Como diluir adequadamente a massa de parede?
A questão de como diluir a massa é frequentemente feita por pessoas que decidem fazer os reparos por conta própria. A massa é uma das etapas preparatórias importantes, da qual depende a qualidade do resultado final. Nem todos podem pagar por composições prontas, portanto, uma grande variedade de pós secos é oferecida no mercado de construção, que, se as taxas de diluição corretas forem observadas, podem se tornar uma alternativa valiosa aos caros. É sobre como diluir adequadamente a mistura de massa para paredes em casa e será discutido neste artigo.
Peculiaridades
A mistura de massa seca é um material pulverulento, que inclui ligantes, o enchimento principal e vários aditivos. Antes de aplicar na parede a ser nivelada, deve-se diluir com água na proporção indicada na embalagem pelo fabricante.
A massa seca tem uma série de vantagens inegáveis:
- longa vida útil;
- resistência a diferentes temperaturas (pode ser armazenado em ambientes quentes e frios);
- a capacidade de controlar a consistência;
- baixo custo;
- fácil de usar;
- facilidade de transporte.
A solução preparada não pode ser usada:
- com alta umidade, pois com o tempo começará a descascar das paredes;
- com mudanças bruscas de temperatura, o que levará rapidamente ao seu amolecimento.
Os especialistas recomendam diluir e misturar a massa com uma broca com um bico especial de mistura. Com sua ajuda, a massa acaba sendo mais homogênea do que utilizando meios improvisados.
Como escolher?
Ao comprar uma mistura de massa seca, você deve prestar atenção aos seguintes pontos:
- segurança - a composição deve incluir apenas substâncias inofensivas à saúde humana;
- adesão - a adesão à superfície a ser nivelada deve ser boa;
- convergência - a formação de uma superfície lisa deve ocorrer sem o uso de ferramentas e materiais adicionais;
- resistência a influências externas;
- a possibilidade de moagem.
Além disso, ao escolher, você precisa decidir em que estágio de acabamento pretende usar uma camada de nivelamento.
Dependendo da finalidade, o gesso é dos seguintes tipos:
- Básico (começando). Ela recebe todo o tratamento de superfície áspera: corrigem irregularidades, fecham rachaduras, preenchem depressões. Essa composição é aplicada com uma camada de até 7-8 mm de espessura. Se as falhas não puderem ser eliminadas na primeira vez, a camada será reaplicada. Após este nivelamento inicial, a superfície fica plana e ligeiramente rugosa devido aos componentes de granulação grossa da massa.
- Terminar. Destina-se a dar acabamento à superfície e deixá-la perfeitamente lisa. É aplicado uma vez com uma camada fina sobre uma massa inicial pré-seca.
- Universal. É utilizado tanto para trabalhos de desbaste quanto para acabamento, mas se diferencia pelo aumento de custo e nem sempre pela eficiência exigida.
O principal componente da mistura desempenha um papel importante em onde e em que condições será usado.
Dependendo da composição, a massa é dos seguintes tipos:
- Cimento. É utilizado para o acabamento de fachadas de edifícios, bem como de divisões húmidas e sem aquecimento: casas de banho, cozinhas, piscinas, caves. É resistente à umidade e resistente a temperaturas extremas.Depois de aplicada na parede, essa massa começa a encolher fortemente, como resultado, as camadas de solução têm que ser reaplicadas para um melhor alinhamento. Sua velocidade de cura é baixa e atinge 28-30 dias, o que retarda significativamente o processo de acabamento.
- Gesso. Projetado para cômodos secos dentro do edifício: sala de estar, quarto, corredor. Nesse caso, a solução seca na superfície em poucos dias, mas também se decompõe rapidamente sob a influência da umidade.
- Polimérico. É uma argamassa universal para o nivelamento de superfícies de poliuretano, cimento, concreto e gesso. Combina as propriedades do cimento e do gesso, resultando em um alto custo.
- Óleo e cola. É aplicado antes da pintura em superfícies de concreto, madeira e gesso.
- Dispersivo em água. É utilizado para o nivelamento parcial de bases de diversos materiais: madeira, concreto aerado, tijolo.
- Poliéster. Ele é usado para trabalhar em metal, madeira, pintura, concreto, pedra natural. É usado com sucesso para vedar orifícios e através de orifícios, livrar-se da ferrugem e da corrosão. Esta composição se distingue pela boa adesão, aumento da força e resistência à água.
Proporções
A solução de massa diluída deve ter consistência e densidade características. Para isso, é necessário manter a proporção correta de água para matéria seca. Para cada espécie, essas proporções são diferentes.
As composições à base de gesso são diluídas na proporção de 1: 0,8, ou seja, são necessários 0,8 litros de líquido por 1 kg. Para composições de cimento, a água será necessária 2 vezes menos: 0,37-0,42 litros por 1 kg. 1 kg de massa de polímero é diluído em 0,25 litros de líquido.
Dependendo da situação, o fluxo de água pode ser alterado. Assim, com um acabamento básico, uma composição mais espessa é necessária, portanto, menos líquido é permitido para ser usado. Para o acabamento decorativo, é utilizada uma mistura líquida, respectivamente, será necessária mais água.
Observe que a água de diluição deve ser tomada em temperatura ambiente.
Processo tecnológico
O processo de fazer uma mistura em casa deve começar com a preparação das ferramentas necessárias.
Você vai precisar de:
- balde amplo com paredes altas sem cantos arredondados (plástico, esmaltado ou galvanizado);
- broca com acessório;
- escalas;
- pincel ou espátula.
Para fazer a massa corretamente com suas próprias mãos, você deve seguir o seguinte procedimento:
- Enchemos o balde com a quantidade necessária de água.
- Agite-o em movimentos circulares para molhar as paredes secas restantes do recipiente.
- Pese a mistura seca e despeje cuidadosamente na água. Em seguida, deixamos por 3-5 minutos para que fique ligeiramente azedo.
- Mergulhamos lentamente a broca e começamos a misturar a solução movendo o bocal de mistura em um círculo, direita-esquerda, para cima e para baixo.
- Tendo alcançado a consistência desejada, paramos o lote. Limpamos os restos aderentes da mistura das paredes do balde com uma espátula ou escova. Repetimos o lote.
- Não tocamos na massa preparada por 10-15 minutos, damos tempo para ela inchar.
- Adicione 1 colher de sopa. eu. A cola PVA, que deixará a solução mais macia e elástica, e a camada aplicada na superfície será mais resistente e confiável.
- Repetimos o lote.
- Retiramos a broca, colocamos em outro recipiente com água e operamos por 1-2 minutos. Desta forma, a sujeira do bico é removida instantaneamente.
Se você não tiver um mixer disponível, a mistura pode ser feita manualmente. Despeje a massa seca em pó no balde seco e, em seguida, despeje gradualmente a água. Amassamos em movimentos circulares, movendo-nos gradualmente do centro para as bordas. Se a solução tiver uma consistência muito líquida, então mais misturas são adicionadas a ela, se muito espessa - mais água.
Observe que, neste caso, a massa é derramada primeiro, e não o líquido. Se você fizer o contrário, como na mistura mecânica, aparecerão grumos na composição, que serão difíceis de se livrar.
O método acima é adequado para formulações à base de cimento e polímero.
A diluição da massa de gesso é feita de uma maneira ligeiramente diferente:
- Despeje 7 espátulas de pó em um balde e encha-as com o mesmo volume de líquido. Misture tudo bem;
- Adicione o restante da mistura e água e misture tudo até ficar homogêneo;
- Deixe a solução por 2-3 minutos para inchar e misture tudo novamente.
Ao contrário de outros tipos, o gesso é muito caprichoso. Após a secagem, pode rachar com o tempo devido a uma série de razões: violação da tecnologia de produção, não observância das proporções corretas dos componentes, uma camada fina de aplicação (menos de 5 mm), superfície suja a ser tratada.
As etapas de diluição da massa com fibra de vidro não são particularmente difíceis.
Nesse caso, você deve seguir a seguinte sequência de ações:
- Mova-se para uma sala quente. A temperatura no termômetro não deve ser inferior a 18 e não deve ser superior a 25 graus Celsius.
- Após abrir o frasco com a composição, misture bem para que o solvente suba.
- Prepare um recipiente limpo e despeje um pouco da mistura necessária para o trabalho e cubra o restante com uma tampa. Como a composição diluída seca instantaneamente, dilua o máximo que puder em 10 minutos.
- Adicione endurecedor.
- Mexa tudo com uma espátula. A composição deve ser espessa e homogênea.
Via de regra, empresas renomadas como Novol, Sea-Line, QuickLine indicam na embalagem as proporções corretas de diluição da massa com o endurecedor. Se o fabricante não mencionou isso, os mestres recomendam o uso de escalas eletrônicas de maior precisão ou seu próprio medidor de olho. A quantidade de endurecedor deve ser igual a 3% da massa total de enchimento.
Essa proporção pode ser determinada da seguinte maneira simples:
- Recolhemos a mistura do recipiente com uma espátula e transferimos imediatamente para outra espátula.
- Divida a massa ao meio. Em cada parte, ficam 50%.
- Dividimos uma das partes da mesma maneira novamente. Acontece 25%.
- Repetimos o procedimento. Acontece 12%.
- A lâmina resultante é uniformemente dividida em 4 partes, obtendo-se assim os 3% necessários de endurecedor.
É muito importante observar as proporções corretas na hora da mistura: se você adicionar muito endurecedor, seu excesso não vai interagir com as partículas da composição da massa, pelo que, após a aplicação, aparecerão riscos e manchas na superfície tratada . Se não houver endurecedor suficiente, a solução ficará aquosa, será difícil de aplicar na base e endurecerá de maneira irregular.
Dicas e sugestões úteis
Ao trabalhar com massa, os especialistas recomendam aderir às seguintes regras:
- Misture a mistura gradualmente. Comece em baixa velocidade, aumentando lentamente as rotações. Isso ajudará a evitar o aparecimento de grumos e bolhas.
- Após misturar, deixe a solução descansar por alguns minutos e mexa novamente. Assim, os componentes constituintes irão aderir melhor.
- Use apenas recipientes e ferramentas limpos. A combinação de partículas da mistura antiga e nova levará a uma violação da consistência e elasticidade da composição futura, o que afetará adversamente a qualidade do acabamento.
- Não aplique uma grande quantidade de massa de uma vez, caso contrário, ela secará rapidamente e formará grumos. Se, por inexperiência, você diluiu um pacote inteiro com água, deixe um quarto da massa para trabalho posterior e despeje o restante em um recipiente de parede grossa e feche-o bem com uma tampa para evitar que resseque.
- Na hora de comprar, verifique a data de validade da massa. As misturas com prazo de validade vencido curam rapidamente, borram mal na superfície e grudam na espátula, o que complica o trabalho e prejudica a durabilidade do acabamento.
- Compre misturas em lojas de ferragens especializadas ou hipermercados.
- Combine misturas de diferentes empresas.Se você não tiver a oportunidade de comprar muitos pacotes de massa de vidraceiro cara, pode misturá-la com outra de custo mais baixo. Assim, você consegue uma base melhor para o acabamento.
- Coloque a batedeira lavada apenas de cabeça para baixo. Caso contrário, gotas de água ou solução residual cairão sob o cartucho, e como resultado, ele enferrujará rapidamente.
- Use apenas panos macios e sem fiapos para remover o excesso de umidade das ferramentas.
Para obter instruções em vídeo sobre como diluir a massa, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.