Massa inicial: características de escolha

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Preparação da solução
  5. Óleo
  6. Materiais de giz e gesso
  7. Uso

Há uma variedade de massas iniciais no mercado hoje. Encontrar a opção certa costuma ser bastante difícil, não apenas para artesãos novatos, mas também para especialistas. Para não se enganar, é preciso entender os tipos de tais materiais, as características de escolha e uso da massa inicial (também chamada de base).

O que é isso?

Massas iniciais são usadas para alisar várias superfícies. Esses materiais são adequados para as seguintes fundações:

  • pedra;
  • concreto;
  • tijolo.

Massas semelhantes também podem ser usadas para aberturas em arco, portas, inclinações de janelas e assim por diante.

Eles são adequados para tetos gesso, paredes. Com a ajuda desses materiais, as fundações com buracos, lascas, fissuras são niveladas - permitem eliminar uma variedade de defeitos. Deve-se notar que a massa inicial difere do material de acabamento: é mais barata e possui uma consistência mais densa.

Massas iniciais de qualidade têm as seguintes características:

  • resistência à fissuração (porém, para isso, certas recomendações devem ser levadas em consideração na preparação e aplicação do material);
  • a capacidade de secar rapidamente;
  • Amizade ambiental.

Os fabricantes oferecem materiais de massa projetados especificamente para trabalhos de acabamento interno ou externo. Para que a massa adira melhor à base, você pode primeiro aplicar um primer na superfície.

Muitas pessoas que vão usar uma massa inicial estão interessadas em saber se é possível colar papel de parede neste material imediatamente (sem usar revestimentos adicionais). Diferentes situações são possíveis. Se o papel de parede for fino, é melhor primeiro aplicar uma solução de acabamento na superfície.

Se os revestimentos forem grossos o suficiente, eles podem ser usados ​​imediatamente.

O consumo de massa depende muito do tipo de substrato que está sendo processado. Se você vai comprar uma massa de vidraceiro, é necessário inspecionar toda a superfície: desta forma, você pode levar em conta todas as nuances e calcular corretamente a quantidade necessária de solução.

Visualizações

Os fabricantes que criam uma massa inicial geralmente usam para isso:

  • gesso;
  • ligantes de polímero;
  • cimento;
  • Lima.

As proporções dependem de várias nuances, bem como de qual fabricante produziu um determinado material de massa. Hoje, muitas empresas se especializam na produção de massa básica: Knauf, Prospectoras e assim por diante.

Escolhendo o material certo, você pode ler as avaliações dos consumidores, se familiarizar com as avaliações. Recomenda-se dar preferência a fabricantes de renome e boa reputação.

Materiais com concentração particularmente alta de cimento são altamente resistentes ao ataque de líquidos. Por este motivo, são adequados tanto para trabalhos de decoração de interiores como de exteriores. Eles são usados ​​para tratamento de superfície em ambientes com alta umidade. No entanto, esses materiais também têm desvantagens: eles se distinguem por uma cor cinza rica, que é muito difícil de esconder com papel de parede fino, e também encolhem significativamente depois de um tempo.

As massas de gesso secas têm uma bela cor branca, são mais agradáveis ​​esteticamente. No entanto, esses materiais não devem ser usados ​​em salas com alta umidade.

Os materiais de massa à base de aglutinantes de polímero são muito populares. Estes são, por exemplo, materiais acrílicos. Essas massas têm as seguintes vantagens:

  • eles podem ser usados ​​para se aplicar a uma ampla variedade de superfícies;
  • eles não encolhem com o tempo;
  • eles são fáceis de aplicar;
  • eles são altamente elásticos.

Como escolher?

Se o seu objetivo é obter revestimentos que durem o máximo possível e não deixem de ser estéticos com o tempo, use materiais do mesmo fabricante (e da mesma série) na mesma sala. Se você vai comprar uma massa, primeiro descubra a data de validade, leia as instruções.

Não use soluções de massa para trabalhos de acabamento interior, que se destinam ao processamento de superfícies externas. Caso contrário, podem aparecer rachaduras na superfície, após as quais você terá que fazer os reparos novamente.

Se você é um iniciante, mas deseja resolver tudo sozinho, opte pelos materiais Maxi. As massas com esta marca demoram muito a solidificar, pelo que terá a oportunidade de realizar o acabamento sem pressa excessiva.

Preparação da solução

Se você não tem confiança nos materiais de massa que são vendidos nas lojas ou simplesmente não quer gastar dinheiro, tente criar uma mistura com suas próprias mãos. Então você não terá dúvidas da composição do material, sua qualidade também dependerá apenas de você. Alguns consideram esta opção a mais confiável, mas deve-se ter em mente que o consumo de massa própria é mais significativo.

Os seguintes tipos de massas caseiras podem ser distinguidos.

Óleo

Eles são adequados para superfícies de madeira que precisam ser feitas o mais resistentes possível a altas e baixas temperaturas (paredes de fachadas, caixilhos de janelas e outros substratos semelhantes).

Para criar tal material com suas próprias mãos, você precisará misturar giz (2 kg) e óleo secante (1 kg). Em seguida, adicione um dessecante à mistura obtida (100 g são suficientes). Ferva a solução em fogo, deixe esfriar. Esta mistura deve estar quente quando usada.

Materiais de giz e gesso

Eles podem ser usados ​​em ambientes que não sejam caracterizados por alta umidade. Com a ajuda dessas massas, você pode tornar as paredes de concreto e drywall mais lisas.

Para fazer essa mistura, você precisa misturar gesso (uma parte) e giz (três partes) em um recipiente seco. Pegue os pratos em que deve haver uma solução de 5% de cola (carpintaria / animal), despeje aí a mistura. Nesse caso, será necessário mexer gradualmente.

Em seguida, misture tudo para obter uma massa homogênea. Esta massa caseira terá de ser aplicada à superfície imediatamente, uma vez que endurece muito rapidamente.

Uso

Devem ser utilizados materiais de enchimento iniciais, tendo em consideração algumas recomendações. Nas instruções que acompanham as massas, os fabricantes descrevem como aplicar os materiais corretamente. Normalmente, há diferenças apenas nos estágios iniciais (quando a mistura é preparada).

Os materiais poliméricos estão prontos para uso desde o início, tal massa só precisa ser misturada. Muitos consumidores notam que isso é muito conveniente.

Misturas à base de gesso ou cimento são diluídas com líquido. Não se esqueça que após a diluição, o material endurece com rapidez suficiente. Você precisará usá-lo imediatamente após a preparação.

Prepare a superfície cuidadosamente antes de usar o material de enchimento. Será necessário aplicar um primer na base com antecedência, deixar secar.

Se o substrato for relativamente plano, aplique o preenchimento da seguinte forma:

  • Com uma espátula, retire o material (a porção deve ser grande o suficiente). Comece a aplicar a mistura na superfície com pinceladas amplas e abrangentes. Isso deve ser feito com a maior rapidez e confiança possível.
  • Pressione a espátula firmemente contra a parede. O ângulo de inclinação da ferramenta em relação à base não deve mudar durante a operação.
  • Se ocorrer flacidez, remova ou espalhe com uma espátula vazia.

Nos casos em que as irregularidades são fortes, é necessário aplicar uma massa na superfície e aguardar o endurecimento. Aí já será possível começar a nivelar.

É necessário efetuar o desbaste com lixa. Elimine marcas de ferramenta, flacidez e outros defeitos: a superfície deve ficar lisa e uniforme. Os especialistas o alinham de forma rápida e fácil, e os artesãos novatos precisarão de perseverança e paciência.

Antes de realizar o trabalho de acabamento, não se deve apenas entender a gama de materiais de preenchimento, mas também aprender a preparar a superfície, aplicar a mistura. Se você fizer tudo certo, pode começar com segurança o acabamento final.

Você aprenderá sobre os recursos da massa inicial e seu uso no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário