Quais são as espátulas de canto e como funcionam?
O desenho da espátula angular possibilita a retirada rápida e precisa dos cantos durante o trabalho com massa ou gesso, ou seja, facilita muito o processo de construção. Mas antes de ir ao armazém comprar uma espátula milagrosa, certifique-se de que os ângulos da sala são realmente de 90 graus, caso contrário, será inútil. Se o ângulo for um pouco mais ou menos do que o correto, e o pedantismo do caráter exigir um reparo perfeito, aplique o nivelamento dos cantos, então uma espátula curva certamente será útil para rebocar uma sala.
Descrição e funções
Uma espátula convencional é uma ferramenta de construção que se parece com uma placa com um cabo e tem muitas funções. Ele é usado para jogar na parede e esfregar várias misturas de construção, ou seja, na massa e reboco antes do acabamento. Além da sua finalidade direta, a espátula pode ser usada para outros fins, por exemplo, remover papéis de parede ou pinturas antigas, usadas para colocar blocos de concreto, tijolos.
Com a ajuda dele, os ladrilhos são montados e as costuras resultantes são esfregadas.
A espátula angular é uma ferramenta altamente especializada. Todas as ações acima não são realizadas por ele. O dispositivo destina-se apenas ao enchimento e reboco dos cantos internos e externos. A sua forma difere da espátula de construção normal devido à curvatura de 90 graus da lâmina de trabalho, pelo que este tipo de ferramenta só serve para os cantos.
As espátulas anguladas são mais grossas e mais fortes do que suas contrapartes planas. Esta forma torna possível processar duas superfícies ao mesmo tempo entre paredes, teto ou piso em uma corrida. Cada asa mede 7 cm ou mais de largura. A inclinação do cabo para a curvatura da espátula é de 20-30 graus, o que permite que você trabalhe convenientemente com a ferramenta e deduza o ângulo de qualquer complexidade.
Agora vamos falar sobre as características negativas desse tipo de instrumento. Existem alguns pontos negativos ao trabalhar com espátulas angulares.
-
A espátula não funciona com cantos curvos. Se o erro do ângulo for pequeno para um lado ou para o outro, a lâmina de trabalho pode estar dobrada ou não dobrada. Mas se a linha entre as paredes, o teto ou o chão for caótica, esse truque não ajudará.
-
Para obter um ângulo perfeitamente regular, você precisa correr com uma espátula, sem interrupção, de cima para baixo, o que exigirá habilidade profissional.
-
A espátula curva é relativamente pesada, é bastante difícil de trabalhar sem habilidades.
-
Os artesãos preferem reforçar os cantos com cantos perfurados. Este método torna a linha reta e clara, enquanto menos esforço físico é gasto do que ao nivelar com uma espátula. Os acessórios de pintura em alumínio protegem o canto da deformação e do estresse mecânico. Devido à disponibilidade deste método, a espátula angular não é muito popular hoje.
Do exposto, concluímos que é mais conveniente usar uma ferramenta de ângulo durante a massa de vidraceiro para profissionais que têm experiência em trabalhar com equipamentos específicos. É possível realizar um acabamento áspero com esta espátula apenas em cantos perfeitamente direitos, por exemplo, em divisórias de gesso cartonado.
Visão geral da espécie
As espátulas de canto são usadas apenas para o fim a que se destinam - para acabamento áspero de cantos. Usá-los ao colocar ladrilhos ou remover papéis de parede antigos com eles não funcionará. Portanto, as variedades do instrumento são poucas, são produzidas em três tipos:
-
para processar cantos internos;
-
para trabalhar com cantos externos;
-
espátula com asas superdimensionadas, para a possibilidade de nivelamento de grandes planos adjacentes à esquina.
As espátulas externas e internas têm uma aparência diferente, pois devem funcionar com diferentes tipos de ângulos.
interno
A espátula é feita de aço de alta resistência, o que permite segurar um ângulo reto sem distorção. O cabo é fixado na curva na parte interna da espátula e é posicionado ligeiramente inclinado. Isso permite que você insira a ferramenta no canto e execute-a de cima para baixo enquanto segura a alça confortavelmente.
Os tipos de espátulas internas variam de acordo com a localização do cabo.
-
As opções mais comuns incluem travar a alça próximo à borda da dobra.
-
Em uma espátula com diferentes tamanhos de asa, o suporte é fixado na lateral da lâmina maior, posicionando-se no centro da linha da borda.
-
A alça repousa no plano da lâmina curva com quatro fechos. O design parece complicado, mas permite que uma pressão uniforme seja aplicada a toda a superfície da espátula.
-
A alça é paralela à linha curva e é mantida por uma única montagem que é fixada no centro da lâmina curva. Durante a operação, há uma carga uniforme em ambas as asas da alisadora.
O método de fixação das alças, descrito nas duas últimas versões, também é realizado para espátulas de canto externo.
Exterior
A espátula externa também é feita de aço resistente e é dobrada em um ângulo de 90 graus, apenas o cabo é preso à tira dobrada externa. Através de um pequeno adaptador, a alça é fixada com uma inclinação confortável. Durante a operação, a espátula é empurrada para o canto saliente, firmemente instalada e, segurando a alça, é movida de cima para baixo.
Segredos de escolha
Antes de comprar uma espátula angular, você deve decidir por si mesmo em que lugar vai trabalhar com ela. Se as bordas de conexão externas das paredes forem reforçadas com cantos perfurados, será necessária uma espátula para os cantos internos.
Ao escolher uma espátula, você deve prestar atenção a alguns pontos.
-
É necessário verificar o formato da ferramenta quanto ao seu ângulo reto. Metal problemático, transporte deficiente, pode distorcer levemente o ângulo, tornando-o maior ou menor que 90 graus.
-
É importante prestar atenção à elasticidade da lâmina. As asas muito flexíveis complicam o trabalho. Uma espátula dura suporta facilmente o rejuntamento e corrige as irregularidades.
-
Evite comprar uma ferramenta pulverizada de aço carbono. A camada protetora aplicada irá se deteriorar com o tempo, oxidar e levar à corrosão. É melhor dar preferência ao aço inoxidável, cuja alta qualidade pode ser determinada por uma ligeira tonalidade azulada.
-
A velocidade e a qualidade do trabalho dependem da forma e do material do cabo. As opções emborrachadas são consideradas mais práticas - não escorregam na mão, são confortáveis de usar e lavam bem. Os profissionais recomendam escolher modelos com suportes largos curtos. Se a espátula parecer inconveniente durante a operação, provavelmente ela foi projetada para uma empunhadura diferente, bastando alterar a posição de segurar a alça.
-
A espátula é dimensionada para se ajustar aos ângulos disponíveis. Se forem largos, é mais fácil espátula com asas grandes. Mas quando os cantos transicionais e em cascata, as curvas nas portas são processadas, você não pode virar com uma espátula grande. Neste caso, necessitará de uma talocha normal, é mais manobrável e cómoda.
Como usar corretamente?
Antes de iniciar o trabalho, você deve preparar as ferramentas e materiais necessários. Para aplicar o gesso você vai precisar de:
-
argamassa de cimento diluída para o nivelamento de paredes, por exemplo, gesso de cimento Knauf unterputz;
-
espátula de canto;
-
perfil galvanizado;
-
nível;
-
chave de fenda e parafusos auto-roscantes;
-
escada.
Se o canto estiver sobrecarregado, o que costuma ser encontrado em casas antigas, é necessário trabalhar bem com ele, aplique uma massa multicamadas. Tendo alcançado uma linha vertical uniforme na junção das paredes, você deve verificar se as superfícies estão realmente alinhadas e se a junta está a 90 graus.
Se o erro for pequeno em uma direção ou outra, você pode dobrar a lâmina da espátula e experimentá-la no canto. A ferramenta é preparada para funcionar por um método de ajuste simples.
Considere como o processo de gesso é executado.
-
Para formar um canto perfeitamente uniforme, você precisará de uma guia, que pode ser usada como perfil de metal ou canto perfurado. É importante que o comprimento do acessório seja igual à distância do chão ao teto.
-
O perfil é fixado verticalmente à parede por meio de parafusos auto-roscantes. A folga entre o canto e a guia é igual à asa da espátula. É um processo ajustável e feito com um nível e acessórios.
-
A mistura é aplicada em uma camada fina, de no máximo um centímetro, de cima para baixo. O canto deve ser processado na mesma ordem.
-
Uma espátula é instalada no ponto de junção superior das paredes, cujo formato segue a dobra do canto. Uma das asas da espátula fica apoiada na guia e a outra na parede adjacente.
-
Com uma mão firme, a espátula pode ser abaixada com rapidez e facilidade. A escada é pré-instalada de forma que a transição seja o mais calma e suave possível.
-
Ao atingir o nível do chão, o cabo da espátula é gradualmente rasgado do canto, aumentando o grau entre ele e a ferramenta.
O reboco é continuado até que uma dobra perfeitamente lisa seja obtida.
O comentário foi enviado com sucesso.