Tecnologia de moagem de massa

Tecnologia de moagem de massa
  1. Peculiaridades
  2. Ferramentas e abrasivos
  3. Instruções passo a passo

Na fase final do acabamento, é muito importante preparar adequadamente as paredes para a pintura ou o papel de parede. Os especialistas recomendam prestar atenção especial ao procedimento de moagem, que é realizado após a aplicação da camada de massa. Iremos informá-lo sobre como realizar esses trabalhos de maneira adequada, quais ferramentas e abrasivos são necessários para isso.

Peculiaridades

Se optarmos pela tinta, podemos notar que na embalagem há uma nota de que os produtos podem ser utilizados para pintar uma grande variedade de superfícies. Ela pode trabalhar em concreto, drywall, tijolo e muitos outros substratos. Porém, este indicador não é fundamental, pois o mais importante é que a tinta se encaixe bem na massa... Para isso, é muito importante preparar adequadamente a base.

Uma superfície bem preparada não criará problemas na aplicação de tintas e vernizes e também ajudará a expandir visualmente o espaço. Este efeito é conseguido devido ao fato de a parede ser perfeitamente plana, sem rachaduras e lascas, amassados ​​e arranhões. A luz é melhor espalhada na superfície mais plana possível. Para tal, você precisa saber o que é retificar e como fazê-lo corretamente.

Para nivelar a base o máximo possível, são utilizadas massas. No entanto, isso não significa que qualquer material funcionará para qualquer fundação. Você precisa saber como escolher o produto certo e como usá-lo.

Mas em qualquer caso, a tinta e o papel de parede ficarão tão impressionantes quanto possível nas superfícies de massa.

O preenchimento da superfície pode ser dividido em 3 etapas:

  • rude;
  • iniciando;
  • acabamento.

Ao determinar o número de camadas, você precisa se concentrar em quão preparada está a base. Se o trabalho preliminar foi realizado com alta qualidade, basta uma camada de massa bruta, necessária apenas para aglutinar as partículas de areia das paredes tratadas e preencher as pias sobre as bases de concreto. Especialmente os sumidouros profundos podem exigir uma segunda camada de enchimento.

A massa inicial é aplicada em 3 demãos. No entanto, esse número também pode ser aumentado ao trabalhar em paredes e tetos não muito regulares. O principal é acabar com uma base perfeitamente plana e branca, sob a qual o material principal não é visível.

Para a massa de acabamento, geralmente uma camada é suficiente. Com a sua ajuda, são eliminados pequenos defeitos que possam ter ficado de trabalhos anteriores.

Antes de lixar a massa, você precisa entender claramente por que estamos fazendo isso. Duas tarefas principais podem ser observadas. Como resultado do trabalho, é necessário não só tornar a superfície o mais plana possível, mas também criar riscos especiais que garantam a adesão da massa e do primer. Será possível eliminar o defeito de retração se os riscos forem totalmente preenchidos com solo. Os especialistas observam que o mais correto é uma seção quase triangular com fundo ligeiramente arredondado.

Este resultado pode ser alcançado tanto com a ajuda de moinhos especiais quanto manualmente.

Ferramentas e abrasivos

Para lixar a massa em grandes volumes, você deve parar de usar uma lixadeira. O moedor é muito conveniente para processar as primeiras camadas grossas, como resultado, a superfície recebe o perfil necessário.

No entanto, a lixadeira não é adequada para todas as etapas de lixamento.É conveniente trabalhar com eles precisamente com camadas grossas para reduzir o risco e preparar a superfície antes da aplicação de primer. Porém, para dar a forma final e nivelar com mais delicadeza a base, você terá que usar uma ferramenta manual.

Neste caso, a superfície será sentida muito melhor, respectivamente, ficará claro com que esforço agir sobre ela.

Deve-se notar que o custo de uma trituradora elétrica é bastante alto, portanto, no caso em que um apartamento ou uma pequena casa está sendo reformada por conta própria, não há sentido em comprá-la. Melhor lixar o gesso ou outra superfície com a mão. Neste caso, será necessária uma talocha de esmeril, na qual é fixado um material abrasivo com o auxílio de fechos especiais, cuja função pode ser desempenhada por uma rede ou lixa.

Qual abrasivo escolher - malha ou lixa, cada mestre decide por si mesmo. Ambos têm características próprias. Por exemplo, a malha tem uma estrutura perfurada pronunciada. Assim, a poeira que surge como resultado do trabalho não obstrui a superfície, mas sai pelas células. Também existe uma maior resistência ao desgaste - esse material dura muito mais do que uma lixa.

A decisão de substituir é feita se o produto começar a se desgastar e a qualidade do trabalho se tornar visivelmente inferior.

Relativo lixa, continua a ser o material de lixa mais popular para a maioria dos artesãos. O produto é comercializado em rolos, barbatanas ou peças que correspondem ao tamanho de raladores convencionais. Uma vantagem significativa é o custo, muito inferior ao da malha. No entanto, a lixa terá que ser trocada com muito mais frequência do que a malha, uma vez que fica entupida mais rapidamente com poeira de construção e se torna inutilizável. Você também precisa se certificar de que pequenos pedaços de massa não fiquem presos nela, caso contrário, eles deixarão arranhões na superfície.

O grão da lixa desempenha um papel importante.... O grão grosso é usado para trabalhar a camada inicial, mas o acabamento precisará de uma casca com um grão fino. Inclui lixa zero, que nivela perfeitamente a superfície antes de aplicar papel de parede ou aplicar tintas e vernizes.

As marcações podem ser vistas no verso.

Para processar cantos, os especialistas recomendam usar esponja de lixar com bordas chanfradas. Se essa ferramenta não estiver disponível, uma lixa de grão fino também servirá.

Outra coisa útil ao lixar massa de vidraceiro - moedor ou broca. O uso dessas ferramentas acelera muito o trabalho. No entanto, neste caso, é necessário um acessório especial, que tem a designação de "almofada de lixa" ou "disco de lixa". É melhor comprar um produto de borracha macia que tenha uma haste móvel. No velcro há uma lixa, cortada especialmente para esse fim.

Instruções passo a passo

Devo dizer que o processo de moagem da massa não causa nenhuma dificuldade particular mesmo para iniciantes e não requer habilidades especiais. Porém, é necessário conhecer certas sutilezas, então o resultado do trabalho será excelente. Vamos analisar em detalhes como o processo deve ocorrer.

Em primeiro lugar, é necessário esperar até que a massa esteja completamente seca. Só depois que a camada tratada ganhou a resistência necessária, você pode começar a trabalhar.

Para o trabalho, você precisará de:

  • ferramenta;
  • escada;
  • Holofote;
  • pequena espátula.

Para começar, use uma espátula para remover irregularidades e saliências particularmente visíveis. Depois disso, a parede é processada de cima para baixo. O melhor é iluminar as áreas com holofote - assim o resultado do trabalho será melhor.

Deve-se notar que muita pressão no ralador deve ser evitada. Isso é especialmente verdadeiro para o tratamento da camada de acabamento com massa de látex, caso contrário, há o risco de fricção.Covas e buracos devem primeiro ser selados com massa e secos, e só então lixados. Além disso, as próprias paredes são inicialmente processadas e, no final da obra - os cantos e saliências.

Depois disso, você precisa remover com cuidado a poeira da construção. Você pode usar um aspirador de pó especial, bem como uma vassoura macia comum ou escova. Esta etapa é final e muito importante, sem ela a obra não pode ser considerada concluída.

Você pode aprender sobre três maneiras eficazes de lixar gesso no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário