.

A próxima etapa é cortar a folha. O branco para estratificação deve ser medido. As dimensões resultantes são aplicadas a uma folha folheada, além disso, a partir de cada borda, acrescente 50 mm para compensar, o que ajudará nas medidas imprecisas. Após a marcação, o material deve ser cortado com uma serra especial ou faca para compensado. Tesouras não são usadas para cortar, pois podem aparecer rachaduras no material. Se o folheado for feito em forma de tiras, é necessário selecioná-las de forma que o padrão da madeira se encaixe perfeitamente.

A superfície, que será submetida à colagem do folheado, também deve ser preparada para o trabalho.

Se você deseja atualizar a folha da porta, você deve remover todos os acessórios e elementos decorativos dela. Além do mais, será necessário retirar o revestimento decorativo antigo da superfície de madeira com uma espátula de metal afiada. Para facilitar essa remoção, a espátula é aquecida ou um secador de cabelo de construção é usado. Quando a superfície é limpa, é cuidadosamente examinada quanto à presença de covas, lascas, arranhões - todos esses defeitos devem ser eliminados com massa de madeira. Após a secagem da massa, a base de madeira deve ser limpa com lixa e lixadeira.A última etapa preparatória antes da estratificação é desengordurar a superfície da madeira com acetona ou álcool industrial.

Métodos de colagem

Colar uma superfície de madeira com verniz é bastante viável em casa. Para seguir este procedimento corretamente, verifique várias maneiras de colar verniz no MDF.

Alfinete frio

O material pode ser colado em uma superfície reta ou curva. A técnica envolve o uso de uma composição adesiva com um curto período de polimerização. A colagem de peças com tais adesivos é rápida, portanto, para trabalhar com grandes superfícies, é necessário realizar o procedimento com um auxiliar. Como o folheado adere rapidamente à base, o folheado deve ser feito com muito cuidado e precisão, pois será impossível corrigir os erros. Um pré-requisito para colar o material é garantir que o folheado seja prensado durante a instalação. O método de contato é trabalhoso, portanto, é usado em peças de pequena área.

Quente

A técnica envolve o uso de uma composição adesiva viscosa, que é aplicada ao plano de trabalho de uma superfície de madeira. Após a aplicação, a cola deve repousar um pouco e secar, após o que é aplicado um verniz na peça de trabalho. A seguir, o folheado é alisado sobre a superfície da peça de trabalho com um ferro quente, movendo-se do centro para as bordas. A alta temperatura derrete o adesivo e proporciona uma adesão forte e uniforme.

Desta forma, é possível colar o folheado em uma superfície irregular, desde que tal irregularidade seja insignificante - essa diferença pode ser nivelada com uma camada de cola.

Prensado a frio

A essência da técnica é que a cola é aplicada à superfície da peça de trabalho e, em seguida, o verniz é colado. Para secar a cola, a peça é colocada sob uma prensa e aí mantida até que a cola seque completamente. Folhas de compensado e grampos de carpintaria são usados ​​como um dispositivo de fixação. É melhor usar este método em peças de trabalho de pequeno porte.

Os métodos de revestimento listados são confiáveis ​​e não requerem acessórios especiais caros ou habilidades profissionais.

Possíveis erros

Os defeitos mais comuns no revestimento são os seguintes.

  • Vazamento de cola através dos poros da madeira até a superfície do produto - isso pode acontecer se você escolher uma cola muito líquida para o trabalho. Se a cola tiver composição reversível, então a superfície folheada é umedecida com água, coberta com papel e passada com ferro quente. Se o folheado for feito com cola irreversível, não pode ser removido.
  • Delaminação parcial do material ocorre quando a cola é aplicada de forma irregular. O defeito é eliminado através da colagem com a aplicação de cola sob a secção do folheado levantada com uma espátula. Após a colagem, a peça é novamente seca em uma prensa.
  • Bolhas sob o verniz. A razão para sua aparência é uma mancha insuficientemente boa das superfícies de trabalho com cola ou contaminação de graxa na peça de trabalho. Se você cortar a bolha bem ao longo do grão do padrão, colocar cola e passar a ferro nessa área, o problema pode ser eliminado.

A maioria dos erros pode ser evitada se a peça de trabalho for preparada o mais cuidadosamente possível antes da estratificação e, ao aplicar o adesivo, não economize dinheiro, mas cubra cuidadosamente toda a superfície de trabalho.

Recomendações

    Se, após a estratificação, aparecerem fissuras na superfície do material, isso significa que a peça não secou suficientemente. Para não entrar em tal situação, é recomendável levar para o trabalho apenas peças bem secas. Além disso, ao colar o folheado, é melhor posicionar a direção de suas fibras da mesma maneira que estão localizadas na peça de trabalho.

    Em alguns casos, ao colar as tiras de folheado, após a secagem do material, podem ocorrer divergências dessas tiras. A razão para este problema também reside no fato de que a peça de trabalho não foi completamente seca. Para corrigir o defeito, as pastilhas folheadas, combinadas com o padrão e combinando na textura, ajudarão.

    Para dicas sobre colagem de folheados, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário