Características de tapeçarias para rosas e sua aplicação
Os jardins diferem, para melhor, da natureza intocada, na medida em que apresentam sinais claros da intervenção humana e, graças a ela, apresentam uma estética mais pronunciada. Para safras que crescem pela vontade do criador humano até uma altura que não pode ser sustentada por seus caules, foram inventadas treliças que diversificam significativamente o design do campo interno.
Descrição e propósito
As treliças de rosas são suportes ou armações verticais que, em muitos aspectos, se assemelham a suportes de vinhedos e outras plantas trepadeiras. Graças a isso, você pode experimentar o tamanho das flores em um canteiro de flores - a altura de uma trepadeira ou rosa padrão pode exceder significativamente o crescimento humano.
O uso potencial de tais dispositivos é bastante óbvio - eles são necessários para um belo design de jardim e a criação de composições florísticas incomuns. Graças às treliças, pode-se criar uma parede verde que lhe permitirá construir um mirante de verão sem divisórias completas, mas com um aroma indescritível. Dependendo das especificidades de uma determinada variedade e da imaginação do jardineiro, você pode construir caminhos em túneis ou construir arcos impressionantes e românticos sobre as janelas.
Além do efeito puramente estético, as treliças ainda podem ser vitais para o cultivo de roseiras altas. Uma planta de caule fino e comprido nem sempre pode suportar o peso de um grande botão, portanto, o suporte artificial é simplesmente indispensável.
Variedades
A maneira mais fácil de classificar a treliça para rosas é pela forma que o suporte coberto de vegetação pode criar. Nesse sentido, um grande número de variedades pode ser distinguido, porque os melhores jardineiros até constroem pirâmides e escadas completas, mas na maioria das vezes uma das três opções de treliças é encontrada.
-
Arco. Decoração tradicional de entrada para qualquer lugar. Nas condições de um lote pessoal, pode ser uma entrada para um edifício residencial ou um mirante, e se o zoneamento for fornecido no jardim, então para uma das zonas. Os arcos-treliça, também frequentemente chamados de pérgulas, precisam de atenção à sua estabilidade, porque o peso da folhagem pode ser muito significativo.
- Muro. Inicialmente, costumava-se chamar estruturas parecidas com paredes de treliça, mas nos últimos anos já são consideradas apenas uma das variedades de treliça. A treliça em forma de parede é a mais adequada para o zoneamento do território, pois limita significativamente a visibilidade e cria a sensação de estar em uma sala, embora ao ar livre. Dependendo da finalidade da parede e das especificidades de cuidar de uma variedade particular de rosas, os botões podem ser direcionados em uma direção ou decorar a estrutura em ambos os lados.
- Pilar. Essa solução em jardins ainda é usada relativamente raramente, e esta é uma vantagem importante se o jardineiro quiser tornar seu site original e único. Por fora, a composição assemelha-se a um grosso pilar verde, mas por dentro encontra-se o suporte vertical principal e vários outros horizontais adicionais, feitos em forma de anéis e localizados em diferentes alturas. Essa treliça pode estar localizada no meio de um canteiro de flores, fazendo com que pareça tridimensional, ou instalada perto de um banco. Pilares simples podem ser usados para fornecer um caminho inteiro - então fios verdes também podem ser colocados em cima deles.
Materiais (editar)
Vários materiais são usados para a produção de treliças, mas nas condições de uma casa de veraneio comum, que é decorada com o esforço do próprio proprietário, haverá apenas duas opções de matérias-primas entre aquelas que podem ser facilmente manuseadas.
Madeira
As treliças de madeira são, antes de mais nada, boas porque não são um corpo estranho para o jardim, porque aqui há madeira viva suficiente. A necessidade de qualquer tipo de mascaramento do suporte da árvore simplesmente não surge, pois não precisa ser tímido - fica harmoniosamente rodeado de flores e ainda acrescenta um pouco de aconchego e naturalidade à treliça. Quase todo mundo tem a ferramenta necessária, você pode montar o quadro com as próprias mãos rapidamente e sem custos especiais.
As desvantagens significativas da madeira são que ela não chega nem perto de ser um material eterno. Sob a influência da umidade atmosférica, ele pode apodrecer e quaisquer pragas estarão interessadas em tal biomaterial. Hoje existem várias impregnações, mas terão de ser utilizadas regularmente e com bastante frequência, o que representa uma despesa adicional de tempo e dinheiro.
Para maior segurança da treliça, é aconselhável desmontá-la e escondê-la dentro de casa para o inverno - caso contrário, não vai durar muito.
Metal
Uma treliça de metal vai durar mais do que uma de madeira, porque o ferro e o aço são muito mais fortes e duráveis do que a madeira. Continuando a ser um material natural, a estrutura metálica não interessa mais a insetos e fungos, e a única coisa que teme é a umidade. No entanto, este problema é mais fácil de resolver do que no caso da madeira - simplesmente porque o produto terá que ser pintado no máximo uma vez a cada poucos anos. Com muita vontade, a produção independente de uma treliça de ferro não será difícil.
Existem também desvantagens na estrutura metálica, mas neste caso já existem um pouco menos delas. Em primeiro lugar, o ferro rodeado de vegetação não parece tão esteticamente agradável como a madeira, mas o problema é resolvido com a ajuda de produtos forjados com cachos complexos - têm um aspecto elegante. Verdade, é improvável que seja possível forjar uma treliça em casa - você terá que entrar em contato com um mestre e solicitar a produção. Uma treliça menos pretensiosa pode ser feita de forma independente, mas então terá que ser cuidadosamente escondida atrás de brotos verdes. Além disso, nem todo mundo tem habilidade para trabalhar com metal, assim como não existe uma máquina de solda com oficina em cada casa.
Como fazer isso sozinho?
Para começar, você deve pensar sobre que tipo de treliça deseja obter na saída - que formato terá, que tamanhos, onde é mais correto instalá-la. É aconselhável considerar várias opções, e não agarrar a primeira que vier à cabeça - assim o resultado será melhor. Na próxima etapa, é necessário fazer um desenho, no qual é imprescindível indicar todas as dimensões. Todos os cálculos devem ser pré-verificados várias vezes e só então começar a funcionar.
Quais são as vantagens e desvantagens dos diferentes materiais, já discutimos acima. Nas condições do seu próprio site, é lógico escolher as matérias-primas que estão disponíveis (não exigirá dinheiro para a compra) e que poderá processar pessoalmente em casa. É mais provável que seja madeira.
Se não houver nem um nem outro, faça a sua escolha, já que não é necessária uma estrutura de capital com margem de segurança de várias toneladas - bastão reforço comum ou madeira.
A montagem é realizada da maneira mais conveniente - as peças de madeira são geralmente conectadas com pregos ou fechos semelhantes, enquanto o metal é mais fácil de ser soldado. Neste caso, a impregnação da madeira com compostos protetores é realizada antes da montagem, para que a proteção penetre até em futuras costuras, mas é relevante a pintura da estrutura de ferro já montada.
As treliças geralmente não são tão pesadas a ponto de precisarem ser concretadas - na maioria das vezes, elas só precisam ser cavadas no solo até uma profundidade suficiente. O critério de suficiência depende fortemente da altura do produto - quanto mais alta a treliça, e quanto maior seu vento, mais fundo deve ser cavado, mas a posição final em qualquer caso deve ser confiável e estável. Se um arco volumétrico (não plano) está sendo construído, que tem mais de duas pernas, ele não pode ser cavado tão profundamente. Além disso, tal estrutura em grande escala será, a priori, mais pesada, porque é montada após os primeiros suportes terem sido cavados no solo.
Crescendo rosas em treliças
Observe que as rosas não são uma planta trepadeira clássica e não se agarram à treliça - elas devem ser amarradas e periodicamente engajadas na formação de um arbusto, direcionando seu crescimento na direção certa. Além do mais, em muitas variedades de rosas, o brotamento não ocorre no topo do caule, mas em ramos laterais localizados em ângulos retos com o caule principal. Para fazer a flor olhar para cima, vale a pena fixar o tronco do arbusto em uma direção aproximadamente horizontal. Ao mesmo tempo, a ligação não deve interferir no crescimento normal - ela apenas fixa a direção do desenvolvimento da planta.
Em que o principal deve ser a instalação da treliça, e não o cultivo da planta. Se já houver um arbusto no local, durante a instalação dos suportes, é possível que haja danos ao sistema radicular - isso pode levar à morte não planejada da planta.
Puxar o arbusto muito alto também não vale a pena - ele não florescerá.
O vídeo a seguir mostrará como fazer tapeçarias para rosas com suas próprias mãos.
O comentário foi enviado com sucesso.