As sutilezas de escolher uma massa para fachada

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Sutilezas de escolha
  4. Dicas de uso
  5. Fabricantes

Para que a sua casa tenha um aspecto tão atraente por fora como por dentro, é importante tomar todas as medidas necessárias para tal. O mais básico será a massa em superfície irregular para nivelar. Para que o resultado seja o desejado, é importante não só observar a tecnologia de trabalho, mas também escolher a massa de fachada certa.

Peculiaridades

O gesso da fachada pode ser usado em tijolo ou concreto. Com a massa dessas superfícies, você pode nivelá-las e protegê-las de fatores naturais adversos. Ao realizar qualquer trabalho ao ar livre, não fica completo sem lascas, cantos lascados de tijolos e outras coisas, e para esconder tudo isso e falhas, usa-se massa.

Devido às diferentes condições para as quais a massa é selecionada, seus tipos também são diferentes. Resistente à geada é caracterizada pela máxima proteção da superfície, mesmo em geadas muito severas. Se você colocar a massa correta na parede, por muito tempo não precisará corrigir as falhas causadas pelo tempo. É melhor usar gesso à prova d'água em cima dessa massa para fachadas.

Se pretende que a sua casa seja sempre acolhedora e acolhedora, é importante aplicar correctamente uma camada de massa pelo exterior, que irá garantir o efeito pretendido. A massa para fachadas ajudará a dar a qualquer superfície externa a aparência perfeita, de modo que os acabamentos decorativos podem ser feitos na parte superior. Como exatamente decorar as paredes de uma casa ou outro prédio já é uma questão secundária, o principal é esconder todas as falhas, isolar as paredes e prepará-las para posterior decoração.

As características técnicas do estuque da fachada devem ser devidamente adaptadas ao tipo de obra que está a planear. O não cumprimento de tais nuances pode resultar em perda de tempo e reparos de baixa qualidade. Ao planejar o gesso, você precisa saber qual a espessura da camada mais adequada para uma determinada superfície. Na maioria das vezes, é determinado por lugares irregulares, com foco em pontos convexos e depressões. Quanto mais fina a camada, mais rápido ela seca, mas também mais rápido ela se deforma por fatores externos.

Variedades

Como as paredes externas podem ter características próprias, as misturas entre elas também são diferentes.

Os mais comuns são:

  • Massa básica;
  • Terminar;
  • Universal;
  • Decorativo;
  • Massa de madeira.

Se falamos sobre a massa básica, que também é chamada de massa inicial, sua principal tarefa é nivelar a superfície. O acabamento tem uma consistência mais fina e ajuda a nivelar a superfície antes do acabamento decorativo. Não é muito durável, mas é fácil de trabalhar, é conveniente para lixar e planejar novos acabamentos. Se falamos de uma massa universal, então ela é semelhante aos dois primeiros tipos, mas não é usada para o acabamento da fachada.

Se falamos de massa decorativa, então ela é utilizada para trabalhar com estuque e elementos texturizados na decoração da parte externa da sala. Se houver elementos de madeira na fachada externa, será necessário trabalhá-los com massa de madeira. É ela quem ajuda a proteger a árvore da precipitação e torna a camada de madeira muito lisa.

Você pode aplicar tinta, mosaico, gesso, azulejos, esmalte na massa de fachada, e tudo isso vai ficar lindo se as paredes forem devidamente preparadas e niveladas de antemão.

A massa também se distingue pela base. Faça a distinção entre gesso à base de cimento e gesso à base de polímero.O primeiro tipo é ideal para decorar a fachada, pois é resistente à umidade e tem um bom desempenho em baixas temperaturas. Para paredes, essa é uma ótima opção, pois após a secagem, o material torna-se muito durável e não trinca, o que significa que protege o calor interno.

O gesso decorativo pode ter diferentes tonalidades, o que é possível devido à presença de vários produtos químicos na composição. Você pode encontrar massa amarelada, cinza e bege. Antes também era branco, mas agora não é feito devido ao alto custo dos componentes.

Se estamos falando de massas à base de polímeros, então as de acrílico e látex se distinguem entre elas. A versão em acrílico é adequada para trabalhos básicos e de acabamento em paredes externas. As massas de látex não são utilizadas para fachadas externas. Se falamos sobre as vantagens das massas de fachada, então estas incluem resistência, durabilidade, plasticidade, secagem rápida. Eles não encolhem e são inodoros. Das desvantagens, pode-se notar que é impossível combinar este tipo com alguns materiais de construção.

Sutilezas de escolha

Para escolher uma massa, você precisa escolher a composição certa. Tendo em vista as sérias exigências que este material enfrenta, é muito importante não se enganar. Parando de escolher algo específico, você precisa prestar atenção na composição do material, da qual dependerá o grau de uniformidade e resistência do revestimento acabado.

Se falamos da composição do cimento, então ele tem uma estrutura mais granular e grosseira. É melhor trabalhar com misturas prontas de caráter pastoso.

Se a mistura for de alta qualidade, suas características podem ser distinguidas:

  • Presa rápida e sem fissuras;
  • Fácil de usar;
  • Preservação a longo prazo das propriedades do plástico;
  • Combina bem com tintas e vernizes que serão utilizados sobre a superfície da massa.

É um gesso de cimento que não tem medo da umidade e das baixas temperaturas. Ele contém areia de quartzo, pó de mármore e farinha de limão. A composição também pode conter elementos químicos usados ​​para obter melhores características técnicas.

A massa de polímero pode ser à base de acrílico ou látex. A versão látex para uso externo não é usada. A massa acrílica pode servir de base e ser usada como acabamento. A sua comodidade reside no facto de não necessitar de diluir a mistura com água.

Quase toda a massa é produzida agora como mistura seca e pronta. As opções prontas são vendidas em embalagens especiais, bem fechadas com tampa. Se for usada uma mistura seca, para o trabalho ela deve ser diluída com água e, em seguida, usada. Os volumes dos pacotes podem ser diferentes e sua escolha depende da quantidade de trabalho que você tem que executar. Ao diluir a mistura sozinho, é melhor se concentrar nas recomendações do fabricante para que a composição seja a mais conveniente para o trabalho.

Para misturar bem a composição com água, é melhor usar um acessório de broca especial para misturar as misturas de construção. Quando tudo estiver pronto e a massa adquirir uma consistência cremosa, é preciso deixá-la fermentar por alguns minutos. A massa preparada pode ser usada por três horas, após o que irá endurecer e não será adequada para uso posterior. Isso é importante saber para preparar as porções de tamanho ideal da massa.

Dicas de uso

A massa de cimento, com a qual será realizado o acabamento, deve ser devidamente preparada, só depois é possível iniciar a aplicação da primeira camada. Apesar de a massa aplicada ser impermeável e resistente ao gelo, na maioria dos casos será necessária uma segunda camada de massa.

Se você deseja revestir uma casa nova que acabou de ser construída, não tenha pressa neste negócio.É melhor dar tempo para que a construção encolha (cerca de um ano) e só então realizar todas as ações subsequentes. É importante levar em consideração o regime de temperatura - a faixa de cinco a vinte graus Celsius é adequada para o trabalho.

A decoração da casa "faça você mesmo" é absolutamente real, o principal é conhecer a metodologia do processo e não se apressar para realizar todas as tarefas. O tempo de secagem da solução será diferente dependendo da temperatura, umidade e presença de precipitação. Não é recomendável trabalhar em baixas temperaturas, pois a composição do mástique se mistura com água, e o frescor do inverno não permitirá que a solução seque, simplesmente começará a congelar.

Para quem não sabe se é possível massajar na chuva, é importante dizer que a luz solar direta e a umidade na forma de precipitação não devem cair na parede de trabalho, pois é recoberta com polietileno imediatamente após o trabalho. Você pode remover o filme somente quando tudo estiver completamente seco. Devido ao fato da pasta de cimento ter uma estrutura permeável ao vapor, não demora muito.

O trabalho deve começar com a limpeza de todas as superfícies de trabalho de poeira e sujeira. O próximo passo é aplicar um primer de penetração profunda, que deve secar completamente.

O trabalho com a fachada começa com o facto de depressões, fissuras, etc. significativas serem fechadas com uma massa inicial. Quando tudo estiver completamente seco, você pode iniciar a próxima etapa. A massa é aplicada a uma secção da parede e nivelada com uma espátula. Para este tipo de trabalho, é utilizada uma versão excepcionalmente limpa da massa de fachada, sem impurezas e aditivos.

Depois que tudo estiver seco, você precisa preparar a superfície acabada e, após a secagem, você pode aplicar novas camadas. Cada camada deve ter aproximadamente quatro milímetros de espessura. Ao final do processo, é aplicada uma demão de acabamento sobre a massa de base, alisada e lixada após a secagem.

Fabricantes

Muitas pessoas acreditam que as misturas de construção são a coisa mais importante no enchimento, e há alguns grãos racionais aqui. Fabricantes conhecidos prestam mais atenção às tecnologias pelas quais produzem seus produtos e não se deve esperar nenhuma surpresa deles.

Se falarmos sobre as opções mais populares, elas incluem a empresa "Garimpeiros"... Eles preparam misturas de alta qualidade, mas ao mesmo tempo o custo para eles permanece bastante moderado. Este material será útil para aqueles que primeiro encontraram este tipo de trabalho e desejam dominar este ofício. Além do próprio processo de massa, você pode usar a solução para design decorativo adicionando tinta à composição. Esse tipo de trabalho sairá mais barato do que pintar a fachada com qualquer tinta, mesmo a mais barata.

É importante dizer que essa solução não diminui. A camada máxima de aplicação é de um centímetro e seca em vinte e quatro horas.

Empresa Bolars fabrica produtos um pouco mais altos em preço do que "Prospetores" e quase a mesma qualidade. É uma massa altamente resistente à umidade que pode ser aplicada em uma camada de até dez centímetros. Se você estiver trabalhando com uma mistura seca, ela secará após 24 horas. A pasta acabada estará completamente seca em oito horas.

Quanto à massa da firma Volma, então um saco de 25 quilos custará um pouco mais do que Bolars. Existe também um produto padrão Volma Aqua. São misturas à base de massa de cimento e cimento branco. A superfície quando seca é branca, o que é importante para a posterior pintura com tintas leves.

"Estabelecer Basilk" é um material versátil que pode ser usado para tratamento de superfície tanto em ambientes internos quanto externos. Você pode comprá-lo em sacos de papel com peso de 20 kg. A base da mistura é o cimento, mas contém aditivos especiais com microfibra de reforço para maior resistência.

Para informações sobre como fazer a massa de fachada de uma casa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário