Tudo o que você precisa saber sobre treliças de madeira
Freqüentemente, as plantas usadas no projeto paisagístico requerem suporte adicional. Neste caso, são utilizadas treliças de madeira. Eles não só salvam a planta de problemas de crescimento, mas também resolvem problemas decorativos. As treliças de madeira são consideradas o tipo mais popular de suporte - tal estrutura não é adequada para um local raro.
Peculiaridades
A tapeçaria é uma invenção europeia muito procurada em todo o mundo. Esta estrutura serve de suporte vertical para trepadeiras. Normalmente parece uma treliça plana, mas se for uma treliça para vegetais, seu dispositivo pode ser reduzido a um par de travessas. Treliças de madeira maciça são freqüentemente usadas como divisórias permeáveis que fazem um excelente trabalho de zoneamento do local.
A propósito, "treliça" na tradução do italiano significa "suporte, ombro". Este tipo de suporte apresenta grandes vantagens que o distinguem da pérgula e treliça, por exemplo.
As principais características da treliça:
-
os brotos são uniformemente distribuídos no espaço e recebem bastante luz do sol;
-
as folhas das plantas, que ficam presas à treliça, sintetizam substâncias orgânicas em maior quantidade, portanto, a frutificação dessas culturas também aumenta (os frutos amadurecem mais rápido nas framboesas ou groselhas que crescem na treliça);
-
os arbustos são mais bem ventilados, o que significa que têm menor probabilidade de serem afetados por doenças fúngicas, e essas plantas também recebem mais vantagens para a polinização;
-
para o inverno é mais fácil cobrir os arbustos na treliça;
-
você pode permitir que as plantas sejam processadas mecanicamente, a colheita também pode ser feita com a ligação da mecanização.
Com a mesma madeira compensada, você pode criar uma cerca viva ou uma parede verde. As plantas (seguindo o exemplo da clematite) trançam as células da rede completamente - parece que a botia cresce verticalmente, como se surgisse do ar. Certamente parece muito bom.
Visão geral da espécie
A escolha do tipo de latada depende das condições ambientais, das características biológicas da variedade da cultura cultivada e de outros pontos.
Na maioria das vezes, são:
-
treliça vertical de plano único - pode assemelhar-se a grades, cercas, cercas, muitas vezes usadas para decorar as paredes de edifícios;
-
dois planos oblíquos - trata-se de estruturas constituídas por várias treliças planas paralelas conectadas por uma treliça monoplana;
-
horizontal - raro, mas ocorre;
-
deslizamento - o design é complexo, mas multifuncional;
-
canto - ajuda a esverdear as áreas de canto do site.
As estruturas de treliça são feitas de ripas e barras, criam padrões interessantes nas células (mesmo na forma de uma folha) e são usadas para flores altas, frutas vermelhas e vegetais.
O mais atraente na tapeçaria é a capacidade de fazer você mesmo.
Instruções de fabricação passo a passo
Se foi inicialmente decidido fazer uma treliça de madeira, você precisa fazer um esboço, desenhos com antecedência, a construção deve seguir instruções claras. Em qualquer caso, mesmo se você agir sem desenhar o projeto, você precisa fazer um cálculo, determinar as dimensões, entender quantas pranchas, trilhos e barras são necessárias. Você também terá que calcular o número de fixadores.
A lista de ferramentas é universal:
-
régua;
-
martelo;
-
uma solução que manterá os racks da treliça no solo;
-
pinças;
-
serra.
Também serão necessários fechos: para uma treliça de madeira, são pregos.
A instrução geral consiste em várias etapas sequenciais.
-
Depois de determinar o tamanho da estrutura, é necessário escolher sua forma de acordo com a planta: por exemplo, uvas como suportes verticais e combinados, tomates - verticais e longos. Uma treliça em forma de cerca redonda é adequada para arbustos. As flores encaracoladas criarão raízes em qualquer design.
-
Todas as medidas, bem como a forma da parede, devem ser inseridas no desenho.
-
É muito importante calcular corretamente o peso da parede da treliça. Deve ter pelo menos o dobro do peso da planta com frutos.
-
Com uma solução, é necessário reforçar os postes principais do terreno. Se a estrutura for pequena, os postes são fáceis de enterrar. Depois disso, você pode prosseguir para a criação de uma treliça.
-
Reiki, barras, pranchas devem ser fixados de acordo com o desenho ou esboço.
-
A treliça acabada pode ser pintada - uma opção popular, por exemplo, branco. Mas, primeiro, a árvore precisa ser tratada com anti-sépticos e outros compostos que irão prevenir a decomposição.
Se os cálculos forem precisos, a relação de peso for levada em consideração e os fixadores forem sólidos, tudo funcionará com certeza.
Como tratar a cárie?
O objetivo principal desse tratamento é proteger a árvore da umidade e dos efeitos biológicos destrutivos. Ou seja, precisamos de compostos com anti-sépticos que aumentem a vida útil de uma estrutura de madeira.
Tipos de composições:
-
impregnação à base de água - não cheire, seque rapidamente, mas não penetre muito profundamente na estrutura da árvore;
-
formulações à base de solvente orgânico - pelo contrário, penetram profundamente na árvore, mas apresentam um odor químico pronunciado;
-
formulações de óleo - também penetram profundamente nas fibras da madeira, evitando que a árvore se rache, protegem bem do pó, sujidade e humidade;
-
impregnação de cera - autossuficiente, a árvore geralmente não é pintada após eles, eles criam uma fina película protetora sobre o material;
-
vernizes - formar uma película protetora sólida visível, penetrar parcialmente nas fibras.
A embalagem do produto geralmente lista claramente sua funcionalidade, recursos de aplicação e medidas de proteção.
Como organizar?
O vento forte é inerente às estruturas de treliça, portanto, elas devem ser fixadas firmemente no solo. Ou eles precisam ser afogados o suficiente no solo. Se a treliça cair acidentalmente, as plantas podem morrer. Considere consertar a treliça usando o exemplo de uma treliça piramidal para rosas.
São retiradas duas tábuas compridas de 6 m cada, lâminas, uma serra e parafusos auto-roscantes. 1 m é cortado das placas, a parte restante é dividida ao meio. Você já deve ter quatro placas de 2,5 me duas placas de 1 m. As placas são desmontadas em ripas de 4 cm de largura. Agora você pode montar a pirâmide com parafusos auto-roscantes. Resta apenas plantar rosas de todos os lados da tapeçaria. Essa estrutura é simplesmente reforçada no solo, mas se houver dúvidas sobre o peso da safra futura, os pilares da treliça 50 cm no solo e é derramado com concreto.
Exemplos em paisagismo
A treliça é linda, os amantes da transformação de jardins podem falar sobre isso por horas. Mas os exemplos funcionam melhor de todas as conversas - evidências visuais.
Considere 10 opções para lindas tapeçarias "faça você mesmo".
-
Um design tão simples, mas muito elegante, transforma um canto comum do jardim em uma linda área para fotos. Uma treliça contra o fundo de uma sebe verde já adulta é uma ótima ideia, porque essa sebe será transformada de forma benéfica pelos frutos que crescem em uma treliça de madeira.
-
Pintado de branco, com um banco em um local ensolarado - uma beleza para todos os tempos.
-
As treliças altas de madeira parecem elegantes mesmo contra um fundo de pedra: elas são lindamente emolduradas por brilhantes rosas carmesim. E a lanterna entre as tapeçarias é autêntica.
-
Uma construção simples de parede a parede, onde botias leves e de crescimento rápido ficarão bem.
-
Aqui está uma treliça trina com uma caixa no fundo - um canto de alegria para um florista. Você pode fazer experiências com culturas. Tal projeto parecerá mais vantajoso contra o fundo de uma cerca verde.
-
Também uma construção simples com uma forma geométrica compreensível. Decorar uma das paredes da casa é uma opção ótima e simples.
-
Esta é uma pérgula, um parente próximo da treliça. Mas o exemplo inspira a fazer uma estrutura de treliça branca em seu site - ela lembra uma era linda há muito tempo, tem uma aparência vintage e romântica.
-
Design reversível com gavetas. Conveniente para dividir áreas de jardim.
-
Esse balanço do jardim é o destaque do local. Existe a opção de fazer sem cobertura. Mas este exemplo mostra um design autônomo muito confortável e funcional.
- Uma opção montada na parede que até mesmo um mestre novato fará. Fica bem em fundos brancos e verdes.
Para obter informações sobre como fazer uma cerca de treliça com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.