Suportes para rebarbadoras: características, características, dicas para a escolha
Muitas ferramentas de construção podem ser operadas como equipamentos separados e em conjunto com acessórios adicionais que podem expandir a funcionalidade e facilitar a implementação de uma série de tarefas. Esta categoria inclui rebarbadoras e racks para eles.
Hoje, muitos fabricantes oferecem aos proprietários de ferramentas exatamente esses acessórios para obter uma máquina de trabalho multifuncional para retificar e cortar vários materiais.
O que é isso?
No decurso da execução de trabalhos de construção ou reparação, torna-se necessário efectuar o corte mais uniforme das matérias-primas utilizadas. Uma ferramenta como um "moedor" pode lidar com a tarefa, mas sua implementação complica o recurso da ferramenta, que se destaca por sua monotonia - como resultado, a mão do operador pode não ser capaz de segurar um dispositivo bastante pesado na posição exigida por um longo tempo. Nesse caso, a saída dessa situação será a instalação de um suporte estacionário especial para a ferramenta, que é o suporte para a rebarbadora.
Tal suporte torna possível para um mestre em um ambiente doméstico ou em uma oficina de produção transformar rapidamente e sem nenhum custo extra a rebarbadora em uma serra de corte multifuncional, e futuramente utilizar na obra todas as vantagens daí decorrentes. Nesse caso, o principal ponto positivo é a alta precisão do corte, além disso, o funcionamento da retificadora e a segurança geral das operações realizadas com metal, polímero, madeira ou outras matérias-primas são bastante facilitadas.
Pelas suas propriedades de design, o porta-ferramentas é um dispositivo muito simples, consistindo de uma base feita de uma liga metálica durável com um mecanismo tipo pêndulo instalado nele, no qual existem áreas especiais para fixação confiável do dispositivo, cabo e proteção invólucro. Bem como um sistema rotativo para o correto posicionamento do material de trabalho em relação à retificadora em um determinado ângulo.
Com base nas características e configuração das próprias rebarbadoras, os suportes para elas também podem ter várias variações de montagem e dispositivo. Isso diz respeito à própria plataforma, à colocação de fixadores, suportes, etc. A própria placa é feita, em regra, de chapa de aço pesada e as ranhuras na base têm uma disposição em forma de T. Existem também produtos de ferro fundido.
Normalmente as mesmas empresas que oferecem retificadoras angulares no mercado se dedicam à produção e comercialização de cremalheiras para "retificadoras". Além disso, alguns produtos são equipados com algumas ferramentas úteis, por exemplo, um conjunto de suportes ou um torno de bancada. Como funcionalidade útil na cama para "retificadoras", vale destacar a presença de uma régua angular ou padrão, além disso, os fabricantes de modernos suportes para ferramentas equipam seus modelos com mecanismo de mola de retorno.
Para ter uma visão mais completa da funcionalidade dos racks para o "moedor", Deve-se considerar as situações em que a instalação deste acessório é racional.
- A base é necessária para cortar ou retificar peças estruturais ou estruturas montadas, cujas matérias-primas para a fabricação são materiais difíceis de usinar. Além disso, a conveniência de adquirir ou fazer um estoque independente é determinada pela necessidade de trabalhar com materiais de uma grande área.
- O estande deverá ser feito no material, se necessário, utilizando uma “retificadora” de cortes precisos de até um milímetro quando se utiliza discos de pequeno diâmetro.
- Para ajudar o mestre na vida cotidiana ou na esfera profissional, a cama acabará por ser durante a execução de trabalhos relacionados ao processamento de vários elementos com os mesmos parâmetros.
- Um suporte para esmerilhadeiras angulares com brocha será útil no processo de processamento de peças a partir de matérias-primas que se destacam com seção descontínua, com presença de vazios na superfície. Será bastante difícil cortar ou moer tais materiais com uma máquina sem fixação, pois tais características do material podem provocar vibração e danos ao próprio dispositivo, além do risco de desgaste prematuro do disco de corte na retificadora.
Ao selecionar um determinado modelo de tripé para retificadoras angulares, em primeiro lugar, é levado em consideração o diâmetro do disco de trabalho, com o qual a máquina pode realizar suas tarefas. A necessidade de selecionar um modelo de suporte com base neste parâmetro se deve ao fato de que o dispositivo só pode funcionar com aquele suporte cujo diâmetro corresponderá ao mesmo tamanho do disco de corte da ferramenta.
Hoje, no sortimento de supermercados imobiliários e lojas online, é possível encontrar modelos que irão interagir com apenas um tamanho de consumíveis para uma trituradora, assim como camas que irão funcionar com dois ou mais diâmetros de discos.
Vantagens e desvantagens
Para uma compreensão objetiva da funcionalidade dos racks sob o "triturador", suas características positivas devem ser consideradas.
- No decorrer do trabalho, você pode posicionar com precisão a peça de trabalho no dispositivo de fixação. Este detalhe é importante para fazer cortes muito precisos em materiais duros e macios.
- No processo de operar uma rebarbadora sobre base universal, o risco de situações traumáticas é reduzido, pois a ferramenta fixa trabalhará com movimentos precisos do elemento de corte.
- Se você usa o rack para todos os tipos de construção, fabricação ou tarefas de reparo, pode aumentar a produtividade e acelerar suas tarefas de trabalho.
- Se você instalar e consertar uma peça de trabalho ou estrutura feita de madeira ou outro material, a qualidade das operações com o objeto aumentará significativamente.
- Signos de "retificadora" para cortar metal permitirão ao operador colocar a peça de trabalho no ângulo desejado. Isso pode ser feito com rapidez e precisão. Um vice será muito útil neste caso.
- A cama permite trabalhar com qualquer tipo de matéria-prima.
- A maioria das plataformas permite que você fixe o elemento de trabalho não apenas horizontalmente, mas também verticalmente. Tal característica positiva é relevante para estruturas pré-fabricadas, com as quais o mestre realiza manipulações sem desmontagem preliminar.
- O trabalho do mestre é muito facilitado, já que o material ficará bem fixado no dispositivo, e não precisará ser segurado.
- Os racks podem ser usados em uma pequena oficina e na vida cotidiana. Também existe a possibilidade de criar elementos auxiliares caseiros.
No entanto, esse mecanismo também tem algumas desvantagens:
- o dispositivo não é adequado para instalações de produção sérias;
- há um grande número de produtos asiáticos de baixa qualidade no mercado, o que dificulta a escolha de produtos de qualidade;
- com o tempo, pode haver folga na estrutura, o que exigirá que o operador preste atenção especial à facilidade de manutenção do dispositivo;
- alguns racks são feitos de metal de baixa qualidade, então eles se deterioram rapidamente.
Modelos e suas características
Tendo em vista a grande variedade de racks para retificadoras disponíveis no mercado de construção de fabricantes nacionais e estrangeiros, vale a pena considerar as mais demandadas.
Suportes para rebarbadora TM Vitals
Produtos de uma amostra universal, que podem ser explorados em conjunto pelo consumidor não só com as trituradoras desta marca, mas também com qualquer outra ferramenta semelhante. O dispositivo funciona com discos de corte, cujo diâmetro varia de 125 mm a 230 mm.
Com o suporte, você pode cortar em uma profundidade de 30-70 mm, com uma largura de corte de 100 a 180 mm. Graças ao trabalho com o suporte, você pode trabalhar com material em um ângulo de 0 a 45 graus. Dependendo da modificação, o rack pode pesar de 2,9 kg a 5 kg. O fabricante oferece um elemento auxiliar com dimensões básicas: 185x235 mm, 285x277 mm, 336x350 mm.
DIOLD C-12550011030
Este modelo de estande pode trabalhar com ferramentas com discos com diâmetro de 125 mm. As dimensões da superfície da cama são 250x250 mm. O modelo com estande é recomendado para o corte de tubos com seção transversal de até 35 mm. Nesse dispositivo, você pode trabalhar em um ângulo de 0 a 45 graus. A massa dos produtos na configuração básica é de 2 quilogramas.
D115 KWB 7782-00
O estande foi projetado para trabalhar com discos de 115 e 150 mm de diâmetro. O modelo possui capa protetora e base sólida com sistema de fixação para materiais de trabalho. Os produtos têm dimensões reduzidas, e a base do estande em si é quadrada, o que facilita sua estabilidade.
INTERTOOL ST-0002
Suporte multifuncional, compatível com retificadoras com diâmetro de disco de 115 mm a 125 mm. Adequado para uso doméstico. O dispositivo facilita o trabalho do mestre, possui uma fixação confiável, pois é utilizado para realizar trabalhos seriados com materiais dos mais diversos tipos. Os cortes de rack podem ser cortados de 0 a 45 graus.
Dicas de Seleção
No decorrer da seleção de um dispositivo auxiliar para a "retificadora", é necessário antes de tudo decidir sobre a questão da compatibilidade da cremalheira com o diâmetro dos discos com os quais trabalha a retificadora angular. É importante que toda a estrutura do rack seja totalmente compatível com a ferramenta de corte e retificação existente. Portanto, você pode fazer compras junto com a unidade operada. Como mostra a prática, as escoras de pêndulo são especialmente eficazes no trabalho com cerâmica, madeira ou metal, com a ajuda das quais uma ampla gama de tarefas pode ser realizada, além de serem bastante simples em projeto e operação.
Toda a gama de modelos no mercado possui funções e capacidades semelhantes, portanto, durante a seleção, vale a pena focar na resistência da estrutura, feedback do consumidor sobre o modelo selecionado, bem como na confiabilidade do produto, uma vez que um baixo -produto de qualidade pode levar à falha do equipamento de corte principal, bem como danos a peças de trabalho ou estruturas.
Como aplicar?
Por ser o “moedor” uma ferramenta multifuncional que pode processar não só ligas metálicas, mas também polímeros, cerâmicas e madeira, além de matérias-primas duráveis (concreto, tijolo ou pedra), é importante operar o equipamento corretamente. Quanto à execução conjunta do trabalho com a cremalheira, é importante utilizar na obra apenas discos de corte de alta qualidade e utilizáveis, dos quais dependerá o resultado da obra planejada.
A rebarbadora em si deve ser fixada ao rack da forma mais segura possível - este momento deve ser monitorado antes de cada partida da unidade. Nesta forma, o "amolador" se transforma em uma serra circular estacionária. Todas as peças de corte são alimentadas da mesma maneira. Ao manusear materiais, o operador deve segurar a ferramenta sem distorção.Atenção especial deve ser dada ao botão de travamento, que não precisa ser travado após o acionamento do equipamento, pois pode dificultar o desligamento de emergência se necessário.
Ao trabalhar com uma esmerilhadeira elétrica no suporte, você deve fixar com segurança o cabo de alimentação da unidade usando clipes de plástico, uma vez que sua posição livre na superfície do chão pode levar a uma situação traumática durante a operação da ferramenta e os movimentos do operador com os materiais e peças de trabalho. A fixação é melhor feita na parte móvel da cama.
Durante a utilização da ferramenta, o encarregado deve zelar pela segurança pessoal, portanto, a presença de óculos e luvas para proteção dos olhos e da pele é um requisito obrigatório para o funcionamento das rebarbadoras com estande. Antes de começar, você precisa inspecionar visualmente a roda de corte para ver se há defeitos.
Para obter informações sobre como fazer um suporte de moedor faça-você-mesmo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.