Como fazer a massa de drywall adequadamente?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos de massas
  3. Instrumentos
  4. Preparação da superfície
  5. Como preparar a solução?
  6. Tecnologia de aplicação
  7. Dicas úteis

Com a ajuda do drywall, é possível não só ocultar os desníveis das paredes ou teto, mas também implementar um grande número de ideias de design, por exemplo, fazer várias cascatas e arcos, diversificando assim o design da sala.

Muitos construtores inexperientes acreditam que as superfícies de gesso cartonado não precisam de massa. No entanto, este é um grande equívoco. O drywall, embora pareça bastante plano e liso a olho nu, na verdade apresenta muitas microfissuras e irregularidades. A massa usual ajudará a fixá-los.

Peculiaridades

Putty ajudará a se livrar de vários defeitos na parede de gesso. Além de suavizar as irregularidades, também garante a segurança das placas de drywall. Por exemplo, quando você remove o papel de parede de uma parede de gesso cartonado previamente estucada, a própria parede de gesso permanecerá intacta e adequada para a aplicação de outra solução ou material.

Além disso, colocar massa em paredes ou tetos antes de pintar pode reduzir significativamente os custos de pintura.

Na continuação da pintura de paredes ou tectos em gesso cartonado, é necessária uma massa superficial completa (em duas fases: arranque e acabamento), uma vez que a tinta irá acentuar eventuais irregularidades ou defeitos superficiais, tanto à luz do dia como à luz artificial. Se você planeja terminar a parede com papel de parede denso ou ladrilhos, pode fazer com uma camada de massa (usando uma massa inicial). No entanto, os mestres ainda aconselham a aplicação de massa nas paredes em pelo menos dois estágios, pois essa será uma opção mais confiável e organizada.

Para papéis de parede grossos, é melhor escolher uma massa com uma estrutura de granulação grossa. Após a secagem, nenhum defeito de parede será visível sob eles, então você só pode fazer com uma massa inicial. Mas sob o papel de parede de papel fino é imprescindível usar massa inicial e de acabamento, pois se fizer com uma camada, depois que o papel de parede secar, todas as irregularidades e defeitos superficiais ficarão visíveis.

Tipos de massas

Em lojas modernas de materiais de construção, uma grande variedade de várias misturas de massa é apresentada: ambas projetadas para um determinado tipo de parede e universais. Para fazer uma escolha, você precisa saber como esta ou aquela mistura difere das outras.

Os tipos de massas são diferenciados pelas seguintes características:

  • na prontidão para uso;
  • por nomeação;
  • por composição;
  • por área de aplicação.

Em prontidão para uso

  • Massas secas - a composição seca deve ser diluída com água para obter uma solução homogênea. A massa seca tem muitas vantagens: baixo custo em comparação com soluções prontas, longa vida útil, capacidade de acabamento da superfície em estágios.
  • Enchimentos ou líquidos prontos para usar - solução já preparada que pode ser aplicada imediatamente na superfície. A massa pronta para uso é conveniente porque você não precisa se preocupar com a consistência correta da solução. Pular a etapa de mixagem não só simplifica o trabalho, mas também economiza tempo. No entanto, não é tão durável quanto a mistura de massa seca e requer condições especiais de armazenamento.

Por nomeação

A superfície da placa de gesso cartonado precisa de um nivelamento preliminar, e o objetivo principal da massa é nivelar e eliminar microfissuras e juntas superficiais.Para diferentes tipos de trabalho, existem diferentes tipos de massa:

  • Massa de partida (nivelamento) - projetado para eliminar defeitos profundos, tem uma estrutura de granulação grossa, é a fase inicial de massa de vidraceiro. Ao trabalhar com papel de parede ou ladrilhos grossos, a massa inicial pode ser usada como uma única camada.
  • Massa de acabamento - serve para mascarar os defeitos que permanecem após a massa inicial, tem uma estrutura homogênea e macia, confere à superfície um aspecto quase acabado. Ao trabalhar com tinta ou papel de parede fino, o acabamento com massa é imprescindível. Isso irá suavizar a irregularidade da massa inicial e o revestimento ficará muito mais limpo.
  • Massa universal - combina todas as melhores propriedades dos dois primeiros, pode ser usado em qualquer etapa do acabamento superficial, mas tem um preço bastante alto. No entanto, construtores experientes desaconselham o uso apenas de massa universal. É conveniente utilizá-lo como camada de acabamento.
  • Massa texturizada decorativa - usado como revestimento decorativo acabado. Com a ajuda de migalhas minerais como parte da massa texturizada, você pode criar qualquer textura volumétrica e diversificar o design do ambiente. A massa de designer atua como um acabamento superficial final e não requer pintura adicional.

Por composição

  • Gesso - têm muitas propriedades positivas, como encolhimento rápido na superfície, respeito ao meio ambiente, secagem rápida e facilidade de nivelamento. A principal desvantagem da massa de gesso é a baixa resistência à umidade, pois o gesso absorve muita umidade. Portanto, a massa de gesso não deve ser usada na decoração de banheiros ou cozinhas.
  • Cimento - duráveis ​​e robustos, suportam bem altas temperaturas, são resistentes à umidade, portanto, são perfeitos para decoração de banheiros e cozinhas. A principal desvantagem é o longo tempo de secagem e aplicação irregular. Além disso, a massa de cimento pode encolher ligeiramente, por isso é melhor não usá-la em salas de estar.
  • Polímero - um tipo universal de massa, adequado para instalações residenciais e industriais. Eles têm alta compatibilidade ambiental e resistência à água, revestimento uniforme liso, secagem rápida, confiabilidade e encolhimento rápido. A massa de polímero é vendida imediatamente pronta, portanto você não precisa se preocupar em misturar a solução com a consistência correta. A única desvantagem é o alto custo.

A massa de polímero pode ser látex e acrílico. Para trabalhos em ambientes fechados, deve-se dar preferência ao látex. Mesmo quando aplicado em uma camada fina, ao contrário da massa acrílica, mantém todas as suas propriedades úteis: alta resistência e boa adesão a qualquer material. Como alternativa, é possível comprar uma massa de látex colorida, o que pode economizar custos de pintura no futuro. Mas se você congelar a massa de látex durante o armazenamento, ela se tornará inutilizável. Portanto, ao comprar, você deve ter cuidado com as condições de armazenamento e prazo de validade da solução.

A massa acrílica é perfeita para acabamento externo, pois é resistente a temperaturas extremas e umidade.

Por área de aplicação

  • Para trabalho ao ar livre - deve ter boa resistência à umidade, isolamento térmico, resistência a temperaturas extremas e estresse mecânico.
  • Para trabalhos de interiores - devem atender às exigências da sala em que o acabamento é previsto, ter boa aderência com materiais para posterior acabamento e não conter substâncias nocivas à saúde humana.

Ao escolher uma massa, vale a pena considerar as condições e o local de trabalho. Em áreas residenciais (especialmente em quartos de crianças e quartos), atenção especial deve ser dada à composição da massa.Não deve conter substâncias que possam ser perigosas para a saúde. Em ambientes com alta umidade (cozinhas e banheiros), deve-se atentar para as misturas de massa que podem suportar altas temperaturas e alta umidade.

Você também precisa prestar atenção ao tempo de endurecimento da massa. Este critério ajudará a economizar tempo no acabamento das instalações. No entanto, para construtores inexperientes, é melhor não escolher uma massa que seque muito rapidamente. Devido à inexperiência, o processo de nivelamento levará mais tempo do que o de um mestre experiente e a massa não deve secar prematuramente.

Instrumentos

Para massa de drywall, você precisará das seguintes ferramentas:

  • Espátula com 15-25 cm de largura (para trabalhos básicos).
  • Espátula com 30-40 cm de largura (para nivelamento).
  • Espátula com dentes de 3 × 3 mm (para juntas de reforço).
  • Putty.
  • Primer (para boa aderência do drywall ao material de acabamento).
  • Rolo macio (para aplicação de primer).
  • Vários recipientes ou banhos (para diluir massa, primer e ferramentas de lavagem).
  • Fita de reforço - serpyanka (sobreposta na linha de junção entre as placas de drywall).
  • Perfurador ou broca com um acessório especial (para misturar massa).
  • Ralador com pinças.
  • Malha raladora com clipes.
  • Parafusos.

Uma escada pode ser necessária para colocar tetos ou paredes altas.

Preparação da superfície

As placas de gesso cartonado têm uma superfície bastante lisa, mas isso não nega o fato de que a superfície deve ser preparada antes do acabamento final.

Antes de aplicar a massa, você também deve aplicar um primer na superfície do drywall. Proporciona melhor aderência dos materiais (adesão), pois, ao ser absorvido pela base, cria uma película protetora que não permite que a umidade dos materiais aplicados penetre na superfície do drywall. O primer irá garantir a secagem uniforme da massa sem a formação de microfissuras.

Para a aplicação de primer, você pode adquirir uma solução de solo universal que funcionará em todas as superfícies, incluindo tijolo e concreto. Mas uma solução mais inteligente seria usar um primer projetado especificamente para o primer de superfícies de drywall.

É importante saber que em nenhum caso se deve utilizar misturas de solo ou soluções contendo alquídicos para o acabamento dos revestimentos de drywall, pois a camada de papel se desprenderá e toda a estrutura ficará inutilizável.

O primer deve ser aplicado em uma superfície limpa e seca. A poeira fina pode ser removida com um aspirador de pó de construção, uma escova macia ou um pano ligeiramente úmido (não deve ser muito úmido).

O primer pode ser aplicado com rolo, pincel ou spray, dependendo do escopo do trabalho. O pincel é geralmente usado em áreas de difícil acesso e para acabamento de costuras. Basicamente, um rolo é usado para a preparação. O rolo deve ter um cabo longo com uma camada de microfibra, pois absorve bem a umidade e não permite que a solução se espalhe. Um rolo macio também funcionará. O primer é aplicado com rolo de cima para baixo. É importante não deixar manchas de primer, pois depois que a camada de solo secar, a massa nesses locais irá deitar e secar de maneira irregular.

Assim que o solo começar a vazar, deve ser espalhado imediatamente na superfície.

Ao escolher um primer, você deve prestar muita atenção ao conteúdo das substâncias antibacterianas. Eles impedirão o crescimento de mofo e bolor. Isso é especialmente importante a ser considerado ao escolher um solo para banheiros, cozinhas e salas onde a umidade pode ser aumentada.

Normalmente o primer é aplicado em uma camada, mas em banheiros e cozinhas, ao aplicar o primer em drywall, é melhor aplicar em duas. Uma camada geralmente seca 4-6 horas.

Como preparar a solução?

Para começar, é importante saber que a massa endurece rápido o suficiente, então o volume da solução misturada deve ser calculado para aproximadamente os próximos 20 a 30 minutos de trabalho.

Sob nenhuma circunstância você deve derramar / derramar o resto da solução / mistura que foi usada de volta no frasco! Isso levará ao processo de presa da solução, e toda a massa ficará inutilizável. É melhor amassar regularmente a solução "fresca" do que jogar fora o recheio o tempo todo, porque ele começou a endurecer.

A solução deve ser misturada no mesmo recipiente onde será feito o trabalho.

Plano passo a passo para a preparação da solução:

  1. Em um recipiente (banho) absolutamente limpo, você precisa discar a quantidade de água exigida nas instruções (não se esqueça que você precisa calcular a quantidade de água e mistura apenas para os próximos 20-30 minutos de trabalho). A água deve estar limpa e em temperatura ambiente.
  2. A mistura seca deve ser derramada uniformemente na superfície da água. Idealmente, o pó deve ser saturado imediatamente com água e depositar-se no fundo da cuba.
  3. Para uma boa consistência da massa, a mistura que acumulou água deve ser aproximadamente igual ao nível da água.
  4. Usando uma espátula, misture suavemente a solução. Muita atenção deve ser dada aos cantos no fundo do recipiente (bandeja) - a mistura pode permanecer lá, e a massa será de má qualidade.

Como resultado, você deve obter uma solução de consistência homogênea sem grumos. Os grumos precisam ser esfregados nas paredes do recipiente e misturados com o resto da mistura.

A solução de massa final deve ser espessa e assemelhar-se a creme de leite espesso. Para ter certeza de que a solução tem a consistência correta, basta colher com uma espátula e virar. A solução da consistência correta deve aderir à pá, lentamente "deslizando", mas não escorrendo dela de forma alguma.

Tecnologia de aplicação

Depois de preparado tudo o que você precisa (ferramentas, superfície e argamassa), você pode começar a aplicar a massa. Para facilidade de uso, você precisa de instruções passo a passo.

O primeiro passo é começar a reforçar a costura. Este é um procedimento necessário, pois a fita de reforço vai ajudar a fortalecer a costura e evitar que as chapas de drywall se espalhem, além de evitar rachaduras.

As fitas de reforço são diferentes na qualidade do material e na presença (ou ausência) de uma base adesiva. Nesse caso, será mais conveniente usar uma serpyanka com um lado adesivo, projetada especificamente para drywall. Mas não se esqueça que a massa é a principal solução de fixação.

É importante saber que você não pode usar cola PVA para colar a fita de reforço. Essa cola é à base de água e, se atingir as tampas dos parafusos auto-roscantes, com o tempo fará com que apareça ferrugem, que aparecerá no acabamento final com manchas amarelas.

Definitivamente, haverá uma lacuna entre as folhas de drywall. Independentemente da largura, deve ser preenchido firmemente com uma solução de massa usando uma espátula estreita. A massa deve ser aplicada em grandes quantidades para preencher bem a junta.

O banho deve ser colocado por baixo para que o excesso de massa não caia no chão, mas no recipiente.

Quando as costuras estão hermeticamente fechadas, é necessário retirar imediatamente os "nódulos" excedentes de massa de vidraceiro da superfície, pois quando seca pode complicar muito a aplicação das próximas etapas da massa. Isso pode ser feito com a mesma espátula. Com o excesso de massa, você pode fechar imediatamente as ranhuras dos parafusos auto-roscantes que estão próximos. Isso é feito transversalmente. O excedente também precisa ser removido. Em seguida, você precisa esperar até que a massa se agarre e endureça. Durante esse tempo, você pode fazer o mesmo trabalho com todas as outras costuras.

Quando a massa na costura endurece e ganha a resistência necessária, você pode começar a reforçar. Preparamos a quantidade de solução de massa de que precisamos e cortamos o comprimento necessário da fita. Recomenda-se usar uma espátula com entalhes de 3 x 3 mm para distribuir uniformemente o enchimento.

Primeiro, com uma espátula comum, aplique uma camada de massa ao longo de todo o comprimento da costura e, em seguida, nivele-a com uma espátula dentada.A espátula dentada criará até tiras de massa com a quantidade correta de argamassa para fixar a fita.

Serpyanka deve ser dobrada ao longo do vinco (linha para dobrar no centro da fita) e com o lado saliente aplicado na superfície com massa. É importante que o lado saliente da fita se encaixe exatamente na junta das folhas. Em seguida, pressione um pouco com os dedos: primeiro no centro, depois ao longo das bordas.

A seguir, em uma espátula larga, é necessário aplicar um pouco mais de massa (neste caso, a massa é um "lubrificante" para que a espátula deslize facilmente ao longo da fita) e caminhar ao longo do comprimento da serpyanka. A fita deve "afundar" na massa, ou seja, não deve haver nenhum espaço de ar sob a fita. Portanto, ele cumprirá cem por cento sua função.

Para evitar que a fita se deforme e se desloque, você precisa segurá-la mais alto com outra espátula.

Após todas essas ações, outra camada de massa deve ser aplicada na fita. Para que a solução preencha todo o espaço, é necessário aplicá-la perpendicularmente à costura. Então você precisa nivelar a camada de massa. Para isso, é melhor usar uma espátula mais larga. Em seguida, certificando-se de que a serpyanka não enruga em lugar nenhum e não se projeta, é necessário fazer o alinhamento final. Para o alinhamento final sobre a espátula, é necessário aplicar um pouco de argamassa e, certifique-se de retirar o excesso de argamassa da superfície, percorrer ao longo da costura “na capa”. Neste estado, a costura é deixada para secar completamente. Depois que a massa endurece, você obtém uma estrutura monolítica sólida que pode suportar cargas.

Para soldas em ângulo, existem fitas especiais de reforço de “filete” que simplificam o processo de soldas em ângulo de reforço.

A costura deve ser verificada no dia seguinte. A massa pode encolher ligeiramente. Para eliminar possíveis irregularidades, você precisa coletar novamente um pouco de massa na espátula e passar a ferramenta "no sdir" ao longo de toda a linha de costura.

Depois que todas as costuras foram reforçadas, você pode prosseguir para a fase final - aplicar massa em toda a superfície. Muitos negligenciam este ponto, entretanto, artesãos experientes aconselham, no entanto, a massa de vidraceiro completamente para que depois de pintar a superfície esteja livre de pequenos defeitos.

A betumação contínua é realizada em duas etapaspara garantir a melhor qualidade de superfície possível.

Para começar, a solução é amassada em um banho ou outro recipiente conveniente. Para aplicação e nivelamento, são necessárias duas espátulas: estreita (15 - 25 cm) e larga (30 - 40 cm). Com uma espátula estreita retire a solução do recipiente, aplique na superfície e retire o excesso de massa de uma espátula larga e, com uma espátula larga, distribua e nivele a massa em toda a superfície.

Portanto, o primeiro passo é aplicar uma grande quantidade de argamassa em uma espátula estreita e depois na superfície. Espalhe rápida e uniformemente sobre a superfície com uma espátula larga. É necessário alisar a massa aplicando força, "no sdir". Como resultado, uma camada fina e uniforme deve permanecer. Ao alisar a massa, é necessário retirar imediatamente o excesso com uma espátula estreita sobre uma espátula larga. Você não deve tentar cobrir imediatamente uma grande área de superfície - uma fina camada de argamassa endurece rapidamente e você ainda precisa de tempo para nivelá-la e alisá-la.

Recomenda-se trabalhar em quadrados não superiores a 0,5 metros quadrados.

Deve-se ter cuidado para garantir que nenhuma marca de espátula permaneça na superfície. Quando aparecem, vale a pena alisar imediatamente as irregularidades.

Um pequeno degrau pode se formar próximo a uma costura já reforçada. Para se livrar dela, você precisa conduzir a espátula na direção da costura e, a seguir, caminhar com muito cuidado "no sdir".

Os cantos devem receber atenção especial. Depois de distribuir e alisar o filler, pode formar-se excesso de filler nos cantos, que vai além do vértice do canto. Eles devem ser removidos.

A área de superfície de massa selecionada é deixada para secar.

Quando a argamassa seca, a superfície fica listrada.Isso se deve ao fato de que as chapas de drywall apresentam irregularidades invisíveis a olho nu e mais massa penetra em áreas mais profundas. Você não deve se preocupar - depois de aplicar a segunda camada de massa, a superfície ficará absolutamente plana e monocromática.

A segunda camada é feita da mesma maneira.

Quando a segunda camada de massa seca, resta apenas lixar a superfície. Para fazer isso, você pode usar um ralador com clipes. Este é um trabalho muito empoeirado, então certifique-se de usar um respirador. A retificação geralmente é feita em um movimento circular no sentido anti-horário. Os cantos internos devem ser lixados com muito cuidado, pois você pode tocar nas paredes adjacentes e haverá vestígios do ralador nelas.

Periodicamente, você precisa varrer a poeira assentada. Uma escova de cerdas macias é adequada para isso.

A última etapa da massa faça-você-mesmo consiste em aplicar novamente o primer na superfície. É necessário aplicar o primer com muito cuidado, em camada fina, evitando respingos. O primer ajudará a alcançar alta adesão com a próxima solução ou material a ser aplicado à superfície. A estilização deve ser feita passo a passo.

É imperativo preparar o material para tornar o enchimento mais eficaz. O não tecido pode ser aplicado sobre a placa de gesso, caminhando suavemente sob o canto. A caixa deve estar totalmente coberta com ele.

Dicas úteis

Você pode aplicar massa de gesso facilmente, seguindo o conselho de especialistas:

  • Ao escolher uma massa, preste atenção em qual cômodo você precisa terminar. Se for um berçário ou um quarto, você não deve economizar dinheiro escolhendo uma massa ecológica e segura. Se for uma cozinha ou um banheiro, deve-se prestar atenção à massa, que suporta muita umidade e altas temperaturas;
  • As substâncias antibacterianas presentes no solo ou na massa evitam o aparecimento de bolores e bolor;
  • A massa endurece rapidamente, então você precisa calcular a quantidade de solução para 20 - 30 minutos de trabalho;
  • Com excesso de massa, você pode fechar imediatamente os orifícios dos parafusos;
  • Pequenos orifícios (por exemplo, orifícios de parafusos auto-roscantes) são massajados em um movimento transversal;
  • É melhor para um construtor inexperiente não pegar uma massa que seca muito rapidamente, pois, devido à inexperiência, o processo de aplicação e alisamento será mais demorado do que o de um mestre experiente;
  • Para garantir uma melhor aderência entre a massa inicial e final, é preferível utilizar soluções / misturas do mesmo fabricante;
  • Para o acabamento de revestimentos de drywall, em nenhum caso deve-se usar misturas de solo contendo alquídicos, pois a camada de papel sairá da chapa de drywall e toda a estrutura ficará inutilizável;
  • No reforço das costuras entre chapas de gesso cartonado não pode ser utilizada cola PVA, pois tem base aquosa e, se entrar nos parafusos, vai causar ferrugem, que acabará aparecendo no acabamento acabado em forma de manchas amarelas;
  • Ao misturar a solução de massa, certifique-se de usar recipientes limpos e água limpa em temperatura ambiente. Isso é especialmente importante antes de colocar o papel de parede.

Para obter informações sobre como aplicar uma massa adequada para drywall, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário