Características dos moedores de vibração

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Onde é usado?
  3. O que eles são?
  4. Avaliação de fabricantes
  5. Comparação com outros modelos
  6. Como escolher?

Utilizada como alternativa ao trabalho manual, a lixadeira vibratória é uma ferramenta com uma plataforma de trabalho plana na qual são fixados consumíveis especiais para realizar operações de limpeza e alisamento de superfícies. Custo acessível, funcionalidade e confiabilidade tornam-no uma excelente escolha para a oficina em casa. As características técnicas das retificadoras planas para madeira permitem-lhes lidar com sucesso com grandes volumes de trabalho, proporcionando um tratamento superficial de alta qualidade do material sem um grande investimento de tempo.

Peculiaridades

A lixadeira vibratória é um dispositivo com motor elétrico e uma sola plana de trabalho, no qual são fixados consumíveis abrasivos com velcro ou clipes especiais. Variando a granulação da lixa usada, você pode lixar grosseiramente ou finamente, proporcionando um impacto contínuo na área de superfície selecionada pelo especialista. A amplitude do movimento da plataforma é baixa, mas a alta frequência dos movimentos permite alcançar uma maior qualidade de desempenho do trabalho do que com a retificação manual. As dimensões compactas não anulam a funcionalidade da ferramenta. O moedor de tipo de vibração tem as seguintes características de desempenho:

  • peso leve - a maioria dos modelos à venda tem massa de 1,5 a 2 kg, as opções mais potentes chegam a 3 kg;
  • a potência do motor varia de 110 a 600 W; a maioria dos modelos populares são limitados a 350-400 W;
  • a velocidade de rotação do eixo de acionamento até 25.000 rpm, afeta diretamente a quantidade de vibração produzida pela sola;
  • o deslocamento no plano horizontal depende de quão áspero o trabalho deve ser feito; para os trabalhos mais delicados, recomenda-se o uso de retificadoras com amplitude de 1,5–2,5 mm; para trabalhos mais grosseiros, é melhor escolher máquinas com deslocamento máximo de até 5 mm.

Importante! São essas características que têm um impacto fundamental na escolha do equipamento adequado para uso doméstico ou profissional.

Onde é usado?

A retificadora de superfície vibratória é usada na oficina ou durante reparos, restauração de superfícies. A plataforma móvel, no decorrer do seu trabalho, entra em contato com o material, retirando-lhe a camada superior. A ferramenta retifica materiais com diferentes indicadores de dureza e resistência. Pedras artificiais e naturais, polímeros, madeira, metal são suscetíveis à ação, garantindo a remoção de placas, impurezas (depósitos de carbono, ferrugem, incrustações). Na fazenda, o uso da vibração PSHM é bastante diversificado.

Com a ajuda deles, você pode realizar as seguintes ações:

  • para atingir a uniformidade e lisura desejadas da superfície de madeira durante a restauração e reparo de móveis;
  • renovar pisos parcialmente descascados;
  • limpar a fuligem dos utensílios domésticos usados ​​na cozinha;
  • preparar paredes, tetos, peitoris de janelas, escadas para decoração.

Esta é apenas uma pequena parte do trabalho que as ferramentas de retificação modernas realizam com sucesso.

O que eles são?

A lixadeira plana vibratória foi projetada para ser usada em combinação com vários materiais.Para marcenaria, são selecionados modelos com tamanho máximo de plataforma e grande reserva de marcha. Eles ainda permitem trabalhar com sucesso em cantos de pisos e paredes. Mini-versões são convenientes para uso em locais de difícil acesso, possuem plataforma compacta e baixo consumo de energia. Para trabalhos em metal, o PShM é utilizado em oficinas de automóveis, bem como na produção de portas, estruturas de vedação.

Com a ajuda do equipamento, é possível remover pinturas antigas, remover riscos, vestígios de corrosão e oxidação. A sola triangular ou deltóide é indispensável para o restauro de móveis antigos e peças de interior. Com a sua ajuda, é conveniente limpar os caixilhos das janelas e portas da pintura. Os modelos com equipamento adicional podem funcionar com um bico redondo, substituindo as contrapartes excêntricas.

Avaliação de fabricantes

No mercado de retificadoras vibratórias, existem principalmente equipamentos de marcas europeias e americanas, bem como produtos da China. Vale a pena dar uma olhada mais de perto na classificação dos fabricantes.

  • Bosch. Esta marca é especializada na produção de PCHM elétricos para profissionais de carpintaria. A linha inclui modelos com plataforma de até 92x182 mm, desenvolvendo até 22.000 rpm com potência de 300 watts. O equipamento facilmente removível é complementado aqui pela máxima comodidade ao executar o lixamento fino de madeira e plástico.
  • DeWalt. É uma marca americana especializada na produção de retificadoras de superfície profissionais. Os modelos são adaptados para operação contínua, inclusive nas condições de canteiro de obras ou grandes instalações. Eles ajudam a alcançar a lisura perfeita do revestimento sem dificuldade.
  • Makita. Este fabricante japonês apresenta uma ampla gama de produtos, oferece a escolha mais confortável de PSHM para diversos fins. As máquinas são equipadas com modernos sistemas de controle, potentes motores de rotação e extratores de pó. O conjunto de equipamentos é um dos mais ricos.
  • Metabo. Esta marca alemã é principalmente especializada na produção de modelos excêntricos, mas também possui equipamentos de retificação de superfícies em sua linha. Corpo ergonômico, dimensões compactas e intensidade de exposição ajustável tornam a melhor escolha para amadores e profissionais.
  • Ryobi. É um fabricante japonês com foco na inovação. As máquinas possuem um revestimento especial antiderrapante para o cabo e um sistema de remoção de poeira fundamentalmente novo é usado.
  • "Fiolent". Este é um fabricante bastante interessante que recebeu recentemente um "registro" russo. Em sua linha, encontram-se máquinas pesadas e potentes para raspar pisos e outras obras que requeiram exposição contínua e prolongada da superfície do material. A plataforma possui uma grande reserva de marcha, embora não haja vibração desnecessária.
  • Interskol. Trata-se de um fabricante que fabrica seus produtos na Rússia e para o mercado interno. A gama de modelos inclui soluções tecnologicamente interessantes com aspiradores de pó integrados e elementos de amortecimento de vibração e ruído. As maciças lixadeiras vibratórias são equipadas com almofadas ou alumínio fundido para máxima durabilidade. O conjunto inclui um bloqueio de botão liga / desliga, indispensável para o funcionamento contínuo a longo prazo do dispositivo.
  • "Fiolent". Este é um fabricante bastante interessante que recebeu recentemente um "registro" russo. Em sua linha, encontram-se máquinas pesadas e potentes para raspar pisos e outras obras que requeiram exposição contínua e prolongada à superfície do material. A plataforma possui uma grande reserva de marcha, embora não haja vibração desnecessária.

Comparação com outros modelos

Vale a pena considerar como uma retificadora de superfície vibratória difere dos modelos excêntricos e de correia. É considerada uma opção mais versátil, permitindo variar o nível de acabamento da superfície.A lixadeira de cinta é conveniente para o manuseio de objetos com textura uniforme, adequada para acabamento áspero. A opção de retificação de superfície permite obter resultados independentemente da suavidade inicial do revestimento.

Os modelos excêntricos têm características próprias. Eles são projetados principalmente para trabalhar em grandes áreas de superfície e permitem um acabamento bem-sucedido. A lixadeira excêntrica é adequada para trabalhar pisos de parquete. Mas não ajudará em trabalhar com outros materiais mais duros. Considerando que a unidade de esmerilhamento de superfície irá garantir o processamento bem-sucedido, mesmo na superfície de plástico quebradiço ou metal fortemente corroído.

Na verdade, em termos de funcionalidade, o PSHM vibratório está em algum lugar entre o cinto e os modelos excêntricos. Com eles, você pode concluir com sucesso o processamento final de superfícies de várias áreas. As mini-versões lidam com sucesso com áreas estreitas de material e locais difíceis e de difícil acesso. A velocidade de rotação ajustável torna o PSHM o mais conveniente possível para trabalhar com superfícies com uma textura não homogênea.

Como escolher?

Vale a pena prestar atenção ao escolher retificadoras vibratórias de superfície para vários critérios importantes.

  • Objetivo do trabalho. Se a tarefa principal é processar grandes superfícies, vale a pena escolher um modelo de gama em tamanho real. Para lixar áreas de difícil acesso, é melhor usar as opções de miniformato.
  • Freqüência e amplitude do curso. Para processamento bruto, o PSHM com mais recursos é adequado, o que permite remover camadas bastante espessas de material. Se o modelo for adquirido como solução universal, você pode escolher a opção com controle de velocidade, que permite adaptar o modelo às condições da tarefa em questão.
  • Característica do forro. A base da sola é feita de ligas à base de magnésio ou alumínio, nos modelos econômicos existem opções de aço e polímero. Em um modelo de alta qualidade, a vibração em marcha lenta quase não é sentida. É melhor escolher uma camada de polímero para a plataforma, que é menos sujeita a desgaste. A plataforma pode ser retangular ou deltóide, externamente semelhante a um ferro. O giro da plataforma está disponível em algumas versões.
  • Método de fixação de elementos abrasivos. Podem ser utilizados equipamentos especiais, fixando na superfície o remendo recortado de uma lixa do tamanho de grão desejado. Os grampos com mola tornam a ferramenta mais lucrativa do ponto de vista econômico. As opções de velcro exigirão a aquisição de equipamentos prontos para uso, aumentando os custos.
  • Aperto. A poeira fina que aparece durante a operação do equipamento pode afetar adversamente a operação do motor elétrico. É por isso que todas as partes do corpo devem estar conectadas umas às outras o mais firmemente possível. O encaixe solto de elementos nos pontos de fixação de rolamentos, sistema de canais, interruptores fará com que o dispositivo falhe rapidamente.
  • Peso. Se você tiver que trabalhar com peso, um dispositivo pesado e volumoso será uma opção inconveniente. O ideal neste caso é um modelo compacto pesando 1,5–1,7 kg. Os modelos mais pesados ​​e potentes são adequados para combinação com uma bancada de trabalho.
  • Ergonômico Um modelo visualmente interessante pode revelar-se inconveniente de usar devido ao formato da alça ou à localização inconveniente do botão de ligar, cabo de alimentação, dificuldades para trocar de equipamento. Vale a pena segurá-lo nas mãos antes de comprar, experimentando no modo inativo.
  • Presença de coletor de pó no kit. Em uma sala fechada, sua presença é a única salvação das menores partículas de poeira espalhadas. É ainda melhor se houver uma tomada para conectar um aspirador de pó. Nesse caso, toda a serragem será removida instantaneamente, deixando a área circundante limpa.

Tendo estudado cuidadosamente todas as características e características das esmerilhadeiras vibratórias, você pode facilmente escolher a melhor opção para esse equipamento para uso pessoal ou uma oficina em casa.

Você aprenderá a escolher a lixadeira vibratória certa no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário