Massa: tipos e sutilezas de aplicação
Quando se trata de grandes reparos em um apartamento, é claro, você não pode prescindir de uma abordagem séria para a preparação preliminar das paredes e do teto. Para fazer isso, você deve usar uma massa. Os tipos e sutilezas de aplicação deste material devem ser conhecidos por todo mestre que deseja consertar a sala com suas próprias mãos e realizar o trabalho da forma mais eficiente possível.
O que é isso?
Uma massa é uma mistura de plástico projetada para eliminar ou minimizar até mesmo as maiores imperfeições em superfícies, é claro, desde que sejam utilizadas formulações de boa qualidade. As principais características técnicas da massa de vidraceiro devem servir para o nivelamento de alta qualidade de superfícies de paredes destinadas à pintura ou papel de parede.
Às vezes é necessário massa e tetos para caiar ou pintarse eles tiverem grandes rachaduras. Uma boa massa sempre ajudará o mestre e enobrecerá até mesmo as superfícies que inicialmente pareciam pouco atraentes. Os materiais modernos fornecem muitas formulações com uma cor completamente branca quando seca. Isso facilita muito o trabalho de acabamento subsequente.
Uma massa é produzida na forma de pó ou pasta, que pode incluir gesso, cal, polímero e aditivos de fibra de vidro, além de verniz e óleo secante (uma substância oleosa bem conhecida desde os tempos antigos). O próprio conceito vem da palavra alemã "espátula", que na terminologia de construção significa uma espátula para aplicar uma mistura a uma superfície.
Vantagens e desvantagens
Para escolher o filler certo, o primeiro passo é entender que ele pode ser produzido tanto na forma seca quanto na forma líquida. As misturas secas são mais comuns e precisam ser preparadas antes de começar o trabalho. Suas principais vantagens são acessibilidade, facilidade de armazenamento e transporte. Eles também podem ser armazenados por algum tempo em determinadas temperaturas. Porém, uma mistura líquida diluída em água não pode ser armazenada por muito tempo e, para prepará-la corretamente, é importante não se enganar na quantidade de água. Cozinhar exige tempo, esforço e habilidade.
Claro, pode parecer que é melhor comprar tipos de massa prontos: eles não precisam ser diluídos e são muito mais despretensiosos para as condições de armazenamento. No entanto, é importante ter em mente que são muito mais caros e não são adequados para os trabalhos preliminares de nivelamento de paredes: para isso, apenas misturas secas devem ser utilizadas.
A composição pronta deve ser usada apenas ao criar camadas finas no final da massa de vidraceiro, então a superfície será tão lisa que não requer lixamento adicional.
Visualizações
A massa à base de azeite é a mais barata de todas. É considerado desatualizado e até prejudicial, mas isso não é totalmente verdade. É claro que o óleo secante tende a penetrar profundamente em qualquer superfície, incluindo o concreto, e mais tarde suas manchas podem aparecer através da camada de acabamento. No entanto, é injusto dar a ela um "veredicto" final sobre a nocividade: a composição do adesivo oleoso é a mais adequada como camada impermeabilizante e pode proteger o gesso da destruição prematura, especialmente em condições de alta umidade. É ideal para áreas úmidas, como porões, banheiros e cozinhas.Pode ser utilizado para tapar fissuras em qualquer parte da casa de banho, é à prova de água e nunca o deixará na mão.
Este tipo específico de material é ideal em combinação com tintas a óleo despretensiosas, que são usadas para o revestimento de parede subsequente, nenhuma mancha aparecerá nelas. É ideal para trabalhar paredes de madeira e lajes de OSB com revestimento de gesso, bem como se pretende utilizar fibra de vidro para revestimento. Graças a ele, o engradado desfiado e o forro de feltro serão protegidos de maneira confiável contra processos de apodrecimento e do besouro da casca, que muitas vezes destrói estruturas e produtos de madeira. Mesmo a massa acrílica popular não tem o mesmo grau de proteção da madeira rebocada que a massa cola óleo, por isso seu uso em alguns casos ainda é indispensável.
Massa de cimento (ou gesso-cimento) é mais caro que o óleo e é adequado para todos os tipos de acabamento. Esta é uma mistura seca que precisa ser amassada em água. Existem diferentes tipos de massa de cimento: tanto para áreas residenciais quanto para áreas com altos níveis de umidade. Em primeiro lugar, essa composição é usada para decorar as paredes para colar papel de parede: ela não deixa manchas, como o óleo, então você não pode ter medo de decorar o ambiente com papéis de parede caros e bonitos.
Massa dispersiva em água também se refere a variedades de cimento, mas materiais de polímero de água são usados como sua base. É uma mistura pronta para uso vendida em baldes de plástico resistentes. Devido à sua preparação industrial, tal composição se distingue por um nível corretamente mantido de viscosidade, resistência e suavidade.
Este tipo de material é especialmente recomendado para um mestre novato ao preparar paredes para pintura na ausência de defeitos graves.
Preenchimentos acrílicos Eles se distinguem pelo alto custo e boa qualidade, mas não podem ser chamados de totalmente universais: eles não são adequados como base para tipos de tintas simples e baratos devido à superfície muito ideal que se forma durante o nivelamento. Se você usar massa acrílica, a tinta embaixo dela deve ser de qualidade e preço adequados, caso contrário, ela não irá aderir bem e se desintegrar rapidamente.
Massa epóxi de dois componentes substituiu as formulações à base de cimento, cal e óleo. Ele contém resina epóxi, endurecedor e vários enchimentos. Também é chamado de poliéster. Soluções pesadas obtidas a partir de tais formulações fornecem maior resistência do material. Recentemente, uma massa epóxi com fibra de vidro e aparas de alumínio se tornou popular. Certos tipos de tais materiais destinam-se a trabalhos em metal, em particular para retocar riscos em automóveis e prepará-los para a repintura.
A principal característica dos materiais à base de epóxi de dois componentes é que eles têm uma taxa de cura ideal, portanto, não há necessidade de pressa muito após a preparação da mistura. O processo de polimerização começa algum tempo após o enchimento ser uniformemente distribuído sobre a superfície a ser tratada. Ela endurece totalmente após seis a oito horas, após as quais você pode realizar qualquer faceamento ou esmerilhamento com segurança. A adição de solventes estranhos não é permitida à mistura.
O escopo de aplicação das composições de dois componentes é muito amplo: desde o "reparo" cosmético de peças de metal de automóveis a qualquer trabalho de massa com vários graus de complexidade.
Entre as massas modernas de dois componentes, vale destacar o poliuretano. Foi desenvolvido para eliminar defeitos em revestimentos de poliuretano (pisos, paredes, divisórias), mas devido às suas altas qualidades adesivas e durabilidade, também pode ser utilizado no trabalho de metais, concreto e cerâmicas.Suas propriedades mecânicas permitem reparar graves buracos em pias, banheiros, carrocerias.
Ao usar tais formulações, é importante lembrar que elas são produzidas em duas embalagens (daí o conceito de "dois componentes"): a base para a própria massa e a substância endurecedora. Ao preparar a mistura, deve-se respeitar as proporções indicadas nas instruções.
De acordo com sua finalidade, todos os materiais são tradicionalmente divididos em quatro grupos: massa de partida (sua principal função é o nivelamento preliminar de defeitos), acabamento (material aplicado como camada final após a principal) e composições para uso especializado.
Tipos de materiais iniciais, ou "massas de primeira camada" são necessários para eliminar defeitos superficiais profundos: o teto, aberturas de portas e inclinações. Essa massa é escolhida dependendo do material básico em sua composição.
Na hora de escolher, as propriedades de adesão, resistência ao desgaste e resistência são apreciadas, bem como a capacidade de aplicação de uma camada com espessura variável, que pode variar até 25 milímetros.
Plano de acabamento As massas ("segunda camada") devem ser aplicadas após a primeira, imediatamente antes de iniciar o papel de parede ou a pintura. Eles são usados para tipos de materiais finos (revestimentos flocados, têxteis, tintas) e destinam-se principalmente a eliminar pequenos defeitos. Eles são aplicados com cuidado e em etapas, como resultado, uma superfície branca de maior lisura e densidade é obtida sem a necessidade de posterior retificação.
Os tipos universais de massa, via de regra, têm propriedades de acabamento e nivelamento e também podem ser usados como materiais para fins especializados. Ideal para pequenos reparos preliminares de todas as superfícies e seu nivelamento. Além disso, a massa universal é usada para acabamento decorativo. Os materiais que atendem totalmente ao conceito de universal pertencem a uma categoria de preço superior, além disso, seu sortimento não difere em variedade.
Como já foi observado, as massas universais são significativamente inferiores em qualidade às misturas secas, que são projetadas para atender a uma finalidade específica.
Os materiais especializados incluem tipos especiais de aditivos e destinam-se a trabalhos com uma determinada especificidade, por exemplo, para vedar juntas em painéis de gesso sem o uso de fita com propriedades de reforço.
Misturas resilientes e flexíveis estão disponíveis para preencher rachaduras respiráveis na parede e opções semelhantes.
Por composição, todas as misturas de massa são divididas em três tipos: cal (cimento), gesso e moderno, que são baseados em materiais poliméricos. A massa de gesso não encolhe e é bem nivelada, mas não apresenta boa resistência à humidade, pelo que só é adequada para trabalhos de interiores em compartimentos secos. As variedades de limão, ao contrário, toleram bem a umidade, mas ao mesmo tempo apresentam forte retração. Como acontece com todos os tipos de polímeros, muitos deles são universais, mas são muito mais caros, o que muitas vezes limita seu uso, principalmente em condições de processamento de grandes áreas.
Fabricantes
Empresa Semin, que tem um escritório de representação em diferentes cidades da Rússia, surgiu na França e está no mercado interno desde 1996. A sua principal especialização é a importação de materiais de construção e misturas de acabamento, tanto da França como de outros países europeus. A própria empresa foi fundada em 1938 como uma empresa produtora de materiais de acabamento profissional de alta qualidade.
Actualmente, a empresa Semin é representada por uma vasta gama de enchimentos, bem como misturas para trabalhar com partes metálicas de automóveis. A empresa possui três fábricas na França e uma na Rússia. O número total de países para os quais organiza o fornecimento de seus produtos é superior a 40.
Uma das misturas prontas mais populares desta empresa é a massa semin dois em um, projetada tanto para tratamento primário quanto final de superfície. Difere em fácil aplicação e altas propriedades adesivas. Após a secagem, a parede adquire uma cor branca pura. Todas as propriedades do material descritas nas instruções de uso são totalmente verdadeiras.
Empresa polonesa Novol em 1978 era amplamente conhecida nos países da Europa de Leste como fabricante de materiais de pintura para automóveis. Foi iniciada por uma pequena empresa que atende apenas a este segmento do negócio, mas logo a produção se expandiu: surgiram compostos de massa universais e especializados em combinação com materiais adicionais. Desde 1989, outra grande fábrica está operando na cidade de Poznan, e os produtos da Novol são fornecidos ao mercado russo desde o final dos anos noventa.
A linha de massas desta empresa é muito diversificada. Cada material tem sua finalidade específica, o que facilita muito a escolha. Basicamente, as composições estão focadas no trabalho com superfícies metálicas e plásticas. Existem à venda formulações especializadas destinadas, por exemplo, apenas para plásticos, além de universais.
Os materiais podem ser aplicados com uma espátula comum ou pneumática, mas somente se o alinhamento de capital e a eliminação de grandes defeitos não forem necessários.
Entre as misturas automotivas desta empresa, recebeu as melhores críticas Betume Novol Fibra... É caracterizado pela facilidade de aplicação em superfícies metálicas, boa adesão e alta resistência ao desgaste. Ideal para reparos em carrocerias de caminhões. A resistência e durabilidade desta massa se devem ao fato de ser composta por resinas de poliéster e fibra de vidro.
No território da Rússia também existem várias empresas dignas de produção de materiais de enchimento para diversos fins. Por exemplo, uma empresa "Hércules", fundada em 1997 na Sibéria, inicialmente assumiu a maior parte da valiosa experiência de colegas da Alemanha, o que posteriormente levou ao seu licenciamento dos alemães. "Hercules" é um merecido líder no mercado russo, especializado em misturas de massa seca, indispensáveis em casos de nivelamento profundo e processamento de grandes superfícies.
Os produtos da empresa implicam na utilização de matérias-primas exclusivamente de alta qualidade e são os melhores da Sibéria, e os preços dos produtos são sempre acessíveis e humanos, voltados para os mais diversos consumidores. Em 2015, foi inaugurada uma nova oficina de produção, equipada com equipamentos modernos, o que permitiu à empresa aumentar significativamente o desempenho geral da mercadoria. A fabricante está constantemente ampliando suas relações comerciais no mercado. O produto é vendido com sucesso em mais de vinte regiões, bem como no Cazaquistão.
Entre os enchimentos da empresa Hercules uma mistura de dois componentes que não encolha está em demanda. Destaca-se pelo seu baixo custo, podendo preencher fissuras de qualquer tamanho. Adequado para uso em salas secas. Ele contém uma substância de gesso de alto grau, bem como um enchimento inerte branco e aditivos de polímero que fornecem ao material altas propriedades adesivas.
A composição é fácil de aplicar e absolutamente segura para o meio ambiente.
Outro líder reconhecido no mercado russo de materiais de enchimento é o comércio marca "Tex" de São Petersburgo, mais conhecido como Tikkurila. Nesses casos, deve-se distinguir entre os conceitos da empresa e a marca sob a qual fabrica seus produtos. A "Tex" há muito fornece ao consumidor russo misturas secas e universais para massa de vidraceiro, atraindo-os com preços razoáveis e produtos de qualidade decente.
Os produtos da marca "Tex" são representados por uma ampla gama de primers, adesivos e solventes, além de diversos enchimentos: óleo, acrílico, látex. Entre eles, os compradores são mais frequentemente solicitados pela composição universal "Lux" para a execução de trabalhos em instalações de qualquer finalidade. A massa "Lux" apresenta um elevado nível de resistência à humidade, o que permite a sua utilização em casas de banho, cozinhas, saunas e piscinas.
No entanto, não é recomendável usá-lo em locais onde não haja aquecimento, pois o material pode rapidamente se tornar inutilizável no frio.
Grande preocupação alemã Knauf é reconhecida como líder no mercado de todos os tipos de materiais de construção. No início dos anos 30 do século passado, os irmãos Karl e Alphonse Knauf tiveram a ideia de usar um material natural tão maravilhoso como o gesso na construção. Tudo começou com o desenvolvimento das minas de gesso em Schengen, após o que ocorreu a inauguração da primeira fábrica Knauf na Alemanha. Vale ressaltar que os irmãos Knauf decidiram iniciar sua atividade com o lançamento de misturas de gesso à base de gesso.
No futuro, a empresa começou a se desenvolver rapidamente, produzindo drywall, gesso para máquinas e contrapiso líquido para pisos. Misturas de massa seca de cimento e gesso surgiram no mercado na década de 70 e, quando o sistema estatal na Rússia começou a mudar drasticamente, o fabricante alemão ficou seriamente interessado na perspectiva de cooperação internacional. Nos anos 90, as fábricas de gesso no território da ex-URSS quase pararam de funcionar e, se alguma das misturas construtivas fosse produzida, sua qualidade, infelizmente, deixava muito a desejar. Mas como os representantes da Knauf viram um bom potencial no desenvolvimento do mercado na Rússia, eles logo decidiram iniciar a produção conosco, especialmente porque a gama da empresa foi posteriormente expandida para o lançamento de misturas de massa universais, as mais populares para reparos simples trabalhar.
Ao longo da sua existência, o mix construtivo desta empresa não sofreu alterações ao nível da qualidade e da tecnologia de produção. Knauf se distingue por seu foco no cliente e humanidade em termos de política de preços para seus produtos. Já na Rússia, a produção é realizada em equipamentos alemães e as matérias-primas são extraídas em nosso território. Na década de 2000, a empresa entrou no mercado de investimentos da Ucrânia e do Cazaquistão. Na Rússia, a empresa atrai e treina nossos especialistas, proporcionando às pessoas empregos decentes e produtos de excelência.
O mais popular entre os consumidores é Massa Fugen, que é uma mistura altamente eficaz com pó de gesso e aditivos de polímero na composição. É projetado para nivelar paredes e tetos em ambientes com valores de umidade ideais. Indicado para trabalhar superfícies de concreto e gesso para eliminar grandes e pequenos defeitos, idealmente em contato com drywall.
Devido à sua plasticidade e alta aderência, esta composição em particular recebeu as melhores críticas entre os profissionais da construção.
Muitos, é claro, estão familiarizados com outro Empresa alemã Henkel... É conhecida como fabricante de produtos químicos domésticos e de higiene pessoal, mas sua ramificação, a Henkel Bautechnik, concentra-se no segmento de construção. Dentre os mais diversos materiais de construção, destacam-se as misturas de betume, tanto secas quanto prontas. A escolha da massa, ao contrário da Knauf, não é tão ampla, mas a vantagem deste fabricante é que pode ser muito mais fácil encontrar uma mistura especializada. Cada massa é projetada estritamente para uma tarefa específica, que é muito popular entre muitos artesãos. A Henkel é representada no mercado russo pela marca comercial Ceresit.
Mistura de massa Ceresit CT 225 - uma ótima opção para trabalhos de fachada. Os mestres destacam que são os tipos de misturas de cimento que se destacam entre todas as massas desta marca. Sua principal vantagem é o teor de uma grande quantidade de aditivos de reforço necessários para a realização dos acabamentos externos, porém, para que se distribuam uniformemente por toda a superfície, não se deve esquecer de mexer a composição acabada com a maior freqüência possível.
Dicas de Seleção
Os melhores resultados só podem ser obtidos quando são utilizadas as formulações produzidas pela mesma empresa, via de regra, neste caso, complementam-se da melhor forma. Ao aplicar a primeira camada de massa, o ideal é uma mistura de uma fração grossa com espessura de até um milímetro e meio.
A etapa final de puttying deve ser realizada com um material de uma fração mais fina - não mais do que 0,3 mm.
Na hora de escolher uma mistura, sempre surge a dúvida sobre qual é a melhor: pronta ou seca. Claro, misturas secas são muito mais baratas, mas permitem obter resultados da mais alta qualidade, e todos os esforços para preparar uma massa homogênea serão justificados. Deve-se ter sempre em mente que por mais atraente que possa parecer uma ou outra mistura pronta da categoria de universal, a camada de base deve ser aplicada precisamente com uma mistura seca, corretamente diluída em água. Além disso, uma massa pronta sempre custa muito mais.
Cada embalagem contém uma indicação da área de aplicação do material, a qual você definitivamente deve aderir. Além disso, ao comprar, você precisa estar atento às condições em que o uso da composição é aceitável ou ideal. Este é um indicador de temperatura, local de aplicação (ambiente ou ao ar livre), umidade.
Você deve ler atentamente as indicações do material para uso. Pode ser projetado para nivelamento profundo da superfície, a fim de alisar as camadas superiores das áreas planas. Também é necessário familiarizar-se com a forma como este ou aquele tipo de massa é combinada com outros materiais adicionais, para que não surjam problemas já no processo de trabalho.
Se as paredes de concreto estiverem sendo preparadas para pintura e estiverem livres de defeitos graves, o preenchimento de concreto pronto funcionará melhor porque fornecerá um nível impecável de qualidade na camada final. Uma mistura seca barata, mas confiável, será a base perfeita para qualquer tipo de papel de parede. Quando se pretende colar papel de parede fino e claro, a camada de acabamento do material deve ser escolhida o mais branca possível para que a cor do revestimento decorativo não mude ou se deteriore.
Ao planejar o trabalho apenas em ambientes fechados, você deve comprar uma massa que não contenha areia.
Antes de comprar uma mistura de massa pronta, não custa verificar "a olho" a qualidade do produtopedindo ao vendedor para abrir a tampa do frasco. Se o produto for de má qualidade, sua superfície pode conter listras escuras ou manchas secas. Caso não seja fácil fazer a escolha, recomenda-se residir em uma das misturas do plano universal, diminuindo assim o risco de comprar o material que pode não servir. Entre os profissionais, existe a opinião de que o melhor é levar uma massa acrílica para o nivelamento de paredes.
Ferramentas de aplicação
O fluxo de trabalho da massa não é tão difícil, mas geralmente requer habilidades básicas e uma certa experiência. Para um iniciante, o principal é se concentrar em garantir que todas as ações sejam realizadas na sequência correta, além de aprender como manusear a ferramenta corretamente.
O primeiro passo é precisar de uma chave de fenda ou furadeira., que possui um bico especial, pois a mistura seca requer diluição com água. A mistura de alta qualidade só é possível ao usar uma broca e um bico. Se você não tiver essa ferramenta à mão, pode tentar a maneira antiga de usar uma batedeira de cozinha comum.
O material é aplicado com espátula, mas uma ferramenta não será suficiente para um trabalho completo e de qualidade. Recomenda-se comprar um conjunto que inclua pás, cada uma dimensionada individualmente.
O espaço principal é espatulado com uma ampla superfície de trabalho, enquanto para os cantos deve ser usada uma pequena espátula.
Você também terá que trabalhar com um rolo e, provavelmente, também mais de um para trabalhar bem em locais de difícil acesso em vários estágios. O comprimento ideal da pilha de rolos é de dois a três milímetros. Os pincéis de primer também não devem ser esquecidos, porque o pré-primer na superfície, não importa o quão problemático possa parecer, garantirá uma melhor adesão da massa e de outros materiais. Será necessário um edifício ou nível de laser para avaliar a uniformidade das paredes, e uma lixa, grande e pequena, será necessária para limpar as superfícies.
Se a área de trabalho for grande, o chamado skinner manual se tornará um assistente indispensável. Será possível fixar nela uma lixa ou malha com grampos - assim, uma área maior da superfície é capturada e o processo é muito mais rápido. A lixa grossa é necessária para iniciar o trabalho e a lixa fina é útil para o acabamento das camadas.
Como a principal ferramenta de trabalho é a espátula, na hora de comprá-la é importante lembrar que são diferentes. Existem lâminas para a execução de trabalhos externos nas fachadas dos edifícios e ferramentas para pintura. A espessura da lâmina de uma espátula de pintura é muito menor que a da espátula de fachada, e a largura da lâmina da fachada é muito maior, pois foi projetada para trabalhar com uma superfície muito maior.
Uma boa raquete deve ser feita de material sólido e ter um cabo confortável e forte. É melhor se for emborrachado e bem preso à peça de trabalho. A largura da parte de trabalho da ferramenta pode ser de 40 a 60 centímetros (na execução do trabalho principal), e para o preenchimento de locais de difícil acesso, a largura ideal será de seis a quinze centímetros. Se a sala for pequena, uma superfície de trabalho de 40 cm de largura será suficiente.
Os cantos são geralmente compactados com uma espátula angular, mas certas habilidades são necessárias para manuseá-los corretamente.
A tarefa da espátula angular é criar ângulos nítidos de 90 graus.
Como aplicar?
Antes de aplicar o material, as paredes devem ser cuidadosamente limpas de tinta velha ou papel de parede. Você pode aliviar essa atividade desagradável usando produtos de descarga especiais que são vendidos nas lojas junto com outros materiais de construção. Após a lavagem das paredes, a sala é deixada secar por pelo menos um dia, após o qual as paredes são examinadas cuidadosamente em busca de pequenos resíduos, que devem ser removidos com uma faca especial de montagem. Em vez de uma faca, pode-se usar uma espátula fina e flexível, o principal é que ela não seja massa, pois pode ser facilmente riscada ou quebrada durante esse trabalho.
Após um exame preliminar das paredes preparadas, é necessário verificar seu relevo. Isso exigirá ferramentas como régua de gesso e uma lanterna. A regra é aplicada à parede e a luz da lanterna é direcionada casualmente para ela. Isso ajudará a identificar os menores orifícios e saliências, que podem posteriormente afetar negativamente a aparência estética das paredes após o acabamento final. A luz o ajudará a ver todos os pequenos defeitos, que são imediatamente derrubados por um avião ou uma espátula, que tem uma função de reboco. Os orifícios são pré-traçados com um lápis ao longo do contorno da luz.
Antes de iniciar o trabalho, todas as ferramentas são cuidadosamente preparadas. Deve ser lavado, seco e seque com um pano de algodão. Lenços secos descartáveis podem ser usados. Antes de usar acessórios especiais ou uma batedeira, eles são cuidadosamente verificados quanto a vestígios de trabalho anterior.
Mesmo os menores pedaços de velhas misturas de massa devem ser removidos.
O processo de mixagem em si é bastante simples, mas requer cuidado e precisão. Se um balde de construção for usado como recipiente, a água é despejada em um quarto e, se for comum, para fins econômicos, um terço da água será suficiente. Só depois disso, a mistura seca é despejada cuidadosamente no balde, aos poucos, até que o topo da lâmina resultante apareça debaixo d'água. Após 20-25 segundos, a lâmina deve ser saturada com água e pia, após o que deve ser bem misturada. Após a mistura, é necessário aguardar mais um minuto e misturar tudo novamente, após o que a massa estará completamente pronta para aplicação.
Um ponto importante: em nenhum caso você deve adicionar água ou pó seco se a mistura já estiver pronta. Antes de amassar, é importante prestar atenção em quanto tempo após a preparação a mistura estará adequada para o trabalho e não secará. É melhor fazer batch batch.
Uma parte da aplicação não deve ser muito grande para economizar material e maximizar a precisão do trabalho. Na espátula, é necessário tirar a quantidade da composição para que possa ser aplicada de uma só vez. Pequenos defeitos são esfregados com uma espátula pequena ou média. No rejuntamento, o movimento da mão deve ser amplo e a pressão uniforme, até que a camada da mistura fique igual à parede.
Seque as superfícies de massa usando correntes de ar e, se possível, luz solar direta. Não são permitidos "métodos acelerados" de secagem com aquecedores e ventiladores. Se a composição não secar naturalmente, ficará empenada ou rachada, o que geralmente se manifesta já no acabamento decorativo, o que deve ser evitado. Ao ventilar a sala, também não deve abrir a porta da varanda para evitar a exposição a temperaturas extremas.
As portas dos quartos, as portas da cozinha, o corredor e o banheiro devem estar abertas.
O tempo máximo para a secagem completa da massa é de 10-12 horas, no entanto, a superfície deve ser lixada antes de 24 horas. Durante esse tempo, a mistura se tornará mais durável, o que garantirá facilidade de trabalho no futuro e uma superfície perfeitamente plana.
Se as paredes são processadas para efeitos de colagem de papel de parede, o trabalho é realizado primeiro com uma espátula larga, aplicando a mistura em forma de faixas e sobrepondo um pouco (de 10 a 25%). Segure a ferramenta em um ângulo de 20-30 graus, com pressão constante, para obter uma camada de espessura constante - de dois a quatro milímetros. Deve-se ter em mente que se o ângulo de inclinação da lâmina for menor, a camada será mais espessa.
Após a secagem das paredes, os grânulos são removidos com uma ferramenta abrasiva. - a junta e a parede são testadas novamente quanto à uniformidade pela luz da lanterna. As saliências também são removidas com abrasivo, e os furos são fechados com uma pequena espátula ou manualmente. Os iniciantes geralmente lidam com o trabalho em várias abordagens, cujo objetivo é trazer a parede plana ou a zero, para usar a terminologia de artesãos profissionais.
Depois que a parede for "zerada" e seca, você precisará de uma junta de malha para polir as superfícies (tamanho da malha - de 80 a 120). Quanto maior for a numeração da lixa, mais fino será o tamanho do grão. A primeira passagem ao longo da parede é feita em movimentos circulares regulares, após os quais os balanços são executados em uma direção transversal para remover os círculos. A parede é novamente testada quanto à regularidade e, se os reflexos da lanterna não forem muito longe, o processo pode ser considerado um sucesso. Após a verificação, a parede é secada para outro dia, e então já está sendo colada.
Se for necessário betonar as paredes para pintar, após as principais etapas de betumar e levar as paredes a "zero" com o rejuntamento, é imprescindível aplicar a última camada de gesso, também designada por camada de acabamento.
Ao trabalhar com cantos, existe o método mais simples: a princípio, sobra um pequeno excesso de material que, após a secagem, é corrigido com abrasivos. Os cantos das encostas são trabalhados com espátula angular, seguida da remoção com lixa e teste de regularidade das paredes.
Se você precisar aplicar massa na superfície da placa de gesso após aplicar o primer, primeiro cole a malha de fibra de vidro e faça isso de forma que cubra os cantos e as juntas. As costuras devem ficar exatamente no meio da malha. As juntas entre as placas de gesso cartonado são betumadas sequencialmente com duas lâminas: média e larga. Como em uma parede normal, você deve remover todas as saliências e irregularidades resultantes para que haja menos trabalho ao lixar. Uma camada da mistura é aplicada uniformemente sobre toda a costura e nivelada com uma espátula média.
Os parafusos são moldados em cruz para que suas tampas fiquem completamente escondidas.
Os cantos, neste caso, serão mais difíceis de processar. O primeiro passo é processar um lado do canto com a mistura, como de costume, e quando metade da costura estiver seca, é feito o segundo lado. Assim, a costura é limpa e uniforme. Em seguida, você precisa consertar todas as inclinações de portas e janelas com cantos de construção no topo da camada de massa. É necessário pressionar a mistura nos orifícios do perfil com uma pequena espátula para que todas as fendas sejam preenchidas. A superfície é nivelada com espátula grande e larga.
A massa de acabamento da superfície da placa de gesso também é necessária.para que a parede seja o mais plana possível. Todos os pequenos defeitos são lixados para garantir a melhor aderência da mistura "final". Recomenda-se a utilização de uma mistura contendo fibra de vidro como massa de acabamento, podendo-se também utilizar a mesma solução que foi utilizada no início, mas com a condição de que o fabricante seja o mesmo, para evitar problemas de aderência. A massa final é realizada com uma espátula larga, e a composição é diluída para obter uma massa semelhante ao creme de leite. Isso garantirá que a composição seja aplicada uniformemente à parede de gesso.
Dicas úteis
Ao usar misturas secas, é importante adquirir um recipiente conveniente com antecedência. Com um grande volume de trabalho, você nunca deve usar toda a mistura de uma vez, porque ela simplesmente secará em algumas horas e o mestre pode não ter tempo de usá-la para o fim a que se destina. Para um consumo ideal e econômico, é melhor preparar a mistura em várias etapas e sempre prestar atenção em quanto tempo esta ou aquela opção de massa pode ser utilizada. O tempo pode variar dependendo de sua composição.
Parece que é muito simples preparar um recipiente para misturar a mistura de massa., mas não é assim. Não é recomendado o uso de baldes muito velhos com grande quantidade de resíduos de várias misturas aderidas à superfície interna do recipiente. No processo de mistura rápida com um misturador ou acessório de broca, resíduos sólidos da velha podem entrar na massa fresca, o que causará grandes transtornos durante o trabalho. Remover pedaços endurecidos de uma massa acabada de misturar é uma tarefa desnecessária e inútil, portanto é melhor certificar-se inicialmente de que o recipiente está limpo, sem vestígios de tinta ou ferrugem.
Quando todo o trabalho estiver concluído, não se deve esquecer de enxaguar bem todos os instrumentos. Se não fizer isso de imediato, os pedaços de massa seca terão que ser “arrancados” com uma faca, o que pode danificar a espátula. Você precisa limpar a mistura enquanto ela está molhada e secar as ferramentas limpas - tanto o cabo quanto a lâmina. Se você ainda tiver que lidar com instrumentos sujos, para amaciar a composição aderente, você pode tentar usar um solvente, embora isso nem sempre funcione. Na pior das hipóteses, você terá que usar uma faca ou comprar um novo dispositivo.
Muita mistura nunca deve ser colocada na espátula. É um erro pensar que quanto mais massas houver, mais rápido todas as tarefas serão concluídas. Com um excesso de mistura, a qualidade do revestimento deteriora-se significativamente, a superfície torna-se acidentada e irregular, o que, é claro, criará muitos problemas na continuação da pintura ou colagem das paredes. Alguns aconselham "não se incomodar" com tais sutilezas, explicando que depois de aplicar uma camada espessa da mistura, ainda terá que "lixar" tudo com uma lixa, mas a opinião é equivocada. O lixamento a longo prazo não só atrasa o processo de trabalho, mas também deixa nas paredes aqueles defeitos que terão de ser alisados repetidamente, o que, claro, é totalmente desnecessário.
É melhor trabalhar em cada parede em um dia para que a superfície seque por igual. No caso de rupturas forçadas, a parte da parede que secou deve ser molhada com água por meio de pulverizador, e a transição deve ser alisada com a captura da camada previamente molhada. Se a superfície secar por muito tempo, deve-se umedecer abundantemente, previamente rolado com rolo.
Se pregos forem encontrados nas paredes, você pode se sentir involuntariamente tentado a martelá-los de volta o mais rápido possível ou, ao contrário, retirá-los com uma espátula. Em nenhum caso isso deve ser feito, porque qualquer espátula de pintura é uma ferramenta flexível e bastante frágil. Se a lâmina estiver danificada, o trabalho posterior será simplesmente impossível. Ao trabalhar com paredes "problemáticas", é melhor sempre ter um "arsenal" adicional de ferramentas com você - como um martelo ou um puxador de pregos. Se o prego não for puxado, ou se o mestre decidir que seria melhor martelá-lo na parede, não se deve esquecer de preencher cuidadosamente as tampas com uma pequena espátula.
Não é recomendado comprar conjuntos de ferramentas muito baratos, mesmo que raramente sejam usados no futuro. As lâminas ditas "descartáveis" frequentemente quebram ou sua superfície de trabalho fica coberta de arranhões já nas primeiras horas do processo, o que afetará negativamente a qualidade da superfície. É melhor comprar um conjunto em uma loja de hardware confiável ou comprar tudo o que você precisa separadamente, sem se deixar enganar por um preço barato.
Realizar o trabalho de massa com suas próprias mãos pela primeira vez é problemático, mas interessante, especialmente se houver uma oportunidade de consultar um mestre mais experiente que pode dar conselhos práticos valiosos no processo. Se um mestre novato tiver paciência e perseverança suficientes para atingir esse objetivo, tudo dará certo.
Para obter informações sobre os métodos de aplicação de massa nas paredes, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.