Como fazer uma massa decorativa a partir de uma massa comum em casa?
A decoração das paredes é quase a parte mais importante da renovação. Não é brincadeira, mas os donos da casa terão que olhar para eles dia a dia e, portanto, a decoração e o desenho das paredes devem ser tratados com muita responsabilidade desde os primeiros estágios da massa. Paredes irregulares e mal rebocadas são um inferno para um perfeccionista.
Características do gesso decorativo
O gesso texturizado decorativo de massa tem uma grande variedade de vantagens:
- fácil de fazer com as próprias mãos;
- por um custo relativamente baixo, você pode criar um design original da sala;
- a solução preparada é convenientemente aplicada a qualquer superfície;
- durará muitos anos sem perder sua aparência apresentável;
- grande seleção no mercado;
- a mistura de massa não contém substâncias tóxicas em sua composição, portanto o material é seguro e ecologicamente correto.
E para tirar todas as dúvidas de uma vez, vamos descobrir com mais detalhes o que é esse revestimento.
Assim, a composição do gesso inclui plastificantes - substâncias que aumentam a elasticidade e a plasticidade do material quando utilizado - e diversos aditivos que aumentam a "adesão" de superfícies dissimilares, a chamada adesão. A consistência do revestimento lembra óleo, por isso pode ser facilmente aplicado e distribuído na superfície.
O material se encaixa perfeitamente em vários substratos: paredes de tijolo e concreto, drywall e até mesmo cimento. Além disso, o gesso decorativo à base de massa de vidraceiro proporciona proteção térmica e isolamento acústico do ambiente, não absorve odores. Vantagens inegáveis: este revestimento é muito fácil de cuidar; sua superfície é resistente à umidade e durável; não desaparece com o tempo.
Aliás, muitos designers usam essa técnica para decorar um estúdio ou apartamento, pois o gesso decorativo é uma maneira fácil de economizar dinheiro em reparos sem sacrificar a qualidade do trabalho. Feito da maneira certa, uma massa normal pode se transformar em um impressionante afresco. Basta o seu desejo e um pouco de diligência!
Como fazer peças decorativas com massa comum
Então, quando você tiver decidido seriamente pela ideia de uma decoração exclusiva para as paredes da sua casa, é hora de criar! Oferecemos uma receita simples para a preparação de massa decorativa.
Em geral, a massa é projetada para suavizar várias rugosidades de parede e nivelá-las diretamente.
Pode ser começo e fim:
- A massa inicial esconde pequenos defeitos, rachaduras ou arranhões.
- O acabamento, como, aliás, decorre do próprio nome, traz as paredes já ladrilhadas a um estado perfeitamente liso, completando a fase de nivelamento. Assim, prepara a superfície para posterior decoração.
O gesso decorativo, via de regra, é criado a partir de uma massa de acabamento (justamente por sua capacidade de mascarar defeitos) e é utilizado como decoração de interiores de um ambiente.
Antes de preparar a mistura, você deve primeiro se munir de ferramentas: espátulas, lixas, esponjas, um rolo e, por exemplo, um estêncil - para criar um padrão.
Em vez de um rolo, você também pode usar uma espátula - a seu critério.
Para organizar o processo, o trabalho pode ser dividido em quatro etapas. Voce tem que:
- preparar a superfície;
- aplique uma camada inicial;
- para incorporar a ideia (criar uma fatura);
- terminar as paredes.
Agora vamos dar uma olhada mais de perto em cada estágio, um por um.
Preparação
O reboco das paredes deve exigir muito tempo e esforço, porque a qualidade da aplicação posterior do reboco decorativo depende da base.
Toda a parede, sem evitar cantos de difícil acesso, deve ser limpa de revestimentos antigos. Preencha defeitos e irregularidades com massa e imprima a superfície. Deixe secar.
Base
Para o acabamento decorativo, você pode comprar facilmente uma massa já preparada ou um pó especial que é diluído em água. Na maioria das vezes, os compradores preferem gesso ou gesso de cimento. Eles recebem as avaliações mais positivas. Provavelmente, a questão está em sua versatilidade. Em todo caso, a escolha é sua, pois a escolha é realmente muito grande.
Para fazer gesso decorativo de cal, gesso ou gesso de cimento, adicione um pouco de areia, lascas de pedra, minerais ou açúcar à mistura. Vários componentes artificiais interagem bem com o gesso polimérico, criando várias texturas quando aplicados: madeira, seda e muitos outros.
Você precisa aplicar a base em uma camada fina (não mais que dois milímetros). Não tente suavizar todas as imperfeições e asperezas - elas serão niveladas no futuro.
Projeto
O estágio principal da decoração é a incorporação direta do padrão ou textura concebida na realidade. Todas as nuances aqui dependem do tipo específico de massa decorativa. A única coisa que deve ser levada em consideração: a espessura da camada aplicada não deve ultrapassar cinco milímetros, caso contrário, com o tempo, o acabamento pode rachar e todo o trabalho vai para o ralo.
Trecho de casa
A parede estampada acabada pode ser envernizada ou encerada conforme desejado para um efeito brilhante.
Visualizações
Antes de decidir sobre o seu próprio projeto, você deve se familiarizar com todos os tipos de gesso decorativo. E há muitos deles e cada um tem sua própria história e seu próprio entusiasmo.
A classificação mais extensa de gessos é o campo de aplicação. Assim, as misturas são divididas em dois tipos: para decoração de interiores e exteriores.
Basicamente, todos os estuques decorativos destinam-se ao interior. Esse revestimento não resistirá a mudanças fortes ou abruptas na rua.
Versalhes
É mais conveniente aplicar passo a passo o gesso decorativo Versailles da massa.
Antes de fazer uma mistura para o gesso, estocar massa inicial e finalizadora, primer de quartzo, verniz, cera e prata. Depois de coletar todos os "ingredientes", será mais fácil trabalhar com o material, principalmente se você for novo no ramo da construção.
Portanto, primeiro cubra a parede com fita adesiva. Em seguida, aplique um primer de quartzo na superfície, neste caso proporcionará aderência. Enquanto a primeira camada seca, misture a mistura de gesso / massa. Para isso, utilize a mistura de acabamento e inicial, seguindo as recomendações fornecidas acima.
Depois que o primer secar, pinte a parede com uma cor neutra: branco ou bege. Após duas horas, adicione os talheres preparados ao primer ou verniz e aplique a mistura resultante com um rolo. Importante: não é necessário pressionar muito o rolo, pois o estilo Versalhes envolve pintar apenas a parte superior do gesso.
Ao terminar o trabalho, cubra a superfície com cera ou verniz (dão um acabamento quase igualmente brilhante). Só não se esqueça de diluir em água cerca de um terço antes de usar o verniz. Devido à concentração reduzida, um filme não aparecerá posteriormente na superfície.
Texturizado
Para criar gesso texturizado, dê asas à sua imaginação. De acordo com a ideia, tanto um rolo familiar quanto um pincel, talochas dentadas, uma espátula ou mesmo um estêncil podem ser úteis para você.Papel amassado liso, uma esponja e selos caseiros também são bastante adequados para conferir textura.
Aplique o gesso decorativo na parede em uma camada de cerca de 2-5 mm de espessura. Depois disso, adicione textura com as ferramentas em mãos. Por exemplo, uma espátula pequena e macia ajudará a criar um padrão em relevo. Para conseguir este efeito, distribua a massa sobre a superfície com movimentos caóticos.
A composição do gesso texturizado é geralmente complementada por pequenas pedras, fibras, madeira, aparas minerais e mica. Esta mistura tem adesão suficiente para aderir firmemente a madeira, concreto, tijolo e outros substratos.
Pequenos defeitos da parede são mascarados devido a alguns aditivos minerais naturaise, portanto, você não precisa processar a superfície antes de aplicar a mistura e deixá-la com uma lisura perfeita.
O gesso estrutural pode ser usado para imitar pedra, madeira, couro ou tecido (como a seda).
Para cobrir com essa mistura, não são necessárias ferramentas especiais - basta uma espátula ou espátula.
Um metro quadrado de área exigirá cerca de dois quilos da mistura. Comparado com outros tipos de gesso mais complexos, isso não é nada.
Os efeitos mais famosos e populares obtidos com o gesso texturizado:
- Cabelo de cordeiro: intercalado com pequenas pedras, o acabamento fica granulado e áspero;
- "Casaco de pele": parece muito com um cordeiro, mas é algo como uma pilha.
Veneziano
Talvez o gesso decorativo mais bonito seja o veneziano. Parece mármore e parece muito caro. No entanto, a própria criação de tal textura é bastante cara.
Esse material para decoração foi inventado no Império Romano., quando um dos construtores decidiu combinar cal apagada com pó de mármore. A mistura acabou sendo muito elástica e não parecia pior do que pedra natural nas paredes. Corantes naturais e componentes adicionados à composição proporcionaram uma credibilidade especial.
Muito mais tarde, no Renascimento, que, como sabem, foi pautado pela cultura e arquitetura ancestrais, este tipo de gesso surgiu no coração da Itália - Veneza. Lá, os artesãos usaram em vez do mármore caro.
A técnica da decoração veneziana não era muito simples - permanece até hoje. Embora naquela época esse método de tratamento de superfície fosse muito mais fácil do que trabalhar com placas de mármore caprichosas. No século XV, tudo era decorado com gesso veneziano: paredes em palácios, colunas perto de templos, paredes e tetos. Sua vantagem era também o fato de não se deteriorar com as mudanças de umidade - e em Veneza, por razões objetivas, essa era a principal vantagem - e como parecia majestosa e bela.
Era muito mais conveniente enviar pó de mármore para a Itália do que o mármore mais pesado, então, no início da Renascença, houve um verdadeiro "boom" arquitetônico e uma incrível demanda por gesso veneziano estava crescendo.
A composição do pó de mármore, cal apagada e tinturas, comprovada há séculos, permanece a mesma até hoje. Em algumas misturas, no entanto, agora é adicionado acrílico - um corante sintético. Mas pessoas experientes sabem que um verdadeiro revestimento veneziano é absolutamente natural e amigo do ambiente.
No entanto, é mais uma questão de gosto.
Lidar com o gesso veneziano por conta própria é uma tarefa muito difícil.mas factível. Existem inúmeras maneiras de aplicá-lo, então uma pessoa inexperiente não consegue entender qual será o resultado no final. Aqui, cada movimento é importante: de diferentes golpes - um padrão diferente. Portanto, antes do revestimento final, você deve experimentar, e esse prazer está longe de ser barato.
A base sob o gesso veneziano deve ser perfeitamente lisa. Para isso, a superfície é cuidadosamente tratada com massa de látex. Em seguida, a parede é preparada em duas camadas.O primer proporciona adesão, previne o desenvolvimento de fungos. Depois de seco, você pode começar a trabalhar com o gesso.
Cada camada é aplicada com uma técnica diferente, mas todas são lixadas e alisadas. Lembre-se também de deixar as camadas secarem. Finalmente, a cera de abelha é aplicada à parede (isso criará uma superfície brilhante) ou sintética (para um acabamento fosco). Este último é preferível se o ambiente a ser decorado estiver exposto a muita umidade (por exemplo, um banheiro).
Encaracolado
O gesso decorativo estampado ou gofrado é muito plástico: permite alterar o padrão aplicado. Este é o único tipo de gesso que possui essa capacidade.
O revestimento é fácil de polir e polir, e pode ser usado para criar padrões texturizados e baixos-relevos verdadeiramente bonitos usando um rolo comum. Além disso, o gesso gofrado proporciona um bom isolamento térmico e desempenha uma função protetora.
E o mais importante: o acabamento em relevo permite economizar no nivelamento! Ele não apenas esconde quaisquer defeitos, mas também faz com que a superfície pareça tridimensional. O gesso pode formar saliências na parede, por isso é aconselhável não aplicar uma camada com espessura superior a quinze milímetros. A plasticidade do material torna mais fácil aplicá-lo na parede e criar composições interessantes. Por exemplo, a imitação de casca de árvore, grama, tijolo parece muito legal.
Acrílico
Este gesso é feito de resina acrílica, um polímero que pode conter pigmentos orgânicos e inorgânicos. Isso dá à mistura uma certa cor. A composição também inclui minerais e modificadores - substâncias que melhoram a qualidade da mistura.
Há uma combinação de acrílico e gesso texturizado.
Inclui mica, fibras de linho, seixos. Esta mistura pode ser utilizada para decorar superfícies de concreto, tijolo, gesso ou madeira. A mistura de acrílico texturizado também é adequada para decoração de exteriores.
Em geral, o gesso acrílico é uma opção para quem deseja decorar e pintar as paredes simultaneamente com uma cor sólida.
Areia
O gesso decorativo com efeito areia é composto por areia de rio comum. O aspecto final da superfície tratada, como no caso do gesso veneziano, depende da técnica de aplicação.
Propriedades úteis do gesso:
- Resistência à umidade. O revestimento pode ser posteriormente limpo com um pano úmido ou esponja - isso é bastante rápido e conveniente. O gesso garante uma troca estável de umidade e cria um clima interno agradável.
- Durabilidade. Com limpeza regular e uso adequado, o gesso lixar será útil por muitos anos.
- Proteção. O quartzo na mistura evita o aparecimento de mofo ou bolor na superfície.
Texturas e efeitos criados
- Duna de areia. Este é o nome do revestimento cintilante resultante no estilo oriental. O quartzo muito fino que faz parte do material brilha. Esse brilho pode ser realçado com pastas e tingimentos perolados.
- "Vento arenoso". O gesso lixado com pinceladas largas é aplicado na superfície em várias camadas: uma sobre a outra.
- "Couro Shagreen". O desenho é aplicado com um estêncil na segunda camada de gesso.
- "Sackcloth". Esse efeito é obtido com um pincel.
- "Besouro de casca". O desenho deste tipo de gesso decorativo é um tipo de madeira que parece ser comido por besouros da casca. Parece um pouco desanimador, mas parece muito bom. O resultado é obtido devido ao aparecimento de pequenas ranhuras e fissuras na camada de gesso ainda não endurecida. Importante: isso só pode ser alcançado com a espessura de camada correta.
O princípio da decoração é o seguinte: os movimentos circulares são executados sobre uma nova camada com uma bóia de plástico. Não tenha medo se a mistura grudar no ralador - isso é normal. Quinze minutos depois, a parede deve ser ralada novamente com mais intensidade.Após a segunda abordagem, a superfície estará suficientemente limpa. Mas lembre-se de que é importante não ir muito longe - quanto mais abordagens com um flutuador você fizer, mais liso se tornará o revestimento.
O "besouro da casca" original deve permanecer texturizado.
No final do trabalho, corte as feias "crostas" salientes do gesso com uma faca de escritório e retire a fita crepe.
Projeto
A decoração das paredes é uma questão extremamente individual. A este respeito, o gesso decorativo de massa proporciona liberdade de escolha e criatividade. A criação de designs diferentes tornará qualquer ambiente único e elegante.
Para texturização, pedra, tinta e qualquer outro dispositivo para criar uma decoração incomum são adequados. Com a ajuda de misturas prontas, você pode obter o efeito de mármore, parede de tijolos - o que seu coração desejar.
Hoje em dia, a cor do gesso em forma de mapa-múndi é muito popular. Este projeto é adequado para o quarto ou estudo de uma criança. Além disso, você pode pintar a superfície com cores diferentes, mudando a pintura de acordo com o seu humor. Uma cor refrescante é sempre refrescante e barata.
Se você é novo na indústria da construção e tem a opção de escolher entre dois tipos de gesso decorativo, é melhor escolher aquele que é mais fácil de executar. Qualquer gesso, mesmo o mais ingênuo, feito corretamente, ficará apresentável.
Ferramentas de decoração
Existem várias ferramentas básicas para decorar paredes com gesso em casa.
- Roller. Uma das maneiras mais fáceis de criar um acabamento texturizado é aplicar um rolo.
- Stencil. Esta é uma ferramenta com um padrão convexo que é pressionada na massa macia, ainda não seca, em toda a área da superfície. Para obter um padrão claro, enxágue bem o estêncil com água após cada uso.
- Espátula. Ferramenta de nivelamento de superfície na forma de uma placa plana com um cabo. Os modelos estão disponíveis em diferentes tamanhos e espessuras para diferentes tipos de superfícies.
- Espátula. Por fora, parece uma espátula: é também constituída por uma placa retangular e uma alça e serve para o assentamento de gesso. Com o auxílio de uma espátula ou espátula (como é chamada pelo povo), de fato, o mesmo trabalho é feito. Vale a pena fazer a escolha entre essas ferramentas com base em considerações pessoais. Embora os reparadores experientes aconselhem o uso de uma espátula para aplicar o gesso veneziano.
- Celofane. Você pode colocar um saco plástico ou filme sobre uma nova camada de gesso decorativo e criar você mesmo um relevo - uma forma original e muito simples para pessoas práticas.
- Lixa. A superfície já seca é esfregada com ele.
- Pincéis.
Usando pincéis de diferentes espessuras e densidades de pelo, você pode criar um padrão ondulado ou listrado.
Processo de aplicação
Fazer gesso decorativo com as próprias mãos é bastante simples. É ainda mais fácil do que colar papel de parede ou colocar ladrilhos.
Pegue uma massa de acabamento ou starter em pó e misture em partes iguais. Adicione água à mistura seca e misture a argamassa com um misturador de construção até ficar homogêneo. Na aparência, a mistura deve se parecer com creme de leite espesso. Deixe a solução descansar por cinco minutos e mexa novamente.
A mistura acabada pode ser colocada em superfícies de concreto e drywall, pedra e madeira. Ao preparar a massa, mantenha todas as ferramentas necessárias à mão - isso mais uma vez economizará tempo. Com uma espátula ou espátula, aplique o gesso na parede em camadas finas de três milímetros. Com uma espátula, você pode fazer traços aleatórios para criar textura ou padrão.
Tenha cuidado com os cantos, inclinações das portas e rodapés do teto: todas as costuras devem ser preenchidas para que o acabamento fique uniforme e o acabamento rachado não seja uma surpresa completa para você.
Depois de aplicar a mistura, deixe o acabamento repousar por dois dias e deixe secar bem.Em seguida, lixe toda a parede com papel arenoso, removendo primeiro os cantos com uma espátula. Por fim, você obterá uma superfície lisa e texturizada. Depois de limpar a parede de poeira e sujeira, revesti-la novamente com um primer e deixe-a secar novamente.
No final da obra, quando a parede está totalmente recoberta com gesso já seco, costuma-se envernizar ou encerar para maior proteção e efeito de brilho. Mas você pode facilmente deixar a parede para pintar.
Dependendo do tipo de gesso decorativo, as opções de técnicas e nuances são muitas - é impossível dizer de todas. Texturizado - o mais fácil em termos de aplicação, pois não necessita de mais nada além de uma espátula.
Dicas úteis
- Para que o gesso seque mais rápido, o espaço deve ser ventilado após o trabalho.
- Uma vez que qualquer gesso adere firmemente à superfície, após o acabamento do acabamento, deve-se lavar imediatamente a espátula, espátula ou estêncil.
- Não se esqueça: a vida útil de qualquer gesso é de 6 meses. É preferível guardar o saco com a mistura remanescente após o trabalho fora do alcance da luz solar direta (por exemplo, na garagem ou no sótão).
- Para criar um efeito brilhante, é melhor usar cera de construção ou verniz. Mas o envidraçamento também é adequado, o que irá acentuar o relevo e torná-lo mais brilhante.
Este produto deve ser aplicado com luva especial ou com pincel ou esponja.
- Para lavar a superfície com gesso decorativo, de preferência não com agentes de limpeza agressivos, mas com água e sabão comum.
Para obter informações sobre como fazer gesso decorativo com as próprias mãos com massa comum, veja o próximo vídeo.
Legal! Obrigado pela ideia.
O comentário foi enviado com sucesso.