Massa de gesso: características do produto
A massa é o principal material para rebocar várias superfícies e dar-lhes a uniformidade necessária. Hoje, no mercado de materiais de reparação e acabamento, existe uma grande variedade de misturas de massa, as quais são feitas a partir de diferentes materiais, o que determina seu campo de aplicação e características técnicas. As massas de gesso provaram-se muito bem.
Peculiaridades
A massa de gesso é feita de gesso. Este material é obtido após moagem, refino e processamento adequado de rochas duras de gesso sedimentares extraídas em pedreiras.
Se o gesso puro for diluído em água, ele começará a endurecer rapidamente, semelhante ao alabastro. Para aumentar o tempo de endurecimento da mistura de gesso e simplificar o processo de sua aplicação, substâncias especiais são adicionadas às massas de gesso secas que tornam o material mais elástico e aumentam o seu pot life.
Além dos aditivos de polímero, cargas minerais também são adicionadas à massa.como areia branca de quartzo ou farinha de mármore. O tamanho da partícula desses constituintes determina como o enchimento acabado é aplicado. Se, por exemplo, o enchimento for de granulação fina, então, com a ajuda dessa mistura, uma camada mais fina de gesso pode ser aplicada. À medida que o tamanho das partículas aumenta, a espessura da camada de gesso também aumenta.
É a qualidade do ligante mineral que determina a divisão de todas as massas de gesso em dois tipos:
- Iniciando. Concebido para rebocar a base de superfícies de forma a criar uma camada de nivelamento de base, sobre a qual será aplicada futuramente uma demão de reboco de acabamento. Esses enchimentos são usados para rebocar tetos e paredes, nivelar pequenas quedas de 1 a 2 cm, vedar fissuras e outras depressões nas bases. Os compostos iniciais são aplicados a substratos com uma espessura de 10-15 mm. Para eliminar as gotas fortes, as composições de gesso não são adequadas. Se você aumentar a espessura da camada de tal gesso, ele simplesmente não irá segurar a base. Nessas situações, use outras misturas de gesso ou recorra ao nivelamento das superfícies com chapas de drywall;
- Acabamento. Seu principal objetivo é formar uma superfície plana para acabamento. A massa de acabamento é aplicada em uma camada, criando um acabamento perfeitamente liso e branco. O tipo de acabamento de massa de parede é usado para pintura posterior, papel de parede ou qualquer outra decoração. Visualmente, a demão final difere da demão inicial em um maior grau de brancura e maciez.
Além dos tipos de misturas de gesso já citados, há também massas universais, que são utilizadas como único material de tratamento de parede, que é tanto um revestimento de nivelamento preliminar quanto uma camada de acabamento. Essas soluções podem ser aplicadas a vários tipos de bases - concreto, concreto armado, tijolo.
Vários plastificantes e modificadores são componentes importantes da mistura de gesso para massa. Cada fabricante usa componentes químicos diferentes para isso, cujas fórmulas são de propriedade do fabricante e, em última instância, distinguem as várias marcas de massa de gesso umas das outras.A presença desses componentes na composição determina a rapidez com que seca e a resistência do revestimento de gesso.
Qual é a diferença?
Além da massa de gesso, outros compostos podem ser usados para o trabalho de gesso. Qual a diferença entre este tipo de material e outras massas, por exemplo, da tão difundida massa polimérica?
O que esses dois compostos têm em comum é que são projetados para realizar o mesmo tipo de trabalho de reparo - o reboco. Ambos os produtos são igualmente bons para preencher ranhuras e fissuras, nivelar superfícies e prepará-las para a decoração subsequente.
A massa de gesso tem boa higroscopicidade, o que, por um lado, o torna um material mais atraente em termos de manutenção de ótimas condições ambientais, mas por outro lado, essa qualidade não permite sua utilização para tratamento de superfície em salas úmidas, o que é bastante dentro do potência da massa de polímero. Portanto, se for necessário nivelar as paredes, por exemplo, no banheiro, então é melhor usar compostos de polímero para reparos.
A próxima diferença entre a massa de gesso é a plasticidade. Esta qualidade é de particular importância se o trabalho for executado por estucadores não profissionais. Os compostos de gesso são fáceis de aplicar e espalhar bem sobre a superfície.
A massa de gesso seca rapidamente, o que permite avançar rapidamente para a próxima etapa do trabalho de reparo após o estuque.
Composição de massa de gesso - material que não encolhe, ou seja, após a secagem não diminui de volume, o que significa que não forma fissuras, derramamentos ou deflexões da superfície. Em comparação com as cargas de polímero, o gesso é mais ecológico, uma vez que não contém componentes sintéticos. Além disso, os materiais à base de gesso têm uma faixa de preço mais baixa.
Assim, a partir das diferenças da massa de gesso, seguem suas vantagens, distinguindo-a de materiais de construção semelhantes:
- Possibilidade de rebocar quaisquer bases: tijolo, betão, gesso, gesso cartonado;
- Amizade ambiental. As massas de gesso não emitem no ar substâncias nocivas à saúde humana e permitem manter um microclima favorável no ambiente devido ao fato de que na presença de alta umidade o material absorverá o seu excesso e, quando diminuir, irá devolver a umidade;
- Boa adesão a vários tipos de superfícies;
- Sem encolhimento, fissuras e outras deformações da camada de gesso devido à inclusão de aditivos especiais que melhoram suas propriedades no material;
- Consumo de material econômico. Para efeito de comparação - as massas de cimento têm um consumo três vezes maior que as de gesso;
- Fácil de aplicar e lixar. Devido à maior plasticidade, as argamassas de gesso são convenientemente aplicadas. Mesmo um iniciante no trabalho de reboco pode lidar com o preenchimento das paredes, basta seguir rigorosamente as instruções. As superfícies tratadas com massa à base de gesso se prestam bem ao lixamento, ou seja, após a secagem, pode-se sempre corrigir eventuais imperfeições superficiais com lixa comum de grão fino;
- Secagem rápido. Esta vantagem permite que você execute trabalhos de reparo com rapidez suficiente;
- Durabilidade do revestimento criado. Paredes ou tetos rebocados com este material podem ser usados por várias décadas.
As desvantagens deste material incluem:
- Alto grau de higroscopicidade, o que não permite o uso da massa em ambientes com alta umidade do ar;
- A velocidade de solidificação. Uma solução para o trabalho de reboco deve ser preparada imediatamente antes do início e utilizada imediatamente, sem deixá-la na próxima vez;
- Um curto período de armazenamento para a mistura seca, que geralmente é limitado a 6-12 meses.
Sutilezas de aplicação
Antes de comprar o material, é necessário decidir se é possível aplicar uma massa de gesso nesta superfície. Em princípio, este material pode ser utilizado para o processamento de diferentes tipos de bases, incluindo lajes OSB, concreto, paredes de tijolo, para preenchimento de juntas na colocação de lajes macho e fêmea e nas juntas de placas de gesso. Mas, ao mesmo tempo, deve ser lembrado que as composições de gesso não têm a propriedade de resistência à umidade, o que significa que não são adequadas para trabalhos ao ar livre e salas com alto nível de umidade. Então, faz sentido usar um cimento ou massa de polímero. Além disso, o gesso não deve ser aplicado em superfícies de revestimento de pedra ou cerâmica ou aglomerado.
Além disso, dependendo do tipo de reparo executado, é necessário determinar que tipo de mistura você precisa comprar - acabamento, universal ou inicial.
Antes de iniciar o trabalho com o uso da massa de gesso, é necessário esclarecer o prazo de validade na embalagem. O material expirado não deve ser usado. Além disso, o consumo da mistura acabada deve ser calculado com antecedência. Leva cerca de um quilo da mistura para criar uma camada de nivelamento contínua com uma espessura de 1 mm e uma área de 1 m2. Pode levar cerca de 30-400 gramas por metro quadrado para selar as juntas.
Antes de iniciar o trabalho, prepare adequadamente a base removendo tinta ou papel de parede e limpe-a de sujeira, graxa, produtos químicos ou manchas de ferrugem. Atenção especial deve ser dada à remoção do fungo. Para isso, são utilizados agentes anti-sépticos especiais. Em seguida, as superfícies são tratadas com uma solução de primer em uma ou duas camadas.
Depois disso, você pode começar a preparar a mistura de massa. Para isso, a mistura seca na proporção de acordo com as instruções é despejada lentamente em água morna e distribuída suavemente com a mão ou com um mixer. Em seguida, a mistura deve repousar por 2-3 minutos e inchar. Durante a operação, a mistura deve ser agitada periodicamente.
O reboco de paredes e tetos com massa de gesso é realizado com duas espátulas de tamanhos diferentes - uma maior e outra menor. Uma pequena é necessária para aplicar a mistura pronta em uma espátula grande, com a qual a massa é distribuída na superfície. A espátula deve ser mantida em um ângulo (45 graus) em relação à superfície a ser engessada. Inclinando levemente a espátula, você deve cortar o excesso de mistura. Para distribuição da mistura nos cantos externos e internos, são utilizadas espátulas especiais para cantos.
Se as paredes tiverem muitos defeitos ou quedas, ou se você planeja colar papel de parede fino, a mistura de gesso pode ser aplicada em duas camadas. A superfície é alisada com argamassa. Cada camada de massa deve ser preparada para melhor aderência das superfícies. A composição de gesso de acabamento é aplicada com uma espessura de 1-2 mm. Após a secagem, a solução de superfície é polida.
Fabricantes
Hoje, os supermercados de construção oferecem uma grande variedade de misturas de massa seca à base de gesso.
Knauf
A linha de massas da Knauf, que inclui:
- "Uniflot" (para vedação de juntas de gesso cartonado);
- "Fugen" (para qualquer trabalho interior, incluindo vedação de costuras);
- "Fugen GV" (para preencher GVL e GKL);
- "HP Finish" (para qualquer superfície);
- Acabamento Rotband (por qualquer motivo);
- “Fugen Hydro” (para instalação de GWP, rejuntamento de juntas entre chapas GK e GV, inclusive resistentes à umidade);
- "Satengips" (para qualquer superfície).
"Garimpeiros"
- Finishnaya putty é um material plástico branco com a utilização de aditivos modificados de alta qualidade para salas secas com qualquer tipo de base;
- Massa de nivelamento de gesso - desenhada para nivelar todos os tipos de suportes. A composição inclui aditivos de polímero. Pode ser usado para vedar juntas entre placas de gesso e placas macho e fêmea.
"Osnovit"
- "Shovsilk T-3" 3 é uma massa resistente a rachaduras de alta resistência. É usado para vedar juntas entre placas de gesso, placas macho e fêmea, folhas de fibra de gesso, LSU;
- Econcilk PG34G é um enchimento universal não retrátil usado para nivelar vários substratos e vedar juntas;
- Econcilk PG35 W é um material de nivelamento plástico que não encolhe. Ele também é usado para preencher as juntas de placa de fibra de gesso e placa de gesso. A mistura tem baixo consumo;
- Elisilk PG36 W é um material de acabamento que cria superfícies perfeitamente lisas para posterior revestimento com materiais decorativos;
Unis
- Massa de acabamento (altamente plástico branco neve) - material de acabamento com alto grau de brancura, plasticidade e fácil de lixar;
- “Masterlayer” (camada espessa não retráctil) é um material de acabamento inicial para selagem de cascas, fendas, buracos, costuras em placas de fibra de gesso, placa de gesso, gesso cartonado sem utilização de fita de reforço;
- "Blik" (branco) - massa universal que não encolhe, que não endurece em 150 minutos
Pufas
- MT75 é um composto de gesso com resinas sintéticas para pisos lisos. É utilizado no preenchimento de costuras, furos e nivelamento de superfícies de fibras de cimento, chapas GK e GV;
- Glätt + Füll - material com adição de celulose para criar pisos uniformes para trabalhos decorativos;
- Füll + Finish - um composto de acabamento reforçado com celulose;
- Pufamur SH45 é uma massa rica em resina sintética. Aumentou a adesão. Ideal para uso em concreto armado e outras superfícies lisas.
"Gypsopolymer"
- “Standard” - uma mistura para nivelamento básico contínuo de gesso, superfícies de concreto, GSP, PGP, GVL, tratamento de juntas entre GSP;
- “Universal” - destinado ao nivelamento de bases de concreto e gesso, GSP, PGP, GVL, alinhamento de juntas entre GSP, para vedação de fissuras;
- "Finishgips" é usado para juntas entre GSP, para nivelamento de concreto, bases gessadas, bases de GSP, PGP, GVL.
Bolars
- Gips-Elastic é usado como acabamento para várias superfícies antes de pintar ou revestir papel de parede. Também pode ser usado para enchimento de juntas e costuras de placa de gesso-fibra e placa de gesso, instalação de GWP;
- "Gesso" - para criar uma camada básica de gesso em qualquer base;
- Massa de gesso "Saten" - material de acabamento para criar uma superfície perfeitamente lisa e branca
Bergauf
Bergauf - enchimentos elásticos que não encolhem com maior resistência a rachaduras:
- Fugen gips
- Concluir Gips.
Misturas de gesso também são produzidas por Axton, Vetonit, Forman, Hercules-Siberia.
Avaliações
Em geral, este tipo de massa é muito popular entre os consumidores na hora de decidir qual material escolher para reboco de interiores e trabalhos de acabamento.
Os consumidores notam a agradável cor branca fervente do material, a versatilidade (qualquer superfície pode ser preenchida com compostos de gesso), a velocidade de secagem, que economiza tempo em todos os trabalhos de reparo, a capacidade de pintar ou papel de parede (mesmo fino) paredes revestidas com Massas à base de gesso.
Assista a um vídeo sobre o assunto.
O comentário foi enviado com sucesso.