Como colocar os cantos corretamente?

Contente
  1. Seleção de material
  2. Tecnologia de trabalho
  3. Os caminhos
  4. Formas complexas
  5. Exemplos de execução

A formação de cantos internos e externos regulares é um ponto muito importante ao realizar o trabalho de acabamento. Os cantos com formato correto dão ao ambiente uma aparência elegante e enfatizam a geometria do espaço. Com estrita aderência à tecnologia de acabamento e uma escolha competente de consumíveis, o processo de autopreenchimento não causará dificuldades.

Seleção de material

No mercado moderno de materiais de construção e acabamento, as massas apresentam uma ampla gama. Suas composições diferem em propósito, propriedades e vida útil da mistura.

Antes de começar a comprar material, você precisa se familiarizar com algumas das características de cada tipo:

  • A massa de polímero é uma demão de acabamento e é aplicada no final dos trabalhos de acabamento. A mistura uniformiza bem a superfície da parede e tem uma alta resistência à umidade;
  • O gesso é aprovado para uso apenas em salas fechadas. Forma uma superfície lisa, endurece e seca rapidamente;
  • A massa de cimento tem alta resistência à umidade e pode ser usada para acabamento de banheiros e cozinhas. A desvantagem desse tipo é a probabilidade de rachaduras após a secagem. Para evitar rachaduras, a superfície deve ser umedecida periodicamente até que a camada interna esteja completamente seca.

Conforme a forma de lançamento, as massas são secas, necessitando de preparo independente, e prontas para uso. Para o fim a que se destinam, distinguem-se as soluções especializadas, de nivelamento, de acabamento, decorativas e universais. A escolha do material é feita individualmente e depende do tipo de trabalho executado e do grau de influência de fatores externos.

Você também deve comprar um primer. Para a formação de cantos externos e internos, recomenda-se o uso de soluções de penetração profunda. Isso garantirá uma boa adesão da argamassa à parede e evitará que o gesso descasque e descasque.

A partir das ferramentas, você precisa preparar três espátulas: duas linhas retas de 25 e 10 cm de largura e uma angular. Para obter uma solução homogênea ao usar misturas secas, você precisará de um bico de pá para uma furadeira ou um misturador de construção. Como nivelador de superfícies, pode-se utilizar uma espátula de lixa com lixa ou tela fixada nela, e na preparação da superfície para colar papel de parede, é preferível utilizar um abrasivo com granulometria P100 - P120.

Para fortalecer os cantos externos, você deve comprar cantos perfurados e para formar os cantos internos - uma malha serpyanka.

Tecnologia de trabalho

O primeiro passo deve ser uma inspeção visual da superfície do canto e a remoção de saliências óbvias usando uma faca de construção. Em seguida, você deve verificar a verticalidade das paredes com um nível e marcar os desvios fortes com um lápis. Além disso, ambas as paredes são aterradas a uma distância de 30 cm do canto. Em seguida, é necessário aplicar a camada de massa necessária em locais com depressões pronunciadas e lascas.

A espessura da camada deve ser baixa, portanto, se necessário, é melhor aplicar várias camadas finas.

O próximo passo é aplicar uma camada de massa na superfície da parede adjacente ao canto. de cima para baixo e instalação na solução recém-aplicada de um canto de metal ou plástico com bordas perfuradas. O excesso de argamassa que sai pelos orifícios do canto deve ser removido com uma espátula estreita.

Ao usar um modelo de plástico, é importante não confundi-lo com um canto de reboco, que tem lados suficientemente grossos e não é adequado para massa de vidraceiro. A vantagem dos revestimentos plásticos sobre os metálicos é a impossibilidade de sua oxidação, corrosão e destruição.

Em seguida, o canto perfurado deve ser nivelado e adicionar uma solução sob ele, se necessário. Após a cura da massa, você pode começar a aplicá-la nas paredes adjacentes. A solução é aplicada alternadamente em ambas as superfícies a uma distância de 25-30 centímetros do canto e nivelada com uma espátula. O excesso de mistura é removido com uma espátula estreita. A espessura da massa a ser aplicada deve ser suficiente para que a almofada perfurada não saia durante o lixamento.

Se o papel de parede não for planejado, o chanfro na junção pode ser removido. Isso evitará o lascamento subsequente, mas reduzirá ligeiramente a atratividade do canto.

Após a secagem da argamassa, você pode começar a retificar o canto e aplicar o primer na superfície. Em seguida, é aplicada uma massa de acabamento que, após a secagem, também é cuidadosamente lixada. Se, após a aplicação da solução de acabamento, forem encontradas algumas falhas, deve-se massagear, deixar secar e lixar novamente. No final, a superfície é novamente preparada, ficando pronta para um fino acabamento decorativo.

Deve ser lembrado que a formação de taludes usando um canto perfurado é possível ao fazer ângulos retos. O material não é usado para acabamento de cantos chanfrados.

Os caminhos

Para aplicar a massa adequada no canto interno, você deve primeiro desenhar um quadrado de construção do teto ao chão e marcar todos os desvios com um lápis. As saliências são cortadas com uma plaina e as depressões são aterradas e com massa. Após a secagem da argamassa, deve-se aplicar um primer na superfície das paredes que formam o canto, e só então prosseguir para a massa.

A tecnologia consiste em nivelar alternadamente cada uma das paredes com a aplicação de argamassa o mais próximo possível do canto. O excesso de argamassa também é removido um a um - primeiro de uma parede, depois da outra. Para facilitar o trabalho na formação do canto, você deve usar uma espátula especial de canto, com a qual poderá formar uma junta perfeitamente uniforme. Após a aplicação da argamassa e da presa inicial, é necessário realizar uma medição de controle do ângulo por meio de uma esquadria de construção. As ranhuras reveladas terão de ser massajadas novamente e as irregularidades serão removidas durante a moagem subsequente.

Se a junta for ligeiramente arredondada, então a formação de um ângulo reto é conseguida por esmerilhamento com uma lixa de esmeril nº 150. O esmerilhamento das paredes adjacentes também é realizado alternadamente até que seja possível remover uma borda interna afiada e uniforme.

Ao aplicar cantos de gesso cartonado em paredes de topo, uma malha de serpentina autoadesiva deve ser instalada. Sua largura deve ser de 5 cm O adesivo deve ser feito com muito cuidado, evitando entortar e inclinar o material. O trabalho posterior é realizado de acordo com a tecnologia usada para fundações de concreto.

Formas complexas

Para o preenchimento de arcos e estruturas arquitetônicas complexas, é recomendável usar um canto de plástico que dobre em qualquer direção e permita formar cantos uniformes e bonitos. Antes de prosseguir com a aplicação da massa, é necessário inspecionar visualmente a superfície e remover as saliências usando uma plaina ou faca de construção. Ao terminar estruturas de gesso cartonado, você precisa passar a mão ao longo da borda da superfície e verificar se há parafusos salientes. Se forem encontradas tampas salientes, os fechos devem ser apertados.

Em seguida, a superfície deve ser preparada e deixada secar. Em seguida, você deve medir a borda do canto formado e medir o canto arqueado do comprimento necessário. Você precisa cortar para que não haja juntas ao longo de toda a costela.

Se, por algum motivo, a almofada for montada de ponta a ponta, as pontas de conexão do canto devem ser fixadas com cola Fugen e adicionalmente fixadas com um grampeador de construção.

Depois de fixar o forro, deve-se proceder à massa das dobras encaracoladas. Você precisa começar a desenhar o canto de uma superfície curva e, em seguida, passar para uma superfície plana. Uma condição importante é a aplicação uniforme da composição. Espessuras excessivas e imprecisões na formação de transições suaves podem ser alisadas com lixa, para a qual o papel marcado P120 é recomendado. Além disso, a superfície é despojada e preparada com primer.

Exemplos de execução

A adesão estrita à tecnologia de instalação e precisão durante a obra permite realizar reparos facilmente com as próprias mãos, economizando tempo e sem recorrer aos serviços de especialistas.

  • Acabamento da junta da parede interna com espátula de canto.
  • Decoração do canto externo com canto de plástico.
  • Instalação de canto metálico perfurado no canto externo.
  • Preparação de cantos encaracolados para massa usando sobreposições.

Veja abaixo os conselhos de especialistas sobre como aplicar a massa adequada nos cantos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário