Escolha de cintas para a lixadeira

Contente
  1. Princípio da Operação
  2. Como escolher o caminho certo?
  3. Tipos básicos de lixa
  4. Propriedades abrasivas
  5. Dimensões (editar)
  6. Grão

Muitas vezes na vida cotidiana surgem situações em que esta ou aquela superfície precisa ser lixada, para remover o revestimento antigo de verniz ou tinta. É muito difícil lidar com isso manualmente, especialmente com uma grande quantidade de trabalho. Portanto, uma lixadeira elétrica é uma ferramenta indispensável no arsenal de qualquer artesão doméstico. Dependendo do equipamento e consumíveis selecionados corretamente, você pode resolver com sucesso uma ampla variedade de tarefas para o processamento de várias superfícies.

Princípio da Operação

Este tipo de retificadora é assim denominado porque um pano de lixa é preso aos rolos da ferramenta, que se parece com uma correia fechada. Conforme os rolos giram, a correia se move continuamente. Como resultado deste movimento, várias superfícies são lixadas de forma rápida e eficiente. Aconselha-se a utilização de lixadeira de cinta para o processamento de grandes áreas, pois apresenta alta produtividade. Mecanismos modernos têm velocidade ajustável da correia.

Como escolher o caminho certo?

Uma cinta abrasiva é um tecido ou suporte de papel ao qual um grão abrasivo é fixado com cola. Eles ficam juntos em um anel, e é por isso que costumam ser chamados de infinitos. Para fazer a escolha perfeita, você precisa estudar cuidadosamente os tipos de bases de lixa, as propriedades dos materiais abrasivos, ter uma ideia do comprimento e largura da cinta de lixa e também saber o que é grão.

Tipos básicos de lixa

A cinta de lixar para um moedor é o abrasivo mais exigido. As pessoas chamam de pele, já que antes eles usavam peles de tubarão para moer. Ela, como a fita, tem sua própria base. Vale a pena dar uma olhada mais de perto nas bases de pele mais comuns.

  • Papel. Este é o tipo de fundação mais comum e econômico. Esse papel é impregnado com polímeros para conferir força e resistência à abrasão ou rasgo. Mas não é recomendado para uso intensivo.
  • Têxtil. É uma base elástica que se adapta facilmente à forma do produto. É mais estável, tem uma longa vida útil, mas o abrasivo pode esfarelar quando puxado. A base do tecido da pele é durável e resistente à umidade. É utilizado para trabalhos intensivos com vários tipos de madeira.
  • Fibra. É usado para processar materiais duros.
  • Combinado. É uma combinação de tecido e papel revestido com abrasivo. Esta base combina as propriedades benéficas do papel e do tecido. É resistente à flexão, abrasão e umidade. Essa base tem um custo elevado.

Propriedades abrasivas

Como você sabe, os materiais abrasivos são caracterizados por alta dureza e são usados ​​para tratamento de superfície de vários materiais. Grãos abrasivos mais duros são recomendados para cortes mais profundos. Se você organizar os grãos abrasivos em dureza decrescente, obterá a seguinte cadeia: diamante - granada - quartzo - óxido de alumínio - carboneto de silício - eletrocorundum. O abrasivo é aplicado ao substrato de várias maneiras.

  • Preenchimento aberto. Com este método, 60% da superfície da base é coberta. Recomendado para materiais moles de baixa densidade, evita o entupimento de vãos e a formação de grumos.
  • Preenchimento fechado. 100% da superfície da base é coberta. Este método é essencial ao lixar metais e madeiras nobres.

Dimensões (editar)

Ao escolher uma fita, você deve estudar cuidadosamente os parâmetros de seu comprimento e largura. Se a correia for larga, a potência da lixadeira de cinta é maior e a velocidade de deslocamento é mais lenta. Ao usar uma correia estreita, a potência do mecanismo é baixa e a velocidade de rotação é alta. A escolha ideal seria tamanhos de fita do seguinte padrão:

  • largura 75 (76), 100 ou 115 mm;
  • comprimento - 457 ou 533 mm.

    Importante! Ao escolher a largura, deve-se levar em consideração as condições de trabalho, e a eficiência depende do comprimento.

    Grão

    A qualidade do processamento de quaisquer superfícies dependerá desta propriedade. Se o tamanho do grão do material abrasivo for maior, o tratamento é mais suave. O tamanho do grão é geralmente indicado pela letra P do inglês. Corresponde a uma faixa numérica de 12 a 2500. Quanto maior o número, mais fino é o abrasivo. Existem vários tipos de correias grossas.

    • Muito grande. Essas fitas têm grãos especialmente grossos (P22 - P36). Eles são necessários para o desbaste de superfícies e seu nivelamento.
    • Grande. Fitas com índice P40 - P60. Eles são necessários para o processamento inicial do material, não são obstruídos com poeira devido ao tamanho de grão grosso.
    • Para processamento inicial. As fitas marcadas com P70 - P120 são recomendadas para remover tinta e verniz ou ferrugem.
    • Para processamento final. Fitas com índice P150 - P220. Com a ajuda deles, eles limpam a superfície antes de polir.

      As correias de granulação fina também vêm em vários tipos.

      • Para terminar. São recomendados para o lixamento final de madeiras nobres. Seu tamanho de grão é P240 - P280.
      • Para polir. Essas fitas tornam as superfícies pintadas lisas, mas podem ficar obstruídas com poeira e tinta. Seu tamanho de grão é P400 - P600.
      • Para lixamento fino. As correias P1000 são ideais para o acabamento de metal, cerâmica ou madeira envernizada.

        Ao escolher cintas para uma lixadeira, certifique-se de estudar os requisitos da ferramenta e os parâmetros do material específico. Uma cinta de lixa de alta qualidade irá durar muito tempo, mesmo com uso frequente.

        Para obter informações sobre como escolher uma cinta de lixa para uma esmerilhadeira, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário