Variedades de treliça para pepinos e dicas para instalá-los
Acontece que em uma mesma região com as mesmas condições climáticas, um dos dois vizinhos faz uma boa colheita, enquanto o outro tem uma melhor. O fato é que para obter um rendimento maior, não se pode limitar-se apenas à rega e ao calor. No estoque de um jardineiro experiente há sempre vários truques que afetam a qualidade e a quantidade da colheita. Uma delas é a instalação de estruturas de suporte nos canteiros - treliças, que não permitem que plantas trepadeiras (framboesas, pepinos, tomates) deitem no solo.
Por que precisamos disso?
O pepino, por ser uma cultura da abóbora, assemelha-se ao cipó, pois é uma planta trepadeira. Além disso, as numerosas gavinhas da cultura agarram-se firmemente a tudo que vem em seu caminho: galhos de árvores, pedras e montes de terra. Eles também se agarram um ao outro, formando um vínculo bastante forte. Na maioria das vezes, esse tipo de amarração pelos jardineiros é ignorado, uma vez que não afeta o sabor dos pepinos. E poucas pessoas sabem que, por causa disso, a quantidade de colheita diminui, pois os ovários das flores se rompem e os pepinos, por não receberem a quantidade adequada de luz, ficam bem menores.
E o resultado da colheita, obtido com a presença de treliça para pepino na horta, não substituirá o plantio de uma lavoura seja em estufa ou em campo aberto, já que a treliça tem certas vantagens:
- A presença de uma treliça simplifica o cuidado dos pepinos: ao regar, a água flui diretamente para a raiz. As ervas daninhas que surgiram são bem visíveis, as quais são removidas com facilidade e rapidez, já que não é preciso ter cuidado, com medo de danificar o sistema radicular dos pepinos.
- A tapeçaria ajuda a prevenir o aparecimento de doenças fúngicasporque a folhagem não entra em contato com o solo úmido.
- O consumo de frutas por pragas que vivem no solo está excluído, uma vez que os pepinos estão no limbo. Além disso, é muito mais fácil colher e, ao mesmo tempo, os ovários das flores escondidos sob as folhas largas da cultura não se partem.
- Se for necessário realizar algum cultivo de solo, então não há necessidade de se preocupar se a solução chegará à fruta.
- Camas com arbustos amarrados sempre parecem mais agradáveis esteticamente.
De referir que esta estrutura pode ser instalada tanto no exterior como em estufas e estufas.
Visão geral da espécie
Em primeiro lugar, é necessário referir que as tapeçarias podem ser feitas na fábrica ou por si. Mas, ao escolher um design, é melhor orientar-se não por isso, mas pela versão apropriada do dispositivo especificamente para este ou aquele caso particular. A escolha do modelo é influenciada pelas características do crescimento da cultura, da forma do canteiro e do local onde cresce (estufa, estufa, terreno aberto).
Estes ou aqueles tipos de treliças diferem principalmente em altura e inclinação (separar em linha reta e inclinada). A escolha do material é de importância secundária, afetando não a funcionalidade, mas a aparência do dispositivo. Os modelos feitos à mão são feitos de qualquer material disponível (metal, madeira) e os de fábrica são estruturas de plástico dobráveis. Tanto as tapeçarias de fábrica como as próprias podem ser divididas em vários tipos.
Horizontal
A treliça horizontal é o projeto mais fácil de usar; é mais frequentemente usada por jardineiros novatos.
A essência do projeto é que colunas de madeira ou tubos de metal são instalados ao longo da borda da cama, entre os quais uma corda ou arame forte é puxado em fileiras. A distância entre eles deve ser de cerca de 30 cm. O resultado é um design com várias linhas. Uma cultura jovem é fixada na linha inferior por meio de uma liga.
Uma treliça horizontal tem uma desvantagem: se a altura do arbusto ficar mais alta do que a treliça, a planta começa a pender, formando uma espécie de dossel. Isso torna-se a causa do aparecimento do lado sombreado, que impede a distribuição uniforme do sol.
Vertical
Uma treliça vertical difere de uma horizontal na medida em que é necessário mais material para instalá-la, já que a estrutura é instalada próximo a cada bucha.
Mas até certo ponto é mais fácil instalá-lo, nenhuma ajuda é necessária. É um cachimbo comum ou poste de madeira que é cravado no solo próximo ao arbusto para que a cultura possa ser facilmente amarrada a eles. Várias fitas ou cordas são usadas para amarrar.
Rede de treliça
Esse tipo de projeto pode ser feito de fábrica, feito de policarbonato ou você mesmo pode fazer. Não há diferença funcional entre eles.
Esses modelos diferem apenas no método de instalação. As treliças compradas não requerem esforços especiais durante a instalação - basta furar os postes no solo, após o que a treliça é fixada nos fechos especiais. A dificuldade de instalar uma rede de treliça faça-você-mesmo é que você precisará fazer um leve esforço para puxar a corda ou arame horizontal e verticalmente. Além disso, se você não torcer o fio nas juntas da horizontal e da vertical, ou se você não amarrar uma corda com um nó nos mesmos lugares, a malha não funcionará. Esta é a única dificuldade possível durante a instalação.
Além do mais, a vida útil do modelo de fábrica é muito mais longa (cerca de 7 anos), pode ser desmontada sem complicações durante o inverno. O tamanho das células é de 15 por 17 cm, é conveniente passar as pontas do pepino por elas, que não precisa de liga como fixação adicional. Quanto à aparência da estrutura, o polipropileno, sendo um plástico, é resistente à umidade e à luz solar - não enferruja nem incha como a madeira ou o metal.
Retangular e tipo cabana
Aqueles que gostam de surpreender com a originalidade e beleza de seu local costumam projetar treliças retangulares incomuns ou treliças tipo cabana. Do ponto de vista da funcionalidade, as estruturas não apresentam vantagem sobre, por exemplo, a opção mais simples de instalação de treliças verticais. Mas com uma construção habilidosa, um modelo alto e bonito pode aparecer no canteiro do jardim, o topo do qual será decorado com copas de pepino, e as próprias frutas ficarão penduradas abaixo.
Este tipo de treliça é o caso quando o jardineiro pode dar mostras de imaginação, uma vez que não existe um esquema construtivo específico. Cada um faz um modelo a seu critério: alguns usam uma malha para esses fins, enquanto outros puxam os fios verticalmente ou horizontalmente.
As tapeçarias são utilizadas tanto em estufas como ao ar livre. Mas se você quiser cultivar pepinos precoces na ausência de uma estufa, pode instalar pequenas treliças em estufas, se as mudas jovens estiverem bem arrancadas e as condições climáticas ainda não permitirem mover a cultura para o terreno aberto. A instalação das treliças correspondentes permitirá que os pepinos se fortaleçam sem se agarrarem uns aos outros.
Materiais (editar)
Já foi mencionado acima que as tapeçarias de fábrica são feitas de polipropileno, o que as torna resistentes à umidade, ao sol e às mudanças bruscas de temperatura.
Para tornar o dispositivo feito em casa o mesmo invulnerável, você pode usar tubos de plástico, pedaços de painéis de PVC e outros meios improvisados de polipropileno para a fabricação.
Para modelos de metal, você precisará de acessórios, uma lima de metal e, em alguns casos, uma máquina de solda.
As treliças de madeira são as mais fáceis de fazer, pois no campo existem sempre várias grades e ripas desnecessárias, tal como em quase todas as casas de campo existe uma serra para madeira, um martelo e alguns pregos. Arame ou corda são usados como ligantes. Mas em modelos de madeira, você pode substituí-los por travessas feitas de ripas finas. Esse modelo se parecerá com uma escada ou treliça. Ela sempre fica espetacular no jardim.
Ao escolher um material, deve-se lembrar que a ferrugem aparecerá rapidamente nos produtos de metal. A árvore da rua está sujeita a uma rápida decomposição. O plástico é considerado mais resistente às influências ambientais, mas é preciso trabalhar com muito cuidado, pois pode rachar (ao tentar conectar peças até mesmo com pregos pequenos). É preferível usar cola para a conexão, destinada ao uso ao ar livre.
Mas de muitas maneiras, a escolha do material depende do formato da cama do pepino, já que para este ou aquele material você pode pegar agentes de processamento especiais que protegem contra influências externas (ferrugem, apodrecimento).
Como fazer isso sozinho?
Fazer você mesmo uma treliça não constitui minério. Em primeiro lugar, basta decidir, tendo em conta a forma do jardim, como deve ser. Pode ser simples na forma ou pode ser complexo.
Os simples incluem estruturas horizontais e verticais.
Fazer uma malha, um arco, uma cabana e outras opções é considerado difícil.
O próximo passo é a escolha do material (veja acima).
A seguir, traçamos desenhos simples que nos permitem calcular as dimensões.
Se for decidido instalar uma treliça de metal na dacha, você precisará comprar tubos de metal de dois metros, bem como estacas de metal, cujo número está relacionado com a largura da cama. Fixamos os tubos no solo a uma profundidade de 40 cm, depois fixamos neles uma barra transversal de metal, à qual será amarrada uma corda lançada das estacas. No lado oposto, colocamos estacas aos pares a uma distância de 20 cm uma da outra, o passo final é puxar a corda do fundo da estaca até a travessa soldada aos tubos de metal. Repetimos a cintagem até que uma estrutura em forma de L seja obtida.
Fazer você mesmo treliças de madeira é muito mais fácil do que fazer treliças de metal. Para isso, são fixadas barras nos furos escavados a uma distância de 2,5 m (a distância e o número de barras dependem do tamanho dos canteiros). Depois disso, pregamos em cada coluna ao longo da barra transversal para que a letra "T" ficasse fora. Em seguida, puxamos a corda para esses degraus.
Caso seja necessário fazer um modelo de plástico, recomenda-se a utilização de canos e cantos, que são usados em apartamentos para aquecimento. Essas peças não precisam ser coladas ou pregadas. Basta encontrar as dimensões desejadas do tubo e, com a ajuda dos cantos, dar-lhes uma forma de U, sobre a qual a corda é puxada.
Não há um único requisito sobre como fazer uma treliça corretamente - tudo depende dos requisitos e da imaginação do jardineiro.
Como instalar?
A essência da instalação está na boa fixação da estrutura. O fato é que solo úmido (para um crescimento favorável da cultura, a umidade deve ser mantida constantemente) é bastante solto. Além disso, se a treliça for pesada, toda a instalação pode desabar, prejudicando a cultura.
Para evitar que isso aconteça, é necessário fixar os pilares de ataque de toda a estrutura de forma especial, pois sua altura deve ser de no mínimo 2 metros. Para fixar essas colunas perto dos leitos, a profundidade do furo deve ser de pelo menos um metro. Para obter um equilíbrio completo, eles precisam ser colocados no meio da fossa. Em seguida, polvilhe com terra e aperte bem.Na instalação de treliças sobre arenitos soltos (terra com predomínio de areia), recomenda-se o preenchimento dos postes metálicos com argamassa de cimento, o que dará resistência especial a toda a estrutura. O método não é aplicável a postes de madeira, já que devem ser retirados no inverno para evitar apodrecimento. Mas, no caso da argamassa de cimento, também há uma certa nuance: a treliça deixará de ser portátil. E para aumentar a produtividade em solos inférteis, o local de plantio das safras deve ser mudado a cada ano.
Se a cama do pepino tiver uma forma redonda ou oval, então seria preferível puxar uma treliça de malha sobre ela em um ângulo ou organizar a instalação de uma mais complexa, por exemplo, uma estrutura em forma de cabana. Essa instalação não só terá uma aparência espetacular, mas também reduzirá o tempo gasto periodicamente amarrando cada bucha autônoma. Outra vantagem deste projeto é a ausência da necessidade de preparar um grande número de colunas.
E se o canteiro for pequeno, onde as safras são dispersas umas das outras, não há necessidade de instalar treliças complexas. Aqui é mais conveniente usar uma liga vertical de cada arbusto separadamente.
Para evitar que o pepino ondulado escorregue, é necessário prender a treliça bem próximo a ele.
Mas apertar a treliça também não vale a pena, pois isso pode fazer com que o apoio da bucha fique desnivelado. Acontece que os pepinos que cresceram em largura ficarão presos apenas de um lado e o outro no chão.
Como amarrar pepinos?
Normalmente, a liga de pepino não incomoda, mas para não prejudicar a colheita é necessário amarrá-la corretamente.
- Para a liga não é recomendável usar fios apertados ou muito finos (linha de pesca ou náilon), pois podem causar cortes.
- Você não pode amarrar a linha com força. Também pode danificar a planta.
- A liga não vem exatamente de baixo nem de cima. Com uma liga normal, a distância ideal é um pouco acima do meio.
- Acima de tudo, fitas ou pedaços de trapos de 1-2 cm de largura são adequados para uma liga.
- Se você amarrar com um laço, e não com nós apertados, então para a próxima liga você pode usar o mesmo material desamarrando-a.
- O procedimento da liga é melhor realizado no início da manhã, pois há uma grande probabilidade de as feridas secarem com o nascer do sol. Isso promove uma cura rápida.
- Ao amarrar uma muda jovem ainda frágil, recomenda-se irrigar os arbustos com "Epin" após o procedimento, para que a planta volte rapidamente ao bom estado.
- A primeira liga após o plantio é feita quando a cultura já liberou 3 ou 4 folhas.
Como fazer uma treliça para pepinos com as próprias mãos, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.