Tipos de espátulas de rejunte e seu uso
Os vãos entre ladrilhos obtidos durante a colocação dos ladrilhos requerem um rejunte de alta qualidade, que confere um aspecto esteticamente completo ao revestimento. Para um desempenho de trabalho de alta qualidade, é importante o uso de dispositivos adequados - espátulas para rejuntar. Caso contrário, o trabalho será malsucedido.
Peculiaridades
A espátula para rejuntar as juntas nas fendas entre os ladrilhos difere de outros análogos fabricados. É feito de borracha técnica ou borracha, equipado com bordas afiadas especiais. Um alto nível de plasticidade de tal produto:
- simplifica a implementação do processo de espátula em áreas inconvenientes;
- reduz significativamente a probabilidade de danos a um revestimento de azulejos finos;
- facilita a distribuição uniforme da argamassa sem muito esforço.
As dimensões da lâmina de tal ferramenta variam na faixa de 4-80 cm, o que a torna conveniente em diferentes áreas de trabalho. Produtos superdimensionados permitem que você trabalhe em grandes áreas, e os pequenos são usados para processar áreas e cantos inconvenientes. As espátulas são fornecidas com cabos práticos de madeira ou plástico. Uma solução de design competente e a plasticidade do produto contribuem para a colocação de alta qualidade das consistências usadas.
Existem também espátulas sem alças, destinadas a operações em nichos, cantos e locais mais difíceis.
Embora a ferramenta discutida seja estruturalmente simples, isso não significa que qualquer uma de suas variedades seja conveniente e prática em diferentes condições de uso. Ou seja, nem toda variedade é capaz de facilitar o processamento das juntas, mas apenas aquela que atende a dois requisitos.
- O pano de borracha é bastante denso e plástico, pode facilmente não só fechar as costuras, mas também remover os restos dos compostos dos ladrilhos, possui bordas afiladas que pressionam o rejunte nos cantos. Se a limpeza do excesso de composição não for realizada completamente a partir do revestimento, eles cairão no corpo poroso do ladrilho, e uma composição pouco compactada nas juntas contribui para a ocorrência de fissuras.
- Os cabos devem ser excepcionalmente ergonômicos e confortáveis para trabalhar por muito tempo e sem cansaço nas mãos.
Eles devem promover pressão produtiva para compactação de consistências de alta qualidade. Caso contrário, formam-se bolhas, reduzindo a beleza e confiabilidade das costuras.
Quando eles são necessários?
Os acessórios de borracha são amplamente utilizados na implementação de reparos e são frequentemente usados:
- para esmerilar costuras e juntas de parquete;
- para limpar o excesso dos compostos usados;
- em trabalhos de restauro para limpeza de mosaicos;
- para o processamento de alvenaria de clínquer e tijolos decorativos;
- para alinhar as lacunas dos ladrilhos;
- para aplicação de misturas de cimento e epóxi.
Se você não seguir as recomendações, mas usar espátulas para operações de pintura ou reboco, aparecerão listras ou outros defeitos nos locais tratados. Normalmente, são utilizadas luminárias de vários tamanhos, com foco nos parâmetros do ladrilho.
As espátulas são frequentemente vendidas em kits contendo peças pequenas, médias e grandes. Os preços para eles são orçamentários, portanto, a ferramenta pertence aos consumíveis.
Visualizações
Os tipos de espátulas são diversos, diferem de acordo com vários critérios.
- De acordo com os formatos das lâminas de trabalho, que são feitas em forma de trapézio, retângulos, com lados ovais e em versão em forma de cunha. Os produtos trapezoidais tornaram-se os mais populares.
- Disponível nas cores branco e preto. Sua cor carrega um certo significado - indica o grau de rigidez do instrumento. Os produtos brancos caracterizam-se pela maciez, sendo utilizados nas fases finais do trabalho de juntas e costuras. Na cor preta, que tem maior rigidez, é mais conveniente compactar as composições sem formar vazios indesejados.
- Por tipos de alças. Os especialistas consideram os grampos de alças os mais ergonômicos, mas são mais caros. Com pequenas frentes de trabalho realizadas em casa, um produto barato com cabo de plástico trapezoidal é suficiente. Os acessórios também são vendidos com cabos de madeira, mas não são totalmente confortáveis.
Alguns kits contêm espátulas de borracha redondas e estreitas apenas para juntas. Espátulas com lâminas de borracha, borracha e silicone podem ter aparência semelhante, portanto, na hora de comprar um produto, essa questão deve ser esclarecida.
Tanto a qualidade quanto a vida útil da ferramenta dependem muito do material. Os produtos de borracha são versáteis, mais duráveis, resistentes a produtos químicos e à prova d'água. Borracha - bastante suscetível ao desgaste, deteriora-se rapidamente e pode decompor-se.
Planejamento suave
Esses dispositivos são feitos de borracha ou borracha, com alças rígidas e bordas principais de 3 a 5 mm (comprimento de 25 a 60 cm). No lado principal existe um chanfro (45 °). Eles estão disponíveis em diferentes formas. Esta é uma versão espátula de espátula utilizada no decurso de operações de azulejos com grandes ladrilhos ou elementos de mosaico com a utilização de cimento. O dispositivo obtido do látex ficou mais caro, mas tem vida útil curta.
Borracha de pintura
Os dispositivos de pintura são produzidos em borracha (clara) ou borracha (preta), com 3-5 mm de espessura, com bordas de 10-25 cm, enquanto os pretos são duros, o que contribui para um preenchimento mais denso das juntas. As variantes de borracha têm uma vida útil mais longa - a borracha é mais forte e mais durável do que a borracha e é menos sujeita a rachaduras. Verificar a qualidade da borracha é simples - a placa deve ser dobrada e deve retornar instantaneamente ao seu estado original.
Os cabos da espátula são feitos de madeira ou plástico e, em sua forma, lembram o cabo de uma escova. Eles são triangulares ou trapezoidais. As alças são posicionadas em um ângulo de 45 ° ou 90 ° em relação às bordas principais dos produtos. As espátulas são usadas para triturar relevos difíceis, por exemplo, com bases irregulares.
Com as suas dimensões médias, este tipo de espátula tornou-se universal, uma vez que é produtivamente utilizada para o processamento de superfícies em mosaico e no preenchimento de juntas entre ladrilhos.
Para encher juntas de ladrilhos
As costuras são geralmente preenchidas com trapézio e espátulas em forma de triângulo, com as bordas principais medindo 5-10 cm. A placa de fixação é fixada em cabos de madeira ou plástico. Esses dispositivos são pequenos em tamanho e convenientes para uso em locais difíceis. Como opção, também existem sem puxadores rígidos. Em seção, são confeccionados em forma de cunha (em borracha ou borracha) ou com chanfros nas bordas principais.
As espátulas de borracha são utilizadas nas operações com cerâmica, no preenchimento de fissuras e juntas de diversos materiais de acabamento. Os tamanhos são selecionados de acordo com o tamanho do ladrilho, e a rigidez é determinada pelos parâmetros das costuras - quanto mais profundas, mais dura é a pega da placa.
Juntando
Este kit de ferramentas é usado não apenas para o rejuntamento de costuras, mas também para a formação de perfis e relevos. Inicialmente, as costuras são preenchidas com uma consistência de rejuntamento com outros tipos de espátulas, a seguir é criada uma fôrma com dispositivo de junta, e a consistência é compactada. Eles também são usados para a produção de costuras redondas.
Como usar?
Para o uso bem-sucedido das espátulas, é importante escolhê-las corretamente, elas devem ter:
- tela bem afiada, não vale a pena comprar produtos de borracha;
- um grau satisfatório de rigidez correspondente ao material com o qual você terá que trabalhar;
- cabo ergonômico (se for uma árvore deve ser tratada com óleo secante);
Entre as marcas líderes para a produção de espátulas de borracha, destacamos as empresas "Zubr", FIT, Sparta, Stayer, que oferecem aos usuários os dispositivos mais ergonômicos, de alta qualidade e versáteis. A base das ferramentas continua sendo a borracha técnica, que pode ser afiada perfeitamente. Em condições de produção, as bordas das telas são simplesmente cortadas em um ângulo predeterminado. Graças a esta ferramenta, foi possível realizar trabalhos em áreas de complexidade variada, com relevos de diferentes formas nas paredes. Tipos de dispositivos sem alças são usados para esfregar rachaduras, aberturas, juntas e outros.
Os produtos plásticos e flexíveis são aplicáveis no trabalho de costuras de ladrilhos, pedras naturais e decorativas, cerâmicas, pavimentos em juntas de linóleo. Com a sua ajuda, não são realizadas as operações de putty, mas estruturalmente não foram concebidas para este tipo de carga, assim como os punhos. Segundo os especialistas, o processo de rejuntamento realizado com espátulas de borracha é um dos tipos de trabalho mais convenientes. Resume-se a dois movimentos dominantes: colocar a mistura com uma espátula nas costuras, retirar o excesso das superfícies. Neste caso, o instrumento deve ser mantido seco, pois mesmo uma pequena gota de água leva à dissolução da mistura a ser esfregada, logo seca e perde seu estado.
Graças à operação de união, as superfícies são dotadas de elegância externa. A operação é realizada com a lateral arredondada da ferramenta, nas demais versões é realizada com cabo ou dispositivo independente. A fricção deve ser feita depois que o adesivo para azulejos estiver 100% seco. Restos de argamassa seca são removidos com uma ferramenta de borracha limpa ou nova. Além disso, é colocado perpendicularmente.
Deve-se evitar pressão forte na espátula para não danificar as costuras acabadas. Como opção auxiliar para remover o excesso de solução, use um ralador especial de espuma de borracha.
Como cuidar?
Normalmente, as espátulas são tratadas como consumíveis porque são baratas. Porém, para prolongar a vida útil, eles precisam de cuidados:
- limpar regularmente as placas de espátula após terminar o trabalho de contaminação com misturas de construção e de rejuntamento;
- verifique se há rachaduras que reduzem a plasticidade dos produtos de borracha, uma vez que a solução pode se acumular nas rachaduras;
- as bordas dos dispositivos não devem ter defeitos e entalhes, o que reduz o nível de produtividade de seu uso;
- para preservar o desempenho das espátulas, as bordas deformadas são cortadas;
- se as espátulas forem armazenadas em recipientes com outras ferramentas, a folha de borracha pode entortar, tornando-se inadequada para o uso correto.
Os acessórios de borracha devem ser usados com cuidado com argamassa à base de epóxi e uma esponja de celulose deve ser usada para remover os resíduos. Não exponha as espátulas a tensões mecânicas severas e só devem ser armazenadas na posição vertical.
O uso cuidadoso das ferramentas e o cuidado adequado com as mesmas ajudam a aumentar sua vida útil.
O comentário foi enviado com sucesso.