Rectificadoras para madeira: características e subtilezas de escolha
As máquinas retificadoras para madeira são consideradas uma ferramenta importante e multifuncional. Eles são freqüentemente usados durante os trabalhos de construção, reforma e restauração. Até o momento, a variedade deste produto é bastante extensa, as ferramentas podem diferir em design, finalidade e método de aplicação.
Peculiaridades
Lixar superfícies de madeira não é um processo simples. Manualmente, este tipo de trabalho não pode ser feito de forma ideal, portanto, usar uma lixadeira de madeira será bastante apropriado.
As vantagens dos moedores incluem as seguintes características:
- alta velocidade de trabalho em superfícies de polimento;
- pouco esforço físico;
- alta qualidade da superfície obtida após o trabalho;
- funções adicionais que garantem a uniformidade da camada superficial;
- a presença de um coletor de pó, o que torna o trabalho limpo e arrumado;
- uma ampla gama de modelos, o que contribui para a seleção correta de ferramentas para um determinado material e tarefa;
- várias áreas de uso da retificadora.
Existem algumas desvantagens desta ferramenta:
- execução etapa a etapa da obra, troca de discos no processo;
- a presença de zonas "mortas" após o processamento, que devem ser finalizadas manualmente;
- dependência do preço da qualidade, produtos baratos subsequentemente requerem reparos mais frequentes.
O moedor possui os seguintes elementos.
- Motor. Pode ser não apenas um colecionador, mas também um tipo sem coletor.
- Nutrição pode ser rede, bateria ou pneumática.
- Plataforma de trabalho. Nesta parte, os anexos, as folhas removíveis, os discos são fixos.
- Alavanca. Existem modelos com uma e várias alças.
- Sistema de controle, onde a função de ligar, desligar, regulação de revoluções está ligada.
Como funciona?
O trabalho do moedor em material de madeira é baseado no efeito de fricção do dispositivo contra o material a ser processado.
A ferramenta pode desempenhar sua função de acordo com os seguintes princípios:
- vibração, que é caracterizada por movimentos para frente e para trás;
- circular, quando o movimento é realizado em torno do eixo;
- combinados, em que os primeiros dois tipos são combinados;
- linear, que é típico de ferramentas do tipo fita.
O trabalho com esta ferramenta é realizado nas seguintes etapas:
- conectar o moedor à rede elétrica;
- implementação de um aperto de mão confortável;
- ligar a ferramenta;
- aguardando o conjunto de revoluções da unidade;
- trazendo para a superfície, onde o beneficiamento e o próprio processo serão realizados.
Os dispositivos de moagem são usados com diferentes tipos de acessórios, graças aos quais certos materiais são processados.
Para que isso é usado?
Os amoladores de madeira são bastante comuns na vida quotidiana e no trabalho. O auxílio desta ferramenta está no processamento do material, seu nivelamento e remoção de revestimentos antigos. Usando uma lixadeira, o mestre pode lixar e polir paredes e pisos de maneira rápida e eficiente, restaurar móveis antigos, escovar madeira e remover verniz e tinta.
Para cada tipo de trabalho, você pode fazer uma seleção do modelo da ferramenta.Os dispositivos são capazes de realizar desbaste, eliminando irregularidades.
Visualizações
Existem muitos tipos de lixadeiras de madeira. Eles desempenham funções semelhantes, mas diferem no resultado final. No mercado você pode encontrar pequenas trituradoras manuais, profissionais, de tambor, circulares, planas, elétricas, de disco. Todos cumprem perfeitamente as suas tarefas e são dispositivos indispensáveis tanto para as necessidades domésticas como para o profissional.
Os principais tipos de ferramentas para processamento de madeira.
Rebarbadora
O uso de um amolador para o trabalho, associado ao lixamento e processamento de superfícies de madeira, é popular há muitos anos. Esta é uma ferramenta bastante funcional que alinha facilmente materiais com grandes dimensões. Das deficiências do funcionamento de tal dispositivo, pode-se destacar não a uniformidade ideal da superfície de acordo com o resultado do trabalho. LBM será uma excelente opção para cabanas de toras, mas não para trabalhos de carpintaria. Esta é uma máquina de escrever de disco circular, cujos bicos podem ser facilmente substituídos.
Círculos em forma de disco, pétalas, são as opções de maior sucesso para este trabalho. Pode-se executar lixamento intermediário ou grosso ao trocar os acessórios.
Fita
A lixadeira de cinta recebe esse nome devido à presença de uma lixa, que tem a forma de uma cinta. Este último realiza movimentos contínuos devido à presença de rolos. Vale a pena usar esse tipo de ferramenta para alinhamentos ásperos de materiais. Para que a superfície seja perfeitamente processada, você precisará usar equipamentos adicionais. Arranhões longitudinais podem ser removidos lixando passo a passo com mudanças repetidas de areia. As principais vantagens da ferramenta tipo correia incluem bom desempenho. Entre as deficiências, pode-se destacar a impossibilidade de obter todos os elementos estruturais, por exemplo, cantos.
A segunda desvantagem é considerada um peso bastante grande da máquina, o que causa certas dificuldades durante a operação. Além disso, o moedor é muito barulhento, então você deve usar fones de ouvido ao usá-lo. Para uma profundidade rasa de ranhuras, conduza o instrumento ao longo das fibras. As pequenas desvantagens do dispositivo de fita são insignificantes, uma vez que o dispositivo é funcional e produtivo, portanto, é bastante procurado entre o consumidor.
Orbital
A máquina orbital é equipada com base redonda e velcro, onde a lixa é fixada. Os discos para tal máquina podem ser facilmente substituídos. A sola é equipada com muitos orifícios pelos quais o pó escapa. O lixo é coletado em sacos e recipientes do tipo cassete. A operação do orbitador é baseada em movimentos rotacionais. Graças a este trabalho, a velocidade ideal de trabalho em madeira é garantida. Durante o uso da ferramenta, são realizados movimentos espirais e orbitais da plataforma. Este tipo de ferramenta é leve, silenciosa e fácil de usar.
Até mesmo o canto da máquina pode lidar com um lugar difícil de alcançar, por exemplo, um entalhe, um corte. O processamento de uma grande superfície de madeira também está ao alcance de uma lixadeira orbital. Tendo instalado uma lixa grossa, a unidade pode ser usada para lixamento grosso e intermediário. A velocidade é ligeiramente inferior à da versão anterior, mas os usuários observam que é suficiente. As desvantagens da ferramenta incluem a incapacidade de processar madeira nos cantos.
Vibrante
Esta ferramenta está equipada com uma sola retangular ou triangular. Durante seu funcionamento, os movimentos ocorrem em círculo, o aparelho vibra. Este tipo de ferramenta é uma excelente opção para acabamento, sob envernizamento, antes da pintura. Possui baixo nível de desempenho. Equipada com uma plataforma retangular, a máquina é capaz de processar grandes superfícies de materiais, mas não permite lixar madeira junto a uma parede ou superfície vertical.A opção de plataforma triangular é ideal para cantos e locais de difícil acesso.
Sujeito à entrada de grãos de areia ou elementos sólidos durante o processamento, pequenos círculos podem permanecer no material. É por isso que a superfície deve ser bem limpa antes de iniciar o trabalho de lixamento.
Oscilante
O dispositivo não pertence a lixadeiras de madeira, mas pode realizar suas funções. A ferramenta possui uma capacidade de retificação que não é inerente a outras retificadoras. Ao instalar uma plataforma de lixar triangular, o dispositivo ajuda tratamento de superfície em cantos e locais de difícil acesso. Os recursos da máquina incluem não apenas a remoção de madeira, mas também a cola da superfície.
Avaliação das melhores modelos
As ferramentas manuais que cortam pedaços de madeira funcionam removendo uma pequena camada de madeira com o movimento de uma ferramenta abrasiva. As características de design tornam possível dividir as retificadoras em vários tipos.
Doméstico
Essas são opções baratas para ferramentas que têm limitações na potência do motor, trabalho de curto prazo e funcionalidade limitada.
Modelos populares para o lar.
- "Calibre LShM - 750" - uma máquina com um custo acessível e boas características. A ferramenta está equipada com um motor elétrico de alta potência. O dispositivo encontrou aplicação no processamento de parquete de madeira e madeira. A máquina é capaz de remover verniz, tinta, pilha de madeira limpa. A ferramenta é de tamanho compacto, você pode ajustar a posição da cinta abrasiva. As desvantagens do modelo incluem ruído e aparência áspera.
- Bort BBS - 801N 93728007 ideal para uso doméstico e trabalhos de renovação. Esta unidade portátil é capaz de lixar blocos de madeira, preparar o piso e auxiliar no conserto de móveis. A máquina possui um mecanismo que ajusta a velocidade de processamento. As vantagens incluem a presença de coletor de pó, além do uso universal. Com um design bem pensado e eficiência, uma lixadeira não vale muito. As desvantagens do dispositivo incluem má fixação da tampa.
- Patriot BS - 810 É uma lixadeira de cinta eficiente e com bom desempenho. Com a ferramenta por pouco tempo, é possível processar uma grande área. Esta opção de equipamento é ideal para trabalhar com edifícios de madeira. O motor elétrico contribui para a duração e eficiência do trabalho, além disso, a máquina é dotada de uma confortável alça e sistema de travamento. Suas vantagens podem ser chamadas de leveza, potência e confiabilidade, e suas desvantagens são o comprimento do cabo, que muitas vezes não é suficiente.
Profissional
As máquinas para trabalhar madeira, que podem ser produzidas não apenas na China, mas também na Alemanha, podem ter características profissionais. Eles têm um grande recurso motor, podem funcionar por muito tempo. O equipamento está adaptado para o processamento de superfícies com grande área, portanto, caracteriza-se por ampla funcionalidade e um potente motor. Revisão dos melhores modelos de retificadoras profissionais.
- Black Decker KA 88. A ferramenta pode ser classificada como passador. Pode aderir perfeitamente a superfícies laterais, bem como manusear placas de móveis, pisos de parquete e revestimentos de paredes. As peculiaridades da caixa permitem o processamento de juntas de canto, além de proteger as paredes de danos. As principais características do instrumento são corpo extremamente forte, leveza, cabo longo. As desvantagens incluem o difícil processo de troca das escovas e as características da correia.
- Ryobi EBS 800 V É um tipo de equipamento profissional no qual pode ajustar a posição das pegas de suporte. Todos podem trocar as correias abrasivas. A ferramenta é caracterizada por durabilidade, confiabilidade, alta velocidade de processamento e proteção contra superaquecimento.A máquina pode ser usada convenientemente para afiar superfícies de corte, é caracterizada pela produtividade e versatilidade. Dentre as deficiências, os usuários observam o entupimento dos canais coletores de pó, bem como a necessidade de lubrificar os mancais.
- Makita 9910 é uma máquina da série profissional, que se distingue por unidades balanceadas de alta qualidade, cabos ergonômicos e estojos. O conjunto completo inclui uma bolsa volumosa que coleta aparas, poeira. O botão Iniciar pode ser bloqueado. A troca da cinta de lixa é rápida e fácil. O curso da ferramenta abrasiva é bastante preciso. A ferramenta é muito procurada por sua simplicidade e facilidade de uso, mesmo com uma só mão. A máquina é caracterizada pela confiabilidade, qualidade de construção, conforto corporal e bom equilíbrio. As desvantagens incluem baixo consumo de energia e falta de controle de velocidade.
- Hitachi SB8V2 é um dispositivo equipado com um motor potente. Ele é capaz de trabalhar com madeira de diferentes densidades e durezas. O carro provou ser excelente na remoção do revestimento anterior. É caracterizada pela presença de regulação eletrônica da velocidade das revoluções. Graças ao recurso de design, tornou-se possível processar a madeira próximo às laterais das superfícies. As vantagens do dispositivo incluem potência, capacidade de processar carvalho, faia, lariço, a presença de um coletor de pó e um corpo robusto. As desvantagens podem ser consideradas um equilíbrio mal concebido, a complexidade do trabalho vertical.
Qual escolher?
O ideal é que, para realizar os procedimentos com madeira, sejam necessárias várias retificadoras, uma das quais fará um acabamento áspero e a outra fará um fino. O desbaste é melhor feito com uma ferramenta com excentricidade de 6-8 milímetros e para acabamento, lixamento e polimento - 2-4 milímetros. Com um orçamento limitado, o lixamento de superfícies pode ser feito com uma esmerilhadeira. A opção mais produtiva, mas ao mesmo tempo mais econômica, é a lixadeira vibratória.
Se os fundos permitirem, vale a pena dar preferência à opção orbital universal. Como qualquer outra ferramenta, a lixadeira para madeira é dividida em várias classes. A versão doméstica é projetada para operação intermitente de curto prazo. Recomenda-se trabalhar com tal equipamento não mais do que 3 horas por dia, interrompendo por 15 minutos.
Um dispositivo profissional é capaz de funcionar de 8 a 12 horas sem interrupção. Essas máquinas são duráveis, confiáveis e têm uma boa vida útil. Esse equipamento é bastante eficiente. O usuário tem a oportunidade de optar por um modelo com coletor de pó, aspirador de pó ou movimento linear.
É necessário escolher uma ferramenta que realizará todas as tarefas a ela atribuídas. Os principais critérios para escolher uma ferramenta incluem o seguinte:
- potência que tem impacto direto no desempenho do equipamento;
- o comprimento do cabo - quanto maior, mais móvel é o carro;
- a presença de sobreposições na alça, o que melhora a facilidade de uso;
- peso - usando uma ferramenta pesada, você tem que fazer mais esforço, mas essas máquinas são mais fáceis de operar;
- início suave;
- a possibilidade de conectar um aspirador de pó;
- regulação da velocidade do motor;
- proteção contra superaquecimento.
Dicas operacionais
Depois de comprar uma lixadeira de madeira, você precisa configurar a ferramenta corretamente. Para isso, instale as fitas de acordo com as setas no verso. Na ausência dessas designações, as fitas são definidas arbitrariamente. A localização da fita deve ser estritamente no centro. Após a instalação, vale a pena ligar a ferramenta e conferir.
A maioria dos moinhos é vendida com reservatórios que coletam poeira. Se não estiverem disponíveis, a ferramenta pode ser conectada ao aspirador por meio de um tubo elástico. Desta forma, a poeira será removida e pode interferir no trabalho.
Para se proteger de lesões ao usar a esmerilhadeira, você deve seguir as seguintes dicas:
- para evitar lesões no tímpano, vale a pena usar protetor auricular;
- um respirador e um lenço úmido ajudam a proteger contra a poeira;
- para que aparas e poeira não danifiquem seus olhos, você deve usar óculos;
- desligue a ferramenta antes de limpar o depósito de pó;
- antes de desconectar a máquina da rede elétrica, é necessário pressionar o botão "desconectar" da máquina.
As retificadoras são unidades que todo proprietário precisa. Ao escolhê-los, você não deve levar em conta apenas o custo ou as características externas, mas prestar atenção às características de seu uso posterior.
Para obter informações sobre quais tipos de trituradores são necessários para realizar diferentes trabalhos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.