Tudo que você precisa saber sobre treliças

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visão geral da espécie
  3. Materiais (editar)
  4. Formulários
  5. Como fazer isso sozinho?
  6. Belos exemplos em paisagismo

Todo jardineiro ou proprietário de uma casa de campo busca enobrecer seu terreno. Para melhorar o apelo estético do território, bem como para aumentar a sua funcionalidade, vários métodos foram desenvolvidos, que incluem a instalação de caminhos de jardim, gazebos, piscinas, canteiros de flores, fontes, bem como a plantação de espécies originais de árvores. e arbustos. As treliças são consideradas uma das opções úteis e, portanto, muito populares, com sua ajuda o crescimento e o desenvolvimento da vegetação trepadeira é melhorado.

O que é isso?

Uma treliça é um tipo especial de estrutura de jardim que se parece com uma treliça e serve como suporte para as culturas hortícolas. Este dispositivo caracteriza-se pela beleza e funcionalidade, portanto é quase indispensável para o arranjo e aprimoramento do local. A treliça decorativa original ajuda a manter os ramos das plantas, além de tudo, garante uniformidade de penetração da luz solar em relação a todo o comprimento do broto. Assim, os representantes da flora são salvos da decomposição, crescem ativamente e frutificam. A fruta assim cultivada tem as melhores características de qualidade e sabor.

Graças às treliças, a ventilação das lavouras é ativada e, por isso, ficam um pouco enfermas e não costumam ser atacadas por microrganismos patogênicos. Os insetos têm acesso irrestrito às flores desses representantes da flora, o que estimula uma boa polinização. Além disso, as treliças decorativas contribuem para a manutenção simples da vegetação do jardim, nomeadamente, a sua poda e formação de copas. Assim, o mestre tem a oportunidade de mudar a direção do crescimento dos ramos a cada ano e, assim, aumentar o rendimento da safra.

As tapeçarias são uma variante da decoração original e elegante do jardim. Eles são freqüentemente usados ​​para trepar rosas, madressilvas ornamentais, trepadeiras, uvas, framboesas, clematis, pepinos, tomates e todos os tipos de flores e arbustos trepadeiras.

Visão geral da espécie

As tapeçarias encontraram a sua aplicação no campo, no jardim, na estufa, podem até ser colocadas na parede da casa. Eles também são usados ​​para cultivar lúpulo, groselha, ervilhas e outras variedades de botias. Este projeto parece diferente, as dimensões também podem ser diferentes umas das outras.

As treliças para trepar a vegetação são dos seguintes tipos:

  • plano único vertical;
  • Em forma de V;
  • horizontal;
  • vertical com viseira.

Para colheitas ornamentais e de frutas, velas de treliça, leque de treliça são freqüentemente usados. Além disso, os jardineiros domésticos costumam instalar designs deslizantes, em leque e em tulipas.

One-plane

As treliças monoplanais não são categoricamente adequadas para vegetação potente com vários braços, uma vez que seus processos não são fixados após o plantio. Esta opção é adequada como treliça para flores encaracoladas. Nesse caso, os brotos e a videira estão localizados no mesmo plano. Graças a este desenho, ocorre a iluminação máxima de cada folha da cultura.

Este tipo de treliça é adequado para o cultivo de um pequeno número de safras. É relevante para os representantes da flora que precisam de podas constantes. Esses projetos são capazes de economizar espaço. Não é preciso muito material para construí-los. As treliças de plano único são caracterizadas pela facilidade de fabricação.

Dois planos

A treliça de dois planos é caracterizada pela forma de um trapézio invertido. A utilização deste desenho contribui para o crescimento intensivo das fruteiras. O seu desenho pode ser muito diferente, pelo que pode ser utilizado tanto em estufas como na varanda. A luminária de dois planos é considerada ideal para plantas que não precisam de abrigo durante o inverno.

Este projeto encontrou sua aplicação no cultivo de flora de rápido crescimento em uma grande área. Esses dispositivos são capazes de otimizar o uso do espaço, o que implica o crescimento e o desenvolvimento de uma vegetação bonita e saudável.

A treliça de dois planos é dividida nos seguintes tipos:

  • As linhas retas são compostas por um par de planos paralelos que são montados com uma distância de 0,6-1,2 metros um do outro.
  • Em forma de V Esses dispositivos são feitos de dois planos que são angulados um em relação ao outro.
  • A treliça em forma de Y parece um avião, que é dividido ao meio na parte superior. Nesse caso, cada um dos planos é fixado em um ângulo de 45-60 graus em relação ao segundo.

Materiais (editar)

Ao escolher um material para a produção independente de treliças, o mestre deve levar em consideração não só as características do projeto paisagístico do território, mas também o indicador da resistência, confiabilidade e resistência do material aos fatores ambientais negativos.

Metálico

As treliças de metal forjado não só parecem atraentes, mas também têm alto desempenho. Os elementos de forja conferem a esses produtos apresentabilidade e originalidade. A única desvantagem de tais estruturas é seu alto custo.

Plástico

Os suportes de trepadeira de PVC são considerados uma opção de orçamento fácil. A principal vantagem de tais estruturas é considerada o seu baixo custo, mas ao mesmo tempo sua estabilidade é baixa. Muitos jardineiros usam treliças feitas de tubos de plástico em seus canteiros, pois podem ter qualquer configuração curva.

De outros

Além das opções acima, você pode encontrar à venda tapeçarias feitas de WPC, reforço de fibra de vidro, bambu. Entre os mais demandados estão os produtos de madeira. Tais estruturas possuem longa vida útil, sujeitas a tratamento superficial com equipamentos de proteção especiais. Produtos de madeira duráveis ​​são capazes de se encaixar em qualquer projeto paisagístico do território.

Freqüentemente, as ripas são usadas para fazer treliças de madeira. Para originalidade especial, use material com entalhes ou estruturas pintadas. Uma opção válida para suportes podem ser chamados de dispositivos de um tubo de perfil. Eles são caracterizados pela resistência e, portanto, são usados ​​para culturas altas.

As treliças de arame são consideradas a melhor opção para vegetação rasteira, muitas vezes são tecidas em casa.

Formulários

As treliças para trepar a vegetação também podem ter formatos diferentes.

  • Colunar. Este desenho é simples, pois consiste em um par de postes, entre os quais um fio ou cabo de metal é esticado horizontalmente. A treliça colunar pode ter uma ou duas lâminas.
  • Semi-arqueado. Este tipo de suporte possui um arco dobrado para cima. Exteriormente, é bastante semelhante a um dossel. Uma sombra é criada sob tal estrutura. Este acessório é ideal para pequenas áreas de plantio. Nesse caso, as safras devem ser plantadas em uma linha. O plantio em grupos é recomendado em condições de diferentes períodos de maturação.
  • O apoio arqueado é bastante comum nas parcelas dos jardineiros. Uma das vantagens deste dispositivo é a criação de uma grande área sombreada sob a qual você pode instalar móveis de jardim. A estrutura arqueada tem uma aparência atraente, no entanto, se você quiser fazer você mesmo, podem surgir pequenas dificuldades.Além disso, os especialistas observam algumas dificuldades no processo de poda da vegetação.
  • Pergola é um tipo de treliça arqueada. É considerada a melhor opção de suporte para híbridos vigorosos que não possuem espaço suficiente em uma treliça de um ou dois planos. Se tal dispositivo for instalado, o jardineiro pode contar com um bom processo de fotossíntese nas plantas, um risco mínimo de infecção por infecções fúngicas e facilidade no processamento de arbustos.

Como fazer isso sozinho?

Você pode fazer uma treliça de plano único em casa. No entanto, é aconselhável ter um assistente neste assunto, uma vez que será bastante difícil realizar todo o trabalho sozinho. Para fazer um suporte de plano único de alta qualidade, você precisará enterrar um pilar no solo a uma profundidade de 0,5 metros. Nesse caso, vale observar uma distância entre os postes de 50 cm, bem como pegar pilares com diâmetro de 7 a 10 cm. Segundo as recomendações dos especialistas, os apoios ao longo das bordas devem ser mais maciços que os outros.

No caso de pilares de madeira, a metade inferior deve ser mantida em solução de sulfato de cobre por vários dias. Tal evento poderá evitar o apodrecimento do produto. Na utilização de metal, é aconselhável cobrir a superfície com uma substância betuminosa que impeça a corrosão.

Para a construção de treliças, vale a pena levar arame de aço com diâmetro de 3 a 5 mm. Ele precisará ser puxado para os suportes fixos. Se o arame estiver em várias fileiras, a distância entre eles deve ser de 35 a 40 cm. De acordo com as avaliações dos jardineiros, treliças com arame em 4-5 fileiras são mais eficazes. A fixação é realizada com pregos, grampos de metal ou outro hardware.

A produção de treliças de dois planos para vegetação trepadeira não difere da construção de treliças de um plano. Mas em vez de um design, vários são feitos.

Etapas da fabricação de um suporte em forma de V:

  • cavar dois buracos com 0,6 metros de profundidade;
  • fixar os tubos neles com uma parte inferior tratada previamente com betume;
  • observância de uma distância entre tubos de 0,8 metros;
  • criando os limites superiores dos pilares em 1,2 metros;
  • fixação da posição com brita e execução do lançamento do concreto;
  • puxando o fio.

Belos exemplos em paisagismo

As tapeçarias têm um aspecto sofisticado e podem ser uma decoração digna para um jardim ou um terreno pessoal.

Essa estrutura parece ótima como um elemento autônomo ou uma estrutura fixada na parede. As próprias estruturas em arco forjadas parecem muito bonitas, mas se forem posicionadas com habilidade, o território ficará ainda melhor. Por exemplo, a instalação na entrada é uma opção bastante boa para a localização de tal dispositivo. Assim, o site irá encantar os hóspedes desde os primeiros minutos de visita (exemplo foto 1).

Você pode usar uma treliça de madeira com uma caixa para flores para decorar um pátio de campo ou decorar um café de verão de uma forma original e elegante (exemplo foto 2). Nessa cesta, são instalados vasos com plantas - botias, que, crescendo, vão trançar a treliça. Tal desenho com flores frescas não deixará indiferente nenhum visitante.

Uma treliça de madeira é uma ótima maneira de dividir uma área em zonas. A instalação de tal produto, trançado com delicadas flores, consegue decorar com sucesso uma área de lazer ou separar uma sala de jantar ao ar livre (exemplo foto 3).

Para mais informações sobre tapeçarias, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário