O que é uma espátula e como é?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Tipos por hora marcada
  3. Dimensões (editar)
  4. Materiais de manufatura
  5. Fabricantes
  6. Dicas de Seleção
  7. Recursos de cuidados

No decorrer das obras, a espátula é considerada uma das ferramentas indispensáveis. É utilizado para aplicação de nivelantes de acabamento, bem como soluções adesivas. É uma lâmina com cabo localizado em um único plano.

O que é isso?

Uma espátula de construção parece uma placa com um cabo feito de metal, plástico, borracha ou outro material. A ferramenta pode ter uma grande variedade de formas e dimensões. No ramo de construção e reparo, é usado para:

  • rejuntamento de alvenaria ou ladrilhos;

  • eliminação de pequenos defeitos no laminado e papel de parede;

  • colocação de telhas;

  • massa de vidraceiro na superfície;

  • aplicação de argamassa de cimento;

  • limpar superfícies de resíduos de tinta a óleo velha, massa e papel de parede.

Para cada tipo de trabalho, são usados ​​tipos separados de espátulas. Alguns são destinados ao acabamento decorativo, outros ao preparo grosseiro de bases e outros ao nivelamento de acabamento. A ferramenta deve ser selecionada estritamente de acordo com sua finalidade, caso contrário, a qualidade do trabalho pode diminuir significativamente.

Tipos por hora marcada

Os parâmetros de uso de uma espátula dependem diretamente de sua forma, densidade, dimensões e material de fabricação. Detenhamo-nos mais detalhadamente na descrição das principais modificações das espátulas de construção.

Quadro

Este grupo de ferramentas é usado para acabamento de superfícies horizontais e verticais. Eles são relevantes ao trabalhar com massa, gesso e outras misturas de construção para decoração de interiores. A largura da ferramenta varia de 20 a 450 mm. A lâmina é fina, trapezoidal.

Os modelos mais estreitos são solicitados ao processar áreas de difícil acesso. Por exemplo, ao alisar uma mistura de construção no espaço entre o peitoril de uma janela e um radiador de aquecimento. Para a preparação das paredes, as espátulas com largura de 250-350 mm são as mais utilizadas, tais dimensões permitem aplicar uniformemente a mistura de construção na superfície, cobrindo todas as irregularidades. Juntamente com a ferramenta principal, são utilizados produtos auxiliares com largura de 150 mm para o revestimento das instalações. Com a ajuda deles, a composição do edifício é recrutada do contêiner e redistribuída ao longo da lâmina da espátula principal.

Como a lâmina de uma espátula de pintura é fina, ela pode entortar devido ao estresse mecânico. Portanto, para criar uma superfície plana, a borda de trabalho da lâmina deve ser inserida em um ângulo reto no raspador.

Os modelos mais caros fornecem nervuras de reforço na parte de trás da lâmina no local onde a superfície de trabalho é fixada ao cabo. Isso permite minimizar o aparecimento de concavidade no momento da força de pressão na espátula.

Fachada

A espátula para decoração exterior tem estrutura semelhante à da pintura. Distingue-se pela sua grande resistência - isto é explicado pela necessidade de trabalhar com rebocos e outros compostos de construção pesados. Uma vez que a qualidade do alisamento do reboco de fachadas costuma ser muito menos exigente, a ferramenta para este tipo de trabalho é bastante ampla - isso permite maximizar a velocidade de aplicação da solução. Normalmente, a empunhadura dessa lâmina é de 300-600 mm.

Freqüentemente, uma espátula de fachada é usada para reboco interno. Isso é possível em uma situação em que o plano principal já está formado e é necessário apenas aumentar ligeiramente o nível de sua suavidade. Neste caso, a largura da espátula permitirá o desenvolvimento de uma alta velocidade de trabalho.

Canto

Tipos de espátulas altamente especializadas são necessários para o acabamento de cantos externos e internos. Essas ferramentas, ao contrário de todos os outros modelos, têm uma lâmina curva em um ângulo de 90 graus. Dependendo da localização do cabo, essa espátula permite a formação de cantos externos e internos.

A espátula angulada é uma ferramenta bastante específica, ao trabalhar com ela exige habilidade e destreza, portanto seu uso não pode garantir a obtenção de ângulos retos. Para atingir o resultado desejado, a ferramenta deve ser guiada continuamente de cima para baixo - somente neste caso a linha angular acaba sendo uniforme. Na maioria dos casos, esta espátula é utilizada para trabalhar com cantos internos, já que os externos são tradicionalmente reforçados com canto perfurado. Fortalece o ângulo do gesso e reduz bastante o risco de sua deformação em caso de danos mecânicos.

Raspadores

Essa ferramenta tem grande demanda para desmontagem. Ele permite que você raspe a velha camada de gesso e pinte antes de aplicar uma nova camada de nivelamento. É frequentemente usado para remover partículas de alvenaria congeladas e resíduos de papel de parede. Distingue-se por uma lâmina estreita - até 80 mm, é ideal para limpar juntas de ladrilhos. A espátula é feita de aço denso e rígido, resistente à abrasão. A ferramenta perde sua nitidez com o uso e, portanto, precisa ser afiada de vez em quando para otimizar o desempenho.

Em alguns modelos, uma saliência de metal é fornecida na parte de trás da alça, o que permite que você conduza na ponta de uma espátula ao remover revestimentos particularmente difíceis.

Dentado

Essa espátula é semelhante a uma ferramenta de pintura, apenas sua borda tem recortes triangulares, redondos ou quadrados. A ferramenta é relevante para a aplicação de adesivo, é utilizada na instalação de ladrilhos cerâmicos, linóleo, drywall e blocos de concreto aerado. O uso de uma ferramenta de trabalho com entalhes permite que o adesivo seja distribuído uniformemente na superfície em forma de faixas paralelas. Depois de fixar os substratos adesivos, essas faixas espalham-se instantaneamente, minimizando o risco de vazamentos de ar. Nesse caso, a camada de cola é obtida 2 vezes mais estreita que a altura dos entalhes.

Papel de parede

Na colagem de papel de parede, são indispensáveis ​​espátulas de borracha ou plástico em forma de asa com um canto pontiagudo. Eles permitem que você alise o papel de parede em pontos de inflexão e perto de juntas. Tal ferramenta não possui um cabo especial, a empunhadura é feita nos locais de espessamento do corpo.

Para trabalhar com selantes

Ferramentas de borracha são usadas para remover o excesso de selantes e cola. São relevantes para o rejuntamento de ladrilhos: a espátula desliza sobre a superfície sem a riscar. É muito procurado na aplicação de selantes sanitários durante a instalação de bancadas de cozinhas, banheiras e pias. Espátulas de borracha são úteis para colar aquários e instalar superfícies de espelho. Dependendo do modelo específico, a ferramenta pode ter um cabo confortável feito de material durável ou ser fundida quando o cabo e a lâmina são uma só peça.

Encaracolado

As espátulas encaracoladas com um aplicador encontraram sua aplicação no desenho de relevos em tintas frescas ou massa de vidraceiro. A textura de pedra e imitação de madeira natural são muito populares. Ao aplicar uma espátula na argamassa seca, o padrão é transferido para a superfície. Normalmente essas ferramentas são feitas de borracha e plástico, podem ter um relevo muito diferente, diferentes tamanhos e profundidades.

De outros

Um pouco menos comuns são as espátulas para escaravelhos decorativos - pode ser uma espátula veneziana ou uma espátula. Não são adequados para o nivelamento de paredes, destinam-se apenas ao acabamento.

Produtos com nervuras são ideais para decoração de madeira e mosaico. A superfície de trabalho de tal dispositivo tem uma forma complexa de quatro lados, que é fixada em um cabo de borracha ou madeira.

A espátula japonesa é um pouco diferente das ferramentas tradicionais, é muito simples e fácil de usar, embora seja usada com muito menos frequência do que as convencionais. Essa espátula se parece com uma placa retangular, na qual um perfil de alça é preso a um lado ao longo de todo o seu comprimento. Esta ferramenta é vendida em conjuntos de 4 (com larguras de lâmina 60, 80, 100 e 120 mm). Os mais populares na construção civil são os modelos de 100 e 120 mm, possuem uma lâmina elástica forte que não perde a funcionalidade ao ser dobrada.

As espátulas japonesas são solicitadas no processamento de estruturas complexas com bases convexas e côncavas, na instalação de arcos. São relevantes em situações em que é necessária a aplicação da camada mais fina de massa.

À venda você pode encontrar modelos universais. É uma ferramenta multifuncional que permite realizar uma ampla gama de trabalhos. É adequado para a aplicação de argamassas e como ferramenta de articulação.

Ao escolher uma espátula, atenção especial deve ser dada ao seu tamanho. A largura da lâmina deve ser adequada para um determinado tipo de lâmina, caso contrário, a qualidade do trabalho diminuirá.

Dimensões (editar)

As dimensões mais largas são para ferramentas de acabamento de fachada. Sua largura é de 600-800 mm, o que aumenta significativamente a área da superfície processada em uma passagem e permite eliminar os defeitos superficiais mais graves no menor tempo possível. Normalmente, esses dispositivos são aplicados em uma espessa camada de argamassa. A ampla categoria também inclui espátulas com lâmina de 300-400 cm, ideais para o processamento de tetos e paredes internas de uma sala.

As ferramentas de tamanho médio têm uma largura de lâmina de 150-250 mm. Eles são necessários para eliminar irregularidades superficiais, amassados ​​e outros defeitos deixados após o processamento áspero de paredes e tetos. Depois de usar essa ferramenta, a camada de massa fica lisa. É permitido ter defeitos mínimos, que são rapidamente corrigidos com lixa.

Com uma espátula estreita de 50-100 cm de largura, eliminam as mais pequenas fissuras e depressões. Para defeitos maiores, são inadequados, pois passam a repetir seus contornos e deixam todas as irregularidades no mesmo lugar. Essas ferramentas são ideais para coletar o líquido de pulverização de grandes recipientes e para revestir áreas estreitas.

Materiais de manufatura

O desempenho da espátula depende diretamente do material de que são feitas. Para a produção desta ferramenta de construção, geralmente são usados ​​plástico, borracha, alumínio ou aço. Espátulas de metal são a modificação mais comum. Eles são muito procurados quando se trabalha com compostos de construção de todos os tipos, incluindo massa, cola para ladrilhos ou gesso veneziano.

Os modelos de plástico caracterizam-se pela elasticidade e plasticidade, pelo que são indispensáveis, se necessário, para aplicar uma mistura de construção em camada fina. Além disso, eles são usados ​​para suavizar superfícies. É por isso que são usados ​​para colar papel de parede, aplicação de soluções adesivas de montagem e papel de parede líquido. No decorrer do trabalho, eles se desgastam, portanto, após cada uso sério, devem ser substituídos.

As espátulas de borracha têm os parâmetros de elasticidade mais eficazes. Eles têm a propriedade de se curvarem sob os parâmetros do relevo ao longo do qual a solução é conduzida. Eles são usados ​​principalmente para remover a cola e o selante que ficam salientes na superfície frontal. As espátulas feitas de materiais de silicone podem ter diferentes graus de rigidez, alguns modelos correspondem às suas contrapartes de plástico em resistência.

O cabo de qualquer espátula de construção pode ser de plástico, madeira ou alumínio. Ele pode ser colocado no mesmo plano da superfície de trabalho ou conectado em ângulos retos. Sua localização afeta diretamente as características de operação da ferramenta.

Fabricantes

Hoje em dia, as lojas oferecem uma grande variedade de espátulas de diferentes fabricantes, tamanhos, materiais de fabricação e categorias de preços. Entre os artifícios de construção para aplicação da mistura, encontram-se produtos de marcas estrangeiras e russas. Se você precisa de uma ferramenta para realizar um trabalho único, pode escolher modelos baratos de produção chinesa e coreana. Se você precisa da ferramenta regularmente, dê preferência a produtos profissionais. Eles são mais caros, mas feitos de materiais da mais alta qualidade. As melhores avaliações de usuários foram recebidas pelos modelos de empresas:

  • Homa;

  • Eurotex;

  • Santool;

  • Matriz;

  • "Búfalo";

  • Intek.

Esses fabricantes garantem consistentemente alta qualidade de seus produtos e fornecem uma garantia de longo prazo para seu uso. O preço dos produtos importados, via de regra, é uma ordem de grandeza superior ao custo dos nacionais.

Dicas de Seleção

Ao comprar uma espátula, você precisa seguir as recomendações de especialistas.

Para escolher uma boa espátula, em primeiro lugar, é necessário avaliar o grau de conforto do seu aperto na mão e a qualidade do cabo. Uma alça de plástico pode ser mais fácil de limpar de misturas de edifícios, mas é mais frágil do que uma densa borracha. Os cabos de madeira têm se comprovado bem, assim como os produtos em que a parte frontal é emborrachada. Essas ferramentas nunca escorregam, facilitando o trabalho de acabamento.

Lembre-se: as alças muito estreitas e longas são inconvenientes de usar.

Atenção especial deve ser dada à espessura da lâmina. Para espátulas médias e largas, deve ter pelo menos 0,5 mm, caso contrário, a ferramenta começará a dobrar e deformar mesmo com uma carga mínima. Quanto mais trabalho você tiver que fazer, mais espessa e forte deve ser a espátula.

As espátulas trapezoidais são consideradas as mais convenientes e eficazes. Ferramentas em forma de gotículas e triângulos são inconvenientes de usar e os profissionais raramente as usam.

Certifique-se de testar a espátula - na parte de trabalho ela deve saltar ligeiramente.

Modelos de aço inoxidável são considerados ideais. Os produtos comuns de ferro, à medida que são usados, começam a enferrujar devido ao contato constante com uma solução úmida. Um produto de qualidade não deve ter rebarbas e ranhuras, caso contrário, deixará marcas irregulares ao processar paredes e tetos.

Recursos de cuidados

Todos os tipos de espátulas são usados ​​para aplicar argamassas de presa rápida - cola e gesso. É por isso de vez em quando, a ferramenta deve ser enxaguada com água, caso contrário, o produto sujo irá secar e será muito difícil remover a sujeira da superfície. Portanto, após cada uso, a espátula deve ser bem lavada e seca com um pano.

Você pode tentar lavar as camadas indeléveis com uma solução concentrada de ácido acético ou cítrico. Para isso, eles se dissolvem em água fervente, uma espátula é mergulhada na solução resultante e deixada lá por 24 horas. Esse tempo é suficiente para o ácido amolecer o cimento e os compostos de gesso. Essa ferramenta pode ser facilmente limpa com uma esponja até que esteja completamente limpa.

A fervura prolongada em água comum também produz um bom efeito.

Ocorre que novas espátulas de aços planos começam a deixar sulcos na superfície durante a operação. Esse defeito pode ser eliminado de duas maneiras.

No primeiro caso, uma ligeira curva da lâmina é necessária. Para isso, suas arestas pontiagudas são levemente dobradas para um lado, como resultado dessas manipulações, a parte reversa da lâmina pode ser usada como superfície de trabalho.Ao usar uma espátula dobrada, nenhuma faixa permanece nas bordas.

A segunda maneira é mais eficiente. Trata-se de afiar as arestas afiadas da ferramenta. Eles se tornam radiais e não danificam a superfície.

A espátula é uma ferramenta de construção indispensável, utilizada na maioria das etapas de trabalhos de reparação e acabamento. É extremamente difícil realizar obras de construção com qualidade adequada sem ele. Mas um dos principais requisitos para garantir a funcionalidade da espátula é o seu devido cuidado.

Não dobre, exponha a cargas excessivas ou use-o para outros fins. Trate-o com cuidado, e então ele o servirá por muitos anos e nunca liderará.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário