Como aplicar corretamente as paredes: as sutilezas do processo
O reboco de paredes é um processo difícil e demorado, mas muito importante. É possível aplicar massa com as próprias mãos? Como aplicar a massa adequada e como nivelar as paredes com a massa, você aprenderá com este artigo.
Antes de iniciar qualquer trabalho de construção em um apartamento, casa, no campo com suas próprias mãos, você deve pensar bem sobre tudo e descobrir em detalhes todos os meandros e características do processo. Afinal, cada manipulação de construção realizada incorretamente pode arruinar todo o reparo, além de acarretar em custos financeiros adicionais.
Peculiaridades
O conforto e a beleza de um apartamento começam com a reforma. A massa de parede é uma pequena parte de um grande negócio. Antes de redecorar, os cômodos do apartamento precisam ser devidamente preparados. A preparação principal é nivelar as superfícies com posterior aplicação de tintas e papel de parede. Às vezes é necessário aplicar massa nas paredes para nivelar a base, para aumentar sua resistência e confiabilidade. A preparação adequada da superfície significa remover todos os contaminantes e realizar uma limpeza completa.
O processo de reboco das paredes tem muitas características. Esse é o tipo de material que será utilizado no processo de trabalho, e o tipo de massa, a superfície que será submetida ao processo de massa e muito, muito mais.
Composição
A massa é um material de construção na forma de pasta ou pó. Sua composição pode ser bastante variada. Contém sabão em pó, farinha, carpintaria, cola animal, gesso peneirado, vários vernizes, óleos secantes, talco, giz, barita, branco de zinco, ocre, fuligem, caulim, amianto e chumbo vermelho.
Dependendo do tipo de massa e de sua carga principal, a composição também pode incluir componentes auxiliares na forma de secantes, óleo de secagem natural, ésteres, ácido acrílico, sal, plastificantes, carbonato de cálcio.
Pela presença de componentes formadores de filme nele, ele é dividido em três grupos:
- Gesso;
- Cimento;
- Polimérico.
A massa de gesso consiste em gesso. É flexível e resistente à alta umidade. Se falamos sobre as propriedades físicas do material, então ele se parece com um pó branco com densidade de 2,4. A resistência à tração varia de 3 a 15. Ao endurecer, o gesso começa a se expandir e seu volume aumenta em 1%. A resistência do material é garantida pelo uso de baixa pressão e vapor saturado.
Escopo da massa de gesso:
- grandes rachaduras;
- costuras na superfície do concreto;
- placas de gesso;
- tijolos.
A massa de cimento, ao contrário do gesso, endurece mais lentamente. Portanto, é feito em grandes volumes e o tratamento de superfície está ocorrendo em ritmo acelerado. Mas vale lembrar que ele encolhe, por isso a camada de aplicação deve ser espessa.
A mistura de polímero não encolhe e não permite a passagem de umidade. Este tipo é o mais caro dos três listados. Sua base é um aglutinante de polímero adesivo.
A massa pode ser feita em casa.
Abaixo estão várias receitas para fazer você mesmo uma solução:
- Massa de óleo. Para fazer isso, é preciso levar um quilo de óleo secante, cem gramas de dessecante (NF-1) e dois quilos de giz.
- Massa de cola. Para fazer isso, você precisa misturar 1 kg de uma solução de cola a 10% com 25 g de óleo secante e adicionar 2 kg de giz peneirado. O óleo de linhaça é adicionado à cola aquecida, bem misturado e, em seguida, o giz é adicionado.
Além disso, a massa é dividida em solúvel em água e insolúvel em água.
Mas seja qual for a composição ideal da massa, ela não deve em caso algum ser aplicada em paredes pintadas com tinta à base de água.
O resultado de um erro tão grande será uma perda de tempo, pois a massa não grudará e cairá. A possibilidade de aplicação sobre a fibra de vidro depende também dos componentes constituintes da massa.
Visualizações
Na hora de escolher uma massa, o consumidor fica perdido e não entende o que exatamente precisa ser comprado e o que deve ser prestado atenção. Afinal, o enchimento das paredes durante a reparação é uma etapa muito importante, por isso, antes de comprar qualquer coisa, deve estudar detalhadamente todos os tipos de massa.
A massa de parede é dividida em duas categorias:
- seco;
- pronto para usar.
As misturas secas para nivelamento de paredes são preferidas. Eles são vendidos em bolsas e pacotes.
As vantagens desse tipo incluem:
- Facilidade de preparação.
- Possibilidade de fazer uma solução com a viscosidade necessária.
- Armazenamento fácil, transporte fácil.
- Preço acessível.
- Longa vida útil é longa.
- Não tem medo de mudanças de temperatura.
Cada material de construção tem suas próprias vantagens e desvantagens.
As desvantagens das misturas secas incluem:
- Perda de tempo preparando uma argamassa para betume.
- Durante o processo de cozimento, você deve seguir rigorosamente as instruções.
- O tempo para a mistura de trabalho pronta é muito limitado, então geralmente você tem que preparar uma nova porção da solução.
As massas prontas para uso são vendidas em baldes ou latas de plástico.
Este material de construção tem seus aspectos positivos:
- Não há prazo para usar a solução.
- Não se perde tempo na preparação da mistura de trabalho.
Entre as massas prontas para paredes, as seguintes variedades podem ser encontradas nas prateleiras das lojas de construção:
- Cimento.
- Gesso.
- Polimérico.
A base básica da massa de cimento é o cimento. Esse tipo de mistura é familiar aos construtores desde os dias da URSS. É de cor cinza e de várias marcas. Para fachadas, marcas mais confiáveis são usadas e têm maior resistência.
O âmbito da sua aplicação são as paredes de fachadas de edifícios e paredes internas de instalações com elevada humidade. Microfissuras são permitidas. São resistentes ao gelo, uma vez que contêm anticongelantes. A única, mas significativa desvantagem da massa de cimento é um alto grau de retração.
A argamassa de gesso é branca, em qualquer caso, as misturas de fabricantes estrangeiros são brancas como a neve. As misturas domésticas podem ter uma tonalidade amarelada, uma vez que na produção se utiliza gesso de depósitos locais, e não é um tom de branco puro. O local de uso são as paredes nas quais o papel de parede será colado ou a ser pintado. Não aplicável em banheiros, banheiros e piscinas. Não tolera condições de baixas temperaturas, portanto, é adequado utilizá-lo apenas em ambientes internos. Um exemplo exemplar de massa de gesso é considerado ASB feito na Turquia e os produtos da mundialmente famosa empresa Knauf.
A argamassa de gesso é um material de construção ideal para utilização nas habitações de pessoas, uma vez que é amiga do ambiente, não emite substâncias nocivas e tem a função única de manter um microclima ideal na casa.
O tipo de massa polimérica pertence a materiais inovadores que surgiram recentemente no mercado de materiais de construção.
A massa de polímero tem dois tipos:
- acrílico;
- látex.
A mistura de acrílico é fácil de usar. É usado tanto para o trabalho de fachada como para o interior.É chamada de mistura polivalente e é utilizada como acabamento de desbaste, nivelamento e acabamento. A sua base é o acrílico e, como sabem, pertence à classe das substâncias sintéticas, o que significa que a massa acrílica apresenta várias vantagens em relação ao gesso e à mistura de cimento. Por exemplo, o acrílico reage bem com os componentes que constituem a argamassa de cimento, o que confere resistência e maciez ao material acabado. Esta mistura é absolutamente resistente à geada.
Se a massa estiver ligeiramente seca, você pode refrescar um pouco e diluir com água.
A massa de látex é usada exclusivamente para trabalhos de interiores. Não encolhe e é muito elástico, pelo que pode ser aplicado numa camada muito fina. Ele é usado em qualquer superfície, incluindo metal, o que não pode ser dito sobre outros tipos de materiais semelhantes. A massa de polímero é um item caro de gastos com materiais, mas o resultado atende às expectativas. Na hora de comprar é preciso ter cuidado, pois existem muitas falsificações desse tipo de mistura no mercado.
Entre as deficiências, pode-se destacar - a massa de látex não respira. No entanto, contém anti-sépticos, antifúngicos e anticorrosivos.
Por propósito, o material de massa é dividido nos seguintes tipos:
- Nivelamento;
- Acabamento;
- Especializado;
- Universal.
O composto de nivelamento serve para nivelar superfícies. Possui excelente adesão ao substrato, por isso se deita de maneira uniforme e suave. Aumentou a durabilidade.
A mistura de acabamento serve como base preparatória para a decoração de paredes decorativas.
Misturas especializadas realizam tarefas específicas - eliminação de juntas de painéis, reparos urgentes.
As misturas universais desempenham todas as funções dos tipos de massa anteriores e são utilizadas em todas as fases do trabalho e em quase todas as superfícies de parede.
Mas os compradores escolhem a mistura, via de regra, com base no custo do material.
A classificação mais familiar de massas para os compradores é sua divisão em:
- iniciando;
- acabamento.
Sua principal característica distintiva do ponto de vista técnico é o tamanho da fração de enchimento. Em outras palavras, a composição inicial contém grãos de areia de quartzo que preenchem irregularidades e fissuras. Eles são muito maiores do que aqueles encontrados na massa de acabamento. Consequentemente, a mistura inicial é aplicada em uma camada mais espessa. O único problema é o rejuntamento da mistura inicial aplicada. Isso geralmente é feito com moedores. Não vale a pena esperar por uma superfície perfeitamente plana e lisa desde a massa inicial, mas a mistura de acabamento dá esse efeito.
Na prática, esses dois tipos de argamassa são usados em conjunto. Em primeiro lugar, aplica-se a mistura inicial e, em seguida, após a secagem completa, aplica-se a massa de acabamento.
Além de todos os tipos de massa acima, existem mais alguns:
- Pegajoso.
- Óleo.
- Óleo e cola.
- Shakril.
Esses tipos são altamente especializados e usados principalmente apenas por profissionais.
Tipos de superfícies
Para cada superfície é necessário selecionar um determinado tipo de massa.
Lajes OSB
A placa OSB é uma superfície de madeira, aglomerado e multicamadas que apresenta uma aspereza perceptível. Para nivelá-los, é necessário aplicar massa na superfície.
A opção ideal para isso seria uma massa niveladora projetada para trabalhar em superfícies de madeira. É proibido o uso de materiais destinados ao nivelamento de superfícies de tijolo ou concreto. Será trabalho perdido - a massa simplesmente desaparecerá.
Para isso, são adequados os seguintes:
- Misturas com componentes de óleo e cola. Eles contêm vernizes de óleo, óleo de secagem natural e cargas auxiliares, que são semelhantes a uma estrutura lenhosa.Essas misturas incluem LSH-1 e LSH-2. Se o papel de parede for colado à massa no futuro, a mistura de massa pode ser substituída por verniz gliftal (M-175) ou tintas com enchimentos.
- Misturas adesivas. Essas misturas são baseadas em óleo, solução adesiva e plastificante. Essas misturas são semelhantes às massas caseiras.
- Nitro putty. Esta é uma mistura que seca muito rapidamente. Eles incluem éter de celulose, resina, plastificante e solvente. Os tipos mais populares de betume nitro são ASh-32 e MBSh.
Mas, além da modificação especial, massa para placas OSB deve ser dotada de uma série de características especiais:
- Excelente adesão, conforme já mencionado.
- Consistência homogênea. A composição não deve conter partículas grandes.
- Baixo encolhimento. Isso reduz significativamente o tempo de reparo.
- Maior dureza e capacidade de lixamento.
- A capacidade de aplicar tintas e papel de parede.
Encostas
Para que as encostas sejam de alta qualidade e tenham uma aparência esteticamente agradável, elas devem ser devidamente massajadas, o que requer uma mistura de massa adequada.
Portanto, se os declives forem dentro da sala, onde o regime de temperatura é normal e não há diferenças significativas, então você precisa escolher uma massa com uma fração fina, o que tornará o revestimento perfeitamente liso e uniforme.
Para encostas do lado de fora, onde há quedas de temperatura, você precisa usar um enchimento grosso. Deve ser resistente à alta umidade e resistente ao gelo. A escolha ideal é uma mistura de cimento.
Blocos de espuma
A aplicação de massa em uma superfície de bloco de espuma é um trabalho responsável e difícil, uma vez que esta superfície apresenta irregularidades significativas.
Para que a massa seja de alta qualidade, é necessário comprar uma mistura com as seguintes características:
- base de cimento;
- agregados minerais;
- componentes auxiliares funcionais;
- maior plasticidade;
- resistência à geada;
- resistência à umidade.
isopor
Muitas pessoas estão interessadas em questões relacionadas ao enchimento de espuma de plástico, uma vez que isolar casas por fora e por dentro com esse material é um procedimento relativamente barato. Para proteger a espuma de fatores externos (sol, umidade, geada, estresse mecânico), ela deve ser massa.
Para massa de espuma, aplique:
- misturas universais;
- misturas especiais com componentes de poliestireno.
Este tipo de massa deve ter as seguintes características:
- Maior adesão. A presença de cola na massa.
- Finalidade para trabalho interno / externo.
- Resistência às mudanças nas condições de temperatura.
- Alta resistência à umidade.
Os mais populares no mercado de materiais de construção são as misturas de massa Master, Polimin e Ceresit. A escolha ideal é um enchimento à base de cimento.
Superfícies de concreto
A reparação no apartamento em geral depende da qualidade da massa das paredes, porque o papel de parede será colado ou será aplicada tinta nas paredes da massa no futuro. Não há necessidade de massa de vidraceiro apenas se for necessário colocar ladrilhos de cerâmica nas paredes de concreto.
A massa em paredes de concreto é necessária por duas razões principais:
- Para alinhamento.
- Para reduzir a absorção de concreto.
É necessário escolher uma mistura seca para o enchimento, a partir do quão desniveladas as paredes são. Para o procedimento, você precisa comprar uma mistura inicial e uma mistura final. A massa inicial deve ter granulação grossa e a massa final deve ter granulação fina. As misturas mais populares para superfícies de concreto são Knauf, Ceresit, Caparol.
As principais características que uma massa para superfícies de concreto deve ter:
- agarramento instantâneo;
- força elevada;
- a presença de função impermeabilizante;
- resistência à geada;
- alta elasticidade;
- sem encolhimento;
- tixotropia - a capacidade de aumentar a viscosidade;
- impermeabilização.
É necessária uma presa rápida, pois a massa é aplicada em camada espessa (3-5 cm). A elasticidade ajudará a solução a penetrar em todas as fendas.
A mistura deve ser à base de cimento, mas é estritamente proibido misturá-la com outras substâncias, pois todas as propriedades básicas serão perdidas.
Superfícies de plástico
O mais difícil é massagear as superfícies de plástico, como acreditam muitas pessoas que se deparam com esse processo. Nesse caso, a massa realiza funções de reparo, eliminando defeitos e irregularidades antes da pintura.
A massa para superfícies de plástico deve ter:
- alta elasticidade;
- o mais alto grau de adesão em relação a muitos polímeros;
- aumento da resistência ao impacto;
- alta hidrofobicidade;
- ceda à moagem.
Portanto, essa mistura é uma composição de granulação fina de vários componentes, incluindo resina e endurecedor. É proibido o uso de massa em termoplásticos, nitrocelulose, revestimentos acrílicos.
Entre as variedades de cargas para plástico destacam-se:
- líquido;
- carbono;
- com fibra de vidro.
Instrumentos
Para o enchimento de alta qualidade das paredes de uma sala, você não precisa apenas de uma boa mistura de massa, mas também de ferramentas selecionadas corretamente.
Durante o processo, você precisará de:
- Furadeira ou misturador industrial. Se uma massa seca for comprada, você terá que preparar uma solução a partir dela. Para obter uma consistência homogênea, você precisa de um misturador especial ou furadeira com bico.
- A argamassa é aplicada nas paredes com uma espátula. Normalmente, é comprado um conjunto que inclui muitos formatos diferentes de espátulas - um tipo é necessário em uma superfície plana e, em locais de difícil acesso, outra forma de espátula é mais conveniente.
- Rolos e escovas necessários para a preparação. Não é recomendável excluir tal procedimento, uma vez que tem uma função protetora.
- Nível. É necessário determinar o quão lisas as paredes são.
- Lixa. Se quaisquer imprecisões e irregularidades forem encontradas na superfície tratada, elas serão eliminadas. Isso requer lixa. Se o volume de trabalho for grande o suficiente, é recomendável usar um skinner manual. Ao usar uma massa inicial, uma lixa grossa será mais conveniente e, se uma massa de acabamento for usada, é mais conveniente usar papel fino e fino.
- Capacidade para misturar a solução. Uma vez que a porção da massa acabada que é amassada é insignificante devido à sua secagem rápida, você pode comprar um pequeno recipiente.
Antes de escolher e comprar uma espátula, é preciso tentar aplicá-la. Acontece que não é tão fácil, especialmente para iniciantes. Algumas pessoas acham mais conveniente usar um rolo normal. Mas, de acordo com construtores com vasta experiência, não é muito conveniente para eles massagear as paredes, uma vez que é difícil conseguir superfícies perfeitamente planas.
Quanto à escolha da espátula, aqui você deve prestar atenção aos seguintes detalhes:
- o rolo dianteiro tem uma largura e tamanho consideráveis da lâmina, e o rolo de pintura é menor com uma lâmina estreita;
- o cabo da espátula deve ser forte para que após o primeiro uso não fique nas mãos do mestre;
- as mais confortáveis são as ferramentas com cabos emborrachados;
- espátulas de pintura falham rapidamente;
- a largura ideal da lâmina da espátula é de 50 cm, para locais de difícil acesso é necessário usar lâminas de até 15 cm de largura;
- é necessária uma lâmpada ou pequena lâmpada, com a qual todas as irregularidades e imperfeições após o enchimento são determinadas. É melhor usar uma lâmpada halógena para esse propósito;
- uma faca de construção e um grampeador devem estar à mão.
Se falamos de conjuntos, então seria correto optar por um conjunto que inclua ferramentas de 5, 15, 40 e 60 cm. Para acertar cantos regulares, prevê-se a compra de uma espátula angulada, mas só um especialista pode use-o para o fim a que se destina.
Preparação da solução
Sabe-se que você pode comprar uma mistura pronta ou uma solução pronta para recheio, ou você mesmo pode fazer.
Para fazer a massa de gesso em casa, você vai precisar de 2-3 kg de giz, um quilo de gesso, uma solução a 5% de cola para madeira. Misturamos o giz com gesso e, aos poucos, despejamos essa mistura na cola previamente despejada no balde e mexemos bem para que o resultado seja uma massa homogênea. Essa solução torna-se sólida muito rapidamente, por isso é melhor prepará-la em pequenas quantidades. É usado em superfícies de concreto para mascarar juntas de drywall, mas apenas em salas onde a umidade não é alta.
Você também pode fazer a massa de óleo sozinho. Para fazer isso, você precisa de um quilo de óleo secante, 100 g de dessecante (para acelerar o processo de solidificação) e dois quilos de pó de giz. Misturamos todos os ingredientes até obter uma consistência uniforme. Esta solução não tem medo de mudanças de temperatura e alta umidade. É utilizado em superfícies de madeira, bem como em paredes que serão pintadas com tintas a óleo.
Preparar uma solução a partir de uma mistura de massa comprada não é nada difícil.
Abaixo está uma instrução passo a passo, seguindo a qual você pode obter uma solução de alta qualidade para revestir paredes:
- Despeje água limpa em temperatura ambiente em um balde de plástico, cerca de um quarto.
- Despeje lentamente a mistura seca na água. A quantidade deve corresponder à indicada nas instruções.
- Usando uma batedeira, bata tudo até obter uma massa homogênea e sem grumos visíveis.
- Deixe a solução repousar por 5-10 minutos.
- Depois, misturamos bem e podemos usar.
Na aparência, essa solução deve se parecer com creme de leite espesso - este é um detalhe muito importante, uma vez que nem a espessura excessiva nem o excesso de líquido darão um resultado de alta qualidade quando usado. Uma camada de massa espessa cairá imediatamente e a camada líquida simplesmente se espalhará.
É importante lembrar que para um lote da solução deve haver o suficiente para 40 minutos de trabalho.
Se durante a operação o material acabado não tiver sido totalmente utilizado, pode-se despejar com água e não mexer e, quando necessário, drenar a água e continuar a utilizá-la. Isso se aplica a misturas secas de polímeros.
Preparação da base
Antes de começar a massajar as paredes, é preciso prepará-las adequadamente, pois disso depende o resultado do trabalho.
Preparar a parede para a massa de vidraceiro significa remover toda a sujeira, tinta velha, fuligem, manchas de graxa, cera, gesso velho. A limpeza mecânica é realizada com uma escova especial dura, espátula e esmeril. Depois de retirados todos os detritos, é a vez da limpeza química da parede, que consiste em desengordurar as superfícies. É realizado com o auxílio de detergentes especiais. O uso de antifúngicos não será supérfluo.
Se houver ferrugem nas paredes, um queimador comum ajudará a removê-la. A etapa final da preparação é a verificação de grandes irregularidades na parede. Diferenças de cinco milímetros ou mais são consideradas grandes. O problema é que a camada intermediária de massa é de dois milímetros, então grandes irregularidades têm que ser niveladas, e só então a massa. Para cobrir grandes irregularidades, é mais barato usar gesso e depois massa.
Sutilezas de aplicação
Se tiver de colocar as paredes do apartamento com as próprias mãos, para obter um resultado positivo e continuar a reparação com calma, é necessário estudar todas as nuances da aplicação da solução de betume. A tecnologia de processo parece complicada apenas à primeira vista.
A massa começa com um nivelamento cosmético. Para isso, sempre se utiliza uma mistura inicial. É necessário aplicar a solução em camada fina de um centímetro. A superfície tratada deve secar completamente. Isso leva de 10 a 12 horas.
Se você notar que não há manchas escuras na parede, então tudo está seco e você pode continuar enchendo.
A mistura de acabamento deve ser aplicada agora. A técnica de aplicação da massa de acabamento difere da técnica de aplicação da argamassa inicial. A mistura é aplicada em duas direções diferentes, de forma que todas as irregularidades sejam imediatamente visíveis. Eles não irão desaparecer na primeira vez, especialmente para superfícies feitas de drywall e concreto, mas em 2-3 vezes tudo será eliminado.
Em locais de difícil acesso, use uma espátula de tamanho adequado. Para muitos, as dificuldades surgem no momento em que ocorre o processo de alinhamento dos cantos. No processo de trabalho, chega um momento em que cada canto precisa, como dizem, prensar em um canto e depois fazer massa.
Se o canto for inserido incorretamente ou não for profundo o suficiente, há problemas com a massa.
Outra característica da massa: as pessoas que fazem reparos em suas próprias faces ficam de frente para as paredes pintadas com casca de árvore. Uma questão lógica surge imediatamente - é possível aplicar massa na tinta?
Isso só é possível se:
- As paredes são pintadas com tinta não emulsionada. É muito fácil verificar isso. É necessário umedecer a esponja com água e esfregar a superfície pintada, se a tinta começar a espumar e sair, então é emulsão e em nenhum caso deve ser massa.
- Se a tinta nas paredes não descascar ou rachar, caso contrário, a solução será rejeitada.
- Se a tinta não for à base de óleo secante.
Mas vale lembrar que paredes pintadas de putty são um risco.
Se, tendo estudado todas as sutilezas do processo ou tendo tentado massajar por conta própria, a pessoa entende que isso é uma decepção completa e é melhor recorrer à massa mecanizada nas paredes.
O gesso mecanizado é uma tecnologia inovadora que nos chegou dos EUA, que consiste em rebocar paredes com ferramentas e dispositivos profissionais.
Dicas úteis
Antes de iniciar qualquer trabalho de construção ou reparo, você deve sempre pedir conselhos a pessoas que já tenham encontrado isso. Especialmente se uma pessoa enfrentou o reboco ou massa de vidraceiro com as próprias mãos e sem a ajuda de artesãos profissionais pela primeira vez.
Ao encher paredes, você deve saber que:
- É necessário adquirir materiais e ferramentas para massa de vidraceiro de alta qualidade.
- Ao comprar misturas secas, dilua a solução somente de acordo com as instruções.
- Para cada tipo de superfície, um certo tipo de mistura é usado.
- É necessário entender claramente que tipo de decoração de parede seguirá após a aplicação de massa. Se for colar papel de parede ou pintar paredes, é necessário betume; se houver painéis decorativos ou ladrilhos cerâmicos, não há necessidade de betume.
- Atenção especial deve ser dada ao preenchimento de cantos que requerem ferramentas adicionais.
- Não é necessário colocar massa sobre gesso de alta qualidade, apenas se for esperado papel de parede fino ou pintura. Para isso, as paredes devem ser perfeitamente planas, o que significa que deve haver massa.
- Se a temperatura estiver abaixo de cinco graus dentro da sala onde ocorrerá a massa de vidraceiro, não é recomendável realizar a obra. A temperatura ideal para aplicação é de + 15-25 graus.
- É possível realizar qualquer manipulação de reparo após o enchimento apenas um dia depois. Este é o tempo máximo para a secagem completa da massa.
Como fazer a massa das paredes, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.