Tudo sobre massa para placas OSB
A preparação de placas OSB para revestimento subsequente tem uma série de nuances e, por último, mas não menos importante, é a massa de vidraceiro. A aparência geral do acabamento e a estabilidade das camadas externas dependem em grande parte da qualidade deste trabalho. Detenhamo-nos em mais detalhes sobre quais composições de massa são usadas para trabalho interno e externo em OSB.
Visão geral da espécie
OSB é um painel multicamadas feito de aparas de fibra de madeira prensadas e coladas com resina sintética sob a ação do calor e aumento de pressão. Todas as camadas têm orientações diferentes, devido às quais a placa adquire excepcional resistência à deformação.
Este é um material de acabamento bastante comum. No entanto, trabalhar com isso requer certas habilidades e conhecimentos. Apesar da alta porcentagem de substâncias sintéticas, 85-90% desses painéis são compostos de componentes de fibra de madeira.
É por isso que eles têm muitas das características da madeira natural, incluindo a capacidade de absorver água.
Esta característica levanta grandes dúvidas de que tal painel possa ser massa. É possível, a colocação de placas OSB é permitida. Ao mesmo tempo, a tecnologia para a execução de trabalhos dentro e fora da sala aquecida é praticamente a mesma.
A aplicação de massa permite obter os seguintes resultados:
- proteção da estrutura de fibra de madeira do painel das influências atmosféricas - precipitação, vapores e raios ultravioleta diretos;
- proteção das placas OSB de componentes agressivos, que estão presentes em grandes quantidades nos materiais de revestimento;
- evitando o aparecimento de secreção pegajosa na folha de acabamento;
- mascarar juntas, rachaduras e outras falhas de instalação;
- formação de uma camada monolítica nivelada com alta adesão;
- ter a ilusão de uma superfície de concreto, escondendo a textura da madeira;
- proteção adicional das instalações de compostos de formaldeído voláteis.
Para o acabamento de placas OSB, diferentes tipos de massa são usados.
Óleo e cola
Os principais componentes das massas de cola de óleo são:
- óleo de secagem;
- composição adesiva;
- plastificante;
- Espessantes;
- fungicidas;
- agua.
É usado em salas quentes para papel de parede, bem como para pintura posterior. Não é aplicado sob gesso. Não mascara defeitos maiores que 0,5 cm.
Prós:
- consumo econômico;
- custo acessível;
- sem liberação de toxinas voláteis;
- distribuição na superfície em camada fina;
- a possibilidade de retificação manual;
- fácil de usar.
Desvantagens:
- pode ser usado exclusivamente em temperaturas acima de 15 graus;
- não resiste a fortes mudanças de temperatura;
- Os revestimentos de massa não resistem à umidade e são rapidamente danificados por tensões mecânicas.
Polímero
Esta massa à base de acrílico ou látex pode ser utilizada para o acabamento de todas as divisões, incluindo casas de banho, piscinas, cozinhas, bem como casas de campo não aquecidas. É permitida a utilização de massa acrílica em exteriores no acabamento de fachadas. Combina com quaisquer opções de acabamento subsequentes.
Prós:
- forma um revestimento branco como a neve ultrafino;
- tem bom isolamento acústico;
- resistente a fungos;
- resistente a humidade;
- permeável ao vapor;
- tolera flutuações de calor e temperatura;
- durável;
- plástico;
- sem cheiro;
- durável.
Desvantagens:
- as resinas de látex só podem ser aplicadas em uma camada muito fina;
- a massa seca rapidamente, portanto, requer a aplicação mais rápida possível - na ausência de habilidades de trabalho, isso pode levar a defeitos e a necessidade de retrabalhar todo o trabalho.
E, por fim, a principal desvantagem das massas de látex é o alto preço.
De outros
Existem vários outros tipos de massa que podem aderir à madeira - são alquídicas (massa nitro) e epóxi. O revestimento formado por esses compostos é caracterizado pela resistência e longa vida útil.
Ao mesmo tempo, eles têm várias desvantagens. Portanto, a mistura alquídica é bastante cara e extremamente tóxica - é mais usada para consertar veículos. Epóxi - forma um revestimento resistente, mas à prova de vapor, com baixa adesão ao acabamento. Além disso, como a massa de nitro, tem um preço alto.
É mais utilizado para a restauração de pequenas áreas na superfície, mas não é adequado para reparos sérios e trabalhos de acabamento.
Marcas populares
SOPPKA. Esta massa é utilizada para corrigir defeitos e preencher irregularidades de painéis OSB, bem como painéis de fibra, aglomerado e compensado. É aplicado antes do acabamento em ambientes úmidos ou secos. A superfície da massa é bem lixada, podendo ser colada com papel de parede acrílico ou vinílico, bem como pintada.
Aditivos fungicidas são introduzidos na composição do material, os quais protegem as fibras dos painéis de todos os tipos de fungos e mofo.
As vantagens da massa incluem:
- facilidade de aplicação;
- resistência à fissuração;
- alta adesão;
- segurança ambiental;
- falta de um odor químico acentuado.
NEOMID. É uma massa de polímero à base de água. Usado para trabalhar em casas secas e úmidas. Quando aplicados, eles formam um revestimento elástico e resistente à umidade. Não racha. Dá resistência e durabilidade à superfície. Depois de seco, pode ser lixado, bem como posterior papel de parede e pintura.
Semin Sem. Outra massa à base de água para placas OSB. É utilizado em salas secas e úmidas, para revestir superfícies de paredes, tetos e costuras. Possui elasticidade, resistência à umidade e resistência a rachaduras. Difere em alta aderência, portanto, quando usado em decoração de interiores, não é necessário aplicar primer na superfície. Para acabamento externo, pode ser utilizado em combinação com primer para fachada. Pode ser bem lixado à mão.
Pode ser ainda mais tingido ou papel de parede.
As nuances de escolha
Independentemente de quais componentes são a base para a produção da massa, ela deve ter uma série de características.
- Alta adesão. Quaisquer placas feitas de materiais de fios orientados são geralmente revestidas com resinas ou cera. Portanto, nem toda massa pode aderir firmemente a tal superfície.
- Consistência homogênea. A composição da massa não deve incluir partículas grandes - isso pode complicar significativamente o desempenho do acabamento e do revestimento.
- Baixo encolhimento. Esta propriedade minimiza o risco de rachaduras à medida que o enchimento seca. Com isso, a qualidade do trabalho aumenta e o tempo para sua execução é reduzido.
- Dureza. As misturas de massa usadas para um material tão complexo como as placas OSB devem ser tão duras quanto possível, mas ao mesmo tempo devem ser lixadas, inclusive à mão.
- Possibilidade de posterior acabamento. A massa é utilizada como etapa intermediária do revestimento. Portanto, a superfície seca e lixada do material deve ser adequada para vários tipos de revestimento adicional, seja pintura ou papel de parede.
Na hora de comprar uma massa, é muito importante escolher a composição certa da massa, uma vez que a qualidade do reparo realizado e sua duração dependem muito disso. A maioria das falhas no trabalho está associada a erros de cálculo de artesãos não qualificados que executaram a massa.
Então, As misturas de cimento e gesso para construção não são adequadas para trabalhar em OSB. Claro, são baratos, diferem em densidade, misturam bem e distribuem sem problemas no prato. Mas sua principal desvantagem é a falta de elasticidade. A árvore muda periodicamente seu volume dependendo dos parâmetros de temperatura e umidade do ambiente, de modo que tanto a massa inicial quanto a final ficarão para trás.
Devido à popularidade das placas OSB na reparação e decoração, uma grande seleção de compostos de massa de diferentes fabricantes surgiu no segmento de construção. De toda a variedade, você precisa escolher as soluções mais elásticas que são ideais para trabalhar com materiais à base de madeira.
É melhor dar preferência a composições prontas em latas ou baldes de plástico. Seu uso protegerá contra erros de mistura da composição ativa. Além disso, permitirá que você demore seu tempo ao distribuir a solução, temendo que a mistura recém-diluída seque rapidamente. A única desvantagem de tal solução é o alto custo, tal massa custará muito mais do que as formulações embaladas a seco.
Deve-se notar que a definição de "massa de vidraceiro" é freqüentemente usada nos nomes de misturas. Em teoria, "massa" e "massa" significam a mesma coisa. Essas palavras foram usadas em momentos diferentes, mas hoje os dois termos podem ser usados.
Recursos do aplicativo
Quando todo o material de trabalho for selecionado e comprado, você pode prosseguir diretamente para a massa. Não há muita diferença em como aplicar os painéis sob a pintura ou o papel de parede - a sequência de ações será a mesma em qualquer caso.
- O primeiro estágio envolve a aplicação de um primer de alto adesivo. Esta solução cria uma película na superfície do material, evita o aparecimento de manchas resinosas, óleos essenciais e outros componentes presentes na madeira.
- Então você precisa fazer uma pequena pausa para a secagem final da superfície. Sua duração depende diretamente do tipo de primer e é em média de 5 a 10 horas.
- A próxima etapa é a aplicação direta da massa. Chamamos a atenção para o fato de que este trabalho pode ser realizado exclusivamente em valores positivos de temperatura do ar, em um nível de umidade não superior a 60%.
- Após a aplicação da massa, deve-se providenciar mais um break tecnológico para sua secagem final.
- Na terceira etapa, a superfície é lixada para torná-la lisa, uniforme e eliminar todos os defeitos. Se necessário, é realizado reforço com tela metálica.
É obvio que colocar painéis OSB é um trabalho simples e você pode fazer isso sozinho. No entanto, o conhecimento teórico por si só não é suficiente para compactar um material tão caprichoso. Portanto, na ausência de habilidades para trabalhar com superfícies de madeira e misturas de construção, é melhor recorrer a artesãos profissionais.
Em nossa análise, tentamos responder da forma mais completa possível à questão de quais materiais de acabamento são mais bem usados para colocar painéis OSB, como fazer o acabamento. Em conclusão, notamos que não há necessidade de massa de vidraceiro, se não for mascarar a estrutura do material de madeira. Mas para colar papel de parede, bem como para pintura, esse acabamento é necessário - ele protegerá a base da umidade e permitirá que você forme um revestimento decorativo durável.
O comentário foi enviado com sucesso.