Dicas para escolher uma espátula de metal
A espátula metálica encontrou a sua aplicação na indústria da construção: é utilizada para a aplicação de uma camada de gesso de regularização, aplicação de argamassas texturizadas e adesivos. Esta ferramenta é feita de uma grande variedade de materiais. O mais prático e confiável é a versão em metal.
Peculiaridades
O mais comum ao executar trabalhos de reparo e acabamento são espátulas de metal. Eles são usados com uma variedade de tipos de misturas de construção: com cola para ladrilhos, massa, gesso decorativo. Com a ajuda dessa ferramenta, você pode executar o acabamento de desbaste e o nivelamento de acabamento de planos de forma rápida e fácil.
A lâmina da espátula é feita de folha de metal e tem formato trapezoidal. Ele é fixado em um cabo de madeira, borracha ou plástico. Os mais difundidos são os modelos em aço inoxidável ou aço especial elástico, o que garante a máxima facilidade de utilização deste tipo de ferramentas de faceamento.
Esse aço tem elasticidade, não deforma durante o trabalho de capital. É por isso que este tipo de ferramenta é muito prático e durável.
Muitos fabricantes sem escrúpulos usam aço carbono com spray para fazer acessórios, dando-lhe uma semelhança externa com o aço inoxidável. Durante a operação, a camada pulverizada começa a se deteriorar gradativamente, o que leva à oxidação do metal e ao início de sua corrosão. Uma camada de graxa gordurosa deve alertá-lo: é com ela que se cobre o metal barato para preservar sua aparência. Essa cobertura indica imediatamente uma farsa.
A espátula de metal é exigida ao realizar várias operações. Cada um deles requer um tipo diferente de ferramenta. Alguns produtos são ideais para a vedação de juntas de materiais de revestimento de painéis, outros são necessários para nivelar superfícies de paredes e tetos em interiores e fachadas de edifícios, enquanto outros são relevantes para a aplicação de cola sob ladrilhos e outros materiais decorativos. Para facilitar o revestimento, o mestre reparador deve conhecer todas as características básicas da seleção desta ferramenta de acabamento.
Visualizações
Espátulas de metal podem variar em tamanho. O comprimento depende das características do trabalho e é selecionado separadamente a cada vez. Uma espátula alongada, assim como uma muito curta, provavelmente não será uma boa escolha. Ao preencher as superfícies, a lâmina alongada começa a dobrar e deteriorar a qualidade do acabamento.
Largura universal para trabalhos de revestimento interior - 100-150 mm, para acabamento exterior - 300-400 mm. Produtos estreitos (até 10 mm) são relevantes na decoração de áreas de difícil acesso. É improvável que seja possível nivelar completamente a superfície com tal ferramenta, uma vez que repete todos os desníveis das paredes.
O produto com largura de 100-200 mm é denominado de configuração, pois auxilia na aplicação da solução de massa na base de trabalho.
Modelos de até 350 mm nivelam com eficácia superfícies compactas. Alinhar paredes com curvatura significativa, além de eliminar defeitos de grande escala e ásperos, permitem ferramentas com largura superior a 300 mm. Utilizando produtos com largura de 600 mm, é possível realizar o acabamento inicial da parede com uma camada rugosa rugosa.
Dica: se você não tem muita experiência em acabamento, escolha para você um modelo de tamanho misto frente e verso ou um conjunto de 3-4 ferramentas de diferentes tipos.
Como escolher?
Na variedade da gama de espátulas metálicas para revestimento de paredes e fachadas, destacam-se os seguintes produtos.
- Não profissional. Os artesãos às vezes os chamam de descartáveis. Por sua aparência, eles se assemelham a uma placa fina (menos de 0,5 mm de espessura) presa a uma alça de plástico.
- Profissional. A placa de impressão tem 1 mm de espessura. A tela não dobra sob pressão intensa.
Se você não é um finalizador especialista, não faz sentido comprar uma ferramenta com largura superior a 400 mm. Será muito difícil trabalhar com tal dispositivo sem as habilidades e habilidades adequadas.
Em geral, a ferramenta de aço oferece um ambiente confortável para o trabalho de frente. No entanto, requisitos especiais são impostos à qualidade de tais produtos.
- A placa de trabalho é feita de aço inoxidável. Deve ser fácil de limpar com água. Esse metal é durável e resistente à abrasão. Quando pressionada, a lâmina de trabalho retorna rapidamente à sua posição original. Se o produto for cromado ou brilhante, provavelmente está ameaçado de corrosão e ferrugem prematuras.
- A borda da ferramenta de metal deve estar alinhada. Se houver alguma irregularidade, você deve abandonar imediatamente a compra.
- A espátula deve caber confortavelmente nas palmas das mãos, não escorregando ou causando tensão muscular excessiva.
- Atenção especial deve ser dada ao cabo: pode ser de silicone, plástico ou madeira. A escolha deve ser feita, focando apenas nos seus próprios sentimentos e uma relação adequada de custo e qualidade. Não há necessidade de pagar a mais pela marca.
Hoje em dia, as lojas oferecem uma grande variedade de fabricantes de espátulas de metal. Os produtos das marcas europeias Matrix, Homa, assim como Santoo e Eurotex são os mais procurados. Entre as empresas russas, na opinião dos consumidores, os produtos das firmas Zubr provaram ser melhores do que os demais. Todos esses fabricantes dão garantia de longo prazo para seus produtos, o que indica a excepcional qualidade das ferramentas, praticidade e facilidade de uso.
Formulários
Os modelos de metal de espátulas encontraram a sua aplicação em várias áreas da decoração. Portanto, as seguintes opções de produtos podem ser distinguidas.
- Quadro. Adequado para acabamento de tetos e paredes. Com o auxílio deste dispositivo, é realizado o nivelamento de defeitos no revestimento rugoso, a eliminação de amassados, lascas e fissuras, bem como o mascaramento das costuras.
- Fachada. Relevante ao organizar o trabalho de fachada. Graças às suas dimensões impressionantes, permite processar rapidamente grandes áreas.
- Angular. Permite o acabamento de cantos externos e internos de edifícios.
- Raspador. Indispensável na desmontagem. Remove com eficácia a tinta a óleo velha, a cola para ladrilhos e os resíduos de papel de parede.
- Serrilhado. Encontrou seu uso na aplicação de adesivo sob ladrilhos.
- Figurado. Proporciona relevo e textura interessante para um acabamento limpo.
O comentário foi enviado com sucesso.