As sutilezas de aplicar massa no chão

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Como escolher diferentes tipos de superfícies
  4. Tecnologia de aplicação
  5. Adendo

A resistência do pavimento da divisão depende da qualidade do material utilizado durante a instalação e da observância das etapas de instalação do revestimento. Uma das etapas importantes na preparação do substrato é a correta aplicação do filler no piso.

Peculiaridades

A massa de pavimento é efectuada para lhe dar maior resistência, aumentar a sua vida útil. O trabalho de aplicação do composto de nivelamento não é difícil, só é importante conhecer algumas das características que a massa deve ter, entre elas:

  • elasticidade aumentada. Esta propriedade do produto ajuda a que a solução seja uniformemente distribuída no piso;
  • ausência na composição de grandes peças. A presença de tais elementos pode levar à formação de riscos no substrato durante o processo de revestimento;
  • capacidade de adesão;
  • Amizade ambiental;
  • resistência ao fogo.

O cumprimento de todos os requisitos é garantido pela adição de vários elementos químicos à massa.

A peculiaridade das misturas de nivelamento é que diferentes produtos são selecionados para diferentes revestimentos. Você pode obter uma uniformidade perfeita do piso se executar corretamente o processo de massa. Antes de colocar o linóleo, a superfície deve ser nivelada com especial cuidado, caso contrário, todos os defeitos serão sentidos. Após a conclusão de todos os trabalhos de acabamento, o piso pode ficar constantemente exposto a várias temperaturas, umidade e ao peso dos móveis. Para garantir a durabilidade do revestimento, apenas tipos confiáveis ​​de produto e métodos de aplicação de massa devem ser usados.

Visualizações

Hoje, existe uma grande seleção de misturas à venda que diferem na composição dos aditivos. Existem estes tipos de massas:

Acrílico

Você não precisa adicionar solventes para usá-lo. A composição é uma pasta espessa que pode ser facilmente espalhada na superfície. A desvantagem do produto é a pouca elasticidade em temperaturas abaixo de zero. Mas a massa tem boas propriedades de adesão. A composição trata as costuras com eficácia, não emite produtos químicos prejudiciais e é resistente a altas temperaturas.

Polímero

É feito à base de água. Adequado para nivelar o piso antes de aplicar o piso de madeira. Basta colocar em uma camada, já que a composição não encolhe. Difere em alta compatibilidade ambiental.

Mistura de secagem rápida

É feito com a adição de solventes, diversos plastificantes. Uma característica do produto é um odor pungente.

Massa de óleo

Bem repele a água, dá durabilidade à superfície. É adequado para o tratamento de pavimentos em áreas interiores e exteriores, terraços. Ele contém giz, óleo e água. Um produto bastante durável e prático.

Mistura de gesso

São utilizados em ambientes secos, mas essa composição não é durável, pois fica exposta à umidade.

Epóxi de dois componentes

É aplicado para dar reforço adicional à base. É capaz de melhorar a qualidade do piso de concreto devido à presença de epóxi na composição. A massa não deixa marcas após a secagem e não descama no chão;

Massa de cimento à base de PVA

Baixo custo. O processo de secagem leva cerca de 6 horas.

Mistura impermeabilizante

Adequado para nivelar superfícies em banheiros, lavatórios e outros tipos semelhantes de quartos.

Todos esses tipos são divididos em massa seca e massa pronta. A primeira opção prevê que a composição deve ser preparada de forma independente antes do uso.

As vantagens das misturas secas são:

  • prazo de validade longo;
  • embalagem conveniente em pacotes;
  • acessibilidade;
  • versatilidade.

Entre as desvantagens deve-se destacar o curto prazo de validade e a necessidade de preparação preliminar da solução.

O grupo de produtos prontos para uso inclui acrílico, misturas de polímeros, na maioria das vezes são embalados em pequenos baldes. As vantagens dessas massas são: não é necessário tempo e esforço para preparar a solução e podem ser armazenadas por mais tempo do que as formulações secas.

Existem algumas desvantagens em tais materiais:

  • Preço Alto;
  • não podem ser armazenados em locais com baixas temperaturas do ar;
  • o uso em trabalhos com camadas finas não é permitido.

A massa à base de água é amplamente utilizada. Este produto é seguro para a saúde humana, pois contém um mínimo de aditivos químicos. É inodoro e fácil de usar.

A composição à base de água tem uma série de outras características positivas:

  • alta qualidade durante a correção de defeitos de superfície;
  • conveniente para trabalhar em ambientes com altas temperaturas;
  • não se presta à umidade;
  • tem alta elasticidade.

Existe outra classificação da massa por finalidade: ela é dividida em inicial e final. O primeiro é usado no início do trabalho e o outro é usado depois.

Como escolher diferentes tipos de superfícies

A escolha da composição depende da superfície a ser massajada. Pode ser feito de madeira e placas na forma de folhas de placa de fibra de gesso, placa de fibra, aglomerado, contraplacado. Existe ainda um pavimento revestido a betão e espuma de poliestireno. Para pisos de concreto, um enchimento à base de cimento pode ser usado sob o laminado. Essa composição é muito durável, a base de massa é quase impossível de danificar, a mistura pode ser usada para nivelar pisos de banheiros, piscinas, desde que seja à prova d'água.

No entanto, é melhor comprar uma massa autonivelante. Apresenta uma série de vantagens, sendo a principal delas a consistência perfeita, que permite tornar o pavimento mais liso.

A compra de massa para pisos de madeira é realizada levando em consideração as seguintes nuances:

  • plasticidade ao longo de toda a obra;
  • após a secagem completa, não é permitida a formação de fissuras;
  • o composto de nivelamento deve ser combinado com a pintura.

Para revestir um piso autonivelante de aglomerado, vários tipos de massa podem ser usados. O primeiro inclui materiais que não se submetem à retração, como compostos de acrílico, látex e silicone. Ao escolher uma composição, você precisa estar atento à presença de ligantes. Alternativamente, você pode usar misturas de óleo e cola, eles ajudam a se livrar de grandes lacunas nas superfícies.

Para pisos revestidos com folhas de madeira compensada, são usados ​​os mesmos tipos de enchimento que para outros substratos de madeira.

É importante conhecer algumas das características deste material:

  • boa absorção de umidade, por isso não é utilizado para a colocação em ambientes com alta umidade;
  • se a água entrar, o material pode aumentar de tamanho e delaminar;
  • a diferença de espessura não permite a perfeita união das folhas.

Essas desvantagens do compensado podem ser eliminadas se você escolher uma boa impregnação, o que tornará o revestimento resistente às influências externas.

Tecnologia de aplicação

A principal tarefa do processo de putty é preparar a superfície do piso para cobrir o material de base. A preparação visa eliminar irregularidades, processar costuras e fissuras.

Várias camadas são aplicadas para selar os orifícios.Se a cavidade for profunda, depois de cada camada, é necessário esperar que seque completamente. A aplicação final deve ser feita com cuidado, pois assim o revestimento e a camada de massa devem ficar no mesmo nível. Quando todas as irregularidades estão remendadas e a composição seca, a base é limpa com lixa. A aplicação de uma camada espessa de composto de nivelamento afeta a aparência da demão de acabamento: a massa pode aparecer através do verniz ou da tinta.

Não é difícil nivelar completamente o chão com as próprias mãos, se você fizer isso em etapas.

Etapas de nivelamento:

  • trabalho preparatório. Eles consistem em limpar a base de sujeira e poeira. Antes da aplicação direta da primeira camada, a superfície do piso deve estar perfeitamente seca;
  • processo de puttying. A composição é aplicada com uma espátula especial, é importante que a camada se destaque ligeiramente na superfície. Isso é feito para evitar o encolhimento rápido do material;
  • a retificação pode ser feita com uma máquina especial. Esta opção simplificará e agilizará muito o trabalho;
  • se houver alguma irregularidade na forma de caroços, eles são processados ​​com outra camada de massa. As etapas são repetidas até que o piso esteja perfeitamente nivelado.

Os artesãos modernos usam uma massa à base de cola para ladrilhos para nivelar o chão. A tecnologia de trabalho é a seguinte: primeiro despeja-se uma mistura em grandes depressões, as pequenas são seladas com espátula, após o que se efetua o processo de estiramento da solução no sentido da camada mais grossa à mais fina. Para eliminar possíveis defeitos, é necessário repetir o movimento várias vezes. Este método de aplicação de massa é eficaz antes de cobrir a superfície do piso com ladrilhos.

O processo de preenchimento das costuras das folhas de fibra de gesso possui características próprias:

  • a composição é aplicada na junta entre os materiais colocados com uma espátula. Nesta fase, os locais onde os parafusos são fixados são processados ​​pela composição. Até o final da secagem, os resquícios da solução são removidos;
  • será realizada a selagem das saliências;
  • a betumação dos cantos externos da placa de gesso é combinada com a colocação de um perfil de metal especial;
  • após todas as etapas de aplicação da massa, a superfície das folhas é preparada.

Adendo

Para aplicar bem o pavimento da divisão, é necessário saber escolher uma boa mistura de acabamento e aplicá-la correctamente na superfície.

Para alcançar o resultado desejado, você deve seguir as recomendações úteis de artesãos experientes:

  • a massa não é feita a baixas temperaturas: o processo é mais eficaz no verão;
  • antes de selar a parte principal da superfície, é necessário processar buracos e outros defeitos no piso. Os furos a serem fechados não devem ter mais de um centímetro;
  • a colocação da massa sobre o piso de madeira é realizada somente após a secagem preliminar do material de superfície;
  • ao adquirir uma mistura pronta, é importante verificar o conteúdo do produto abrindo a tampa da embalagem. A baixa qualidade do produto é indicada pela presença de partículas sólidas na composição;
  • antes de usar qualquer mistura, as instruções para trabalhar com este produto são estudadas;
  • a composição é diluída em pequenas partes, pois com grande quantidade de mistura pronta não utilizada e secagem rápida, o produto perde sua qualidade;
  • recomenda-se aplicar cola PVA diluída em água antes do enchimento;
  • para aplicar a mistura em um piso de concreto, é necessário deixar a massa com uma consistência mais líquida do que para o acabamento de paredes e tetos;
  • na presença de um grande número de rachaduras, composições finamente dispersas são usadas, e a profundidade da lacuna é preenchida com um material mais grosso, que deve primeiro ser processado com cola;
  • depois de aplicar a massa em todas as áreas problemáticas do piso, é necessário limpar cuidadosamente a base com uma lixa.

No processamento de pisos de madeira compensada, deve-se lembrar que esse material só é betume depois de completamente fixado e aplicada uma camada de primer em ambos os lados.Além disso, as folhas de madeira compensada são mais bem vedadas com misturas de óleo ou látex; a massa de poliéster também é permitida. É mais elástico e repelente à água.

Se o orçamento para a compra de massa seca ou pronta for limitado, existem várias maneiras de fazer você mesmo a composição:

  • Por sinterização de cola PVA com giz peneirado. Como resultado, uma mistura bastante espessa de consistência viscosa deve se formar. No processo de acabamento de grandes irregularidades e rachaduras, a serragem de madeira é adicionada à composição. O tempo de secagem é de cerca de dois dias;
  • Misturando verniz acrílico com giz. Aqui, o mesmo método de amassamento é usado como na primeira receita para fazer uma massa. Somente como resultado, uma massa pastosa deve ser obtida.
  • Para salas com alta umidade, recomenda-se preparar uma solução de nivelamento oleosa. Levará cerca de um quilo de óleo de secagem, dois quilos de giz e cem gramas de qualquer substância que acelere o processo de secagem;
  • Uma composição de verniz à base de óleo e pó de madeira é utilizada para a betumação do piso de madeira;
  • O composto de nivelamento também pode ser feito de pequenos pedaços de linóleo velho. O principal é que o material não delamine. Ele é preenchido com solução de acetona. É importante deixar a peça de trabalho por um curto período de tempo para dissolver o linóleo. O produto acabado protege a superfície do piso da umidade da mesma forma que os produtos profissionais;
  • Em casa, é fácil fazer uma massa, que é análoga a uma mistura de acrílico. Isso exigirá cerca de 200 gramas de colofónia, 400 gramas de ozocerite e ocre amarelo. As substâncias são misturadas em um recipiente de metal, que é incendiado para dissolver os materiais. A peculiaridade da aplicação de tal produto é que a massa é aplicada a quente.

As opções mais econômicas para preparar uma mistura de nivelamento para um piso de concreto com as próprias mãos são obtidas a partir de uma combinação de gesso e giz em uma determinada proporção: deve haver o dobro de giz. Além disso, você precisa adicionar cola PVA à composição. Outra opção é a combinação de verniz e cimento, o que dá um bom resultado, já que o produto acabado se caracteriza pelo aumento da resistência.

Ao misturar todos os produtos, as precauções de segurança devem ser seguidasjá que o uso de produtos químicos pode ser prejudicial à saúde. Recomenda-se o uso de equipamento de proteção individual durante o trabalho. Também é melhor preparar a solução em salas abertas ou ao ar livre.

Seguindo as instruções de aplicação, você simplesmente passará por todas as etapas deste processo. O resultado é um piso liso, pronto para a última demão.

Para obter informações sobre como aplicar massa no piso sob o laminado, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário