Descrição e manuseio de espátulas dentadas
O uso de ferramentas de construção é parte integrante do processo de renovação, portanto, você precisa escolher as mais adequadas. A velocidade de trabalho e sua qualidade dependem da qualidade do produto e da correta seleção da opção. Quase todas as reparações não são concluídas sem a aplicação de massa nas paredes, para a qual é necessária uma espátula. A conveniência e simplicidade desta ferramenta tornou possível utilizá-la também para outras tarefas. Uma das variedades é a espátula dentada, suas características e características serão discutidas a seguir.
O que é e para que serve?
As espátulas dentadas são relativamente recentes. Anteriormente, o assentamento de ladrilhos e outros revestimentos precisava nivelar manualmente o adesivo ou cimento, o que demandava muito tempo e esforço. Nesse sentido, ocorreu a transformação de uma espátula convencional em entalhada.
Uma espátula dentada, denominada "pente", tem um cabo semelhante a uma espátula convencional e uma superfície de trabalho, uma ou mais faces da qual se apresentam em forma de dentes. Você pode usar um pente:
- para colocar ladrilhos na parede;
- para colocar ladrilhos no chão;
- para criar um mosaico;
- para colocar linóleo;
- para criar um piso autonivelante.
Graças à espátula dentada a massa de cola é aplicada uniformemente à superfície, permitindo que os ladrilhos sejam dispostos de forma ordenada. Devido aos diferentes tamanhos e pesos dos ladrilhos, é importante escolher a ferramenta certa para trabalhar com ele. Para cola de piso, vale a pena usar um pente com dentes largos, pois vai precisar de mais cola; para trabalhos na parede, pode-se pegar uma espátula com entalhe menor para distribuir a composição em uma camada fina. A ferramenta com os dentes maiores é necessária para concreto aerado ou ladrilhos pesados.
A versão frontal da espátula depende do tamanho dos materiais de acabamento e do seu peso: quanto menores e mais leves forem, mais fina será a camada adesiva e vice-versa.
Os pinos podem ser classificados em tamanho de 2 a 20 mm, a forma acontece retangular, semicircular e triangular. A espátula em si pode ser retangular ou em forma de espátula, conforme o material - metal e plástico.
Com a ajuda de uma espátula dentada é possível:
- dispor ladrilhos ou outro material de construção tão uniformemente quanto possível, distribuindo uniformemente a composição adesiva;
- execute o trabalho o mais rápido possível;
- obter boa adesão à superfície devido à quantidade ideal de cola sobre ela;
- reduzir o consumo de cola para o trabalho.
Visão geral da espécie
Tendo em vista a grande variedade de espátulas dentadas, é importante escolher a correta não só a forma, mas também a versão da ferramenta, com base nas designações nela. Cada ferramenta possui sua própria letra e número.
Um valor alfabético indica a forma do produto e o número indica o tamanho dos dentes.
Existem essas letras:
- UMA;
- B;
- C;
- S;
- R;
- M.
Cada letra é dimensionada numericamente para indicar o tamanho dos dentes da espátula. Por exemplo, A1 e A2 são ferramentas dentadas triangulares, onde no primeiro caso a largura do dente é de 0,6 mm, e no segundo é de 1,2; além disso, outros parâmetros também diferem: a largura da depressão é 1,4 e 1,8, a profundidade da depressão é 1,1 e 1,5, o ângulo de entalhe em ambas as versões é 55 °.
A espátula penteada com a marca A tem os menores dentes triangulares, enquanto a espátula com a marca B tem os dentes maiores. B1 tem uma largura de dente de 2,7, uma largura de raiz de 2,3, uma profundidade de raiz de 2 e o mesmo ângulo de inclinação de 55 ° que a espátula A.
Ao escolher uma espátula de boa qualidade e boa, é importante saber quais as marcações que podem ser indicadas nela. Para produtos com a letra A, existem ferramentas à venda com os números 1, 2, 3, 4, 5. As espátulas com a letra B têm uma seleção mais ampla: nas prateleiras você pode ver os produtos com os números 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17.
O pente com a letra C tem formato quadrado, dentre o sortimento estão os produtos com os números 1, 2, 3, 4, 5. A ferramenta com a letra S tem formato triangular, mas sem lacunas. Podem existir à venda produtos com os números 1, 2, 3, 4. A espátula com a letra R tem dentes retangulares de formato regular e irregular. Entre as opções, podem existir os números 1, 2, 3. O pente semicircular é representado pela designação M1.
Para saber em quais materiais utilizar uma determinada espátula, é preciso entender qual a peculiaridade de cada opção.
Pelo formato dos dentes
Actualmente, existem 6 tipos de talocha dentada que podem ser utilizadas para trabalhos de reparação. Cada um deles difere na forma dos dentes.
- UMA - a forma dos dentes é triangular, as lacunas entre eles são mínimas. Esta ferramenta é considerada versátil, com a sua ajuda pode realizar a maior parte dos trabalhos de reparação.
- B - Os dentes também são triangulares, mas a distância entre eles é aumentada, o que permite a aplicação de mais cola.
- C - produtos com dentes quadrados. Esta espátula é utilizada para o assentamento de ladrilhos.
- S - o formato dos dentes é triangular, não havendo lacunas entre eles. Utilizado para o assentamento de telhas de PVC.
- R - os dentes são retangulares, a forma é diferente. Pode ser usado para colocar ladrilhos grandes sobre um substrato não uniforme, aplicando mais cola na superfície.
- M - forma semicircular dos dentes. Esse pente é necessário para a instalação de um piso aquecido, quando se trabalha com uma base de concreto ou sintético, que se espalha fortemente.
Você pode determinar corretamente a forma dos dentes com base no material de construção com o qual o trabalho será feito. Para que esse processo seja o mais eficiente possível, é importante escolher o tamanho certo dos dentes.
Para dimensionar
Ao escolher o equipamento certo para o trabalho, é importante navegar no peso e nas dimensões dos materiais de construção que serão usados no reparo. Recomenda-se adquirir uma espátula da mesma largura do ladrilho para minimizar o custo da cola, tornar o processo mais cômodo e agilizar o passo.
Dentre os modelos mais procurados e populares, vale destacar:
- 0,6 e 1,2 mm - são produtos com os dentes mais pequenos, permitindo a aplicação de uma fina camada de cola para trabalhos decorativos;
- 3 mm - o tamanho ideal dos dentes para a colocação de mosaicos de vidro ou cerâmica;
- 4 mm - adequado para a colocação de pequenos ladrilhos, não mais do que 12x12 cm;
- 6 mm - é o mais popular e versátil, pois é adequado para trabalhar ladrilhos de qualquer tamanho até as dimensões de 20x20 cm;
- 8 mm - uma espátula para o assentamento de ladrilhos até 30x30 cm;
- 10 milímetros - um pente para o assentamento de ladrilhos pesados com espessura não superior a 10 mm;
- 12 mm - espátula para o assentamento de ladrilhos mais pesados.
A altura dos dentes desempenha um papel importante na qualidade do trabalho. Se a quantidade de cola for pequena, o ladrilho não irá aderir bem e começará a cair com o tempo. Quando muito adesivo é aplicado na superfície, é difícil alinhar os ladrilhos uniformemente e a superfície acabada pode apresentar erros. Além disso, essa composição seca por muito mais tempo.
Para verificar se a espátula está corretamente selecionada, é necessário aplicar uma pequena quantidade da composição, fixar os ladrilhos e prensar: se sair muita cola, significa que o pente está com a altura dos dentes muito alta; se não houver cola, pode valer a pena aumentar o tamanho dos dentes. Iniciantes são encorajados a tentar a marca de 600, que é adequada para a maioria dos empregos.
É melhor ter 2-3 espátulas para mudá-los dependendo do tamanho e da espessura do ladrilho com o qual você vai trabalhar.
Por material de fabricação
À venda pode encontrar espátulas dentadas de dois materiais.
- Metal - as espátulas são feitas de aço inoxidável, são duráveis, resistentes ao desgaste, não tem medo da corrosão. Os dentes de tal produto não são deformados, o que permite distribuir uniformemente a composição na superfície, e isso é muito importante no processo de assentamento de ladrilhos e outros materiais de construção. O custo desse produto é bastante alto.
- Plástico - uma espátula dentada de plástico é um substituto mais barato para uma de metal. É leve, pode ser fabricada em diversas cores, ter qualquer formato e tamanho. As desvantagens incluem a fragilidade do produto. Com o tempo, os dentes começarão a dobrar, o que impedirá que o adesivo se espalhe uniformemente por toda a superfície. Outro problema significativo podem ser dentes quebrados, o que arruinará completamente o fluxo de trabalho. Você pode usar essas espátulas para um trabalho único e pequeno; elas não funcionarão por uma longa vida útil.
Como escolher um pente?
Para escolher a espátula dentada certa que se adapte à qualidade e usabilidade, é importante saber o que procurar. Os fatores mais importantes são os seguintes.
- Tamanho da espátula - é ideal que as dimensões do ladrilho e da ferramenta sejam as mesmas. Se você não tiver os produtos necessários, é melhor levar uma espátula maior.
- Lidar com conforto - o tamanho, a forma e o material do cabo devem ser adequados para a pessoa que vai trabalhar com ele. Com uma ferramenta escolhida incorretamente, onde o cabo será pequeno ou, ao contrário, longo, de formato irregular ou com outras falhas, o trabalho ficará significativamente mais lento, sua qualidade será prejudicada. Na hora de escolher entre o cabo de madeira e o de plástico, vale a pena levar o plástico, pois é mais leve, prático e prático.
- Rigidez da base do produto - para um trabalho confortável, a parte principal da espátula deve dobrar ligeiramente. Ferramentas muito duras ou muito macias são inconvenientes para trabalhar.
- Preço - é melhor optar por produtos mais caros, mas não é necessário olhar para as marcas - aí o preço será superfaturado. Com foco nos principais indicadores de qualidade e comodidade, você encontra a melhor opção.
Como usar corretamente?
Trabalhar com uma espátula dentada não é particularmente difícil, mas existem várias técnicas de assentamento de ladrilhos.
- Aplicação de solução adesiva na base, onde o azulejo será colado.
- Distribuição de adesivo sobre azulejos, nivelar com espátula e colocar na superfície.
- Aplicar o adesivo na superfície de trabalho com uma espátula, segurando a cola com uma ferramenta dentada e aplicando a bola removida no ladrilho. É necessário retirar o adesivo do ladrilho com uma espátula de dentes finos e colocar o ladrilho na superfície desta forma.
As telhas podem ser colocadas usando qualquer uma das técnicas acima. A primeira opção é a mais rápida e adequada para amadores e profissionais. O segundo é mais longo, mas permite que você alcance um resultado perfeito. Com o terceiro método, mesmo ladrilhos muito pesados podem ser fixados com segurança sem criar espaços vazios por baixo. A escolha do método de instalação é feita pelo próprio comandante, com base na disponibilidade de tempo para reparos, habilitações e escopo de trabalho.
O comentário foi enviado com sucesso.