As sutilezas do processo de reboco do teto

Contente
  1. Recursos do processo
  2. A escolha da massa
  3. Instrumentos
  4. Preparação da solução
  5. Preparação de teto
  6. Aplicação de massa na superfície
  7. Dicas úteis

O teto desempenha um papel importante no design de interiores, portanto, uma superfície lisa e uniforme é necessária para um acabamento de alta qualidade. A forma mais comum de preparar o teto é com massa. Este processo caracteriza-se pelas suas características tecnológicas próprias e permite ocultar todas as falhas, tornando a base ideal para posteriores obras. Para realizar a massa correta para obter um resultado eficaz, é necessário escolher as misturas adequadas, é bom ter certas habilidades.

Recursos do processo

O nivelamento do forro com massa é muito procurado pelos artesãos, pois pode ser realizado sobre pedra, base de concreto, alvenaria, chapas de drywall e placas de construção. E para que a superfície fique bem preparada para o acabamento decorativo, é necessário aplicar massa sobre superfícies sólidas, limpas e sólidas.

Os tetos cobertos com vidro, metal e plástico são considerados inadequados para alinhamento. Não é recomendado o uso da massa em ambientes com alta umidade, onde os tetos estão sob o efeito da água há muito tempo.

Este tipo de alinhamento é utilizado em três casos, sendo que cada um deles é caracterizado pelas seguintes características:

  • Antes de pintar o teto. Para que a camada de tinta seja distribuída uniformemente sobre o substrato, o revestimento deve ser de alta qualidade. Portanto, é necessário aplicar a massa corretamente, observando todas as tecnologias. Se mesmo os menores defeitos permanecerem no teto, o acabamento será danificado. Os profissionais podem lidar facilmente com esta tarefa, mas se o trabalho de construção for executado de forma independente, é aconselhável primeiro aprender como fazê-lo em áreas pequenas e acessíveis e, em seguida, prosseguir para as superfícies do teto.
  • Sob o papel de parede. Neste caso, não é necessária uma base de alta qualidade do teto, é suficiente para eliminar grandes falhas e ocultar irregularidades. O mesmo se aplica à preparação da superfície, que será decorada com tecto falso.
  • Antes de aplicar o gesso decorativo. O próprio material de acabamento é um excelente nivelador, portanto, com a ajuda da massa, você só pode remover grandes rachaduras e buracos, o gesso pode facilmente lidar com o resto.

A escolha da massa

A aplicação de massa é considerada um processo difícil e deve ser levada a sério. Ao contrário das paredes, o tecto é um espaço aberto e, para evitar o aparecimento de defeitos nele, é necessário escolher o material de construção adequado para o acabamento. Isso não só permitirá que você obtenha um excelente resultado, mas também facilitará muito o trabalho.

A mistura de massa deve atender aos seguintes requisitos:

  • Possuem uma estrutura homogênea. Não comece a terminar se houver partículas grandes na composição. Devem ser peneirados ou bem misturados.
  • Têm uma velocidade média de secagem. Com o endurecimento rápido, você pode não ter tempo para terminar o trabalho.
  • Caracterizado por uma estrutura elástica e macia.
  • Não tem tendência a desmoronar e rachar após a secagem.
  • Fornece uma longa vida útil.

Dependendo dos componentes que compõem a mistura, distinguem-se o gesso, o acrílico e a massa de cimento. Os produtos de gesso preenchem bem as fissuras e são adequados para o acabamento de salas secas, devendo ser aplicados em camada fina.As argamassas de cimento são utilizadas para nivelar os tectos da sanita e da casa de banho, uma vez que suportam perfeitamente a humidade elevada.

Além disso, essas misturas preenchem grandes depressões com alta qualidade, mas sua superfície é difícil de moer. Normalmente, o gesso cimentício é aplicado como uma camada intermediária, seguida por um acabamento decorativo.

Já as misturas acrílicas permitem obter um teto perfeito e liso. Para isso, primeiro a superfície é nivelada com uma massa inicial e, em seguida, é recoberta com água ou látex. Essas soluções são caracterizadas por uma baixa taxa de secagem, de modo que mesmo artesãos inexperientes podem trabalhar com elas.

Os materiais de massa também diferem em sua finalidade, portanto, devem ser selecionados para cada etapa do trabalho separadamente. O teto pode ser tratado com partida, acabamento e mistura universal.

O de partida é usado logo no início do nivelamento da superfície, ajuda a esconder todas as irregularidades visíveis até 0,5 cm de tamanho. Para garantir uma boa aderência entre o material e o teto, recomenda-se adquirir uma composição com frações grosseiras. A camada texturizada no acabamento é mais frequentemente feita com misturas de acabamento que têm uma consistência macia e um tamanho de fração de até 0,3 mm, sua estrutura de granulação fina nivela pequenas falhas e corrige com segurança o trabalho primário. Se a base tiver pequenas falhas, você pode usar a mistura usual ou a chamada universal.

Na hora de escolher um material de acabamento, deve-se atentar também para o fato de se comercializar na forma seca e pastosa. Produtos em pó geralmente são baratos e podem ser bem armazenados sem a necessidade de um regime especial de temperatura. A massa acabada é caracterizada pela alta qualidade, mas seu preço também é alto. Essas misturas são feitas sobre base de vinil ou acrílico e têm fração fina de até 0,1 mm.

Ao comprar materiais de massa, você precisa levar em consideração que tipo de revestimento está planejado para nivelar o teto. Se a superfície for pintada, é necessário selecionar misturas de acabamento com estrutura macia e plástica. No caso em que o papel de parede ou o gesso decorativo servem como acabamento decorativo, então as composições universais e iniciais à base de gesso ou cimento são bem adequadas.

Instrumentos

Qualquer processo de construção não pode ser fornecido sem ferramentas profissionais. O reboco do teto não é exceção. Muitas ferramentas são usadas para nivelar superfícies com massa, mas a mais importante delas é uma espátula. Para reparar costuras, fissuras e desmontar a superfície antiga, serão necessárias três espátulas de vários tamanhos: 450 mm (para enchimento), 30 mm (para acabamento em locais de difícil acesso) e 80 mm (para aplicação de massa de trabalho). É aconselhável adquirir espátulas de aço inoxidável com cabo moldado confortável.

Para colocar você vai precisar de:

  • Capacidade. Deve ser volumoso e fácil de usar.
  • Fure com acessório ou misturador de construção.
  • Escada.
  • Regra.
  • Bloco de moagem.
  • Ralador.
  • Chave de fenda ou espátula com chave de fenda.
  • Roller.
  • Escovar.

Preparação da solução

Depois que todas as ferramentas forem selecionadas, você pode começar a preparar o material de acabamento. É importante ressaltar que não é possível usar imediatamente todo o saco de massa de vidraceiro, pois ele secará rapidamente e se tornará inadequado para o trabalho subsequente. Portanto, você precisa criar pequenas porções de 3-4 kg, misturando-as gradualmente com água. E quando a solução acabar, ela pode ser re-preparada. É necessário aplicar a massa rapidamente, pois ela começa a endurecer após 20 minutos.

O processo de preparação da mistura é o seguinte:

  • A embalagem com gesso é aberta e uma porção do pó é retirada. Recomenda-se não usar mais de 4 kg.
  • Cálculos da quantidade exata de água são feitos. Via de regra, são consumidos 7 litros de água para 10 kg de gesso seco.Assim, 3 kg da mistura exigirão cerca de dois litros de água.
  • O pó é colocado em um recipiente previamente preparado, a água é despejada e tudo é misturado em um misturador. É necessário preparar a solução até que adquira a consistência de creme de leite espesso. Em média, isso leva alguns minutos.
  • Quando a solução está pronta, ela é deixada por cinco minutos e depois misturada novamente. Depois disso, a massa pronta pode ser usada na obra.

Preparação de teto

O acabamento decorativo é aplicado apenas sobre uma superfície bem preparada e, como os tetos das salas podem ter estruturas diferentes, não podem ser evitados. Na maioria das vezes, existem tetos de concreto, consistindo de uma ou mais lajes de piso.

As juntas entre essas placas devem ser seladas com uma solução, e então já estão betumadas com gesso. Para evitar a formação de rachaduras na superfície do teto após a secagem da mistura, recomenda-se o uso de uma rede de pintura.

Para nivelar o teto, é necessário limpá-lo minuciosamente de poeira e resquícios do acabamento anterior. Além disso, a superfície de concreto deve ser preparada: isso é necessário para que uma camada de adesão se forme no teto. As soluções de látex podem ser utilizadas como primer, devendo ser aplicadas em várias camadas. Em seguida, o trabalho é feito com o início e o acabamento da massa. O resultado é uma base uniforme e bonita, e para garantir que a superfície fique lisa, deve ser friccionada com uma barra de lixa.

Se o forro for apresentado na forma de drywall, aglomerado ou fibra, então, antes de mais nada, é necessário selar as costuras entre as folhas. Isso eliminará irregularidades e melhorará a adesão à massa. Esses tetos são preparados uma vez, enquanto a solução é aplicada não apenas em toda a superfície, mas também nas costuras.

Caso a base antiga do forro tenha sido revestida com gesso, é feita a limpeza com espátula de metal, a seguir se imprime uma solução acrílica e, depois que a superfície está completamente seca, aplica-se a massa.

Aplicação de massa na superfície

Você pode rebocar tetos com a ajuda de artesãos e com suas próprias mãos. Tal trabalho é executado de forma independente, via de regra, no caso de serem planejados reparos orçamentários. Embora esse processo seja considerado difícil, é perfeitamente possível lidar com ele.

A massa é aplicada em etapas e tem a seguinte aparência:

  • Primeiro, a superfície é preparada. Para isso, é necessário limpar o teto de concreto do acabamento antigo, se estiver pintado, deverá ser retirado. As juntas e juntas de azulejos devem ser uniformemente cobertas e, em seguida, tratadas com um primer.
  • É realizada a primeira etapa do enchimento, cuja principal tarefa é eliminar as irregularidades. Para obter o efeito máximo, a tecnologia de aplicação das misturas deve ser realizada corretamente. O trabalho começa na parede externa e continua em direção ao centro do teto.

Não deve ser permitido o aparecimento de afundamentos e grandes desníveis nas camadas, portanto, movimentos de nivelamento devem ser feitos rapidamente. Caso contrário, a mistura vai secar e a superfície ficará irregular. Normalmente é aplicada uma camada, sua espessura não deve ultrapassar 10 mm.

  • Terminado o trabalho com a massa inicial, verifica-se a ausência de saliências e grandes desníveis: se o teto for liso, pode-se passar para a próxima etapa, que é chamada de retificação. O excesso de material de construção é limpo em toda a superfície, começando pelo pedestal do teto. O lixamento é feito com lixa, em seguida a superfície é coberta com uma camada de acabamento, que também precisa ser bem lixada com uma tela aérea de estrutura fina.
  • Na etapa final, o forro é revisado, após o que a base é recoberta com um primer. A solução acrílica pode ser aplicada somente após a superfície estar completamente seca.

Dicas úteis

Qualquer pessoa pode colocar a massa no teto, embora seja melhor para os iniciantes começar a trabalhar com misturas de polímeros, sua consistência permite nivelar uniformemente as camadas de material e não deixa irregularidades. Além disso, a massa de polímero não seca tão rapidamente quanto o acrílico, então você pode demorar no processo de acabamento do teto.

O teto é nivelado somente após a aplicação de primer, ele protegerá a base de rachaduras de forma confiável e aumentará a vida útil do material de acabamento.

Você pode usar tanto a mistura pronta quanto a seca. Com a ajuda da massa de acabamento, você pode fazer decorações com padrões e adicionar tintas especiais que darão ao teto uma cor branca mais brilhante. A primeira camada é aplicada verticalmente e a segunda horizontalmente. O nivelamento da superfície deve ser efectuado em sala fechada, evitando o aparecimento de correntes de ar.

Para obter informações sobre como aplicar a massa adequada no teto, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário